Robalo - do Sabugal

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Robalo - do Sabugal

#172685 | LProjecto | 13 nov 2007 22:23

Caros Confrades,

Deixo, por aqui, um ramo da minha ascendência (Robalo) que se encontra em situação de "fim-de-linha".
Ficarei grato por qualquer informação, nomeadamente dos confrades que têm investigado a zona do Sabugal, que possa representar uma luz ao fundo do túnel.

1. Isabel ROBALO, n. Sabugal (Rendo?!), c.c. Sebastião GONÇALVES, n. Sabugal (Rendo?!). Tiveram, pelo menos:

2. Manuel ROBALO, n. Sabugal. Casou a 1.8.1717 em Oledo (Idanha-a-Nova) com Isabel Lourenço (ou André), filha de João Lourenço (n. Orca) e de Maria Gonçalves André (n. Oledo). Tiveram:

3. Maria Lourenço Robalo, b. 19.8.1718 - Oledo. Casou em Oledo a 9.11.1739 com Manuel Martins Barroso (parte da ascendência deste é tratada na obra Famílias da Beira Baixa - Raízes e Ramos, da autoria do confrade Manuel da Silva Rolão).

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Robalo - do Sabugal

#174071 | LProjecto | 23 nov 2007 20:49 | Em resposta a: #172685

renovo...

Resposta

Link directo:

Robalo - do Sabugal

#174073 | Lourval | 23 nov 2007 20:59 | Em resposta a: #172685

Caro Luís,

Sou descendente de Manuel Esteves Robalo, filho de António Esteves, do Sabugal e Ana Lourenço, da Erada. Manuel Esteves Robalo, de Oledo, casou-se em 07-12-1705, na Lardosa. Ele era viúvo de Ana Fernandes com quem tinha se casado em Oledo em 26-12-1703.

Esta sua Maria Lourenço Robalo está me parecendo uma parente dele, a princípio. Quem são os pais dela?

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Robalo - do Sabugal

#174130 | LProjecto | 24 nov 2007 19:03 | Em resposta a: #174073

Caro Lourval,

Agradeço a sua resposta. Os pais da Maria Lourenço Robalo são, tal como indico na introdução do tópico, Manuel Robalo, n. Rendo-Sabugal, e Isabel Lourenço (ou André), n. Oledo. Estes últimos casaram em Oledo a 1.8.1717. Manuel Robalo era filho de Sebastião Gonçalves e de Isabel Robalo, supostamente de Rendo. Isabel Lourenço era filha de João Lourenço e de Maria Gonçalves André, provavelmente de Oledo.

Provavelmente serão dos mesmos "Robalos"...pode ser que algum confrade nos elucide em relação a esta hipótese.

Cumprimentos,

Luís Projecto calhau

Resposta

Link directo:

Maria Gonçalves André, de Oledo

#174140 | agp | 24 nov 2007 20:00 | Em resposta a: #174130

Caro Parente Luís Projecto Calhau,

Como escreveu anteriormente, João Lourenço é da Orca e Maria Gonçalves André é natural de Oledo. Como sabe casaram em Oledo em 28.8.1677, não indicando o assento os nomes dos pais.

Estive a olhar para os meus apontamentos de Oledo e, verifiquei numa primeira análise que esta Maria só poderia ser a que nasceu em 23.10.1660, filha de André Afonso e de Maria Gonçalves, ou a que foi baptizada em 20.10.1652 e filha de André Fernandes e de Maria Gonçalves. Ora, em 24.9.1668 faleceu a Maria filha de André Fernandes. Logo, parece sobrar apenas a Maria, filha de André Afonso e de Maria Gonçalves.

Acresce que João Lourenço e Maria Gonçalves André tiveram filho, precisamente, de nome André Afonso (n. 1.4.1688) e que casou em Oledo a 16.12.1706 com Maria Nunes Serra. Este André Afonso é assim, na minha perspectiva, neto materno de outro André Afonso e de Maria Gonçalves.

Parece que o primo acaba de ganhar mais uns avoengos em Oledo.

Um abraço,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Maria Gonçalves André, de Oledo

#174199 | LProjecto | 25 nov 2007 20:26 | Em resposta a: #174140

Caro Parente António Pereira,

Quase sem palavras...!
Fico-lhe bastante grato pela sua oportuna ajuda.
E permita-me que lhe diga que deixou neste tópico uma grande lição de genealogia, demonstrando que esta arte é muito mais do que coleccionar nomes e datas. Em alguns casos só um verdadeiro Sherlock Holmes, fazendo uso das suas faculdades, consegue ver para além do óbvio.

E é tal como o primo diz: mais uns avoengos em Oledo.

Um abraço,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Maria Gonçalves André, de Oledo

#174256 | agp | 26 nov 2007 14:45 | Em resposta a: #174199

Caro Parente Luís Projecto Calhau,

Só para lhe agradecer a sua mensagem e para lhe deixar mais alguns dados.

André Afonso e Maria Gonçalves foram pais de Pedro (n. 10.7.1650), Manuel (bp. 1.10.1655), André (5.12.1657) e da sua avoenga Maria.
André Afonso faleceu a 14.2.1664 e João Lourenço a 12.4.1696, ambos em Oledo.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Maria Gonçalves André, de Oledo

#174316 | LProjecto | 26 nov 2007 21:20 | Em resposta a: #174256

Caro Parente António G. Pereira,

BEM-HAJA!
Com os elementos que, gentilmente, enviou acabo de actualizar a minha base de dados.

Um abraço,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Josefa Robalo - Rendo, Sabugal

#311703 | silvestre | 11 ago 2012 08:52 | Em resposta a: #172685

Caro Luís,

A propósito de Robalo, do Sabugal: Josefa Robalo, do Rendo, casou antes de 1755 com JJosé Gonçalves, de Vale das Éguas. Josefa é filha de Sebastião Robalo e Isabel Alves.

Vera

Resposta

Link directo:

RE: Robalo - entre Sabugal, Vila do Touro e Rendo

#311711 | LProjecto | 11 ago 2012 12:41 | Em resposta a: #311703

Cara Vera,

Agradeço a partilha desses elementos, todavia e no imediato, não consigo relacionar com os meus, que apresento da seguinte forma:

I – CATARINA ROBALO, que viveu no Sabugal e terá nascido por lá ou nas imediações por volta de 1600, casou com Gaspar Martins, cuja naturalidade desconhecemos.
Tiveram:

1 (II) FRANCISCO, baptizado na freguesia de Santa Maria do Castelo, da vila de Sabugal, a 11.2.1621.

2 (II) ANTÓNIO ROBALO, natural da freguesia de Santa Maria do Castelo, de Sabugal, casou a 4.2.1657 em Vila do Touro com Maria Lourença Gonçalves, natural de Vila do Touro, filha de Domingos Gonçalves e de Domingas (João ou Simões). Testemunharam esse casamento Gaspar Simões, Miguel Luís e Mateus Gonçalves de (Britos?!), todos moradores em Vila do Touro.
Tiveram:

1 (III) ANTÓNIO ROBALO, baptizado em Vila do Touro a 30.9.1660. Foram seus padrinhos de baptismo: Francisco Gonçalves, do Sabugal, e Domingas (Semião ou Simão), mulher de Domingos Jorge.

2 (III) ISABEL ROBALO, que segue.

3 (III) MARIA, baptizada a 16.9.1666. Foi sua madrinha de baptismo Domingas Semião, mulher de Domingos Jorge (...).

2 (III) ISABEL ROBALO, que foi baptizada em Vila do Touro a 19.1.1664. Foram seus padrinhos de baptismo Francisco Gonçalves, do Sabugal, e Maria Pais (Simão ou Semião), mulher de Domingos Jorge. Casou em Vila do Touro a 16.2.1681 com Sebastião Gonçalves, natural de Rendo, filho de Domingos Gonçalves e de Catarina Martins. Testemunharam esse matrimónio Domingos Martins, padrinho do esposado, e Afonso Gonçalves todos moradores em Rendo. Por essa ocasião já os pais dos nubentes eram todos defuntos.
Houve, pelo menos, um filho:

1 (IV) MANUEL ROBALO, natural de Rendo, casou em Oledo – Idanha-a-Nova a 1.8.1717 com Isabel Lourenço André, natural de Oledo, filha de João Lourenço, natural de Orca – Fundão, e de Maria Gonçalves André, natural de Oledo, que casaram nesta última freguesia a 8.8.1677, sendo ela baptizada na mesma paróquia a 23.10.1660, filha de André Afonso e de Maria Gonçalves.
Tiveram, pelo menos, uma filha:

1 (V) MARIA LOURENÇO ROBALO, baptizada a 19.8.1718 na freguesia de Oledo, e aí casou a 9.11.1739 com Manuel Martins Barroso, natural da Soalheira – Fundão, filho de outro do mesmo nome e de Maria Fernandes, com geração nos Barrosos da Soalheira.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Robalo - entre Sabugal, Vila do Touro e Rendo

#311778 | ajrei | 12 ago 2012 20:05 | Em resposta a: #311711

Caro Luís,

Faz tempo que não nos vemos por aí. Mas tropecei neste seu tópico em que acabei por dar uma vista de olhos, por duas razões: pelos Robalos, de quem também descendo; e pelo Sabugal, mais concretamente pela Vila do Touro, terra do meu pai e de muita da minha varonia.
Tenho estes meus Robalos parados, confesso, mas talvez consiga mais algumas pistas até porque o meu 4º avô tem os apelidos Serra e Robalo, que aparecem na sua mensagem ... É caso a ver com mais atenção em momento futuro.
Mas sobre as testemunhas do casamento do seu antepassado António Robalo, que casou em 1657, esses conheço eu bem:
Mateus Gonçalves de Matos (não é mesmo "Britos", pode ter a certeza), (v. http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=
1341995) , meu 9º avô, Capitão-Mor de Vila do Touro e Instituidor e 1º Administrador da Capela de S. Miguel, na Matriz de Vila do Touro; Miguel Luís de Matos da Fonseca (meu tio), filho do anterior, 2º Administrador da dita Capela e Escrivão em Vila do Touro; Gaspar Simões de Proença Refóios (tio direito e tio por afinidade), genro do primeiro e cunhado do segundo, casou com Joana de Matos da Fonseca filha e irmã dos anteriormente referidos (minha tia e prima do marido), e Gaspar sucedeu a seu sogro como Capitão-Mor de Vila do Touro.

São dados paralelos, que a si não lhe interessam directamente, mas ajudam a situar socialmente os nubentes em causa.

A ver se sempre tomamos o tal café ... !

Abraço,

António Rei

Resposta

Link directo:

Sabugal, Vila do Touro

#311782 | Lourval | 13 ago 2012 00:01 | Em resposta a: #311778

Caro António Rei,

Tenho minha varonia na Vila do Touro. O mais antigo a que cheguei foi André Afonso cc Catarina Gonçalves em 26.02.1645. Não vou mais adiante por não ter acesso aos microfilmes.

Já tenho determinado meu cromossomo Y: R1b1a2. Logo, deve ser o Y de muita gente na Vila do Touro.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

cromossomas

#311811 | silvestre | 13 ago 2012 12:55 | Em resposta a: #311782

Caro Lourval,

Como e onde se pode determinar a origem genética? Lembro-me de ter lido algo sobre a National Geographic...

Vera

Resposta

Link directo:

cromossomas

#311815 | Lourval | 13 ago 2012 14:01 | Em resposta a: #311811

Olá Vera.

Eu me utilizo da instituição Family Tree DNA (Estados Unidos). Os resultados que tenho obtido são bastante satisfatórios. Eu comecei com o pacote Family Finder onde entre outras informações, temos os percentuais étnicos (Europa, Ásia, África, Oriente Médio, Nativos-americanos, etc.) Depois pedi para que determinassem o meu cromossomo Y e o ADN mitocondrial de minha mãe, que aliás, é o H.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Robalo - entre Sabugal, Vila do Touro e Rendo

#311858 | LProjecto | 13 ago 2012 22:57 | Em resposta a: #311778

Caro António,

Admito que por esta é que eu não esperava… notícias frescas relativamente à gente de Vila do Touro e arredores, nomeadamente em relação àqueles que testemunharam o casamento daquele meu antepassado. Realmente, os seus nomes não me diziam nada, por me parecerem vulgares. Nunca desenvolvi um estudo mais aprofundado sobre as famílias de Vila do Touro /Sabugal.

Fico-lhe, por isso, bastante grato pela partilha de tais elementos, que considero bastante interessantes para, como o António diz, poder compreender melhor a esfera de relacionamentos, interesses, amizades e influências daquela gente.

Os Robalos serão, certamente, de um tronco comum, embora a origem não tenha sido verdadeiramente determinada. As 2 gerações mais recuadas dos meus “Robalos” foram fruto de uma pequena pesquisa que fiz na TT, haverá cerca de 2 meses… mas, por falta de disponibilidade, acabei por deixar essa linha “pendurada”…

Quanto ao tal café…. (assim nos damos conta de como, neste turbilhão de afazeres e desfazeres deixamos esfumar os dias sem que consigamos cumprir “muito do que há muito” temos programado) … mas, se a sua disponibilidade também o permitir, e como no final da próxima semana já tenciono regressar às nossas bandas, poderemos sempre travar dois dedos de conversa e tragar uma xícara de café!

Já agora, aproveito para lhe transmitir que considerei particularmente interessante o artigo que publicou sobre os “Pestanas”, tanto mais que os mesmos me têm ocupado faz vários anos no sentido de procurar desenlaçar uma linha da ascendência da minha mulher que se ligou aos Pinas e Góis, de Évora.

http://genealogiasdoalentejo.blogspot.pt/2011/09/pina-pestana.html

Um abraço,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

cromossomas

#311859 | Lourval | 13 ago 2012 23:21 | Em resposta a: #311811

Cara Vera,

Meu projeto é conhecer o cromossomo Y e o adn mitocondrial de, pelo menos, cada um de meus bisavós. Pena que é relativamente caro e poucas pessoas se dispõe a fazê-lo. Embora meus antepassados sejam aproximadamente 90% portugueses, os "matches" que tem aparecido para os meus resultados são ingleses, alemães, estado-unidenses, franceses....justamente relativos aos meus cerca de 10% de antepassados não portugueses...

Lourval

Resposta

Link directo:

Robalo - do Sabugal

#418469 | virgilio | 05 out 2019 18:30 | Em resposta a: #311858

Primeiro Robalo encontrado na Vila do Touro

Batisada em 1658 Maria filha de Antonio Robalo cc Maria Gonçalves

Algumas ligações com a minha arvore:
- Casamento 13/11/1792 Antonio José da costa (domingos da Costa°°elena Cabral) casa com Maria Robalo (Manuel Gonçalves Gil °° Maria Robalo).Testemunhas : Joao Martins Gomes Cabral
- casamento: 28/8/1840 José da costa (antonio da costa°°Maria robalo) casa com Maria Cabral (joaquim de matos°°Maria cabral) Testemunhas josé esteves nabais e manuel maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 12:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen