João Pinto Cardoso Maldonado (c. 1742), Castelo Br

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Regiões

João Pinto Cardoso Maldonado (c. 1742), Castelo Br

#172856 | Jotri | 15 nov 2007 11:29

Caros Confrades
Alguém tem elementos sobre João Pinto Cardoso Maldonado (c. 1742), natural do Fundão, Juiz de Fora em Castelo Novo, Alpedrinha, e Castelo Branco, por volta de 1734-42?

Resposta

Link directo:

RE: João Pinto Cardoso Maldonado (c. 1742), Castelo Br

#173004 | Jotri | 16 nov 2007 09:37 | Em resposta a: #172856

?

Resposta

Link directo:

RE: João Pinto Cardoso Maldonado (c. 1742), Castel

#173036 | Sobral | 16 nov 2007 13:31 | Em resposta a: #173004

Segundo os meus dados tem a seguinte ascendência:

filho de Simão Botelho Maldonado e Isabel de Vasconcelos;
n. p. de Heitor Pinto Cardoso e Maria Marques;
b.m. de Simão Botelho Maldonado e Brites de Oliveira (cc Fundão12.06.1634).
Brites de Oliveira era fª de Heitor Pinto e Francisca Barreiros; n p de João Fernandes OLiveira e Beatriz de Oliveira.
Simão Botelho Maldonado seria filho de Francisco Botelho da Guerra e Ana Correia Maldonado.

Cumprimentos
G. Santos

Resposta

Link directo:

RE: João Pinto Cardoso Maldonado (c. 1742), Cast B

#173113 | Jotri | 16 nov 2007 21:58 | Em resposta a: #173036

CaríG. SantosCaríssimo G. Santos
Fico muito grato pela informação e ponho mais duas questões.
É possível indicar as fontes desses dados, para verificação?
Os mencionados avós, são de Castelo Branco?
Muito grato
João Trigueiros

Resposta

Link directo:

RE: João Pinto Cardoso Maldonado (c. 1742), Castel

#173136 | Jotri | 17 nov 2007 00:24 | Em resposta a: #173036

Caro Confrade
Estou com dificuldade em entender a ascendência de João Pinto Cardoso Maldonado.
O pai é Simão Botelho Maldonado c.c. Isabel Vasconcelos.
O avô paterno é Heitor Pinto Cardoso cc. Maria Marques.
O bisavô paterno é Simão Botelho Maldonado c.c. Brites de Oliveira?
Mas o confrade, quanto a este último, indica b.m. (bisavô materno????). Não estou a entender isto? Pode esclarecer?
Obrigado
J.T.

Resposta

Link directo:

RE: João Pinto Cardoso Maldonado (c. 1742), Castel

#173154 | Sobral | 17 nov 2007 12:58 | Em resposta a: #173136

Caro confrade
Simão Botelho Maldonado c.c. Isabel Vasconcelos é filho de Heitor Pinto Cardoso, este é filho do Simão Botelho Maldonado c.c. Brites de Oliveira.
Francisco Botelho da Guerra é da Covilhã e Ana Correia Maldonado, de Oleiros.
Brites de Oliveira, como os pais, é natural do Fundão
Uma das fontes utilizadas foram os registos paroquiais do Fundão e Covilhã.

Comprimentos
GS

Resposta

Link directo:

RE: João Pinto Cardoso Maldonado (c. 1742), Castel

#173856 | Jotri | 21 nov 2007 22:42 | Em resposta a: #173154

Caro Confrade
Como tem dados desta família, agradeço, se possível, alguns esclarecimentos adicionais.
Segundo elementos já editados FERNANDO (ou FERNÃO) TUDELA DE CASTILHO (1628-1692), nascido a 26-VI-1628 na freguesia de Santa Maria do Castelo, em Castelo Branco, onde faleceu a 20-I-1692, fidalgo da Casa Real, cavaleiro da Ordem de Cristo, formado em Leis a 10-V-1652 e magistrado em várias comarcas, casou com D. MARIA SOARES FIGUEIROA, natural de Arronches, filha de Manuel Soria e de Maria Suárez de Figueiroa.
Ora sucede que segundo uma citação credível de um documento da Misericórdia do Fundão, o citado FERNANDO (ou FERNÃO) TUDELA DE CASTILHO, casou com D. MARIA DE SEQUEIRA. Nenhum trabalho genealógico que eu conheça cita tal casamento ....
Questiono então: será possível este FERNANDO (ou FERNÃO) TUDELA... ter casado mais do que uma vez ??????
Agradeço a sua boa vontade e peço desculpa pela maçada.
Obrigado
JT

