Baião, Piçarra e Lopes Batista Ancestrais de Serpa

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Baião, Piçarra e Lopes Batista Ancestrais de Serpa

#175709 | luizsillos | 08 dez 2007 23:38

Caros confrades,

Procuro informações genealógicas dos seguintes antepassados, todos naturais da Vila de Serpa, freguesias de S. Salvador e Santa Maria:

1-Francisco Baião e Catarina da Conceição, naturais da freguesia de Santa Maria de Serpa, com filhos nascidos entre os anos de 1750 a 1770;

2-Manuel Rodrigues e Margarida Lourença Piçarra, naturais da freguesia de Santa Maria de Serpa, cujos filhos assinavam Rodrigues Piçarra, e nascidos entre os anos de 1715 a 1725;

3-António Lopes e Joana Baptistam naturais da freguesia de São Salvador, com filhos nascidos entre os anos de 1760 a 1775.

Grato,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Baião, Piçarra e Lopes Batista Ancestrais de Serpa

#175777 | rmfrp | 09 dez 2007 19:36 | Em resposta a: #175709

Caro Luiz Gustavo:

Embora não tenha dados sobre as pessoas que refere, posso informar que o apelido Baião já existia em Serpa desde cerca de 1600, pelo menos.

Ascensa Baião, cristã-velha, casou com Manuel Fernandes Bacalhau (pai), ferreiro cristão-novo. Este casal teve três filhos nascidos cerca de 1620. Entre os descendentes de Ascensa Baião conheço alguns que usaram o mesmo apelido:
- a filha Antónia Baião, nascida cerca de 1624, que casou com Belchior Fernandes;
- a neta Maria Baião, nascida cerca de 1644, filha dos anteriores;
- a neta Ascensa Baião, nascida cerca de 1650, filha de Manuel Fernandes Bacalhau (filho) e sua mulher Maria Gonçalves. Ascensa apresentou-se à Inquisição em 1670. Casou com um borracheiro cristão-velho chamado João Vieira.

Toda esta família parece ter vivido em Serpa, pelo que se conseguir recuar mais algumas gerações na ascendência de Francisco Baião talvez se consiga estabelecer alguma ligação.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Baião, Piçarra e Lopes Batista Ancestrais de Serpa

#175806 | luizsillos | 09 dez 2007 22:47 | Em resposta a: #175777

Caro Rui,

Muitíssimo grato por suas informações. Cheguei a anotar o casamento de todos os Baiões que eu encontrei na freguesia de Santa Maria de Serpa, entre os anos de 1728 a 1760, porém, não consegui localizar o de Francisco Baião com a mulher Catarina da Conceição.

Boa parte dos Baiões que achei, eram filhos de António Baião e de sua mulher Luzia Abril.

Quando possível, quero ver se consigo pesquisar os batismos de Serpa, tanto de Santa Maria, quanto de S. Salvador, a procura de filhos desse casal.

Com os melhores cumprimentos,
Luiz Gustavo de Sillos

Resposta

Link directo:

RE: Baião, Piçarra e Lopes Batista Ancestrais de S

#175811 | henrdias | 10 dez 2007 00:11 | Em resposta a: #175777

Caro Rui Pereira,

achei curioso o Manuel Fernandes Bacalhau (pai e filho), pois também tenho um caso idêntico em Maçãs de D. Maria, com o filho a casar em 1721. Dada a distância geográfica e temporal, acha que poderá haver alguma relação entre eles?

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Baião, Piçarra e Lopes Batista Ancestrais de Serpa

#175965 | rmfrp | 10 dez 2007 22:09 | Em resposta a: #175806

Caro Luiz Gustavo de Sillos:

A Luzia Abril que refere deverá ser parente de Luzia Palos Abril, de Serpa, que casou a 30.04.1696 em Serpa (Salvador) com Manuel Rodrigues Cabral, de Albufeira. Não conheço descendência deste casal que tenha usado o apelido Abril, nem ligação a pessoas de apelido Baião.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Baião, Piçarra e Lopes Batista Ancestrais de S

#175966 | rmfrp | 10 dez 2007 22:17 | Em resposta a: #175811

Caro Henrique Dias:

Não sei se existirá ligação entre estes Bacalhaus de Serpa e os de Maçãs de Dona Maria.

O que posso informar é que "Bacalhau" parece ter passado de alcunha a apelido em finais do século XVI. O primeiro que encontro referido com o nome é o rendeiro cristão-novo Duarte Rodrigues Bacalhau, que deve ter nascido cerca de 1530-1540 e cuja filiação desconheço. Curiosamente os descendentes de Duarte não parecem ter mantido o nome, e é na descendência de um irmão de Duarte, Rui Fernandes, que o apelido Bacalhau aparece com frequência. Os dois Manuéis, pai e filho, referidos na minha mensagem anterior eram neto e bisneto de Rui Fernandes.

Nunca estudei a genealogia destas famílias em Serpa para além de finais do século XVII, pelo que não lhe sei sequer dizer se o apelido Bacalhau se manteve.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Baião, Piçarra e Lopes Batista Ancestrais de S

#176073 | henrdias | 11 dez 2007 21:34 | Em resposta a: #175966

Caro Rui Pereira,

o que não há dúvida é que o Bacalhau chegou até aos nossos dias, embora agora já vá escasseando (e não me refiro apenas ao Pascoal).
Tive um colega de trabalho que usava esse apelido, e curiosamente, era alentejano.

Agradeço a sua resposta esclarecedora,
com os melhores cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Baião, Piçarra e Lopes Batista Ancestrais de Serpa

#184787 | luizsillos | 14 fev 2008 00:24 | Em resposta a: #175777

Caro Rui,

Graças ao auxílio de FS, confrade deste Fórum, consegui recuar mais uma geração dos meus ancestrais Baiões:

I - Maria Baioa, da Vila de Serpa, casada com Marcos Carrasco, do mesmo local. Foram pais de Francisco Baião, nascido por 1725 ou data posterior.

Creio já estar mais perto de conseguir ligar-me aos Baiões que citou em mensagem anterior.

Meus cumprimentos,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Baião, Piçarra e Lopes Batista Ancestrais de Serpa

#206506 | luizsillos | 27 ago 2008 20:06 | Em resposta a: #175777

Caro Rui Pereira,

Graças à ajuda de João Pacheco, consegui retroceder mais uma geração dos meus Baiões. Até onde descobri, o apelido veio pela linha feminina. Segue:

Margarida Baião, natural da Vila de Serpa, onde deve ter nascido por 1677 (ou data anterior), casada com Manuel Martins.

Será que o confrade saberia me dizer se existe alguma relação com a família de Ascença Baião, citada pelo confrade?

Muitos cumprimentos,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 12:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen