José Acúrsio das Neves

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

José Acúrsio das Neves

#174635 | 1456985 | 28 nov 2007 22:00

Já que o 2º centenário das invasões francesas está ai, uma figura muito importante para o seu estudo: José Acúrsio das Neves, natural de Cavaleiros de Baixo, aldeia do antigo concelho de Fajão, fica o desafio para se conhecer a sua família, como homenagem a um homem que deixou a sua marca como figura impar, e controversa do seu tempo. Agradeço a quem tenha informação sobre este ilustre cidadão de a partilhar neste fórum.
Diamantino Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: José Acúrsio das Neves

#175253 | rmfrp | 04 dez 2007 22:21 | Em resposta a: #174635

Caro Diamantino Gonçalves:

A ascendência de José Acúrsio das Neves interessa-me particularmente. Há já alguns anos fui informado pelo meu Primo José Caldeira, habitual participante deste Fórum e actual Secretário-Geral da Associação Portuguesa de Genealogia, de que eu era parente de José Acúrsio das Neves pela família Neves do Sarzedo (Arganil). Mais recentemente encontrei um segundo parentesco por ascendentes de Janeiro de Cima. Fui também levado a estudar a ascendência de José Acúrsio das Neves no âmbito da minha investigação das famílias de Casegas, Cebola e Sobral, pois existem neste território ramos descendentes de uma sua irmã, D. Josefa Gomes da Conceição, que casou com Joaquim José de Oliveira, do Porto da Balsa, também várias vezes meu parente.

Actualmente conheço os seguintes ascendentes de José Acúrsio das Neves:

1. Dr. José Acúrsio das Neves, n. Cavaleiros de Baixo (Fajão) 14.12.1766, f. Sarzedo 1834.

Pais:
2. Dr. António das Neves Seco, b. Sarzedo 03.08.1727, cas. com
3. D. Josefa Gomes da Conceição (ou de Jesus), n. Cavaleiros (Fajão).

Avós:
4. Manuel Luís das Neves, do Sarzedo, cas. com
5. Antónia das Neves, do Sarzedo.
6. Manuel Gomes, dos Cavaleiros, cas. com
7. Isabel Antão, de Janeiro de Cima ou Janeiro de Baixo.

Bisavós:
8. Manuel Luís Abade, de Aveia (Pombeiro da Beira), cas. (Sarzedo 30.11.1688) com
9. Ana Fernandes das Neves, do Sarzedo.
10. Simão Antunes, de Fontão (Mouronho), cas. com
11. Antónia das Neves, do Sarzedo.
12. Francisco Gomes, de Góis.
13. Quitéria Simões, de Ceiroco (Fajão).
14. Gaspar Antão dos Reis, de Janeiro de Cima, cas. (Janeiro de Cima 26.11.1700) com
15. Isabel Gil, n. Janeiro de Cima 27.09.1674.

Trisavós:
28. Ambrósio Antão, de Janeiro de Cima, cas. (Janeiro de Cima 11.05.1642) com
29. Isabel Gaspar, de Janeiro de Cima.
30. Manuel Martins, de Janeiro de Cima.
31. Maria Gil, de Janeiro de Baixo.

Quartos avós:
56. Gaspar Gil, de Janeiro de Cima, f. Janeiro de Cima 02.06.1644, cas. (Janeiro de Cima 22.02.1621) com
57. Maria Antão, de Janeiro de Cima.
58. António Antunes, cas. com
59. Maria Gaspar.

Quintos avós:
114. Gonçalo Antão, cas. com
115. Catarina Anes.


Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: José Acúrsio das Neves

#175498 | 1456985 | 06 dez 2007 23:29 | Em resposta a: #175253

Caríssimo Rui Pereira.
Eu sabia que daria algum resultado, mas não esperava tanto. Agradeço desde já esse bom contributo. Falta os descendentes mas já é muito bom, eu entrei no fórum um pouco egoisticamente, mas a intenção é boa! Não tenho nada a acrescentar, sobre a genealogia de Acúrsio. Faço sim parte de um grupo que vai crescendo para que se faça uma grande homenagem e este homem, encontrar pessoas ligadas por laços familiares é no mínimo excelente. Se assim o entender darei notícias sobre isto. O meu contacto: info@dbgoncalves.com

Atenciosamente,

Diamantino Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: José Acúrsio das Neves

#175765 | rmfrp | 09 dez 2007 18:28 | Em resposta a: #175498

Caro Diamantino Gonçalves:

Muito obrigado pela sua resposta. Tanto quanto sei, a descendência de José Acúrsio das Neves estará extinta pois não consta que algum dos seus filhos tenha tido descendência.

O meu endereço de e-mail é:
rmfrp@hotmail.com

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: José Acúrsio das Neves

#175829 | JCALD | 10 dez 2007 01:52 | Em resposta a: #175498

Caro Diamantino Gonçalves:

Sobre o casamento e descendência de José Acúrsio das Neves, posso acrescentar ao que o meu caro Primo e Confrade Rui Pereira aqui expôs:
José Acúrsio das Neves casou no Oratório da casa de sua futura mulher em Angra (Sé), ilha Terceira, a 16-8-1803 com D. Delfina Maria Narcisa da Penha de França, * Lisboa (Madalena), filha de Gabriel de Freitas Machado * Balazar, Guimarães, e de D. Francisca Joaquina Rosa * Serpa, e já viúva de seu tio António das Neves Prudência, negociante de grosso trato na praça de Angra, com geração (Coelhos Borges). D. Delfina fez testamento em Lisboa a 12-10-1823.
Deste 2º casamento foram filhos:
- Manuel b. S. Pedro de Angra a 26-7-1804.
- José b. ib. 20-7-1805. (Estes últimos dados foram-me amavelmente cedidos pelo ilustre genealogista açoreano António Maria Ourique Mendes e devem ter sido publicados no monumental trabalho «Genealogias da Ilha Terceira», de sua co-autoria com Jorge Forjaz).

Posso ainda acrescentar que José Acúrsio das Neves recebeu ordens menores em 1781.
Nunca consegui encontrar assento de óbito na freguesia do Sarzedo, nem na vizinha de Arganil em 1834. É certo que os tempos eram conturbados, mas não haver um registo de óbito, leva-me a pensar se a notícia que corre nas biografias não estará errada.

Nada mais sei sobre os filhos. É possível que o 2.º filho seja um José António Gomes das Neves, de Lisboa, que foi padrinho em Arganil em 1820 (por procurador), juntamente com Maria Bárbara do Sacramento, dos Cavaleiros, de uma filha de João Antunes de Oliveira Leite Guimarães (meio-irmão do Conde de Basto). É apenas uma presunção minha, baseado no conjunto de apelidos, no facto de a madrinha ser dos Cavaleiros e de José Acúrsio e o Conde serem correligionários...

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: José Acúrsio das Neves

#175974 | 1456985 | 10 dez 2007 23:09 | Em resposta a: #175829

Caro José Caldeira
Agradeço a amabilidade de partilhar estas informações! Como disse na introdução do tema. O propósito é levar a que se homenageie este estadista, e as coisas começam a andar, darei conta disso sempre que ache útil. Todos os apoios são bem-vindos, já os dados aqui colocados são da maior importância.

Cumprimentos,
Diamantino Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: José Acúrsio das Neves

#176754 | 1456985 | 16 dez 2007 23:12 | Em resposta a: #175829

Caro José Caldeira
Ainda José Acúrsio das Neves, Lemos: Inocêncio volume quatro pág. 181 e seguintes, José Acúrsio das Neves n. 11 De Dezembro de 1766 no lugar de Cavaleiros de Baixo, Fajão, f. No lugar de Sarzedas, nas vizinhanças das Caldas da Rainha, a 6 de Maio de 1834, alguns dias antes de poder testemunhar o ultimo desfecho da luta civil em que tanto se empenhara. Na verdade o senhor tem razão se não encontrou nenhum óbito nos lugares indicados, pode muito bem… o que anda nas biografias merecer alguma reserva.
Com os melhores cumprimentos,
Diamantino Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: José Acúrsio das Neves

#176777 | JCALD | 17 dez 2007 02:30 | Em resposta a: #176754

Caro Diamantino Gonçalves:

Muito obrigado pela informação.
Não conheço nenhum lugar de Sarzedas a não ser a vila desse nome, hoje no concelho de Castelo Branco.

A versão que eu conheço é que, prevendo o desfecho da guerra civil, se refugiou no Sarzedo, freguesia anexa da Matriz de Arganil, povoação de onde era natural seu pai e a família paterna, escondendo-se num palheiro, onde os parentes próximos que aí tinha o protegiam discretamente. Como se encontrava doente, acabou por morrer no seu abrigo, completamente só.

Parece lógico que procurasse a terra onde tinha família e, possivelmente, propriedades. A versão veiculada por Inocêncio só difere no nome da terra e concelho, o que pode constituir apenas uma confusão.

O que me parece estranho é não haver registo do óbito, conforme digo na mensagem anterior.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: José Acúrsio das Neves

#176785 | 1456985 | 17 dez 2007 09:14 | Em resposta a: #176777

Caro José Caldeira,
Tudo bem!
Pura dedução já que nunca tive acesso, aos escritos que sobre ele fez José Inácio Cardoso, seu correligionário, e natural da Barroca do Zêzere, portanto vizinho, julgo que deve estar ai chave do problema não deixaria J. I. Cardoso de referir com alguma exactidão o desfecho trágico do seu amigo. Como disse é pura dedução.
Com os melhores cumprimentos,
Diamantino Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: José Acúrsio das Neves

#176881 | chartri | 17 dez 2007 21:40 | Em resposta a: #176777

Meus Caros

Efectivamente existe um Sarzedo no concelho da Covilhã, distrito de Castelo Branco, mas tambem existe em Arganil, distrito de Coimbra, como existe ainda um outro em Moimenta da Beira, distrito de Viseu (fonte dos CTT de 1894)

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: José Acúrsio das Neves

#256056 | miguelcosta | 06 jun 2010 21:34 | Em resposta a: #174635

Encontrei por acaso este forum e resolvi intervir com alguma informação que não sei se lhe pode interessar.
Nasci no bairro do Acursio em 1954 que também se chamava Neves. Ainda hoje cá em Guimarães há muita descendência dessas famílias Neves e Saraiva.
Temos um arquivo que se chama Alfredo Pimenta onde pode consultar a geneologia.

Resposta

Link directo:

José Acúrsio das Neves

#347303 | sena1965 | 16 jun 2014 09:28 | Em resposta a: #174635

Caros confrades

Apesar de esta conversa sobre José Acúrsio das Neves já ser antiga (de 2007) pode ser que alguns dos seus participantes estejam por aí e me saibam responder.
Recentemente estudei os arquivos de Unhais-o-Velho. Aí encontrei o Bacharel António Gomes Nogueira Acúrsio das Neves casado com D. Efigénia Amália Gomes das Neves, a ter dois filhos, Joaquim e Francisco em 1837 e 1840, respectivamente.
Os avós são Francisco Gomes Nogueira Acúrsio das Neves e Maria Joaquina (Cavaleiros) e António Ribeiro d'Oliveira (Dornas) e D, Joaquina Maria de S. José (Vila da Pampilhosa), respectivamente.

Encontrei também José Gomes Nogueira casado com Maria do Espirito Santo a ter sete filhos: José de Jesus Maria (1835), António (1837), Joaquim (1839), Manuel Augusto (1842), Maria da Nazareth (1844), Manuel (1844), Luís (1850). Os avós são Francisco Gomes Nogueira Acúrsio das Neves e Maria Joaquina (Cavaleiros) e José Fernandes e Maria da Conceição (Vidual de Cima), respectivamente.

Em ambas as situações encontro Francisco Gomes Nogueira Acúrsio das Neves. A pergunta é simples: que relação de parentesco teria este homem com José Acúrsio das Neves, o político? Alguma deveria ter...
Desde já agradeço alguma resposta.

Joaquim Nogueira

Resposta

Link directo:

José Acúrsio das Neves

#347313 | PereiraF | 16 jun 2014 11:48 | Em resposta a: #174635

Caro Joaquim Nogueira,

No Livro de batisados de Fajão, encontra se o batizado de Antonio, filho do casal Francisco Gomes Nogueira e Maria Joaquina, em 2/6/1799, pelo Padre Manuel Gomes Nogueira, irmão do pai da criança, neto paterno do Doutor Antonio Das Neves Seco (pai de Jose Acursio Das Neves) e de Josefa Da Conceição, e materno de Jose De Oliveira e Brizida de São Jose do Porto da Balsa. Os padrinhos foram o reverendo padre e a sua irmã Pulqueria.

Cumprimentos,
F. Pereira

Resposta

Link directo:

José Acúrsio das Neves

#347314 | PereiraF | 16 jun 2014 11:52 | Em resposta a: #174635

Desculpe, esta no 1° livro de baptismos de Fajão 1741/1830 (imagem 284).
http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=44092

Resposta

Link directo:

José Acúrsio das Neves

#347316 | sena1965 | 16 jun 2014 12:34 | Em resposta a: #174635

Já encontrei o assento que referiu.
Muito obrigado pela rápida resposta.

Cumprimentos

Joaquim Nogueira

Resposta

Link directo:

José Acúrsio das Neves

#347395 | Joman | 18 jun 2014 11:06 | Em resposta a: #174635

Caro Joaquim Nogueira

O Bacharel António Gomes Nogueira Acúrcio das Neves era irmão de José Acúrcio das Neves. O casal António Gomes Nogueira Acúrcio das Neves e Efigénia Amália Josina das Neves e Oliveira, teve, pelo menos, mais um filho que seguiu para Cabo Verde: César Augusto Neves, nasc. a 06 de Janeiro de 1842, nat. de Cavaleiros da Serra, Portugal, fal. a 28 de Março de 1912 na I. de S. Nicolau, onde casou e deixou descendência. Na mesma ilha andou ainda um António Gomes Neves, do qual só tenho a informação que era sobrinho de César Augusto Neves, mas não sei o nome dos pais. Tem nas suas notas algo sobre ele?

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

José Acúrsio das Neves

#347415 | sena1965 | 18 jun 2014 21:56 | Em resposta a: #174635

O Bacharel António Gomes Nogueira Acúrcio das Neves era sobrinho de José Acúrcio das Neves.
Dele só sei o que escrevi na minha mensagem, isto é que teve dois filhos em Unhais-o-Velho:
Joaquim, nascido em 25-Set-1837 e baptizado em 4-Out-1840, e Francisco, nascido 3m 27-Set-1840 e baptizado também a 4-Out-1840 (imagens PPS09-002-0005_m0234 e PPS09-002-0005_m0235, isto é, 5º livro de baptismos de Unhais, imagens 234 e 235).

Cumprimentos

Joaquim Eurico Nogueira

Resposta

Link directo:

José Acúrsio das Neves

#347448 | Joman | 19 jun 2014 16:48 | Em resposta a: #174635

Obrigado pela correcção. Então eram tio e sobrinho e não irmãos. Do terceiro filho César, sei da sua existência porque casou em Cabo Verde e na certidão de baptismo da filha Maria Augusta (bap. a 04 de Janeiro de 1866), vem os nomes dos avós paternos e assim deste César não há dúvidas de quem era filho.
Já agora os padrinhos de baptismo da filha de César foram José António Gomes Neves e sua esposa Maria Teixeira Neves. Estes nomes dizem-lhe algo?
Pena que continue sem confirmação a filiação do tal sobrinho António Gomes Neves. Poderia ser filho de um dos dois irmãos?

Muito obrigado

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

José Acúrsio das Neves

#347451 | sena1965 | 19 jun 2014 17:38 | Em resposta a: #174635

Não sei nada sobre esse António Gomes Neves.

Numa intervenção anterior referi também que o Bacharel António Gomes Nogueira tinha um irmão, José Gomes Nogueira, que também constituiu família em Unhais-o-Velho.

É tudo o que sei sobre esta família e gostaria de saber mais porque a minha avó (Maria Palmira de Jesus Nogueira), na juventude (por volta de 1900) era visita habitual da casa branca dos Cavaleiros, onde o José Acúrsio das Neves havia vivido e constava que ela ainda era familiar dele, embora afastada... Mas nunca consegui encontrar a ligação.

Joaquim Nogueira

Resposta

Link directo:

José Acúrsio das Neves

#347474 | Joman | 20 jun 2014 17:06 | Em resposta a: #174635

Caro confrade

A mim, como deve ter entendido, só me interessa saber destes dois que viveram em Cabo Verde pois o sobrinho deste César casou-se com uma parente minha e daí o meu interesse em confirmar a ligação entre eles.

Muito obrigado na mesma e boa sorte nas suas pesquisas.

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 01:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen