João Pinto Cardoso Maldonado (c. 1742), Castelo Br
Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Regiões
João Pinto Cardoso Maldonado (c. 1742), Castelo Br
Caros Confrades
Alguém tem elementos sobre João Pinto Cardoso Maldonado (c. 1742), natural do Fundão, Juiz de Fora em Castelo Novo, Alpedrinha, e Castelo Branco, por volta de 1734-42?
Link directo:
RE: João Pinto Cardoso Maldonado (c. 1742), Castel
Segundo os meus dados tem a seguinte ascendência:
filho de Simão Botelho Maldonado e Isabel de Vasconcelos;
n. p. de Heitor Pinto Cardoso e Maria Marques;
b.m. de Simão Botelho Maldonado e Brites de Oliveira (cc Fundão12.06.1634).
Brites de Oliveira era fª de Heitor Pinto e Francisca Barreiros; n p de João Fernandes OLiveira e Beatriz de Oliveira.
Simão Botelho Maldonado seria filho de Francisco Botelho da Guerra e Ana Correia Maldonado.
Cumprimentos
G. Santos
Link directo:
RE: João Pinto Cardoso Maldonado (c. 1742), Cast B
CaríG. SantosCaríssimo G. Santos
Fico muito grato pela informação e ponho mais duas questões.
É possível indicar as fontes desses dados, para verificação?
Os mencionados avós, são de Castelo Branco?
Muito grato
João Trigueiros
Link directo:
Caro Confrade
Estou com dificuldade em entender a ascendência de João Pinto Cardoso Maldonado.
O pai é Simão Botelho Maldonado c.c. Isabel Vasconcelos.
O avô paterno é Heitor Pinto Cardoso cc. Maria Marques.
O bisavô paterno é Simão Botelho Maldonado c.c. Brites de Oliveira?
Mas o confrade, quanto a este último, indica b.m. (bisavô materno????). Não estou a entender isto? Pode esclarecer?
Obrigado
J.T.
Link directo:
Caro confrade
Simão Botelho Maldonado c.c. Isabel Vasconcelos é filho de Heitor Pinto Cardoso, este é filho do Simão Botelho Maldonado c.c. Brites de Oliveira.
Francisco Botelho da Guerra é da Covilhã e Ana Correia Maldonado, de Oleiros.
Brites de Oliveira, como os pais, é natural do Fundão
Uma das fontes utilizadas foram os registos paroquiais do Fundão e Covilhã.
Comprimentos
GS
Link directo:
Caro Confrade
Como tem dados desta família, agradeço, se possível, alguns esclarecimentos adicionais.
Segundo elementos já editados FERNANDO (ou FERNÃO) TUDELA DE CASTILHO (1628-1692), nascido a 26-VI-1628 na freguesia de Santa Maria do Castelo, em Castelo Branco, onde faleceu a 20-I-1692, fidalgo da Casa Real, cavaleiro da Ordem de Cristo, formado em Leis a 10-V-1652 e magistrado em várias comarcas, casou com D. MARIA SOARES FIGUEIROA, natural de Arronches, filha de Manuel Soria e de Maria Suárez de Figueiroa.
Ora sucede que segundo uma citação credível de um documento da Misericórdia do Fundão, o citado FERNANDO (ou FERNÃO) TUDELA DE CASTILHO, casou com D. MARIA DE SEQUEIRA. Nenhum trabalho genealógico que eu conheça cita tal casamento ....
Questiono então: será possível este FERNANDO (ou FERNÃO) TUDELA... ter casado mais do que uma vez ??????
Agradeço a sua boa vontade e peço desculpa pela maçada.
Obrigado
JT
Link directo:
RE: Simão Botelho e Francisco Botelho da Guerra
Caro Confrade Gabriel Santos,
Encontrei o referido Simão Botelho, filho de Francisco Botelho da Guerra, da Covilhã, como padrinho de Isabel, filha de Miguel Rodrigues e Isabel Fernandes, das Relvas, Ourondo, em 06.06.1629 (pág. 11, RP de Ourondo, 1625-1665, 1387434 ou na TT - M199).
Para além de confirmar a ascendência, o interessante para a minha investigação pessoal é o surgimento no Ourondo, Covilhã, do apelido Antunes da Guerra nos finais do século XVII (por ex, Capitão de Ordenanças José Antunes da Guerra, de Silvares, em meados do século XVIII. O Antunes da Guerra vem por via materna e é do Ourondo).
O confrade tem alguma informação sobre a existência de uma possível ligação entre as duas famílias? Ou apenas será uma coincidência?
Meus melhores cumprimentos,
José Fernandes Rodriguez
Link directo:
RE: Simão Botelho e Francisco Botelho da Guerra
Caro confrade
nao tenho qualquer ligaçao dos guerra de silvares aos da covilha.
penso que a sua ligaçao sera mais provavel
a erada, aos ascendentes de frei gabriel barata da guerra
e seu avo pedro dias da guerra nasc c. 1620
cumprimentos
GSantos
Link directo:
RE: Os Guerra e os Nunes Rodrigues, do Barco
Caro Confrade Gabriel Santos,
Em relação aos Guerra de Ourondo/Silvares coloco a hipótese do Antunes Guerra - sem “da” – ter a sua origem - pelo menos documental - em Vidual de Cima, Unhais-o-Velho, pois o apelido composto "Antunes Guerra" começa ser utilizado pelo tio-avô do referido capitão, no final do século XVII. Pode ver a árvore que, entretanto, deixei no fórum em...
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=240491#lista
Outra questão, com alguma relevância para a minha pesquisa, relacionada com o Frei Gabriel Barata da Guerra, é a do primo Padre Antonio Duarte Rombo, do Barco, como refere, na mensagem que deixou no tópico dos “Barata”. No testamento deste, como cita a confrade Maria Gouvre, são referenciados diversos familiares. Alguns dos quais cruzam com alguns dos meus antepassados. Sobre esta relação deixei a seguinte mensagem:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=237074#lista
Entretanto, como refiro em mensagem deixada ao confrade Nuno Inácio, no mesmo tópico, penso que os pais de Ana Nunes são o Francisco Nunes Rodrigues e Maria Fernandes, do Barco. O Francisco Rodrigues falece em 15.01.1653, no Barco e a Maria Fernandes volta a casar com Matias Francisco, do Paúl, em 10.01.1654, no Barco e 3ª vez, com Domingos Fernandes, do Paúl, em ??.05.1663, no Barco.
A referida Maria Fernandes é filha de Francisco Gaspar e Maria Fernandes, do Barco.
O Confrade tem alguma informação sobre as ligações entre os Nunes/Rodrigues, os Gouveia do Barco, os Leal de Castelejo e os Álvares/Alves, de Lavacolhos?
Em Silvares, em 20.06.1769, estas ligações deram estes”bonitos e compostos” apelidos: o Manuel da Fonseca Nunes Saraiva Leal cc Maria Duarte Dias Antão, respectivamente filhos do Alferes Aleixo da Fonseca e de Teresa Fernandes, e de Brás Gonçalves Duarte e de Maria Dias. :)
Responda-me quando puder. O importante é a sua saúde.
Os meus melhores cumprimentos,
José Fernandes Rodriguez
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 nov 2024, 18:47