Resposta

Link directo:

RE: Simão Botelho e Francisco Botelho da Guerra

#238473 | jaferro | 08 set 2009 20:17 | Em resposta a: #173036

Caro Confrade Gabriel Santos,

Encontrei o referido Simão Botelho, filho de Francisco Botelho da Guerra, da Covilhã, como padrinho de Isabel, filha de Miguel Rodrigues e Isabel Fernandes, das Relvas, Ourondo, em 06.06.1629 (pág. 11, RP de Ourondo, 1625-1665, 1387434 ou na TT - M199).

Para além de confirmar a ascendência, o interessante para a minha investigação pessoal é o surgimento no Ourondo, Covilhã, do apelido Antunes da Guerra nos finais do século XVII (por ex, Capitão de Ordenanças José Antunes da Guerra, de Silvares, em meados do século XVIII. O Antunes da Guerra vem por via materna e é do Ourondo).

O confrade tem alguma informação sobre a existência de uma possível ligação entre as duas famílias? Ou apenas será uma coincidência?

Meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Simão Botelho e Francisco Botelho da Guerra

#241053 | Sobral | 03 out 2009 17:17 | Em resposta a: #238473

Caro confrade

nao tenho qualquer ligaçao dos guerra de silvares aos da covilha.
penso que a sua ligaçao sera mais provavel
a erada, aos ascendentes de frei gabriel barata da guerra
e seu avo pedro dias da guerra nasc c. 1620

cumprimentos
GSantos

Resposta

Link directo:

RE: Os Guerra e os Nunes Rodrigues, do Barco

#241069 | jaferro | 03 out 2009 21:45 | Em resposta a: #241053

Caro Confrade Gabriel Santos,

Em relação aos Guerra de Ourondo/Silvares coloco a hipótese do Antunes Guerra - sem “da” – ter a sua origem - pelo menos documental - em Vidual de Cima, Unhais-o-Velho, pois o apelido composto "Antunes Guerra" começa ser utilizado pelo tio-avô do referido capitão, no final do século XVII. Pode ver a árvore que, entretanto, deixei no fórum em...

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=240491#lista

Outra questão, com alguma relevância para a minha pesquisa, relacionada com o Frei Gabriel Barata da Guerra, é a do primo Padre Antonio Duarte Rombo, do Barco, como refere, na mensagem que deixou no tópico dos “Barata”. No testamento deste, como cita a confrade Maria Gouvre, são referenciados diversos familiares. Alguns dos quais cruzam com alguns dos meus antepassados. Sobre esta relação deixei a seguinte mensagem:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=237074#lista

Entretanto, como refiro em mensagem deixada ao confrade Nuno Inácio, no mesmo tópico, penso que os pais de Ana Nunes são o Francisco Nunes Rodrigues e Maria Fernandes, do Barco. O Francisco Rodrigues falece em 15.01.1653, no Barco e a Maria Fernandes volta a casar com Matias Francisco, do Paúl, em 10.01.1654, no Barco e 3ª vez, com Domingos Fernandes, do Paúl, em ??.05.1663, no Barco.

A referida Maria Fernandes é filha de Francisco Gaspar e Maria Fernandes, do Barco.

O Confrade tem alguma informação sobre as ligações entre os Nunes/Rodrigues, os Gouveia do Barco, os Leal de Castelejo e os Álvares/Alves, de Lavacolhos?

Em Silvares, em 20.06.1769, estas ligações deram estes”bonitos e compostos” apelidos: o Manuel da Fonseca Nunes Saraiva Leal cc Maria Duarte Dias Antão, respectivamente filhos do Alferes Aleixo da Fonseca e de Teresa Fernandes, e de Brás Gonçalves Duarte e de Maria Dias. :)

Responda-me quando puder. O importante é a sua saúde.

Os meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 03:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen