Manoel Marques Pereira Ramos

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Manoel Marques Pereira Ramos

#176251 | adilsonpereira | 13 dez 2007 13:35

Caros,
Sou um jornalista brasileiro em busca de suas origens. Tenho um bisavô chamado Manoel Marques Pereira Ramos (temo que haja a possibilidade de o registro de óbito ter sido efetuado de forma errada, sendo o nome dele com u: ManUel). Sei que ele veio ao Brasil e deixou familiares em Portugal. Mas nenhum conhecido meu aqui tem informações sobre a região onde ele nasceu e de onde partiu.
Entro neste fórum na esperança de encontrar a informação, pelas quais agradeço desde já.
Pelas minhas pesquisas iniciais, soube que há Ramos em Madeira e Guarda. Não sei se considero como nome de família apenas o último sobrenome ou de o penúltimo também entra. Se for este o caso, meu bisavô é um Pereira Ramos. Não sei se isso facilita ou dificulta a pesquisa.
Sei que um filho deste meu bisavô esteve no Brasil certa época a procurá-lo. Nenhum dos mais antigos da minha família brasileira no entando sabe o nome desta pessoa.
Agradeço por qualquer informação.
Adilson Pereira
pereiraadilson @ yahoo. com. br

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Marques Pereira Ramos

#176323 | pachancho | 13 dez 2007 21:13 | Em resposta a: #176251

Caro Adilson,

já tentou encontrar registo de passaporte de seu bisavô? Certidão de óbito? Certidão de casamento? O apelido Ramos é muito comum em Portugal.
Já fez alguma pesquisa? No site do Memorial do emigrante em SP, existem mtos Manoel Ramos.


cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Marques Pereira Ramos

#176898 | Saba | 18 dez 2007 03:29 | Em resposta a: #176251

Ola

Pode ser coincidencia, mas o meu pai era Virgilio Pereira Ramos, filho de Vital Pereira Ramos, filho de Jose Pereira Ramos, filho de Jose Pereira, filho de Jose Pereira. Estas pessoas sao de Vale de Espinho e de Quadrazais, Sabugal, Guarda.
Cumprimentos,

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Marques Pereira Ramos

#176934 | adipereira | 18 dez 2007 13:41 | Em resposta a: #176323

Olá, Paula. Obrigado pela ajuda. Eu não conhecia este site. Imagino que ele seja muito útil. De fato, achei lá um Manoel que pode ser o meu bisavô.
A certidão de óbito dele é o único documento que tenho, por enquanto, além das certidões de nascimento e casamento da minha avó...
Você sabe como é possível fazer para encontrar registro de passaporte (que provavelmente era um documento português)?
É a primeira vez que faço uma pesquisa asssim e qualquer dica é muito bem-vinda.
Mais uma vez agradeço.
Saudações,
Adilson Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Marques Pereira Ramos

#176935 | adipereira | 18 dez 2007 13:44 | Em resposta a: #176898

Caro Luis Ramos. Obrigado por entrar em contato.
Soube através de um primo que meu bisavô pode ter vindo da região de Viseu.
Conheces por lá alguém com os sobrenomes "Pereira Marques Ramos"?
Meus cordiais cumprimentos.
Adilson Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Marques Pereira Ramos

#176956 | adipereira | 18 dez 2007 15:28 | Em resposta a: #176935

Em tempo: precisei trocar minha inscrição de utilizador, porque o sistema não me permitia entrar no fórum adequadamente. Agora, uso ADIPEREIRA.

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Marques Pereira Ramos

#177073 | pachancho | 18 dez 2007 23:28 | Em resposta a: #176934

Adilson,

os registos de passaportes encontram-se nos arquivos distritais e/ou nos governos civis da capital de distrito.

Capitais de distrito de Portugal continental:
-Distrito de Beja
- Distrito de Évora
- Distrito de Santarém
- Distrito de Castelo Branco
- Distrito de Bragança
- Distrito de Portalegre
- Distrito da Guarda
- Distrito de Setúbal
- Distrito de Viseu
- Distrito de Faro
- Distrito de Vila Real
- Distrito de Coimbra
- Distrito de Leiria
- Distrito de Aveiro
- Distrito de Lisboa
- Distrito de Braga
- Distrito do Porto
-Distrito de Viana do Castelo

Se seu bisavô era de viseu tem que pedir informação ao arquivo distrital de viseu e/ou ao governo civil de viseu.

Pode também tentar junto do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro.

cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Marques Pereira Ramos

#177189 | Saba | 19 dez 2007 21:46 | Em resposta a: #176935

Caro Adilson,

Nao, infelizmente nao tenho nenhum Marques desse lado da familia. Pereira e Ramos sao ambos comuns, por isso e' possivel que seja coincidencia as nossas familias terem esses sobrenomes. E possivel no entanto que haja uma ligacao. Afinal Viseu e' perto da Guarda.

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Marques Pereira Ramos

#177449 | parofi | 21 dez 2007 22:09 | Em resposta a: #176251

Caro Adilson:
Sou de Vila Real-Portugal. Estou a tentar construir a minha árvore genealógica e tenho antepassados Marques Pereira. Não sei se haverá alguma ligação com seus parentes.
Um meu avô, António Rosa Marques, nasceu em 1 de Outubro de 1898 em Canas de Senhorim-Distrito de Viseu. Seus pais eram: Joaquim Rosa Pinto(nascido em 2 Novembro 1864) e Josepha Marques(nascida em 22 Julho 1861). Esta era filha de Joaquim Marques Pereira e Maria Lopes. Por sua vez, Joaquim Marques Pereira era filho de MANOEL MARQUES PEREIRA e de Anna Maria (que, portanto era meus tetravôs), mas não sei as datas de nascimento nem de casamento deles.
Se tiver dados sobre sua família diga.
Um abraço e um Feliz Natal,
Paulo Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Marques Pereira Ramos

#214711 | Bethramos | 04 dez 2008 20:33 | Em resposta a: #176898

Boa noite tenho um parente em descendencia de 4 geração, cujo nome é Sepharin(o) Pereira Ramos, que teve um filho:
Pessoa Parentesco
Seraphino Pereira Ramos, Sr. é a pessoa inicial
Hipolito Pinto Machado Ramos, Sr. Hipolito Pinto Machado Ramos, Sr. é filho de Seraphino Pereira Ramos, Sr.
Amelia Pinto Machado, Sr. Amelia Pinto Machado, Sr. é a esposa de Seraphino Pereira Ramos, Sr.
Ubaldino Ramos, Sr. Ubaldino Ramos, Sr. é neto de Seraphino Pereira Ramos, Sr.
Geztrudes Rezende Pereira, Sr. Geztrudes Rezende Pereira, Sr. é nora de Seraphino Pereira Ramos, Sr. (esposa do filho dele).
Não sei se te pode ajudar.
Atenciosamente
Elizabeth Anunciação Ramos da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Marques Pereira Ramos

#214712 | Bethramos | 04 dez 2008 20:36 | Em resposta a: #176898

Boa noite Sº Luis Ramos, estou a procurar parentes distantes, minha arvore está so no começo, talvez tenhamos algo incomum, podes me ajudar:
Pessoa Parentesco
Seraphino Pereira Ramos, Sr. Seraphino Pereira Ramos, Sr. é a pessoa inicial
Hipolito Pinto Machado Ramos, Sr. Hipolito Pinto Machado Ramos, Sr. é filho de Seraphino Pereira Ramos, Sr.
Amelia Pinto Machado, Sr. Amelia Pinto Machado, Sr. é a esposa de Seraphino Pereira Ramos, Sr.
Ubaldino Ramos, Sr. Ubaldino Ramos, Sr. é neto de Seraphino Pereira Ramos, Sr.
Geztrudes Rezende Pereira, Sr. Geztrudes Rezende Pereira, Sr. é nora de Seraphino Pereira Ramos, Sr. (esposa do filho dele)

Resposta

Link directo:

RE: Manoel Marques Pereira Ramos

#216615 | Saba | 29 dez 2008 09:48 | Em resposta a: #214712

Algumas dessas pessoas sao nascidas em Portugal?

-Luis Ramos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 jun 2024, 12:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen