Granja do Tedo no Concelho de Tabauco

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Granja do Tedo no Concelho de Tabauco

#176204 | gicamacho | 12 dez 2007 23:45

Prezados Senhores,

Encontro-me envolvida em uma investigação sem fim, cujo tema é a origem das famílias do Concelho de Tabuaço. Ficarei muito muito grata ao receber qualquer informação e coloco-me a disposição para informações que disponho em meu banco de dados até o presente momento...
atenciosamente,

Gisele Camacho Aznar

Resposta

Link directo:

Família de Tedo na Ilha de Moçambique

#177081 | jliberato | 18 dez 2007 23:53 | Em resposta a: #176204

Cara Gisele,
Na Ilha de Moçambique, aos 28-03-1876 faleceu Antónia da Luz, solteira, natural de Tedo, concelho de Tabuaço, filha de Marcelino de Macedo e de Maria Marcelina.
Talvez lhe interesse.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Família de Tedo na Ilha de Moçambique

#177095 | gicamacho | 19 dez 2007 03:27 | Em resposta a: #177081

Muito...
Grata. Gi

Resposta

Link directo:

RE: Granja do Tedo no Concelho de Tabauco

#177105 | pgirao | 19 dez 2007 11:14 | Em resposta a: #176204

Bom dia,

Tenho alguns dados acerca de uma família com origem em Granja do Tedo. Pode consultar uma árvore de costados resumida no meu site, mais especificamente na página http://www.girao.net/tabuaco.htm (peço licença ao moderador para lhe mostrar este endereço).

Fico à sua disposição para quaisquer esclarecimentos complementares.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Granja do Tedo no Concelho de Tabauco

#177125 | gicamacho | 19 dez 2007 13:23 | Em resposta a: #177105

Prezado Pedro Girão,

Suas informações serão registradas e peço licença para publicar no site em questão: www.tabuaco.pt.

Atenciosamente,

Gisele Camacho Aznar Neves

Resposta

Link directo:

RE: Granja do Tedo no Concelho de Tabauco

#177181 | joseccouto | 19 dez 2007 20:11 | Em resposta a: #177125

Prezada Gisele Camacho:

Não sei se vou ajudá-la, mas tenho algumas informações sobre a Granja do Tedo. Uma tia bisavó minha que se chamou Maria Amélia Pinto de Sousa Cardoso Machado, era natural de Tões, Armamar onde nasceu no ana de 1848, casou com um senhor da Granja do Tedo chamado Alfredo Maria Cardoso de Mendonça Machado. Tiveram 2 filhos: Maria Emília e Amadeu. Creio que ambos não tiveram descendência. De momento são as informações que tenho sobre a Granja do Tedo.
Quando for possível gostaria de conhecer o seu trabalho sobre as famílias de Tabuaço, em particular as da freguesia de Barcos.

Com os melhores cumprimentos,

José Carlos Couto

Resposta

Link directo:

RE: Granja do Tedo no Concelho de Tabauco

#177192 | gicamacho | 19 dez 2007 22:21 | Em resposta a: #177181

Prezado Sr. José Carlos Couto,

Agradeço vossa ajuda e posso adiantar que em Barcos já tenho a Família Amaral bem organizada, entre outras...
Estou registrando o Sr. Alfredo Machado e qualquer outro dado desta família fico-lhe grata.

O trabalho sera publicado no site www.tabuaco.pt em breve.

Atenciosamente,

Gisele Camacho Aznar Neves

Resposta

Link directo:

RE: Granja do Tedo no Concelho de Tabauco

#177218 | tmacedo | 20 dez 2007 10:48 | Em resposta a: #176204

Cara Gisele Camacho:

Um antepassado meu, José Constantino Pereira de Araújo, ficou ligado ao concelho de Tabuaço por ter comprado o mosteiro de São Pedro das Águias, após a extinção das ordens religiosas. Liberal, deixou a Universidade de Coimbra, tendo-se formado em medicina, em Paris, na Sorbonne. Regressado a Portugal dedicou-se à administração das suas propriedades. Foi administrador do concelho de Vila Real e administrador do concelho de Provezende. Faleceu novo em Donelo, onde vivia e donde era natural, com 37 anos, em 1842, pouco aós essa compra.

Era bisneto de Caetana do Espírito Santo de Araújo, nascida na vila de Barcos, para onde seus pais João da Costa e Madalena de Araújo, de Donelo, tinham ido viver. Nessa vila vivia um primo de Madalena de Araújo, João de Araújo Pinto Rebelo, com antepassados de Donelo.

Sucedeu na quinta de São Pedro das Águias, seu filho, meu tio em 4.º grau, Alexandre Augusto Pereira de Barros. Este restaurou parte do edifício conventual onde viveu com sua mulher, Clementina Pinheiro Leite de Figueiredo da Fontoura. Foi várias vezes presidente da Câmara Municipal de Tabuaço e juiz de direito substituto. À sua influência política se ficou a dever a abertura da estrada da foz do Távora para Moimenta da Beira. Plantou com vinha a parte da quinta abaixo dessa estrada. Faleceu sem filhos, na sua quinta de São Pedro das Águias, de longe a melhor propriedade de todo o concelho, por 1920, sendo sepultado no cemitério de Donelo, em jazigo de família. A quinta ficou para a viúva e, após a sua morte súbita no Porto, para a sua família, que imediatamente a vendeu.

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Granja do Tedo no Concelho de Tabauco

#177311 | gicamacho | 20 dez 2007 23:04 | Em resposta a: #177218

Sr. Antonio Taveira,
Que maravilha - Fiquei encantada com o que contou...

Sabemos que este conventou pegou fogo, destruindo todos os documentos existentes. O que sabe sobre isso? O sr. teria algum documento relacionado aos moradores da granjinha ou ordens religiosas?

Atenciosamente,

Gisele Camacho Aznar Neves

Resposta

Link directo:

RE: Granja do Tedo no Concelho de Tabauco

#177339 | tmacedo | 21 dez 2007 09:30 | Em resposta a: #177311

Cara Gisele Camacho:

Como diz, o convento "pegou fogo" ou foi incendiado pelos moradores das aldeias vizinhas. Segundo se diz para destruir o cartório onde estavam registadas as pensões a pagar. Salvou-se a igreja que meu tio Alexandre veio a transformar em adega. Os altares foram para o concelho de Cinfães, segundo creio.

Não tenho documentos anteriores à compra ao Estado, por 1840, do convento. Tenho documentos da compra e da administração da quinta após essa data, bem como algumas fotografias do século XIX.

Com os melhores cumprimentos.

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Granja do Tedo no Concelho de Tabauco

#177455 | JCA | 21 dez 2007 22:29 | Em resposta a: #177339

Cara Gisele Camacho

Tenho ascendência numa actual freguesia de Tabuaço: Paradela;
Tenho alguma documentação sobre a antiga Vila de Paradela.
A minha família, Soeiro d'Almeida, resultou do casamento (1854) de José Lúcio d'Almeida, de Sernancelhe, com Maria da Conceição Soeiro de Paradela.
Este apelido Soeiro, tem muitos séculos naquelas paragens, e penso que será do início da Nacionalidade, uma vez que, a "História do Bispado de Lamego" do Padre Gonçalves da Costa, refere documentos que registam a concessão de terras de Sendim a uns irmãos Soeiro, pelo nosso 1º Rei D. Afonso Henriques, em reconhecimento de serviços prestados.
Nos meus registos tenho apenas até Caetano Soeiro, que faleceu antes de 1780 e Ignácio José Soeiro (filho de Caetano Soeiro) que casou em 20/10/1796 com Gertudes Maria da Costa, em Paradela.

Cumprimentos,

José Manuel Correia Alves

Resposta

Link directo:

RE: Granja do Tedo no Concelho de Tabauco

#181988 | pachancho | 25 jan 2008 16:22 | Em resposta a: #177105

Caro Pedro,

antes de mais peço desculpa pois o assunto que me leva a entrar em contacto consigo não tem a vêr com este tópico.
Descobri aqui no fórum que em tempos manteve contacto com Manuela Maria Feyo:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=73961&fview=e

D. Marianna Ezequiel Feyo de Figeiuredo de Correia, nascida a 7 de Novembro de 1801 e Bernardo Pereira Rebello, são meus 5º avós. Este casal teve 2 filhos Bernardo (do qual descende Manuela Maria Feyo) e Francisco (do qual descendo eu).
A questão que coloco é :Será que o Pedro aínda tem o contacto de Manuela Maria? precisava de entrar em contacto com ela, pois deve ter muitas informações importantes sobre a familia.


cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Granja do Tedo no Concelho de Tabauco

#252348 | nresende | 28 mar 2010 17:18 | Em resposta a: #177218

Caro Amigo
Estou interessado em informações sobre essa D. Caetana de Araújo. Pode dizer-me se ela foi casada com Avelino Cardoso Valente, de Adorigo?
Obrigado,

Nuno Resende

Resposta

Link directo:

RE: Granja do Tedo no Concelho de Tabauco

#252359 | kingzinho | 28 mar 2010 19:25 | Em resposta a: #176204

Cara Gisele,

tenho ascendência em Santa Leocádia, Tabuaço:

António Marques, nascido em 1853, filho de Joaquim Marques e Luísa Clara, casou com Maria da Paixão, nascida em 1860, filha de Feliciano do Carmo Baptista e de Umbelina.

Tiveram três filhos:

Silvina de Jesus Marques (minha bisavó)
José Marques
Joaquim Marques.

Qualquer informação sobre estes nomes é sempre bem vinda.

OBrigado

João Emanuel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Granja do Tedo no Concelho de Tabauco

#340784 | fj5959 | 11 jan 2014 15:08 | Em resposta a: #176204

Caros confrades,

Estou a realizar um estudo sobre duas famílias de Granja do Tedo - família Reboredo e família Soares da Fonseca - haverá alguma informação acerca das mesmas?

Cumprimentos,

Gonçalves

Resposta

Link directo:

Granja do Tedo no Concelho de Tabauco

#418654 | jaboo | 12 out 2019 21:58 | Em resposta a: #177455

Caro José Manuel Correia Alves,

Conseguiu recuar na sua ascendência Soeiro de Almeida, de Paradela? Pois essa sua antepassada Maria da Conceição Soeiro era colateral afastada minha por ser trineta de antepassados meus de Paradela. Se não tiver posso mandar-lhe os meus dados. Somos por essa via parentes afastados.

Cumprimentos,
João Braz

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 23:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen