Fermoselhe - Senhorio ou Baronato?

Este tópico está classificado nas salas: Regiões | Património | Pessoas

Fermoselhe - Senhorio ou Baronato?

#173799 | Augustus_o | 21 nov 2007 16:07

Caros confrades,

Andei à pesquisa desta localidade, e aqui na base de dados do Genea, encontro-a como tendo sido senhorio português, dos Menezes em período do séc. XVI.

http://www.geneall.net/P/tit_page.php?id=4885

O que encontrei no google, é que esta terra será actualmente território espanhol, em Zamora.

Descobri, que o sogro (Jorge Manuel Pinho de Melo Ramalho) de uma colega minha, diz que tem um pergaminho, em que se diz que a sua familia tem por título "Barões" de Fermoselhe...

Alguém conhece esta situação?

Cpts,
Augusto

Resposta

Link directo:

Para o Augustus_o

#173872 | Pedro França | 21 nov 2007 23:35 | Em resposta a: #173799

Caríssimo:

Apenas posso dizer-lhe que essa Formoselha é lugar da fregª de Santo Varão, concelho de Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra.
Meu avô paterno era de Santo Varão.
Encontro Melos Ramalhos em Condeixa-a-Nova mas com ascendência de Almeidas Pimentéis de Formoselha.
Quanto à questão do "baronato", desconheço se essa designação tomou foros de efectividade.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Augustus_o

#173879 | Augustus_o | 22 nov 2007 00:23 | Em resposta a: #173872

Caro Pedro,

Muito agradecido pela info.
=)

Vou tentar junto da minha colega obter mais dados sobre a ascendência do sogro.

Contudo, e antes de a indagar, penso que é mesmo Fermoselhe, com a devida grafia castelhana Fermoselle.
Do que encontrei na internet, de facto essa terra só se tornou devidamente castelhana após uma "invasão" em 1668, salvo erro.
Ou seja, haverá Formoselha, Montemor-o-Velho, e Fermoselle, Zamora.

Amanhã lhe direi.

Com os melhores Cumprimentos,
Augusto

(O meu objectivo é tentar oferecer um "projecto" de árvore geneológica, pois o sogro da minha colega não o é de facto. O elo de ligação, faleceu faz 2 meses dia 24/11, mas as relações estreitaram-se devido ao desaparecimento do João. Assim a minha colega poderá mais tarde oferecer uma eventual prenda dos antepassados do falecido amor aos pais)

Resposta

Link directo:

RE: Para o Augustus_o

#173959 | Augustus_o | 22 nov 2007 17:43 | Em resposta a: #173879

Caro Pedro,

A minha colega, afiançou que o sogro seria "titular" da dita Quinta da Formoselha, ou seja o que me disse sobre, Santo Varão, parece encaixar-se...

Cpts,
Augusto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 20:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen