Familia Pizzaro

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Familia Pizzaro

#173826 | João Mamed | 21 nov 2007 18:39

Caros Confrades,

Peço ajuda aos confrades conhecedores da familia Pizarro que me ajudem no seguinte:

José Teixeira de Vargas Leite casou em 23/4/1722 no Cerdal com Isabel Mónica de Lima (nasceu em 13/5/1696 no Cerdal, Valença, filha de Jerónimo de Lima e de sua mulher Maria de Brito Lobo).

José Teixeira de Vargas Leite é filho de Domingos Alvares Leite e de Joana de Morais Pizarro, todos de Chaves, e é neto pela parte paterna de Amaro Alvares e de sua mulher Maria Velosa, e é neto pela parte materna de João Cardoso Pizarro e de sua mulher Antónia Teixeira de Vargas.

Penso que sobre a sua descendencia pela parte materna não há grandes duvidas, mas gostaria de saber mais informações do pai deste meu antepassado.

Agradeço desde já a v. atenção,

Com os meus cumprimentos,

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pizzaro

#173972 | manelsp | 22 nov 2007 20:05 | Em resposta a: #173826

Caro João

João Cardoso Pizarro era filho de Diogo Pizarro de Vargas e sua mulher d. Catarina Geraldes.

Quanto às origens de Diogo:

Em Espanha, os Pizarros, mercê de casamentos em gerações sucessivas, continham já sangue de muitas outras famílias ilustres, como Orellanas, Añascos, Hinojosas, Carvajales, Chaves, etc., e, entrados em Portugal, cruzaram-se com muitas das mais antigas famílias portuguesas, tais como Sousas, Homens, Eças, Quebedos, Freires, Silveiras, por tal forma que os Pizarros posteriores, tendo, por este título, entrado em Portugal bastante tarde, nem por isso deixam de participar, pelos seus ascendentes portugueses na história das nossas primeiras dinastias. (…) Sem dúvida, vem de muito longe, em Espanha, a Existência da família Pizarro, o que é asseverado por todos os genealogistas espanhóis.

Podemos assim organizar um esquema genealógico a partir de Montalvão Machado (Machado, José Timóteo Montalvão, Dos Pizarros de Espanha aos de Portugal e Brasil, Ed. Do autor, 1970), na sua obra mencionada, páginas 40 e seguintes, para as gerações espanholas:
1- D. Gonçalo Sanches Pizarro teria nascido por volta de 1280, em Trujillo, e deve ter casado com uma senhora da família Añasco, cujo nome se não conhece. Embora os dados concretos, relativos a esta época relativamente remota, escasseiem, sabe-se todavia que D. Gonçalo teve dois filhos: D. Sancho e D. Afonso.
2- D. Sancho Martinez Añasco Pizarro, que não se sabe com quem casou mas admite-se que terá sido pai de…
3- D. Diego Hernández Pizarro – casou a primeira vez cerca de 1400 com D. Sevilha López de Carvajal, descendente dos ilustres Carvajales Bejaranos, de quem teve: D. Álvaro, D. Garcia, D. Rodrigo, D. Teresa.
4 – D. Teresa Martín Pizarro – casou com D. Hernando Alonso de Hinojosa, o qual pela ascendência materna vinha de uma família adversa aos Pizarros, filho de Gonçalo Diaz e de D. Francisca Alonso de Hinojosa. Morreu em rixas e por sua morte não ter sido vingada pelos Hinojosas tiveram os filhos do casal o apelido Pizarro. São estes os Bisavós dos conquistadores do Novo Mundo Francisco Pizarro e Hernán Cortés. Filhos: D. Martín, D. Grácia, D. Beatriz, D. Hernando.
5 – D. Hernando Alonso Pizarro – casou com D. Isabel de Vargas Rodriguez de Avilar, senhora Nobre (como se pode ver em Diccionario Heráldico y Genealógico, tomo 72, p.124 e SS.) . Tiveram os seguintes filhos: D. Gonçalo (progenitor dos Pizarros do Peru), D. Juan e D. Diego.
6 – D. Diego Hernandez Pizarro casou com Marina Lopes (Com descendência representada no século XX pelos Condes de Cancelada, Duques de Noblejas e outras famílias que até ao século XIX se pleitearam pelo morgadio dos Pizarros). Tiveram a: D. Catalina (mãe de Hernán Cortés, conquistador do México), D. Maria, D. Hernando.
7 – D. Hernando Pizarro, de quem mais não se sabe senão que nasceu e viveu em Trujillo à lei da Nobreza e que teve de uma Dama solteira e nobre um filho legitimado que foi…
8 – D. Diogo Pizarro de Vargas, que veio para Portugal, e casou com sua compatriota D. Juana Rodriguez de Bobadilla – natural de Robleda, província de Salamanca – e ambos deram origem aos Pizarros portugueses. Tinha estudado em Salamanca sem muito êxito, pois perdia-se em várias aventuras e distúrbios; posteriormente acompanhou as forças de D. João de Áustria no cerco a Tunes de 1573. Não se sabe quando passou a Angra do Heroísmo, mas sim que antes disso casou com sua noiva em Lisboa depois de 1580. Filha:
9- D. Brites Pizarro de Vargas – Natural da cidade de Angra, casou com o Capitão António Cardoso Machado que “era pessoa de muita nobreza, de quem o Capitão Mor da mesma cidade, Manuel do Canto e Castro, fidalgo conhecido da mesma ilha, declara e jura ser parente, numa certidão que passou a seu filho D. Diego Pizarro”, segundo cita M. Machado. Era filho de João Cardoso Machado e de D. Beatriz Gonçalves de Antona Tiveram vários filhos, entre os quais:
Diogo, Pai de João

Com os melhores cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pizzaro

#174047 | João Mamed | 23 nov 2007 16:43 | Em resposta a: #173972

Caro Manuel,

Agradeço a sua mensagem.
Gostaria de saber se tinha conhecimento da filha de João Cardoso Pizarro e Antónia Teixeira Vargas, chamada Joana Morais Pizarro?
Como não se referiu a Domingos Alvares Leite, suponho que não o conhece.
Penso que o Manuel é de Chaves, como estou a fazer a genealogia da Familia Padrão, pergunto-lhe se tem alguma informação (para lá da que já existe neste site) que me possa ser util.
Peço-lhe desculpa pelo atrevimento,
Com os meus cumprimentos,

joão m.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pizzaro

#174059 | JoãoGaspar | 23 nov 2007 18:05 | Em resposta a: #173972

Caro Manuel Sarmento Pizarro,

Como esta? Quanto tempo que não o via por aqui!
Desculpe a invasão do tópico Pizarro, mas aproveito para lhe pedir dois favores, o primeiro refere-se a uns Fonsecas meus avengos de Peso da Régua que o caro Confrade teria ficado de ver se conseguia encontrar os paroquiais, pois gostaria de lhe perguntar se terá alguma noticia para me dar. A segunda questão é derivada deste tópico. Eu tenho dois "Pizarros", que não consigo descobrir as suas ascendencias ou naturalidade, um de seu nome Gaspar Pizarro que mora em Alhos Vedros em 1600 e outro de seu nome Filipe Pires Pizarro que casa em Alhos Vedros com Domingas de Matos. Nada mais sei, através do paroquiais sobre estes dois Pizarros.Pois são unicos a morar nesta Vila e em anos posteriores o apelido desaparece por completo. Encontro sim e agora depois de ler o seu texto até possa fazer algum sentido, uma familia Vargas com várias Mercês e honrarias na região.


Sinceros Cumprimentos

João Paulo Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pizzaro

#236145 | Lu Pisarro | 10 ago 2009 06:30 | Em resposta a: #173972

Caro Manuel Pizarro !


Me chamo Ana Lucia Alves Pisarro. Meu papai (falecido) era do Porto (Portugal) e veio jovem para o Brasil (23 anos)
meu avô era espanhol. Chegando ao Brasil "abrasilerou" o sobrenome PIZARRO para PISARRO.
Gostaria de saber se sabes ou alguem sabe sobre minha arvore genealogica ou onde me informo. Grata ! Lu Pisarro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pizzaro

#237651 | marceloafra | 28 ago 2009 00:20 | Em resposta a: #173972

Boa noite,

O meu nome 'e Marcelo Pizarro Afra, filho de Isabel Maria Pizarro Afra (filha de Fernando Pizarro Gonçalves e Maria do Carmo Campelo Calheiros Pizarro Gonçalves.)

Estes nomes dizem lhe alguma coisa?

Melhores Cumprimentos,

Marcelo Afra

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pizzaro

#237770 | manelsp | 29 ago 2009 11:47 | Em resposta a: #236145

Bom dia e desculpe não ter respondido antes. Não faço ideia, porque os pizarros espanhois de que descendo vieram para portugal no séc. XVI. Se o seu avô era espanhol, provavelmente virá da Estremadura de Espanha. Procure os documentos da entrada dele no Brasil, deve ter apresentado algum papel a dizer quem era e onde tinha nascido, suponho eu.
A pesquisa genealógica poderá ser feita depois em Espanha, quer por registos de Batismo - guardadas nas Câmara Eclesiásticas das Dioceses, ou no registo civil
Boa sorte
Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pizzaro

#237771 | manelsp | 29 ago 2009 11:53 | Em resposta a: #237651

Caro Marcelo
De facto diz-me alguma coisa. Nos finais do séc. XIX uma Sottomayor Pizarro casou com um senhor Gonçalves, de quem descendem alguns dos d'Orey Portugueses. Não disponho de momento de mais informação, mas poderá ser que o seu avô tenha ligações a este ramo. Dispoe de tempo para ir a bibliotecas? se puder consulte o livro de José Timóteo montalvao machado "dos pizarros de espanha aos de portugal e brasil", ed. do autor, 1970. Eu mesmo faria essa pesquisa com muito gosto, mas de momento não tenho mesmo tempo (fim de apresentação da tese....)
desejo-lhe a maior sorte, e se precisar de alguma coisa estou ao seu dispor
melhores cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pizzaro

#237818 | marceloafra | 29 ago 2009 23:28 | Em resposta a: #237771

Muito Obrigado Manuel,

Realmente diz me qualquer coisa. Sei que os d'Orey (Dinis e Gaspar) São primos da minha mae.
Vou com certeza consultar o Livro que me indicou!
Desejo-lhe sorte para a tese!

Muitos Cumprimentos,

Marcelo Pizarro Afra

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pizzaro

#237874 | manelsp | 31 ago 2009 02:37 | Em resposta a: #237818

Caro Marcelo
Então é mesmo isso. procure-os aqui na Base de Dados e vai a ficar a saber as informações que precisa. Qualquer coisa que precise deste seu novo "parente", ao seu dispor.
Cumprimentos
Manel

Resposta

Link directo:

Familia Pizzaro

#363672 | milena8 | 20 nov 2015 18:51 | Em resposta a: #236145

Boa tarde Lu, não sei se já conseguiu notícias dos Pizarros mas estou com um amigo a procura de Pizarros no Brasil, o avô dele partiu da Espanha para trabalhar no canal do Panamá e de lá veio para o Brasil, pelo que vi no Memorial do Imigrante, foi trabalhar em Limeira. Minha avó era Pissarro da província da Guarda em Portugal. Acredito que o sobrenome veio também da Espanha que fica "logo alí" da Guarda.
Se souber algo desses Pizarros que mencionei, por favor me avise. O avô do meu amigo foi Agapito Nicolás Pizarro Martinez, no Brasil não usou Agapito.
Saudações

Resposta

Link directo:

Familia Pizzaro

#421730 | Andrenoah | 15 fev 2020 02:21 | Em resposta a: #173826

Olá, meu 8 avô se chamava ose barreiro pizarro , nasceu por volta de 1685 , foi batizado na Candelária , mais não encontro se batismo , só foi possível saber , seu local de nascimento atravéz do batismo de sua neta !!! Se alguém sabe sobre os pizarros do rio de janeiro desse período seria de grande ajuda !!!

Resposta

Link directo:

Familia Pizzaro

#421732 | mila1000 | 15 fev 2020 09:34 | Em resposta a: #173826

Andre,

Pode ser que o José tenha nascido em ano diferente de 1865. Não há livro indice de batismo desse ano para consulta ,mas, com certeza deve estar na Curia do RJ. Vá até lá,e, solicite uma pesquisa. No indice contém o nome da criança e dos pais.

Existe um batismo em 1813 na Santissimo Sacramento cujo é Sá Pereira Pissarro


Mila

Resposta

Link directo:

Familia Pizzaro

#421734 | Andrenoah | 15 fev 2020 14:22 | Em resposta a: #421732

Olá muito obrigado por responder !!
Eu escrevi meio que errado em minha postagem !!! O nome dele era José Barreto pissarro , e não barreiro kkkk sim ele nasceu por volta de 1685 , casou se com margarida da cunha sampaio , a minha dificuldade é encontrar o casamento e até mesmo o obto , não sei de onde vem esse pissaro !!! Queria muito avançar ..

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 12:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen