Profissão de antepassado: Ourives

Este tópico está classificado nas salas: Cargos | Regiões

Profissão de antepassado: Ourives

#175854 | M.Ribeiro | 10 dez 2007 12:58

Alguém poderia me contar que tipo de coisas poderia fazer um Ourives, por volta de 1925, na região de Campelo, Baião, Porto? Não consigo imaginá-lo a fazer jóias, em área rural, que era aonde morava ...

Agradeço.

Marli Ribeiro
São Paulo
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Profissão de antepassado: Ourives

#175865 | Conde | 10 dez 2007 14:36 | Em resposta a: #175854

Os ourives do Porto são afamados e tiveram estatuto de nobreza excepcional nos séculos XVI e XVII.

Resposta

Link directo:

RE: Profissão de antepassado: Ourives

#175876 | M.Ribeiro | 10 dez 2007 15:15 | Em resposta a: #175865

Obrigada, mas não é este o caso. Ele era talvez aprendiz de ourives, por ser muito novo em idade. Mas isto já no século XX, por volta de 1925. Gostaria de saber é o que faziam os ourives, em área rural, por esta época. Penso agora que seriam, talvez, objetos religiosos, como os cálices!

Cumprimentos.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Profissão de antepassado: Ourives

#175896 | MP | 10 dez 2007 17:17 | Em resposta a: #175876

Cara Marli,

Reparei que vive no Brasil e porventura aí terá nascido, razão pela qual não me admira o seu estranhamento relativamente à questão colocada. No entanto, devo dizer-lhe que Portugal é um país de grande tradição na área de ourivesaria, nomeadamente na região norte, onde existe uma forte produção de peças em ouro (por exemplo), mesmo em zonas rurais. Se algum dia tiver a oportunidade de ver representações de (antigos) lavradores minhotos, por exemplo, no seu fato domingueiro, certamente poderá constatar que os mesmos, em especial as mulheres, se encontram carregados de ouro. Haverá, contudo, frequentadores deste fórum mais informados do que eu e que poderão elucidá-la.

Cumprimentos,
Mário Pimentel.

Resposta

Link directo:

RE: Profissão de antepassado: Ourives

#175911 | M.Ribeiro | 10 dez 2007 18:17 | Em resposta a: #175896

Caro Mário Pimentel

Agradeço a explicação. Realmente todos os meus antepassados são de Portugal, pelos dois lados, e para cá vieram a partir dos bisavós paternos e dos avós maternos, mas eu sou do Rio de Janeiro, morando em São Paulo.

A sua explicação já me esclareceu o suficiente para considerar que, o que o meu antepassado fazia como ourives, mesmo na área rural, eram jóias de uso pessoal mesmo, ou jóias de família! Descobri a profissão pela lista de passageiros do navio.
Foi muito interessante.

Cumprimentos.

Marli.

Resposta

Link directo:

RE: Profissão de antepassado: Ourives

#175920 | Mar2006 | 10 dez 2007 19:01 | Em resposta a: #175854

Nas zonas rurais do norte e centro do país, por essas épocas, de entre as guerras e depois até aos anos 60/70 do século passado havia ourives que andavam de terra em terra, nas feiras, mas também aos domicilios a vender artefactos em ouro. Deslocavam-se com uma caixa em metal, com cerca de 70 cm x 40 cm e cerca de 25 cm de altura, onde tranportavam os artefactos de ouro que vendiam e ganhavam a sua vida.
As famílias que adquiriam constituíam desta forma uma maneira de acautelarem as suas poupanças da inflação e de terem uma reserva para um momento de mais despesa, previsível ou impervisível- doença, velhice, casamento de uma filha - ou para deixarem aos seus descendentes. Eram aneis, cordões de ouro, moedas de ouro, relógios, etc. Nessa época muitos relógios de bolso com corrente se vendiam. Uma marca corrente de relógios de bolso dessa época eram os roskoff!
Nas zonas onde havia minério (ouro, volfrâmio, etc) trocavam ouro trabalhado por esses minérios a quem os tinha encontrado por esses montes e assim tocavam a vida.

Resposta

Link directo:

RE: Profissão de antepassado: Ourives

#175930 | M.Ribeiro | 10 dez 2007 19:38 | Em resposta a: #175920

Caro participante

Agradeço por tão rica explicação. Eu já imaginava o meu antepassado sentado em uma oficina em Baião, a fazer jóias. Agora vou imaginá-lo também a bater pernas, como se diz por aqui!

Cumprimentos.

Marli

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 08:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen