Familia Pereira de Castro, Friestas, Gondomil

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

FAMILIA PEREIRA DE CASTRO DE FRIESTAS/GONDOMIL

#174887 | anabcosta | 30 nov 2007 21:57

Gostaria de saber informações sobre família numerosa de apelido "Pereira de Castro", instalados nas Freguesias de Friestas e Gondomil, concelho de Valença do Minho. Trata-se de apelido que vem permanecendo ao longo de gerações, conforme alguns dados recolhidos no Arquivo Distrital de Viana do Castelo.
Existe alguma residência - local de origem desta família?
NOTA: Pelo lado paterno, a minha avó chamava-se Maria Pereira de Castro, seus pais, avô e bisavô, tinham esse apelido.
Grata
Ana Bela Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA PEREIRA DE CASTRO DE FRIESTAS/GONDOMIL

#174929 | Samuel C O Castro | 01 dez 2007 12:45 | Em resposta a: #174887

Estimada Ana Bela Gonçalves,

Estou a montar uma grande base que unifica todos os ramos dos CASTROS, inclusive diversos ramos Pereira de Castro, sendo um deles de meu 5º avô e que até os dias atuais tem gerações assinando o duplo sobrenome. Para que eu possa verificar se os seus ascendentes já estão entroncados, peço sua gentileza de informar os antepassados de sua avó Maria Pereira de Castro, informando o nome dos casais, para me facilita a busca.

Em qual localidade resides ?

Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA PEREIRA DE CASTRO DE FRIESTAS/GONDOMIL

#175245 | anabcosta | 04 dez 2007 21:17 | Em resposta a: #174929

BOA NOITE,
A MINHA AVÓ CHAMAVA-SE MARIA PEREIRA DE CASTRO(nasceu: 22.08.1988), NASCEU NA FREGUESIA DE GONDOMIL-VALENÇA, ERA FILHA DE CARLOS PEREIRA DE CASTRO (nasceu 05.08.1945), SENDO ESTE, POR SUA VEZ FILHO DE JOSÉ LUIS PEREIRA DE CASTRO (nasceu ?), QUE POR SEU LADO TEVE COMO PAI MANUEL JOAQUIM PEREIRA DE CASTRO (nasceu ?) (ANDO A INVESTIGAR NO ARQUIVO DISTRITAL DE VIANA DO CASTELO-PORTUGAL).
ESTA FAMÍLIA, TEM/TEVE UM RAMO A RESIDIR EM FRIESTAS. ALIÁS, EXISTE UMA CASA NO LUGAR DO "EIDO NOVO" ONDE, EM TEMPOS, RESIDIRAM FAMILIARES COM ESSE MESMO APELIDO.
O JOSÉ LUIS PEREIRA DE CASTRO TEVE OS SEGUINTES IRMÃOS : MARIANA, ANTÓNIO, JOÃO, JOSÉ, ROSA, MARIA, LUIS E ALBINA (nascidos entre 1805 e 1822), SEGUNDO O ARQUIVO DISTRITAL, NÃO EXISTINDO, APARENTEMENTE, DATA DE NASCIMENTO DO JOSÉ LUIS.
ASSIM SENDO, SERÁ QUE TEM ALGO HAVER COM OS PEREIRA DE CASTRO DE RIBA DE MOURO?
SEMPRE NOS FOI TRANSMITIDO QUE SE TRATAVA DE UMA FAMÍLIA ANTIGA, COM TRADIÇÃO E NUMEROSA.
GRATA,
ANA BELA GONÇALVES

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA PEREIRA DE CASTRO DE FRIESTAS/GONDOMIL

#175303 | Samuel C O Castro | 05 dez 2007 10:36 | Em resposta a: #175245

Estimada Ana Bela,

As datas que referiste, creio quiz dizer 22.8.1888 e 5.8.1845, respectivamente.

Ao prosseguir suas buscas pelas certidões no ADVC, com certeza as mesmas darão pistas da exata localidade de nascimento dos ascendentes, onde poderás retroagir mais na ancestralidade do Manuel Joaquim Pereira de Castro, que infelizmente ainda não foi possível o entroncamento em minha base, onde tenho um Manuel Joaquim Pereira de Castro Marinho N-23.5.1828 - B-26.5.1828, São Salvador de Paderne, Melgaço, que não tenho a esposa e descendentes. Esse era filho de Luís Manuel Pereira de Castro Marinho Sotomaior (ou Luís Manuel de Castro Marinho) – C-15.8.1823, em Ceivães, em Monção, com Florinda Rosa Gomes Pinheiro (ou Florinda Pinheiro). Residiram no lugar de Crastos.

Alguma ligação, mesmo em distante grau de linhagem, com certeza terão com o Pereira de Castro, de Riba de Mouro, que citas. Realmente trata-se de uma família de muita tradição e numerosíssima.

Caso você conseguir retroagir mais na ancestralidade do Manuel Joaquim, peço sua gentileza de me informar, pois será com prazer que voltarei a consultar se será possível o entroncamento na base.

Muitíssimo obrigado pelas informações. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA PEREIRA DE CASTRO DE FRIESTAS/GONDOMIL

#175363 | Fmaia | 05 dez 2007 19:01 | Em resposta a: #175303

Estimada Ana Bela

Não é que tenha muito para lhe dizer acerca do tema proposto, no entanto, valerá a pena estar atenta às notícias, porque, suponho estar no prelo um estudo de algumas familias de Valença do Minho, nomeadamente Pereira de Castro.
O autor é o Sr. Major da G.N.R. Alberto Magno Pereira de Castro, ex Presidente da Câmara daquela vila, pessoa de grande saber no que concerne aos P.C. da região do Alto Minho.
Tenho uma vaga ideia, da última vez que com ele privei, ter-me-à dito que, o estudo, em princípio, estaria "cá fora" no fim do ano.
Do local da apresentação da obra, de momento, não estou recordado.
Se tiver oportunidade de chegar à fala com o Major Pereira de Castro, certamente não dará o seu tempo por perdido, tão vasto é o seu conhecimento dos locais e gentes Valencianas.

Cordiais cumprimentos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA PEREIRA DE CASTRO DE FRIESTAS/GONDOMIL

#175374 | Samuel C O Castro | 05 dez 2007 19:52 | Em resposta a: #175363

Estimado Maia da Fonseca,

Como talvez tenha lhe passado despercebido, peço mais uma vez sua gentileza de posicionar-me sobre as interrogações que ficaram de nosso último contato, conforme lhe questionei no tópico “Ajuda no AD Viana do Castelo, aqui em: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=171917

JOAQUIM P. de C, onde diz que este último N-1.8.1744 e foi B-7.8.1744, natural da Freg. de S. Pedro Fins de Parada, Conselho de Coura, Comarca de Valença, Arcebispado de Braga. Tenho a acrescentar que o BATISMO teria sido feito por PEDRO DA MOTA FERRÃS (peço ver com o pessoal do Arquivo sobre esse nome. Seria este o padre?

Ficou-me a dúvida, as folhas 45 e 47 estão em período próximo a 1.8.1744 a 7.8.1744 ? (Datas de nascimento e batismo do JPC).

Referindo-me às folhas anteriores / posteriores, nelas encontra-se algum PADRE com o nome de PEDRO DA MOTA FERRÁS ? (Que teria batizado o JPC).

Meu pentavô Joaquim Pereira de Castro (filho de Francisco Soares da Cunha e de Caetana Luísa Trancoso de Lira, esta com ascendência Castro em minha Grande base) deve ter recebido o mesmo nome do padrinho Joaquim Pereira de Castro. Desse padrinho teria condições de descobrir a ascendência dele no ADVC?

Caso descobrires a data de lançamento do livro do Major Alberto Magno, peço sua gentileza de aqui informar.

Fico-lhe muitísimo grato no que for possível esclarecer. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA PEREIRA DE CASTRO DE FRIESTAS/GONDOMIL

#175380 | anabcosta | 05 dez 2007 20:48 | Em resposta a: #175363

BOA NOITE,

MUITO GRATA PELO SEU CONTACTO.
NA VERDADE, JÁ TENTEI, APENAS UMA VEZ, HÁ ALGUNS ANOS, CONTACTAR O SENHOR MAJOR PEREIRA DE CASTRO, CUJO NOME ME FOI INDICADO PELA MINHA PRIMA ODETE PEDRA.
DADO QUE NOS PRÓXIMOS DIAS IREI A VALENÇA - GONDOMIL(ONDE TENHO CASA HERDADA DOS MEUS BISAVÓS), IREI, NOVAMENTE, TENTAR CONTAR O SR. MAJOR. (SEI ONDE RESIDE).
OS MEUS MELHORES CUMPRIMENTOS,

ANA BELA GONÇALVES

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA PEREIRA DE CASTRO DE FRIESTAS/GONDOMIL

#175402 | Fmaia | 06 dez 2007 00:41 | Em resposta a: #175374

Caro Samuel de Castro

Suponho, numa anterior mensagem, pedi desculpa pelos atrasos verificados nas consultas a que me propuz junto do ADV, a pedido de alguns confrades.
A verdade é que, consequência do falecimento de familiares muito próximos, e, por último, uma arreliadora fístula em local assaz incómodo, tem-me deixado debilitado e impossibilitado de me deslocar ao Arquivo, por forma a cumprir com as minhas obrigações perante os confrades e a fazer aquilo que mais gosto, que é a pesquisa genealógica.
O próprio acto de me sentar em frente ao computador é de uma dificuldade extrema e, isto, é só o começo de um tratamento que irá ter continuidade.
Primeiro foi a inserção de um dreno com anestesia geral, o repouso, o curativo, o cicatrizar. Depois virá, pelos vistos, o mais difícil que é a operação e o consequente tratamento..., que é de gritos.
Como vê, e que os confrades me perdoem, isto não tem sido fácil e como diz o outro a "minha parte já cá está, agarrada com unhas e dentes"..lol.
Quanto ao Major Pereira de Castro, meu particular amigo, desde o falecimento de meu Pai não estou com ele e, à altura, não falei com ele sobre o assunto uma vez que, anteriormente, me prometeu ofertar o referido livro assim que saísse.
Bem , isto já vai longo.

Cordiais cumprimentos para si, entensivos à Ana Bela, autora do tópico.
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA PEREIRA DE CASTRO DE FRIESTAS/GONDOMIL

#175435 | Samuel C O Castro | 06 dez 2007 13:08 | Em resposta a: #175402

Estimado Maia da Fonseca,

Muito grato pelas justificativas de seu afastamento das pesquisas, muito justas por sinal, pois em primeiro lugar devemos cuidar da saúde, que lhe desejo pronto restabelecimento, para que possas fazer, como disse, o que mais gosta, a pesquisa genealógica.

Contando que minhas dúvidas estejam no rol das que verás futuramente, deixo-lhe o meu muitíssimo obrigado. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA PEREIRA DE CASTRO DE FRIESTAS/GONDOMIL

#346177 | Samuel C O Castro | 12 mai 2014 15:35 | Em resposta a: #175245

Prezada Ana Bela Gonçalves,

Por acaso descobriste mais dados de sua ascendência Pereira de Castro?

Agradeço sua atenção. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA PEREIRA DE CASTRO DE FRIESTAS/GONDOMIL

#346987 | Isabelprat | 06 jun 2014 21:21 | Em resposta a: #346177

Prezado Sr. Samuel de Castro:

Num registo de baptismo de Guimarães, de 28-1-1858, consta como avós paternos do baptizado Manuel Francisco de Sousa Passos casado com Dona Miquelina Rosa de Mattos Pereira de Castro, sendo estes naturais de Viana do Castelo.
Por acaso terá na sua árvore dos Castros alguma referência a esta Pereira de Castro? Esta única referência a Viana de Castelo é demasiado vaga para prosseguir a pesquisa e não tenho ainda a obra do Major Pereiro de Castro, sobre as "Gerações Valencianas" que irei tentar adquirir brevemente.

Grata pela ajuda que puder ajudar-me,

Isabel

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA PEREIRA DE CASTRO DE FRIESTAS/GONDOMIL

#347014 | Samuel C O Castro | 07 jun 2014 20:59 | Em resposta a: #346987

Prezada Isabel,

Agradeço-lhe pelo seu contato.

Em minha base tenho um ramo "Matos Pereira de Castro", mas não me consta a Miquelina Rosa citada. A linhagem que tenho, advém do casal:

Maria Quitéria Pereira de Castro - N-6.4.1750, Monção – C-7.2.1770, S. Maria dos Anjos, Monção
Esposo: José de Matos Pereira – N-1745, S João Batista, Vila do Conde – Capitão.

Aqui no Geneall, no tópico "Manuel Pereira Lira", aqui em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=345858 , impostado pelo colega João Luís Cunha de Paços Pereira de Castro , tem muitas mensagens trocadas sobre os descendentes do casal acima.

O colega João Luís, por assinar Paços, talvez seja a pessoa mais indicada para auxiliar-lhe quanto ao Manuel Francisco de Sousa Passos (cc Miquelina Rosa), que indicaste. Acho bastante provável que a Miquelina Rosa também deverá descender do casal acima.

Também temos debruçado nuns "Matos Pereira de Castro", que é do ramo do Barão do Flamengo, que também não conseguimos ainda entroncar no casal que acima indiquei (Maria Quitéria e José), que também acho muito provável que seja do mesmo ramo familiar. Sobre o barão tem algumas mensagens aqui em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=347013 .

Neste tópico http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=327071 , em minha mensagem de 06-03-2013, 18:13, também tem dados sobre uns "Mattos Pereira de Castro", como também aqui em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=328518.

No Arq. Hist. Ultramarino, de Lisboa, tem os seguintes Processos: AHU_ACL_CU_RIO GRANDE DO SUL

Ant. 1800, Agosto, 11, Lisboa – Requeri/º 1º Ten. 4ª Cia. 1ª Div. Brig. Real Marinha, Félix José de Matos Pereira de Castro, ao Príncipe Reg. D. João, pedindo prom. – Anexos 2 atest. e 2 requeri/º - AHU-Rio Grande do Sul, cx. 7, doc. 37; cx. 8, doc. 7 e 33 – AHU_ACL_CU_019, cx. 5, D. 361.

Ant. 1801, Janeiro, 12, Porto – Req. Sarg. 1ª Cia Reg. Art. Porto, Luís Antônio de Matos Pereira de Castro, ao Prínc. Reg. D. João – Anexo duas Cert., ofício e lembrete - AHU-Rio Grande do Sul, cx. 8, doc. 1; cx. 21, doc. 50 – AHU_ACL_CU_019, cx. 5, D. 374.

Ant. 1801, Maio, 12, Lisboa – Req. Maj. Bat. Art. RS de S. Pedro, Félix José de Matos Pereira de Castro e do Ajudante Luís Antônio de Matos Pereira de Castro, ao Prínc. Reg. D. João – Anexo lembrete - AHU-Rio Grande do Sul, cx. 8, doc. 22 e 23 – AHU_ACL_CU_019, cx. 5, D. 382.

Ant. 1801, Outubro, 18 – Req. do Ajudante Luís Antônio de Matos Pereira de Castro, ao Prínc. Reg. D. João – anexo escritura de Perdão, 5 lembretes, 6 req., bilhete e ofícios - AHU-Rio Grande do Sul, cx. 17, doc. 27, 30, 31 e 35; cx. 19, doc. 6; cx. 21, doc. 35 e 42 – AHU_ACL_CU_019, cx. 11, D. 672.

Post. 1807, Setembro, R. Grande de S. Pedro – MAPA tropa Inf. e Art. Cap. R. Gr. S. Pedro, de que é Sarg. mor Félix José de Matos Pereira de Castro - AHU-Rio Grande do Sul, cx. 19, doc. 47 – AHU_ACL_ CU_019, cx. 12, D. 740.

No Arq. Hist. Militar de Lisboa tem o seguinte Processo: Luís Antônio de Matos Pereira de Castro – AHM-DIV-3-7-155

Quanto ao batismo que citaste, de 28.1.1858, se puderes citar o nome do batizado e de seus pais e demais dados de moradia deles, ficar-lhe-ei muito agradecido.

Quanto a localidade de continuidade das buscas, acho mais provável tentar Monção e nos Arquivos: AHU e AHM, nos Processos acima citados. Se por acaso descobrires dados relacionados às todas as pessoas acima citadas e puderes fazer a gentileza de me informar, fico-lhe muito grato.

Na obra Gerações Valencianas, não constam os nomes que citaste.

Continuo a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA PEREIRA DE CASTRO DE FRIESTAS/GONDOMIL

#347026 | Isabelprat | 08 jun 2014 13:56 | Em resposta a: #347014

Prezado Samuel de Castro

Estou-lhe muito grata pelas informações que me prestou e pelas consultas que me sugeriu neste Fórum, que estou a realizar, mas sendo longas, não quero deixar de lhe responder desde já.

Só muito recentemente, tive acesso aos nomes completos destes meus 4ºs avós (da linha materna/materna), desta minha 4ºa avó apenas "Miquelina Rosa", o que me tem impedido de continuar as pesquisas neste ramo.

Encontrei no site (creio que brasileiro) "FamíliaMafra" uma indicação que me levou ao Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, onde consta:

"Adelino - Paróquia de São Sebastião - Guimarães
Data de nascimento 1858/01/16
Pai: João José de Passos - freg. e conc. desconhecida
Mãe: Gertrudes Rosa do Sacramento Passos - freg. e conc. desconhecida
Avós paternos: Manuel Francisco de Sousa Passos e Miquelina Rosa de Matos Pereira de Castro
Avós maternos:António Rodrigues de Carvalho e Eufémia de Jesus Barbosa"

Consultado o registo assento de baptismo (on-line) consta:

"Adelino: filho legítimo de João José dos Passos Capitão graduado do batalhão de Caçadores número sete e de Dona Gertrudes Rosa do Sacramento (...) moradores na Rua Travessa desta freguesia de São Sebastião da cidade de Guimarães, neto pela parte paterna de Manuel Francisco de Sousa Passos e de Dona Miquelina Rosa de Mattos Pereira de Castro naturais de Viana do Castelo (...)"

Não transcrevi o assento completo, mas se estiver interessado e com dificuldade de aceder a este Livro, com todo o gosto transcreverei para si o assento completo. E estas são as únicas informações que tenho neste momento. Espero que lhe possam ser úteis.

Cumprimentos cordiais,

Isabel Prata

Resposta

Link directo:

RE: FAMILIA PEREIRA DE CASTRO DE FRIESTAS/GONDOMIL

#347047 | Samuel C O Castro | 08 jun 2014 22:48 | Em resposta a: #347026

Prezada Isabel Prata,

Agradeço-lhe pelas informações complementares.

Não há necessidade de transcrever o assento completo.

Futuramente, ao efetuar as pesquisas nas fontes que indiquei, se for possível disponibilizar-me os dados que lá encontrar, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido, pois também tenho imenso interesse em elementos dos "Mattos Pereira de Castro" que indiquei em minha última mensagem, como também na ascendência da Miquelina Rosa constante do assento que fez a gentileza de me informar.

Continuo a disposição. Ótima semana vindoura. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Familia Pereira de Castro, Friestas, Gondomil

#350010 | Isabelprat | 07 set 2014 12:19 | Em resposta a: #174887

Prezado Samuel de Castro:

Envio-lhe a transcrição do assento de nascimento de Miquelina Rosa de Matos Pereira de Castro e que comprova a sua suposição de filiação:

4-7-1782 – m0076.tif – Valença

"Maclina Rosa filha legítima de José de Matos Pereira, furriel de Bombeiros do Regimento de Artilharia e natural de Vila do Conde, Arcebispado de Braga e de Maria Quitéria Pereira de Castro sua molher, natural da Vila de Monção e fregueses desta Igreja, neta paterna de Francisco de Matos Pereira e de sua mulher Maria Thereza Duarte ambos de Vila do Conde e pela materna de Alexandre Pereira de Castro e de Maria Angélica de Oliveira da dita Villa de Monção. Nasceu aos quatro dias do mês de Julho de mil sete centos e oitenta e dous annos e foi baptizada por mim Padre António Luís; foram Padrinhos António José Rebelo Pereira de Castro desta Villa e Madrinha Felipa José Pereira de Castro desta Villa de Monção e para constar fiz este assento."

Este assento, se por um lado comprova a filiação no casal que me indicou, deixa-me perplexa, pois que tenho dois assentos de nascimento (feitos pelo mesmo padre, em Viana do Castelo) que referem como avó dos baptizados, Rosa Maria Pereira de Castro. Pode tratar-se de erro do padre, ou de um 2º casamento de José de Matos Pereira, com uma senhora da mesma família? Gostaria de saber a sua opinião sobre este lapso e de lhe pedir a sua atenção para o caso de vir a encontrar alguma informação suplementar.

Já consultei também alguns dos processos que me sugeriu no AHU e como o tempo de que disponho é escasso optei por fotocopiar essa documentação. Se continuar interessado nela, tenho todo o gosto em a enviar por correio; embora já por diversas vezes tenha deixado a sua morada neste Fórum, peço-lhe que ma envie de novo. Pode confirmar-me também se mantém este seu endereço - castro.genealogia@bol.com.br?

É que estaria muito interessada em receber também a informação que possui sobre os Pereira de Castro dos Picoutos e sobre o Reitor de Merufe. São tantos, e por vezes tão confusos, os ramos Pereira de Castro, que tenho dificuldade em me situar neles, mesmo podendo contar com a grande ajuda da informação aqui colocada pelo Sr. Coronel João Luis P. Castro e de nela constar alguns dos casais aqui referidos.

Mais uma vez muito obrigada por toda a ajuda que me tem dado.

Cumprimentos cordiais,

Isabel Prata

Resposta

Link directo:

Familia Pereira de Castro, Friestas, Gondomil

#350013 | abribas | 07 set 2014 17:47 | Em resposta a: #174887

Cara Isabel Prata, antecipo-me ao confrade Samuel de Castro com algumas informações:
Seu 6ª avô, Alexandre Pereira de Castro, casou em Santa Maria dos Anjos, Monção, a 11.2.1742, com Maria Angélica de Oliveira. Ele seria Escrivão dos Mantimentos e terá falecido a 3.5.1772 em Monção.
É o que tenho anotado.
Era filho natural do padre Felix Pereira de Castro (*Monção c.1660), reitor de Merufe, e de Domingas Lourenço (+Monção 20.8.1748), irmão inteiro do meu 8º avô, Felix Pereira de Castro (*Monção c.1700, +Monção 19.7.1754), Escrivão dos Órfãos de Monção por Carta de 21.2.1726 (ANTT, Registo Geral das Mercês, D. João V, Livro 13, fls. 472).
Cumprimentos
António

Resposta

Link directo:

Familia Pereira de Castro, Friestas, Gondomil

#350014 | Isabelprat | 07 set 2014 19:08 | Em resposta a: #174887

Caro António:

Muito obrigada pela sua rápida resposta e ainda mais pelas suas informações. Os processos que consultei no Arquivo Histórico Ultramarino, sugeridas pelo Sr. Samuel de Castro, dizem respeito a Félix José de Matos Pereira de Castro e a Luis António de Matos Pereira de Castro, relativas aos seus cargos no Brasil. De qualquer modo se estiver interessado nelas, terei igualmente todo o gosto em lhas enviar.

Cumprimentos cordiais,

Isabel Prata

Resposta

Link directo:

Familia Pereira de Castro, Friestas, Gondomil

#350015 | Samuel C O Castro | 07 set 2014 20:48 | Em resposta a: #174887

Estimada Isabel Prata,

Agradeço seu contato.

Tendo a Miquelina Rosa N-4.7.1782, em Valença, qual data teria sido batizada?

Referistes que tens 2 assentos de nascimentos feitos em Viana do Castelo, que referem como avó dos baptizados, Rosa Maria Pereira de Castro. Seria possível informar-me os nomes; as datas de nascimento e de batismo; nomes dos pais e dos avós dos 2 assentos referidos? Com essas informações, creio terei melhores condições de lhe responder suas dúvidas.

Por favor, peço sua gentileza que escreva para o meu e-mail que indicaste, que continua o mesmo e de resposta lhe informarei minha morada e lhe disponibilizarei o que tenho dos Castros dos Picoutos e do Reitor de Merufe, Félix.

Fico no aguardo de seu contato e à disposição. Carinhoso abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Familia Pereira de Castro, Friestas, Gondomil

#350047 | Isabelprat | 08 set 2014 19:49 | Em resposta a: #174887

Prezado Samuel de Castro:

Muito obrigada pela sua rápida resposta. Envio-lhe então os seguintes dados:

Miquelina Rosa foi baptizada a 9-7-1782

Os dois assentos de nascimentos onde consta como avó materna Rosa Maria Pereira de Castro, são de dois irmãos de meu trisavô Félix José de Passos (que ainda não consegui localizar, cujo nascimento tanto poderá ser em Portugal, como no Brasil), em Viana do Castelo - Monserrate – m0895. tif e m0907. tif (on-line):

Custódio – filho legítimo de Manoel Francisco de Sousa Passos e de Dona Miquelina Rosa de Mattos Pereira de Castro, moradores na Portella, neto paterno de Mathias Francisco de Passos e de sua molher Dona Anna Maria de Sousa, elle da freguesia de São Miguel, Bispado de São Tiago, Reino da Galiza, e ella de Vila do Conde e materno de José de Mattos Pereira e de sua molher Dona Maria Rosa Pereira de Castro, elle de Vila do Conde e ella da Vila de Monção; nasceu aos seis dias do mês de Julho de mil oitocentos e seis, foi baptizado pela parteira por estar em evidente (eminente?) perigo de vida, e chamando-a logo à minha presença achei que administrara bem, suprirão-se-lhe (?) as cerimónias da Igreja (?) no dia 10 do mesmo mês e anno e recebeu os Santos Óleos. Foi seu padrinho o Tenente Coronel de Artilharia Custódio Rezende de Faria e para constar fiz este assento que assino era ut supra.

Averbamento: faleceu a 12-8-1806
Nota/correção minha: Mathias Francisco de Passos é natural de Arão - Valença. Seu Pai é que será oriundo da Galiza.

João – filho legítimo de Manoel Francisco de Passos e de Dona Miquelina Rosa de Matos Pereira de Castro moradores no Arrabalde da Portella. Neto paterno de Mathias Francisco de Passos e de sua molher Dona Anna Maria de Sousa, ele da Freguesia de S. Miguel (…) e ela de Vila do Conde, e materno de José de Matos Pereira e de sua molher Dona Maria Rosa Pereira de Castro, ele de Vila do Conde, ela da villa de Monção. Nasceu aos 26-5-1807 e foi baptizado por mim, o Cónego (?) Prior no dia 31 do mesmo mês e anno e lhe pus os Santos Óleos. Foram Padrinhos José Lopes de Azevedo, por seu Procurador Félix Pereira da Silva Bezerra Fagundes e Dona Francisca Inácia Pereira Caldas, por seu procurador José Pereira de Castro e para constar fiz este assento.

Espero que estes dados lhe permitam perceber quem é Maria Rosa P. de Castro: lapso do Padre ou um 2º casamento de José de Matos Pereira e ninguém melhor para o fazer que o Senhor. Eu não sei o que pensar pois que quer no assento de baptismo de Miquelina Rosa, quer no seu assento de casamento com Manuel Francisco de Sousa Passos, consta como filha de José de Matos Pereira e de Maria Quitéria P. C.

Antecipadamente grata e cordiais cumprimentos,


Isabel Prata

Resposta

Link directo:

Familia Pereira de Castro, Friestas, Gondomil

#350050 | Samuel C O Castro | 08 set 2014 21:24 | Em resposta a: #174887

Estimada Isabel Prata,

Muito obrigado pelas informações complementares, que serão muito úteis para minhas pesquisas.

Procurando em minha base dos Castros, localizo duas Maria Rosa Pereira de Castro, ambas possivelmente solteiras:

Maria Rosa Pereira de Castro e Vasconcelos – N-7.2.1751 – B-15.2.1751 - N-Valença

Maria Rosa Pereira de Castro - N-24.8.1794, no lugar de Abreu, S Pedro de Merufe, Monção
B-31.8.1794, S Cosme e Damião de Podame, por necessidade, mas registrada em Merufe, Monção. Padrinhos: Manuel José Pereira de Castro e sua mulher Rosa de Carvalho, do lugar de Uveiras, Podame.

Pelos elementos que tenho, infelizmente não me permitem afirmar nem uma coisa (lapso do padre), e nem outra (2º casamento do José de Matos Pereira). Uma das alternativas seria descobrir se o dito José deixou Processos de Inventário, ou de Testamento, que possa afirmar um possível casamento.

Você se refere ao "assento de casamento da Miquelina Rosa com Manuel Francisco de Sousa Passos". Trata-se de elemento que não possuo, portanto, se puderes fazer a gentileza de descrever os dados desse assento, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido.

Por acaso, alguns dos filhos do casal Miquelina e Manuel, assinaram Castro, ou casaram com elementos dessa família?

O mesmo casal, tiveram mais filhos além do Custódio, João e Félix?

Gostaria sim de receber as cópias dos Processos que pesquisastes no AHU, para tal estou aguardando seu contato por e-mail, para indicar-lhe minha morada e poder lhe enviar os dados prometidos.

Continuo a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Familia Pereira de Castro, Friestas, Gondomil

#350122 | Isabelprat | 11 set 2014 21:40 | Em resposta a: #174887

Prezado Samuel de Castro:

Envio-lhe, como pedido, o assento de casamento infra, bem como o de baptismo de Miquelina Rosa:

ASSENTO DE CASAMENTO DE MANOEL FRANCISCO DE SOUSA PASSOS COM MIQUELINA ROSA DE MATOS PEREIRA DE CASTRO
10-8-1802

Aos dês dias do mês de Agosto de mil oitocentos e dous com uma só denunciação por Decreto de Sua Excelência Reverendíssima nesta Collegiada e Matriz de Viana e na Parochia de Monserrate tudo sem impedimento e com licença do mesmo Excelentíssimo Reverendíssimo Senhor se receberão por
palavras de presente e de mútuo consentimento na minha presença e das testemunhas abaixo assignadas sendo eu o Encomendado Francisco José Álvares Vianna como também lhes dei as bênçãos na forma do Ritual Romano a Manoel Francisco de Sousa Passos, solteiro Segundo Tenente do Regimento de Artilharia do Porto, filho legítimo de Mathias Francisco de Passos e de Dona Anna Maria de Sousa natural da freguesia de Arão termo de Valença, neto paterno de António de Passos e de Rosa Francisca naturais da freguesia de Sam Miguel de Carvalhedo / Carvalhido, Arcebispado de Santhiago da Galiza e materno de Félix Moreira e de Thereza Maria Cazais naturais de Vila do Conde, com Dona Miquelina Rosa de Mattos Pereira de Castro, solteira, filha do Capitão José de Matos Pereira e de sua mulher Dona Maria Quitéria Pereira de Castro, natural da freguesia de Santa Maria dos Anjos da Praça de Valença, neta paterna de Francisco de Matos Pereira e de Maria Barbosa Duarte naturais de Villa do Conde, e materna de Alexandre Pereira de Castro e de Maria Angélica de Oliveira naturais de da Villa de Monção e para constar fiz este assento que assigno com as testemunhas. Vianna, era ut supra.

ASSENTO DE BAPTISMO DE MIQUELINA ROSA DE MATOS PEREIRA DE CASTRO
4-7-1782 – m0076.tif – Valença

Maclina(sic) Rosa filha legítima de José de Matos Pereira, furriel de Bombeiros do Regimento de Artilharia e natural de Vila do Conde, Arcebispado de Braga e de Maria Quitéria Pereira de Castro sua molher, natural da Vila de Monção e fregueses desta Igreja, neta paterna de Francisco de Matos Pereira e de sua mulher Maria Thereza Duarte ambos de Vila do Conde e pela materna de Alexandre Pereira de Castro e de Maria Angélica de Oliveira da dita Villa de Monção. Nasceu aos quatro dias do mês de Julho de mil sete centos e oitenta e dous annos e foi baptizada aos nove dias do dito mês e anno, por mim Padre António Luís; foram Padrinhos António José Rebelo Pereira de Castro desta Villa e Madrinha Felipa José Pereira de Castro desta Villa de Monção e para constar fiz este assento.

Quantos às restantes perguntas que fez, estou a tentar reunir a informação que tenho para lhe responder da forma mais precisa possível.

Também já lhe enviei um mail para o seu endereço, mas não consigo perceber se o recebeu.

Agradeço-lhe mais uma vez a sua preciosa ajuda na "questão Rosa Maria P.C."

Cordiais cumprimentos,

Isabel Prata

Resposta

Link directo:

Familia Pereira de Castro, Friestas, Gondomil

#350149 | Samuel C O Castro | 12 set 2014 17:15 | Em resposta a: #174887

Estimada Ana Isabel Prata,

Muito obrigado pelo envio dos assentos, que me serão muito úteis, como também pela disponibilidade de responder-me às minhas restantes perguntas.

Seu e-mail respondi dia 9.9, mas como diz não ter recebido, reenviei hoje novamente.

Continuo a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Familia Pereira de Castro, Friestas, Gondomil

#350184 | Samuel C O Castro | 13 set 2014 17:27 | Em resposta a: #174887

Estimada Ana Isabel Prata,

Peço o favor de confirmar se recebeu meu e-mail. Continuo a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Familia Pereira de Castro, Friestas, Gondomil

#350233 | Isabelprat | 15 set 2014 19:17 | Em resposta a: #174887

Estimado Samuel de Castro:

Não consigo receber os seus mails, mas parece-me que o Senhor consegue receber os meus, assim sendo, acabo de lhe enviar um extenso mail para o seu endereço pessoal, onde resumindo, lhe digo que encontrei aqui no Fórum a sua morada e lhe envio amanhã, por correio, a documentação prometida.

Cordiais cumprimentos,

Isabel Prata

Resposta

Link directo:

Familia Pereira de Castro, Friestas, Gondomil

#350246 | Samuel C O Castro | 15 set 2014 23:36 | Em resposta a: #174887

Estimada Ana Isabel Prata,

Respondi a seu novo e-mail e reenviei o outro novamente. Caso não o receber, vou reenviar por outro e-mail que tenho.

Continuo a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Familia Pereira de Castro, Friestas, Gondomil

#350858 | Samuel C O Castro | 04 out 2014 15:36 | Em resposta a: #174887

Estimada Isabel Prata,

Como não mais tive notícias suas, estou curioso para saber o que achaste dos dados que enviei constantes do anexo de meu e-mail. Como também gostaria de ser informado se tens dados complementares aos ali contidos.

Fico no aguardo de suas notícias. Ótimo fim de semana. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Familia Pereira de Castro, Friestas, Gondomil

#350954 | Isabelprat | 07 out 2014 20:00 | Em resposta a: #174887

Estimado Samuel de Castro:

Continuamos seguramente a ter problemas com os nossos mails pessoais, porque lhe respondi logo, agradecendo, assim que recebi os seus 2 documentos Word. De igual forma lhe pergunto se chegou a receber a documentação do AHU, que lhe enviei em correio registado. Se houve algum extravio, voltarei a enviá-la.

Quanto às informações que me pediu, são escassos os elementos que consegui obter até agora:

Tenho a certeza de que haverá pelo menos mais uma filha do casal Manuel Francisco com Miquelina Rosa - a minha tia trisavó Carlota Joaquina Passos, cujo apelido de casada desconheço ainda, e que creio, terá vivido no Brasil, em Arrozal (informação que consta de correspondência que ainda temos na família).

Do casal José de Matos Pereira com Maria Quitéria Pereira de Castro, tenho o registo de casamento em Vila do Conde, em 18-1-1798, de um outro filho - João de Matos Pereira de Castro, com Ana Luisa Sousa, filha de Manuel Seixas Sá e de Mariana Joaquina Sousa, de Vila do Conde. Testemunhas: José Joaquim Gonçalves, João Baptista Flores e o Prior António Vasconcelos Monteiro Lima.

Pode confirmar-me, por favor, a data e freguesia de baptismo de Maria Quitéria P. Castro? Creio que vi a data de 6-4-1750, em Sta. Maria dos Anjos, Monção, mas o Arq. Dist. de V. do Cast. não o localizou.

Muito grata por toda a ajuda que me tem dado, terei todo o gosto em lhe fazer chegar a informação que for obtendo sobre os P. de Castro.

Isabel Prata

Resposta

Link directo:

Familia Pereira de Castro, Friestas, Gondomil

#350956 | Samuel C O Castro | 07 out 2014 21:19 | Em resposta a: #174887

Estimada Ana Isabel Prata,

Voltei a responder a seu último e-mail enviado, inclusive ali comento sobre sua remessa dos documentos que estou aguardando.

Peço notar no anexo que lhe enviei, que lá consta uma Carlota Joaquina dos Passos. Tem possibilidade de ser a sua trisavó?

Pensei na possibilidade de Arrozal ser no Rio Grande do Sul (RS), Brasil, se eu descobrir algo, lhe informo.

Do casal que informaste João c. c. Ana em Vila do Conde, por acaso tens a descendência deles?

Quanto a data de batismo de Maria Quitéria P. Castro, só me consta Monção, não sei a Freguesia, vide meu anexo.

No aguardo de suas novidades, continuo a disposição. Carinhoso abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Familia Pereira de Castro, Friestas, Gondomil

#354581 | Isabelprat | 09 fev 2015 17:42 | Em resposta a: #350956

Caro Samuel de Castro:

Enviei-lhe há algum tempo, para o seu mail pessoal, alguma descendência entretanto encontrada, do casal Manuel Francisco de Sousa Passos e Miquelina Rosa de Matos Pereira de Castro. Pode confirmar-me se recebeu essa informação?

Cumprimentos cordiais,

Isabel Prata

Resposta

Link directo:

Familia Pereira de Castro, Friestas, Gondomil

#354582 | Samuel C O Castro | 09 fev 2015 18:26 | Em resposta a: #354581

Olá prima Isabel Prata,

Se você se refere à sua mensagem de 31.1, recebi sim, e a respondi em 2.2., com as informações abaixo que me constam na caixa de "enviados".

"Olá prima Ana Isabel,

No seu registro enviado n. 3, no final, eu leio "Conde do Barreiro". Neste link mostra que esse Conde faleceu em 1815, no Rio de Janeiro, portanto depois de ter representado como procurador no batisado da Carlota. Interessante ela ter tido como padrinhos Suas Altezas Reais. Sinal que os familiares eram muito bem quistos na Corte.

Nesta linhagem "Matos Pereira de Castro" teve um LUÍS ANTÔNIO que foi militar no RS e tenho visto na NET que certa época ele e o irmão Félix pediram para passarem a receber os "soldo" no RJ.

Já, no RJ achei alguma coisa sobre um LUÍS JOSÉ, que teve propriedade em Campos de Goytacazes, no RJ, mas sem descobrir a esposa, localizei um filho chamado João Luís de Matos Pereira de Castro.

Pedi para o colega de Portugal que coletou dados interessantíssimos nos paroquiais de Monção, Valença e Vila do Conde, sobre essa linhagem, para que ele visse se localizava algum LUÍS ANTÔNIO, ou o casamento do LUÍS JOSÉ, mas infelizmente ele nada localizou. Tenho a impressão que o Luís Antônio (que cometeu um crime no RS), possa ter ido para o RJ e passado a assinar Luís José. É apenas uma dedução, mas não tenho certeza. Esse Luís José creio seria o avô do Barão do Flamengo, mas os paroquiais de CAMPOS DE GOYTACAZES não estão on-line, o que dificulta as buscas.

Ótima semana. Carinhoso abraço.

Samuel de Castro"

Continuo a disposição. Carinhoso abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Familia Pereira de Castro, Friestas, Gondomil

#381436 | jmfcastro | 27 mai 2017 00:40 | Em resposta a: #175245

Só agora e porque ando a fazer pesquisa dos meus antepassados vi esta sua mensagem, tenho a dizer que sou seu parente, visto o meu avô paterno ser irmão da sua avó, chamava-se António Augusto Pereira de Castro, nascido em Gondomil, lugar do Crasto, é ele precisamente o motivo do inicio das minhas pesquisas visto ter emigrado para o Brasil em 1939 e do qual não mais houve noticias. No Brasil só consegui consegui encontrar o registo de entrada no Rio de Janeiro.
Meu pai chamava-se Manuel Morais Pereira de Castro também nascido em Gondomil, mas viveu quase toda a vida em Lisboa para onde a minha avó paterna veio após o meu avô ter emigrado.

sem mais, obrigado pela atenção

José Manuel Ferreira de Castro

Resposta

Link directo:

Familia Pereira de Castro, Friestas, Gondomil

#385642 | anabcosta | 21 out 2017 14:33 | Em resposta a: #381436

Olá!
Desculpe só agora lhe responder, mas ainda não tinha lido o teor da sus mensagem. De facto somos familiares. Consultando o livro "Gerações Valencianas", editado pelo Senhor Major Pereira de Castro (antigo Presidente da Câmara de Valença, historiador local e nosso parente), no que concerne aos "Pereira de Castro de Gondomil", é feita menção ao Seu Pai - Manuel Morais Pereira de Castro (nascido em 29 de janeiro de 1933, no Lugar de Quintas / Gondomil, tendo casado em 25 de maio de 1958, em Lisboa, com D. Maria Adélia Ferreira, de Tomar). Ele foi irmão do José Augusto Pereira de Castro, que faleceu em 2007, em Viana do Castelo.
Portanto, confirmo que o seu avô António Augusto Pereira de Castro - casado com Esmeralda Moraes - foi irmão da minha Avó paterna Maria Pereira de Castro.
Eu sou filha mais nova do Jaime Gonçalves de Castro.
Abraço,
Ana Bela Gonçalves

Resposta

Link directo:

Familia Pereira de Castro, Friestas, Gondomil

#386245 | anabcosta | 05 nov 2017 19:18 | Em resposta a: #175303

Boas!
Finalmente consegui fazer a ligação do Manuel Joaquim Pereira de Castro (Marinho Sotomaior), meu antepassado com o seu irmão Dionísio Pereira de Castro (havia mais 2 irmãos : a Joana e o Caetano), atento o registo que agora lhe envio :
O Luis Manuel que refere era neto do tal Dionisio!!

"1824 Maio 22

Baptismo de Luis Manoel de Castro Marinho

A.D.V.C. Registos Paroquiais, freguesia de Paderne, Melgaço, livro nº 10, fl. s172 v.

Luis Manoel filho Legitimo de Luis Manoel de Castro / e Donna Florinda Pinheiro, Neto Paterno de Dionizio / Antonio de Castro e sua mulher Dona Jozefa Codesso / Ribeiro todos do Lugar de Crastos desta freguezia do Sal / vador de Paderne, e Materno de Manoel Antonio / Pinheiro e sua mulher Dona Donna Maria da / Costa da freguezia do Salvador de Seibaens Nasceo / aos vinte e dous dias do mês de Maio de mil e oito Cen / tos e vinte e quatro, e aos vinte e tres do mesmo mês / e anno batizou-o Solenemente e pos lhe os Sanctos Oli / os o Padre Domingos Gonçalves de Caldas meu Cuad / juctor forão Padrinhos João de Castro e sua Maj / Dona Jozefa Avo Paterna do batizado E para Cons / tar fis este asento Eu Manoel Francisco Gonçal / ves villarinho Reitor"

Parece que foi o ramo familiar do Dionisio que herdou o Morgadio de Alderiz (Pias), por morte, em combate, do Manuel Joaquim Pereira de Castro.

Gostaria de contactar esse ramo do Dionísio. Conhece alguém?

Muito obrigada.

Cumprimentos,
Ana Bela Gonçalves

Resposta

Link directo:

Familia Pereira de Castro, Friestas, Gondomil

#390288 | anabcosta | 20 mar 2018 21:27 | Em resposta a: #175303

.....

Boa Noite,

Será que o Manuel Joaquim Pereira de Castro Marinho que refere é filho de : Caetano Manuel José Pereira de Castro Marinho, que casou com D. Maria Esteves, de S.Paio (Melgaço), sendo este Caetano filho de Luís Pereira de Castro Marinho e de D. Maria Gomes de Santa Tereza (irmã do padre Domingos Gomes, de S. Paio também)?
Abraço,
Ana

Resposta

Link directo:

Familia Pereira de Castro, Friestas, Gondomil

#409526 | anabcosta | 11 nov 2018 18:34 | Em resposta a: #381436

Boa tarde,

Viu a minha mensagem?
Ana bela

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 18:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen