pedido de ajuda

Este tópico está classificado nas salas: Património

pedido de ajuda

#175799 | pintassilgo | 09 dez 2007 22:12

Boa noite

Se alguem me puder ajudar desde já o meu muito obrigada!

A minha tataravo, faleceu em 1916, foi um obito recente.
Aconteçe que não aparece nas finanças de S. Mamede Infesta o processo de Imposto Sucessório, instaurado por obito dela.
Como existiam bens, nomeadamente um Jazigo Capela, estou com dificuldades em legalizar o mesmo.
Segundo o que me foi dado a entender, o Jazigo foi adquirido por Titulo Honoroso em 1903. Efectuei buscas no Arquivo Distrital do Porto, mas não encontro nada.
Há outra forma de resolver este assunto?

Atenciosamente

Anabela Pinto

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda

#175828 | pintassilgo | 10 dez 2007 01:48 | Em resposta a: #175799

venho solicitar de novo ajuda

Atenciosamente


anabela Pinto

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda concelho Bouças

#175831 | pintassilgo | 10 dez 2007 01:58 | Em resposta a: #175828

.

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda concelho Bouças

#175938 | pintassilgo | 10 dez 2007 19:58 | Em resposta a: #175831

Caros Confrades,

Venho pedir novamente ajuda.


Desde já o meu muito obrigada.


Atenciosamente


Anabela Pinto

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda

#175988 | roz | 11 dez 2007 00:52 | Em resposta a: #175799

Cara Anabela,

Como nao nos da' informacao suficiente 'e dificil de ajudar. Nao sei se procura o registo de obito mas se 'e isso que deseja, nao estara' no Arquivo Distrital do Porto pois o acontecimento deu-se ha menos de 100 anos. Deve estar na Conservatoria do Registo Civil do lugar onde falaceu. Assumindo que faleceu em S. Mamede de Infesta, ja que 'e o unico sitio de que fala, deveria contactar a Conservatoria do Registo Civil de Matosinhos, que creio, abrange S. Mamede.
O endereco 'e: crc.matosinhos@dgrn.mj.pt Telefone: 229 398140.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda

#175992 | pintassilgo | 11 dez 2007 01:14 | Em resposta a: #175988

Desde já muito obrigada pela atenção.

Vou tentar explicar melhor.

A minha tataravo faleceu em 6/6/1916 e ja tenho a certidao de obito, na qual diz "o falecido não deixou descendentes menores, deixou bens e não fez testamento".

Como a nivel legal é obrigatório efectuar "Declaração de sucessão por obito de ... " neste caso Maria da Silva, onde existe a habilitação de herdeiros.

Aconteçe que esse documento não se encontra nos serviços de Finanças, pelo que não sei quem herdou o quê. Mas o que realmente me interessa, é legalizar um Jazigo Capela, que está registado na Junta de Freguesia ainda no nome da minha tataravó. O meu Bisavô não incluiu nos bens dele o Jazigo, nem nenhum dos quatro irmãos, desta forma o meu avô tambem nada fez e eu quero legalizar a parte da minha mãe. Mas para isso tenho que provar na junta, que não existe nenhum valor a pagar as Finanças dos anteriores Impostos Sucessórios.
A unica coisa que consigo provar é que a minha mãe é herdeira, mas não consigo legalizar.

Entretanto fiquei a saber de ouvido, que a minha tataravó ficou propriétaria desse mesmo Jazigo por Titulo Honoroso em 1903. Onde posso procurar Titulos Honorosos dessa data? Foi isso que procurei no ADP, pois os Serviços de Finanças dizem que nem sabem o que isso (titulo honoroso) significa.

Não sei se consegui explicar o que pretendo.

Se me puder ajudar, fico muito agradecida

Atenciosamente

Anabela Pinto

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda

#176001 | roz | 11 dez 2007 09:42 | Em resposta a: #175992

Cara Anabela,

Acho que explicou bem mas sobre este assunto infelizmente nao a posso ajudar pois tambem nao sei como funciona. Contudo, tenho a certeza que algum confrade mais conhecedor lhe prestara' auxilio.
Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda

#176048 | pachancho | 11 dez 2007 17:31 | Em resposta a: #175992

Cara Anabela,

a posse de Jazigos é feita na Câmara Municipal, tente obter informações junto da mesma.
Sei disso porque meu pai tb tem que tomar posse da parte dele e no Cemitério Municipal informaram que era tratado na Câmara Municipal, isto em Braga. É natural que seja igual em todo o lado.

Atentamente,
Paula

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda

#176055 | pachancho | 11 dez 2007 18:34 | Em resposta a: #176001

Cara Anabela,

entre no site da Câmara Municipal de Matosinhos, e depois em regulamentos (http://www.cm-matosinhos.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=10026), aqui encontra o regulamento dos cemitérios municipais.
capitulo X, Transmissões de Jazigos e Sepulturas Perpétuas, página 25.


cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda

#176058 | roz | 11 dez 2007 18:40 | Em resposta a: #176055

Cara Paula,

Creio que me enviou esta mensagem em erro. Seria para a Anabela, nao?
Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: pedido de ajuda

#176065 | pintassilgo | 11 dez 2007 19:39 | Em resposta a: #176048

Muito obrigada a todos.

V. Exas. são verdadeiramente Confrades.

Vou fazer o que indicaram.

Depois darei noticias!



Atenciosamente


Anabela Pinto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 04:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen