Pintor José Malhôa

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Pintor José Malhôa

#176054 | mariarita | 11 dez 2007 18:33

Carissimos:
Procuro descendentes, ou alguém que me possa ajudar a encontrar informações sobre os descendentes directos, ou colaterais, do pintor José Malhôa.

José Morais

Resposta

Link directo:

RE: Pintor José Malhôa

#176076 | henrdias | 11 dez 2007 21:53 | Em resposta a: #176054

Caro José Morais,

José Vital Branco Malhoa, nasceu nas Caldas da Rainha em 28-04-1855, e era filho de Joaquim Malhoa e de Ana Malhoa. Casou com Julia Augusta de Carvalho, natural de Lisboa. Sei que tinha pelo menos um irmão, creio que mais velho, o Joaquim Malhoa.
Faleceu em Figueiró dos Vinhos a 26-10-1933.

E é tudo quanto sei.
Cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pintor José Malhôa

#176166 | mariarita | 12 dez 2007 19:12 | Em resposta a: #176076

Caro Henrique Dias:
Agradeço-lhe imenso os dados que disponibilizou. A partir daqui penso que conseguirei saber mais informação. Mais uma vez, agradeço.
Cumprimentos,
José Morais

Resposta

Link directo:

RE: Pintor José Malhôa

#176525 | henrdias | 15 dez 2007 09:35 | Em resposta a: #176166

Caro José Morais,

posso acrescentar que o ilustre pintor também teve uma irmã, a Maria José, que com ele viveu em Figueiró dos Vinhos.

Cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pintor José Malhôa

#177250 | mariarita | 20 dez 2007 14:26 | Em resposta a: #176525

Caro Henrique Dias:
Agradeço mais uma vez as indicações que me dá. O meu objectivo é saber de quem descende Joaquina Malhoa que casou com um Migueis. Provavelmente os registos paroquiais das Caldas darão a resposta que pretendo, mas não quero deixar de agradecer a sua ajuda e interesse.
Muito obrigado,
Cumprimentos,
José Morais

Resposta

Link directo:

RE: Pintor José Malhôa

#178834 | mariarita | 04 jan 2008 18:14 | Em resposta a: #177250

Caro Henrique Dias:
Agradeço mais uma vez os dados que me facultou. O meu interesse é saber se existe alguma ligação entre Arnaldo Filipe Malhoa Migueis, crítico de música erudita, com coluna no jornal Diário da Manhã, no segundo quartel do séc. XX, e o pintor José Malhoa. Sei que me facultou todos os dados que possuía. Pode ser que outro confrade me possa ajudar.
Cumprimentos
José Morais

Resposta

Link directo:

RE: Pintor José Malhôa

#178839 | henrdias | 04 jan 2008 18:54 | Em resposta a: #178834

Caro José Morais,

de facto é tudo o que sei, mas só por curiosidade o seu Arnaldo é este ?

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1011800

Com os melhores Cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pintor José Malhôa

#179379 | mariarita | 07 jan 2008 21:52 | Em resposta a: #178839

Caro H. Dias:
O meu Arnaldo é exactamente esse. O problema é que os famíliares mais próximos
perderam-lhe o rasto!! Faleceu novo com cerca de quarenta anos, em Lisboa.
Agradeço o interesse
Cumprimentos.
José Morais

Resposta

Link directo:

RE: Pintor José Malhôa

#179389 | henrdias | 07 jan 2008 22:44 | Em resposta a: #179379

Caro José Morais,

é com satisfação que verifico que o "nosso" José Malhoa já consta na base de dados do GeneAll.net

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1025856

caso consiga provar a ligação do "seu" Arnaldo ao grande Mestre, agradecia desde já, que compartilha-se esses dados aqui connosco. Combinado ?

Com os melhores cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pintor José Malhôa

#179740 | mariarita | 09 jan 2008 19:16 | Em resposta a: #179389

Caro H. Dias:
É com todo o gosto que partilharei os dados que conseguir.
Cumprimentos
José Morais

Resposta

Link directo:

RE: Pintor José Malhôa

#180239 | hmalhoa | 13 jan 2008 13:00 | Em resposta a: #179740

Boa tarde,

O meu nome é Hugo Malhoa e tenho interesse na genealogia da minha familia.
Sei que descendo do pintor e vou junto do meu pai explorar as gerações anteriores.
Caso queira contacto directo, escreva para hmalhoa@net.sapo.pt
Cumprimentos,

Hugo Malhoa

Resposta

Link directo:

RE: Pintor José Malhôa

#199928 | mariarita | 10 jun 2008 11:02 | Em resposta a: #179389

O "meu" Arnaldo Malhôa Migueis era filho de Joaquina Constantina, natural de Óbidos, e de José Migueis, natural de Montemor Novo. Algu confrade me poderá ajudar sobre os registos paroquiais de Óbidos, particularmente o local onde se encontram?
Obr
Abr

José Morais

Resposta

Link directo:

RE: Pintor José Malhôa

#199936 | FGR | 10 jun 2008 12:59 | Em resposta a: #199928

Caro José Morais

Poderá pela net ( http://adleiria.iantt.pt/) solicitar uma certidão de nascimento, casamento o de óbito que a receberá em poucos dias em sua casa.

Cumprimentos,
Filipe Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Pintor José Malhôa

#199937 | henrdias | 10 jun 2008 13:06 | Em resposta a: #199928

Caro José Morais,

creio que este tópico terá interesse para si:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=196060

c/ os m/ cumprimentos,

H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pintor José Malhôa

#199939 | henrdias | 10 jun 2008 13:23 | Em resposta a: #199928

Caro José Morais,

só uma chamada de atenção, no caso de seguir a sugestão do confrade Filipe Gonzaga Ribeiro.
Tenha em atenção os preços:

. Certidão (paroquial): (€ 16,50)

. Página ou fracção de fotocópia não certificada: (€ 0,50)

Cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pintor José Malhôa

#206107 | mariarita | 22 ago 2008 21:49 | Em resposta a: #199939

Caro Henrique Dias:
Segui o seu conselho e encontrei o registo no ADL de Joaquina Constantina. É filha de António Malhôa natural da freguesia e Nossa Senhora del Populo, nas Caldas. No registo de Constantina os avós paternos "são ocultos". A expressão quererá dizer desconhecidos? Haverá possibilidade de saber a naturalidade, dos pais de José Malhôa ou de ter acesso ao registo de nascimento deste?
Com os melhores cumprimentos.
Josá Morais

Resposta

Link directo:

RE: Pintor José Malhôa

#208764 | henrdias | 20 set 2008 12:00 | Em resposta a: #206107

Caro José Morais,

peço desculpa por esta resposta tardia, mas acontece que esta sua intervenção passou-me despercebida. Efeitos das férias...

Mas falando de férias, devo dizer que tive a oportunidade de passar por Figueiró do Vinhos, e apreciar mais uma vez (e desta vez também fotografar) o célebre "casulo", edifício construído em 1898 por um projecto do arquitecto Luís Ernesto Reynadud, com indicações do proprietário que o mandou fazer, o Mestre José Vital Branco Malhoa.
Este edifício foi considerado de interesse Concelhio em 1982 e adaptado a partir dessa data a Casa da Cultura.

Quanto à frase "ocultos" que refere na sua mensagem, creio que pode significar desconhecidos, ou simplesmente não referidos. Em determinadas épocas, não era usual referir o nome dos avós, embora isso depende-se por vezes do rigor dos párocos, pois acontece na mesma época uns referirem e outros não. Verifico também que isso por vezes acontece quando a pessoa não é natural da paróquia. Isto é a minha experiência, mas creio que poderá tirar isso a limpo se tentar procurar irmãos da Constantina, pois por vezes ao mudar de época ou de padre as coisas melhoram...
Mas uma coisa é certa, já está mais perto da terra do "grande Mestre" Malhoa.

Quanto à possibilidade de ter acesso ao registo de nascimento do Mestre José Malhoa, pois com certeza que há, pois sabe-se a data exacta, e o nome dos pais, é só referir esses dados e pedir a "fotocopia não certificada" através da página do Arquivo Distrital de Leiria. Posso-lhe adiantar que ele nasceu em 28.04.1855 na Travessa de São Sebastião, Caldas da Rainha, e era como sabe, filho de Joaquim Malhoa e de Ana Malhoa.

Resta-me desejar-lhe boas pesquisas, e vá dando notícias.
Com os melhores Cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pintor José Malhôa

#208768 | luis262 | 20 set 2008 13:26 | Em resposta a: #208764

Caro Henrique,

Reparo que na página do Pintor José Malhoa, não existem quaisquer notas de ordem biográfica.

Goste-se ou não da sua obra,( e eu sou um dos que gosta) é uma das figuras incontornáveis da pintura naturalista Portuguesa e um dos pintores do chamado "Grupo do Leão".

Um grande conjunto de referências à sua obra, consta da "História da Arte Portuguesa" da Editora Temas & Debates, Volume III a págs. 339 a 341, 343, 348, 352, 353, 369 e 439.
Trata-se no modesto entender, de quem foi largos anos professor de História da Arte e continua a ser um aprendiz interessado da matéria, da mais importante obra sobre o tema, publicada nos últimos anos.

Surgem no referido livro, como não podia deixar de ser, referências às suas obras que retratavam (...) " a realidade com que se cruzava`pelos caminhos estremenhos à volta de Figueriró dos Vinhos, captando-a em apontamentos rápidos e fulgurantes" (...).
Vou extrair dos textos alguma indicaçõe biográficas e envial-las para o Geneall .

Um abraço do teu "novo" primo,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pintor José Malhôa

#208770 | henrdias | 20 set 2008 13:57 | Em resposta a: #208768

Caro Primo Luis,

esta do "novo" primo, só escapa porque está entre aspas...
sabes a nossa figura como primos faz-me lembrar a pescada que antes de o ser já o era. Pois ao fim de tantos anos a trocar informações até parece que houve um forçar das peças do puzzle, mas não.

Agradeço estas dicas, pois como sabes interesso-me por tudo o que gire à volta das Cinco Vilas. E embora o Mestre Malhoa não seja daí natural, mas deixou lá obra feita.
Recordo p. ex. a última obra do insigne pintor, o Retábulo de Nossa Senhora da Consolação em Chão de Couce, onde tenho vários ancestrais sepultados.

Parabéns pela tua iniciativa de enviar as notas biográficas do Mestre Malhoa. Pensei fazer o mesmo em relação ao Dr. Costa Simões (como podes verificar pela ultima intervenção) mas os 255 caractéres disponiveis não são suficientes para esse efeito.

Logo que possa, darei resposta no tópico da pedra de armas do Alvorge, e agora recebe um abraço deste primo de longa data...
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pintor José Malhôa

#215295 | henrdias | 12 dez 2008 00:22 | Em resposta a: #208768

Caro Primo Luís,

deixo esta ligação, aos confrades interessados no tema deste tópico:

http://www.arqnet.pt/dicionario/malhoa.html

Um abraço,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pintor José Malhôa

#217034 | mariamalhoa | 02 jan 2009 01:28 | Em resposta a: #178834

Caro José Morais,

Há pouco encontrei este site e creio poder ajudar-lhe de alguma forma.
Sou filha de José Luís Amado Malhoa Migueis, neta de Arnaldo Filipe Malhoa Migueis e sobrinha-bisneta do ilustre José Malhoa.
Vivo no Brasil mas, com certa freqüência, vou a Portugal.
Caso ainda tenha perguntas sobre minha família, disponho-me a ajudar.

Abraços,

Maria Malhoa

Resposta

Link directo:

RE: Pintor José Malhôa

#217054 | henrdias | 02 jan 2009 10:20 | Em resposta a: #217034

Cara Maria Malhoa,

não pretendendo substituir a resposta que o nosso confrade José Morais por certo lhe dará, mas como deve ter visto acima, ele já descobriu que o Arnaldo era filho de Joaquina Constantina, e esta por sua vêz filha de António Malhoa.
Será que nos pode confirmar se este António Malhoa seria irmão de Joaquim Malhoa, pai do Mestre José Malhoa ?
E já agora, sabe se os irmãos Joaquim Branco Malhoa e Maria José Branco Malhoa tiveram descendência ?
Agradecendo desde já a sua resposta,
ao seu dispor,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pintor José Malhôa

#217190 | mariarita | 03 jan 2009 15:48 | Em resposta a: #217034

Cara Maria Malhoa:
Na realidade, o que se torna dificil para mim é perceber o facto de ser sobrinha-bisneta do pintor José Malhõa. poderá clocar-se´, sim, a possibilidade de o seu tetra-avô ser tio do pintor, como o confrade Henrique dias aventou, por outras palavras. No entanto, a Maria Malhoa, poderá ter documentos que eu desconheço e aí agradecia-lhe imenso que ajudasse a desfazer este nó. Sei que o seu Tetra-avô, Antóno Malhôa nasceu na mesma freguesia que o Pintor, Nossa Senhora do Pópulo, nas Caldas. A ligação entre eles desconheço. Aguardo ansiosamente por novidades ...

Abraços

José Morais

Resposta

Link directo:

RE: Pintor José Malhôa

#219420 | henrdias | 24 jan 2009 14:15 | Em resposta a: #217034

Cara Maria Malhoa,

continuamos à espera da sua ajuda.
Entretanto, informo que já é possivel apreciar o retrato do mestre no Geneal, tal como consta no "Dicionário Histórico" em www.arqnet.pt.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1025856

cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pintor José Malhôa

#220100 | henrdias | 01 fev 2009 00:25 | Em resposta a: #208768

Caro Primo,

chegaste a enviar as Notas Biográficas para o GeneAll?

Já agora sabes o que é necessário para que o Mestre Malhoa possa constar na Galeria das Calebridades?

http://www.geneall.net/P/per_famous.php?tema_id=1&sub_tema_id=3

Um abraço amigo,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pintor José Malhôa

#220137 | luis262 | 01 fev 2009 16:51 | Em resposta a: #220100

Caro Primo Henrique,

Enviei-as já há muito tempo.

Não sei o que terá acontecido, pois notas biográficas relativas a outras pessoas, que já enviei posteriormente, já foram editadas.
Vejo-me forçado a admitir que possa ter existido alguma falha ou erro da minha parte a quando do envio e, por isso vou tornar a organizar oa dados biogáficos principais e reenviá-los citando, tal como fiz da primeira vez, as fontes respectivas.

Quanto à Galeria das Celebridades, suponho que terá por base o critério dos responsáveis do site, o que é normal.

Conseguiste encontrar mais alguma coisa sobre o "velho" Pedro Curado, que possa fundamentar a hipótese que levantaste de ser o mesmo que é citado no livro do Cândido Teixeira ?

Por mim continuo às voltas com os Megre Restier do Porto.
Reuni mais uma seríe de dados mas ainda há vários " buracos" por preencher.


Um abraço, com a amizade do,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pintor José Malhôa

#220146 | henrdias | 01 fev 2009 19:17 | Em resposta a: #220137

Caro primo Luís,

quanto ao Pedro Curado não adiantei mais nada, pois não tenho feito pesquisa ultimamente. Pode-se dizer que tenho andado a "viver dos rendimentos"... mas isto assim não é vida, e em breve terei de voltar a "arregaçar as mangas".
O Porto e Coimbra é uma maravilha, pois já têm muita coisa on-line... pena é que Leiria não lhes siga o exemplo.

Um abraço,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pintor José Malhôa

#220376 | luis262 | 04 fev 2009 13:12 | Em resposta a: #220146

Caro Henrique,

Enviei ontem uma pequena resenha (o número de palavras como bem sabes é limitado), para as notas biográficas da página do Mestre Malhoa.
Agora há que esperar sem desesperar...
Quanto à Torre do Tombo online estou em crêr que Leiria ainda nem " ao adro " chegou.

Um abraço amigo do teu primo,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pintor José Malhôa

#220410 | chartri | 04 fev 2009 18:55 | Em resposta a: #220376

Caro Luís Piçarra

Sobre o ADLeiria, acabo de receber a Newsletter dele (ver no site do Arquivo) è anunciado:

"• Digitalização
Foram enviadas para a DGARQ (i e Torre do Tombo) 7.436 imagens de registos paroquiais a fim de serem disponibilizadas on-line.
Imagens digitalizadas e disponibilizadas em CD-ROM e DVD, 5840 (correspondente a 20 anos de jornais sendo 16 anos do séc. XIX).
Encontra-se já disponibilizado na Sala de Leitura a colecção completa do jornal “O Leiriense”.
Encontram-se também digitalizados os seguintes títulos: Leiria Desportiva; O Académico; O Cosmopolita; O Liliputiano; O Pirilampo; A Voz Infantil e a A Capa. "

Quando faço pesquisas no TTonline encontro alguns destes ficheiros.

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Pintor José Malhôa

#220417 | luis262 | 04 fev 2009 21:13 | Em resposta a: #220410

Caro Ricardo Charters d´Azevedo,

Boas notícias então!
Esperemos que essa infomação possa, em breve, estar disponível para consulta na net.

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pintor José Malhôa

#247462 | henrdias | 10 jan 2010 15:30 | Em resposta a: #176054

Caros Confrades,

numa pesquisa na rede, acerca do Convento de Mafra, encontrei a seguinte notícia que aqui deixo a quem interessar:

1887

Continuam as reparações nas torres do Edifício de Mafra, sendo os trabalhos dirigidos por José Egídio da Silva, cunhado do pintor Malhoa. Em 1887, 1888 e 1889 dirige a reparação e conservação em curso nas torres do Real Edifício de Mafra. Os trabalhos contemplam também o carrilhão Sul. A 10 de Julho encontram-se em funcionamento o relógio e o carrilhões mecânico e manual da Torre norte, onde foram dados por findos os trabalhos. Os operários passam para a Torre sul, suspendendo alguns sinos para procederem à substituição de madeiras e ferragens.

Este José Egídio da Silva, deveria ser o marido da Maria José Branco Malhoa, irmã do mestre que com ele viveu em Figueiró dos vinhos, provavelmente depois de enviuvar.

Com os melhores cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Pintor José Malhôa

#254523 | mariamalhoa | 10 mai 2010 20:44 | Em resposta a: #179379

Caríssimos,

Conforme assento de nascimento de meu pai, José Luiz Amado Malhôa Migueis, meu avô Arnaldo Filipe Malhôa Migueis era natural de Lisboa, freguesia de Monte Pedral. No caso, meus bisavós paternos eram José Migueis e Joaquina Constantino Malhôa Migueis.
Já minha avó, Maria Ismenia Bahia Amado Malhôa Migueis, era natural de Porto, freguesia de Bonfim. Meus bisavós maternos eram José Ferreira d'Azevedo Amado e Maria Ismenia Correia d'Abreu Bahia Amado.

Há 19 anos, quando estive pela 1ª vez em Portugal e, meu pai ainda era vivo, fui rapidamente apresentada a seu primo José Manuel, filho da irmã de minha avó, Ofélia. Pelo pouco que me lembro, ele fez uma grande pesquisa para ser encartado na Torre do Tombo.

Em tempo, algum dos senhores saberia me dizer o porquê da Conservatória, ao averbar o casamento de meus pais, não averbou a separação e posteriormente o divórcio?
Caso ajude de alguma forma a pesquisa, posso fornecer os dados do assento de nascimento de meu pai em Lisboa.

Abraços.
Maria Malhôa

Resposta

Link directo:

RE: Pintor José Malhôa

#300896 | LCM | 26 mar 2012 16:37 | Em resposta a: #176054

Encontrei o baptismo de um sobrinho em Lisboa, Sacramento, 1873:

http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/viewer?id=3652405

LCM

Resposta

Link directo:

Pintor José Malhôa

#415764 | paulasaguedes | 21 jun 2019 22:25 | Em resposta a: #176054

boa noite

Não sou familiar dos Malhôa mas tenho um quadro que dizem ser de uma afilhada do pintor. Se alguém estiver interessado em ver ou me puder indicar o contacto de alguma afilhada ou familiar agradecia.

obrigada

Cumprimentos a todos

Resposta

Link directo:

Pintor José Malhôa

#415820 | LuisBG | 24 jun 2019 19:30 | Em resposta a: #415764

Sobre tal quadro, que diz retratar uma afilhada de Malhoa, e se a disponibilidade de o mostrar se mantiver, gostaria muito de o poder ver.
Será que pode enviar uma foto para o meu e-mail ( borges.gama@gmail.com )?
Ficaria muito grato.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Pintor José Malhôa

#415847 | LuisBG | 25 jun 2019 19:53 | Em resposta a: #415764

Ah, e quanto a afilhadas, e como será bom de perceber, que eu saiba só há uma viva...

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 08:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen