Freguesia da Senhora do Verde - Portimão

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Freguesia da Senhora do Verde - Portimão

#176063 | nunoinacio | 11 dez 2007 19:22

Boa noite

Informo os caros confrades que acabei a passagem dos dados relativos à freguesia da Senhora do Verde para PAF.
Neste momento tenho registados 5288 individuos, retirados dos assentos de baptismo, casamento e óbito (estes últimos apenas até 1706).

Alguns dados curiosos:
Entre 1666 e 1834 nasceram:
58 Expostos
mais
22 Filhos de pai incógnito

Os nomes mais vulgares são:
44 Manuel Rodrigues
33 José Rodrigues
72 Maria da Conceição

Caso algum confrade necessite de alguma informação desta freguesia, disponha

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia da Senhora do Verde - Portimão

#176064 | melisa | 11 dez 2007 19:28 | Em resposta a: #176063

Caro Nuno Inácio

Muito folgo por ter completado a Senhora do Verde

Por acaso encontrou descendência dos meus Manuel Canelas cc isabel da Conceição?

Tem algumas pistas para a sua origem?

Os meus cumprimentos
M.Elisa

PS: Só agora me recordei que hoje à noite está de feriado :-)

Cumprimentos à Graça e beijimhos à Vitória
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia da Senhora do Verde - Portimão

#176074 | nunoinacio | 11 dez 2007 21:38 | Em resposta a: #176064

Boa noite, cara Maria Elisa

É verdade, hoje tive meia folga :-))

Estou a aproveitar para organizar os elementos que tenho desta freguesia e talvez iniciar São Marcos da Serra.

Ainda me faltam os óbitos posteriores a 1706, mas desse período já tenho os dados de baptismo e casamento, pelo que o óbito poucas informações adicionais, servindo apenas para complementar dados. No entanto, pretendo vir a analisar esses dados, intercalando com outras freguesias.

Relativamente ao seu casal, tenho apenas o casamento da filha Anastácia Jacques de Oliveira com Manuel Freire de Andrade, da Mexilhoeira Grande, em 01.08.1758. Este casal não teve descendencia na Senhora do Verde.
Dos dados que disponho, tenho-os como naturais de Alvor.

Pela dada de casamento da Anastácia, temos que o Manuel Canelas terá nascido entre 1700 e 1720
Nesse período tenho, nascidos na Senhora do Verde, 31 individuos baptizados com nome Manuel, o que dificulta bastante uma descoberta baseada na lógica.
Nenhum dos Manuel baptizados nesse período têm progenitores com o apelido Canelas.
Procurei uma Anastácia que pudesse ser avó da Anastácia Jacques e não encontrei.
Nenhum Manuel tem pai com apelido Jacques ou Oliveira.

Como pai possíveis, teriam os seguintes casais:
António Velho e Maria de São João (1719)
Manuel Dias e Maria Dias (1706, 1711, 1712, 1714)
Francisco Fernandes e Catarina Maria (1712)
António Dias e Francisca Bentes (1709, 1712)
pai incógnito e Catarina Nunes (1712)
João das Neves e Isabel Vicente (1711)
Pascoal Rodrigues e Maria de São Miguel (1711)
Domingos Viana e Maria da Trindade (1711)
pais incógnitos (1710, 1711)
Francisco Vaz e Antónia Maria (1710)
Manuel Viegas e Francisca Dias (1710)
Gregório Dias e Leonor Duarte (1709)
Domingos Dias e Maria Rodrigues (1708)
Jerónimo Travassos e Margarida Tomé (1707)
pai incógnito e Maria Dias (1707)
João Velho e Margarida Luís (1704)
Pascoal Vicente e Maria Lopes (1703)
Vicente Martins e Catarina Fernandes (1702)
André M? e Maria Alvares (1702)
Amaro Vicente e Inês Bota (1702)
Simão Barroso e Maria Josefa (1701)
António Lopes e Maria Luís (1701)
Bartolomeu Fernandes e Maria Saleira? (1700)
João Soares e Maria Luís (1700)
Domingos Fernandes e Catarina da Costa (1700)
Luís ? e Inês Baptista (1698)
Manuel Fernandes e Domingas Luís (1696)

Com ligações a Alvor apenas temos garantido o Jerónimo Travassos.

Hoje, às voltas na TT Online encontrei uma informação curiosa, que não acho impossivel que tenha alguma relação com o seu Manuel Canelas.
Na Mexilhoeria Grande, há um processo de Inquisição contra um Francisco Xavier Pacheco, cudjutor da Igreja da Mexilhoeira Grande, por adoração do retrato de uma beata.
Este Francisco é natural da Mexilhoeira Grande, solteiro e filho do alferes João Canelas e de Luísa Pacheco. O processo é de 1745/1746.

Sabendo-se que o seu Manuel Canelas era o sacristão da Igreja da Senhora do Verde e sendo a Mexilhoeira Grande ali ao lado, quem sabe se não há uma qualquer relação do seu Canelas com estes?

Em principio, Sábado, irei a Alvor mais cedo para tomarmos um café.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia da Senhora do Verde - Portimão

#178274 | LBolacha | 31 dez 2007 01:16 | Em resposta a: #176063

Caro Senhor Nuno

Primeiro gostaria de o congratular pelo trabalho de passar todos os registos de uma freguesia para PAF. É um trabalho que realmente muito ajudara a quem esteja a procura neste momento de qualquer informação genealogica e é sem duvida um acto de muito louvar pela minha parte (embora não seja directamente interessado até ao momento).
Gostaria de saber se possui em PAF ou em algum sistema parecido informações sobre outras freguesias de Portimão e Concelhos algarios.

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia da Senhora do Verde - Portimão

#178290 | nunoinacio | 31 dez 2007 12:00 | Em resposta a: #178274

Caro Levi

O meu objectivo é, com o tempo, criar uma base de dados PAF com todas as freguesias doAlgarve.
Nesto momento tenho em PAF as freguesias do Alferce (Monchique), Senhora do Verde (Portimão) e Barco (Covilhã) encontrando-me neste momento a passar os dados de São Marcos da Serra (Silves).
Além destas freguesias criei uma página geral para o Algarve, onde consigo fazer ligações de famílias e encontrar elementos que, isoladamente, seriam impossíveis de descobrir.
A título de exemplo tenho gente de São Marcos da Serra a terem filhos a casar no Alferce e na Senhora do Verde, onde vieram a dar origem a novos ramos que, até criar essa base de dados geral os tinha isolados e sem relação comum.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia da Senhora do Verde - Portimão

#178307 | rafael | 31 dez 2007 17:18 | Em resposta a: #178290

Caro Nuno Inácio

Ao ler a msg. enviada ao nosso confrade Levi fiquei deveras satisfeito com o que diz,esperançado que fico na sua ajuda para a asc.ª de uns avós meus da freg. de São Marcos e do Alferce.O meu tio avô José de Sousa possuiu nesta última freg.uma grande herdade-A DOBRA.

Bom ANO NOVO para si e toda a sua FAMÍLIA. Vamos lá ver quando descobrimos avós comuns.

Um abraço amigo.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia da Senhora do Verde - Portimão

#178310 | nunoinacio | 31 dez 2007 18:24 | Em resposta a: #178307

Boa noite caro Rafael

A Dobra é de onde provêm muitos dos meus ascendentes.

Se tiver antepassados do Alferce, certamente que teremos avós comuns, pois descendo de todos os casais mais antigos que até agora consegui recuar nesta freguesia, que obviamente são ascendentes de quase todos os que são originários do Alferce.

Estou a passar os casamentos de São Marcos da Serra do Séc. XVIII. Se não se importa envie-me de novo o nome dos ascendentes que procura, para ver se já me cruzei com algum deles.

Cumprimentos e votos de um FELIZ 2008, que aproveito para alargar a todos os amigos que partilham esta página.

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia da Senhora do Verde - Portimão

#178311 | LBolacha | 31 dez 2007 19:11 | Em resposta a: #178290

Bem o seu trabalho é realmente de louvar então e espero que o continue, indo se juntar assim a já duas outras pessoas que conheço que estão neste momento a passar os casamentos de São Bartolomeu de Messines e de Lagoa.
Tem algum site ou local onde seja possível ir consultando os seus avanços? é sempre bom se publicitar ao máximo estas iniciativas.

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia da Senhora do Verde - Portimão

#178361 | nunoinacio | 01 jan 2008 17:45 | Em resposta a: #178311

Boa tarde, caro Levi

Obrigado pelo incentivo.
Estou ao dispor dos caros confrades que necessitem de ajuda em alguma destas freguesias, mas não tenho e nem pretendo vir a ter sites para colocar estes elementos.
Acho que a defesa do património histórico e cultural compete ao Estado (como ele tanto reclama quando estão em causa questões imobiliárias ou que podem dar algum reembolso directo para os seus cofres). Ora se o Estado o apoio que dá a quem pretende investigar genealogia do Algarve é privar o Arquivo Distrital dos livros e dos microfilmes dos assentos desta região, obrigando-nos a ir à Torre do Tombo a Lisboa; é cobrar 50 cêntimos por uma cópia simples de um assento; é proibir a fotografia de livros e assentos apesar de permitir que ela seja feita por uma entidade estrangeira (que me merece o maior respeito e reconhecimento, porque se não fossem os Mórmons ainda piores estariamos); é não dotar os arquivos locais com os microfilmes ou digitalizações de assentos dessas localidades; não pode esperar que sejam os cidadãos comuns e particulares a se substituirem ao Estado fazendo divulgações gratuitas de dados que saem extremamente caros a qualquer investigador.

Apesar desta realidade, obviamente que estou disponivel para gratuitamente fornecer as informações de que necessitar nesta região.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia da Senhora do Verde - Portimão

#178380 | LBolacha | 01 jan 2008 20:13 | Em resposta a: #178361

Caro Senhor Nuno

Embora não esteja dentro do que se faz ou não a nível de Estado, é incontornável que encontra nas suas opiniões argumentos válidos, embora ao faze-lo não ponha de lado também que qualquer pessoa, sendo um cidadão deve sempre zelar pelo que é seu, seja material ou não, historico, recente, propriamente seu, de um familiar, vizinho ou amigo. E como tal, embora concorde que deveria haver muitos mais apoios em tanta coisa, também aceito que certas coisas possam ser feitas a nivel individual, demonstrando para mim que nem sempre é preciso o Estado para as coisas se fazerem e conferindo nesse caso ao Estado o simples papel de agradecer convenientemente a quem a titulo individual se deu a certo trabalho e a propaganda de tal acto, de modo a que outras pessoas, outros cidadãos, possam ter noção de que eles tambem são capazes de fazer essas pequenas coisas e que também eles, como pequenos ou mais ou menos grandes gestos, também podem ajudar a moldar e melhorar a sua terra, a sua região, o seu pais e até o mundo, em puro espirito de prazer pelo prazer de fazer, sendo altruista, fazendo algo que gostamos e demonstrando e passando esse amor aos outros.

Num pequeno aparte, e visto que o trabalho que o senhor esta a ter é deveras grande, aceito e acho que estaria no seu direito de cobrar para consultar a sua base de dados (como muitos genealogistas me parece que fazem), porque todo o trabalho honesto merece ser recompensado, mas na verdade a pergunta sobre se teria a sua base de dados online em algum sitio, era mais referente ás versões de certos sites internacionais onde é possível fazer o upload gratuito das bases de dados de cada utilizador e consulta-las sem custo.

De qualquer modo, espero sinceramente que continue o seu trabalho, porque nos serve a todos pela preservação óbvia de parte da nossa historia e porque o serve a si enquanto lhe der prazer e gosto em o fazer.

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia da Senhora do Verde - Portimão

#178390 | nunoinacio | 01 jan 2008 21:14 | Em resposta a: #178380

Renovada boa noite, caro Levi

A minha base de dados está disponível a si e a todos os utilizadores deste fórum que pretendam. É só dizer o que procura ou combinar outra forma de contacto. Isto porque quem por aqui anda, conhece bem o trabalho que isto dá, já aprofundou outros ramos e apenas pretende complementar dados e isso é diferente de um individuo que um dia se lembra a fazer uma pesquisa na NET encontrar a sua árvore quase feita sem ter sequer uma noção do que é preciso fazer para chegar a esses resultados.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

Messines e Lagoa - Microfilmes

#181504 | roberto lopes | 22 jan 2008 12:47 | Em resposta a: #178311

Caro Levi:

Estou a terminar parcialmente grande parte da descendencia do casal Domingos Goncalves Sintra cc Catarina Freire, graças â colaboraçao do nosso confrade Oscar Barroso que me tem ajudade nestas pesquisas, gostaria que me enviasse para o outro tópico a sua descendencia Sintra/Almeida para eu adicionar na minha base de Dados.

Outra pergunta que lhe quero fazer, aqui comenta que conhece pessoas que estao a trabalhar com as freguesias de Lagoa e Messines. Sabe, tenho alguns costados de Messines, e fiquei estagnado no sec. XVIII.

Em relacao a Lagoa, depende do ramo, uns fiquei no XVII(a maioria) outros no sec. XVI (excepcoes) e no sec. XVIII(um ou outro ramo que provavelmente casaram noutra freguesia)

Atenciosamente,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Messines e Lagoa - Microfilmes

#181517 | LBolacha | 22 jan 2008 17:24 | Em resposta a: #181504

Caro Roberto

Estou neste momento bem a meio da minha época de exames, mas uma vez que já só me falta uma semana e meia deste inferno, peço-lhe que espere até essa altura para puder enviar-lhe o que tenho sobre a minha linha que deseja.

Quanto as pessoas que conheço que pesquisam Lagoa e Messines, são por Lagoa o senhor que agora não me lembro o nome que fez o índice de todos os casamentos da freguesia (http://www.rebordelo.net/genealogia/) e por Messines o Sr José Rodrigues que fez a mesma coisa em relação a freguesia de Messines (http://gw3.geneanet.org/index.php3?b=poeta), ambos frutos de muito trabalho e com aos quais eu estou bastante agradecido pela ajuda que me têm dado até ao momento.

Finda esta época de exames, e recomeçando as aulas (estudo literalmente ao lado da Torre do Tombo) voltarei ao ataque nestas áreas da genealogia, mas por agora tenho de tentar me manter longe e combater o vicio =P

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia da Senhora do Verde - Portimão

#221959 | LBolacha | 23 fev 2009 19:48 | Em resposta a: #176063

Caro Sr Nuno Inácio

Será que poderia pesquisar no seu PAF se possui informações sobre o seguinte casal:

Afonso FERNANDES: n. Senhora do Verde, Portimão;

e

Brites LUIS: n. Senhora do Verde, Portimão.

Pais de uma Catarina Luis, nascida ou na Senhora do Verde ou em Portimão, já falecida em 1724 e casada a 10/11/1701 em Portimão com Manuel Borges


Atenciosamente
LRB

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia da Senhora do Verde - Portimão

#221981 | nunoinacio | 23 fev 2009 22:40 | Em resposta a: #221959

Caro L Bolacha.
Relativamente a esses casais só tenho o que refere. A Senhora do Verde tem muita falta de anos nos assentos e ainda não consegui relacionar esses nomes.
Tenho é um º casamento do Manuel Borges e 3 filhos do 1º casamento e 1 do 2º casamento.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia da Senhora do Verde - Portimão

#221994 | LBolacha | 24 fev 2009 00:23 | Em resposta a: #221981

Caro Sr Nuno

Isso já mais que eu tenho, visto que apenas tenho apenas as refrencias a eles.
Podia colocar aqui os dados que possui sobre este casamentos, anteriores e filhos?
Ficaria-lhe bastante agradecido

Atenciosamente
LRB

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia da Senhora do Verde - Portimão

#221999 | nunoinacio | 24 fev 2009 00:34 | Em resposta a: #221994

Caro Bolacha

Uma vez que vive no Algarve, será mais fácil nos encontrarmos e passar os dados que tiver.
O meu email é nunocamposinacio@gmail.com.
Não é má vontade, mas são muitos dados e neste momento estou com muito pouco tempo disponível.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia da Senhora do Verde - Portimão

#222001 | LBolacha | 24 fev 2009 00:51 | Em resposta a: #221999

Caro Sr Nuno

Eu vivo em Lisboa, devo me ter expresso mal, mas entendo o que diz, e sendo assim, quando tiver tempo ou se até lá me deslocar ao algarve, algo que faço anualmente, terei imenso prazer em nos encontrarmos e trocarmos os dados. De qualquer maneira, caso precise de algo da TT, não hesite em pedir.

Atenciosamente
LRB

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 15:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen