Matos e Pintos de Vila Nova Foz Côa - dúvidas

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Matos e Pintos de Vila Nova Foz Côa - dúvidas

#177469 | MariaDavid | 22 dez 2007 00:23

Caros Confrades

Lembrei-me de consultar a base de dados do Geneall para tentar esclarecer umas dúvidas e fiquei ainda com mais.

Vou deixar à vossa consideração um possível esclarecimento, pois sei que há bastantes participantes deste forun que se interessam por esta zona e apelidos.

Passo a explicar:

Tenho um ramo constituído por estas pessoas (meus 15ºs avós):
1 António Pinto cc Branca de Matos
1.1 Clara de Matos cc Diogo Rodrigues (n +/-1580)
1.1.1 Francisco Rodrigues Pinto cc Brites de Campos
1.1.1.1 António Pinto cc Branca de Matos
1.1.1.1.1 Gaspar de Matos (tem quatro casamentos 1º Maria Fernandes, 2º Ana Nunes, 3º Filipa Nunes, 4º Brites de Robles). A minha ascendente é a Maria Fernandes.

A base do Geneall apresenta um António Pinto, filho de Lopo Romeiro e N.Pinto, neto paterno de Luís Lopes Romeiro e Catarina Gonçalves, bisneto paterno de Fernão Afonso Romeiro e Ilena Afonso e Gonçalo Gonçalves e Isabel Fernandes.
Esse mesmo António Pinto está casado com uma Branca de Matos.

Penso que a coincidência de nomes é interessante e que esse casal António Pinto e Branca de Matos são os pais da minha Clara de Matos Pinto cc Diogo Rodrigues.

Alguém pode confirmar isto e dar mais alguns elementos quanto a datas para confirmar? É que neste ramo tenho apenas datas aproximadas como referência, de alguns processos do SO.

Fico grata por qualquer esclarecimento ou pista.

Os meus votos de um Feliz Natal e que o ano 2008 nos traga a todos muita saúde, muita paz e algumas realizações pessoais e genealógicas.

Com os meus melhores cumprimentos

Maria

PS: Ainda não consegui os paroquiais que poderiam esclarecer tudo.

Resposta

Link directo:

RE: Matos e Pintos de Vila Nova Foz Côa - dúvidas

#177587 | MariaDavid | 22 dez 2007 23:13 | Em resposta a: #177469

Caros confrades, solicito de novo a vossa atenção para qualquer esclarecimento sobre a matéria que expûs, de modo a avançar com este ramo. Só pretendo saber se a informação constante no Geneall completa os meus dados ou não. Claro que qualquer elemento extra será muito bem vindo.

Com os meus melhores cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Matos e Pintos de Vila Nova Foz Côa - dúvidas

#178772 | MariaDavid | 04 jan 2008 13:59 | Em resposta a: #177587

Caros Confrades

Renovo a minha chamada de atenção para o caso de alguém ainda não ter visto esta mensagem, dada a altura natalícia em que a coloquei.

Gostaria de saber se a hipótese que apresentei está correcta, face aos elementos que tenho e face aos que constam da base de dados. Pode dar-se o caso de algum confrade ter estudado esta gente ou região e possa ajudar com algum esclarecimento. A ausência de paroquiais e a repetição dos mesmos nomes tem dificultado saber quem é quem.

Muito grata por qualquer pista.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Matos e Pintos de Vila Nova Foz Côa - dúvidas

#178843 | Suomi | 04 jan 2008 19:18 | Em resposta a: #178772

Cara Maria,

Primeiro tenho que dizer que nada sei de essas suas familiares.

Mas encontrei estas citações com o Google Books:

http://books.google.com/books?id=YReHIkAI3ccC&q=%22Francisco+Rodrigues+Pinto%22&dq=%22Francisco+Rodrigues+Pinto%22&hl=pt-PT&pgis=1

Dentro de este livro pode ainda pesquisar c/ "Brites de Campos" e fala uma filha:
Garcia de Campos, filha do Francisco Rodrigues Pinto e Brites de Campos.

Com os melhores cumprimentos,
Maarit

Resposta

Link directo:

RE: Matos e Pintos de Vila Nova Foz Côa - dúvidas

#178844 | MariaDavid | 04 jan 2008 19:29 | Em resposta a: #178843

Cara Maarit

Muito obrigada pela sua informação. Vou já bisbilhotar. Oxalá tenha algo a ver com o que procuro.

Abraço
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Matos e Pintos de Vila Nova Foz Côa - dúvidas

#178852 | Suomi | 04 jan 2008 20:38 | Em resposta a: #178844

Cara Maria,

Enganei-me, a filha chama-se Gracia Rodrigues, não Gracia de Campos.

Fala também dou outro filho: Luis (Luiz) Rodrigues.

Resumindo:

Este casal: Francisco Rodrigues Pinto cc. Brites de Campos.
Moradores na Foz Côa. Ela era natural de Guadalaxara (Espanha).
Ele era sapateiro.
Espero que este casal é da sua família.

Pesquisando c/ "filho de Francisco Rodrigues Pinto" ou "filha...." não encontra
neste livro mais dados (o seu António Pinto).

Não sei se é familiar com o Google Books ? Com o Google Books a pesquisa
tem que ser feita exactamente como pode estar escrito nos livros. P.ex.
Fozcoa, foscoa ou Luis, Luiz. Tem que fazer várias tentativas e um pouco
paciencia... Para mim um bocadinho difícil, como sou estrangeira.. Mas tudo se
aprende.

Abraço,
Maarit

Resposta

Link directo:

RE: Matos e Pintos de Vila Nova Foz Côa - dúvidas

#178858 | MariaDavid | 04 jan 2008 21:26 | Em resposta a: #178852

Caríssima Maarit

Estou muito sensibilizada pela sua ajuda mas continuo com o mesmo problema, isto é, compatibilizar os meus dados com os que aparecem na base do Geneall.
Vou explicar melhor, embora a Maarit não me possa ajudar mais e já foi extraordinária em dar essas pistas.

O Francisco Rodrigues Pinto cc Brites de Campos, são meus 13ºs avós. O Francisco é filho de Diogo Rodrigues e de Clara de Matos. E foi até aqui que cheguei em termos de investigação da minha parte. Acontece que uma Clara de Matos que se encontra aqui na base do Geneall, é dada como filha de um António Pinto, casado com Branca de Matos. Coincidência curiosa porque um dos filhos de Francisco Rodrigues Pinto cc Brites de Campos (os tais meus 13ºs avós) é também António Pinto cc Branca de Matos, meus 12ºs avós. Tenho a descendência deles. Ora a dificuldade está em saber se há qualquer engano nos dados que estão na base ou se, efectivamente, está tudo correcto e, deste modo, eu consigo avançar com mais algumas gerações, às quais ainda não tinha acedido (desde Lopo Romeiro até Fernão Afonso Romeiro). Quanto a mim, para além de desejar que isso fosse verdade, creio que se trata da mesma linha genealógica, passe a coincidência de nomes, pois já me aconteceu ter casais com certos nomes cujos descendentes tiveram os meus nomes e casados com conjuges com os mesmos nomes!!

A minha dificuldade é que não consigo confrontar datas pois os vários processos da inquisição que abarcam estas gerações estão fora de consulta, por se encontrarem em mau estado.

Veja, por favor, a base do Geneall, Francisco Rodrigues Pinto e tente ver se faz a mesma análise que eu. Francisco Rodrigues Pinto cc Branca de Matos, tiveram, além de outros filhos, António Pinto cc Branca de Matos, que por sua vez tiveram Gaspar de Matos cc Maria Fernandes, que tiveram Francisco de Matos cc Isabel de Flores, que tiveram Henrique Fróis Nunes cc Mécia Nunes, ....etc, etc...até aos nossos dias. Todos os restantes elementos de identificação batem certo com os paroquiais.

Para já, os meus agradecimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Matos e Pintos de Vila Nova Foz Côa - dúvidas

#178859 | Suomi | 04 jan 2008 21:38 | Em resposta a: #178858

Cara Maria,

Claro - percebi qual era a sua problema.

Mas - importante também é que há conversa...

Pronto, a minha parte ja fiz tudo o que foi no meu alcance, como tento fazer para os todos.

Agora, esperamos que alguem, quem colocou os dados, responde.

Abraço,
Maarit

Resposta

Link directo:

RE: Matos e Pintos de Vila Nova Foz Côa - dúvidas

#178861 | JMSA | 04 jan 2008 21:53 | Em resposta a: #178858

Cara Maria David,
Se pesquisar nos tópicos de Fozcoa (não tenho a certeza se será nos Almeida Penha), encontrará toda a informação que procura dada pelo nosso Confrade Conde.
Melhores cumprimentos e votos de Bom Ano.
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Matos e Pintos de Vila Nova Foz Côa - dúvidas

#178863 | MariaDavid | 04 jan 2008 22:08 | Em resposta a: #178861

JMSA, os meus sinceros agradecimentos. Vou ver a sua pista.

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

Indice dos processos da Inquisição na TT Online

#178868 | ofdob2 | 04 jan 2008 22:36 | Em resposta a: #178843

O livro encontrado pelo google books é o "Inventário dos processos da inquisição de Coimbra,1541-1820", Luís de Bivar Guerra, 1972.

Felizmente hoje em dia já temos disponivel o indice de todos os processos da inquisição na Torre do Tombo Online.

O processo em causa (Coimbra 3253):

http://ttonline.iantt.pt/dserve.exe?dsqServer=calm6&dsqIni=Dserve.ini&dsqApp=Archive&dsqCmd=show.tcl&dsqDb=Catalog&dsqPos=0&dsqSearch=(RefNo='PT-TT-TSO/IC/25/3253')

CódigoReferência : PT-TT-TSO/IC/25/3253
Título : Processo de Francisco Rodrigues Pinto
Datas : 08/12/1664-13/02/1667
NívelDescrição : Documento Composto
CódigoReferAlternCota : Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Coimbra, proc. 3253
ÂmbitoConteúdo : Estatuto Social: Cristão-Novo
Crime/Acusação: Judaísmo; Heresia; Apostasia
Estatuto Profissional: Sapateiro
Naturalidade: Vila Nova de Foz CÔa
Situação Geográfica (Naturalidade): Bispado de Lamego
Morada: Vila Nova de Foz CÔa
Situação Geográfica (Morada): Bispado de Lamego
Pai: Diogo Rodrigues, Sapateiro
Mãe: Clara de Matos
Estado Civil: Casado
Nome do Cônjuge: Brites de Campos
Data da Prisão: 08/12/1664
Data da Sentença: 13/02/1667
Data do Auto de Fé: 13/02/1667
Outros Dados: R.C.; FOI PASSADO AO RÉU TERMO DE SOLTURA E SEGREDO EM 1667-02-15; EM 7-03-06, FOI-LHE DADA LICENÇA PARA IR PARA A SUA TERRA (VILA NOVA DE FOZ CÔA); DEPOIS E RECONCILIADO, CONFESSOU MAIS CULPAS EM 1667-03-10; EM 1671-10-05, FOI-LHE TIRADO O BITO PENITENCIAL E DADA LICENÇA PARA SE IR.
EntidadeDetentora : IANTT

--
Oscar Barroso

Resposta

Link directo:

RE: Indice dos processos da Inquisição na TT Online

#178872 | Suomi | 04 jan 2008 23:07 | Em resposta a: #178868

Caro Oscar,

Por acaso também foi p/ ttonline e pesquisando com o nome:
Francisco Rodrigues Pinto, mas com datas 1550-1660 e não apanhou este
processo.

Agora estes filhos, citados no livro, também estão ?
Gracia Rodrigues e Luis Rodrigues.

E o António Pinto ?

Obrigada pela dica, vamos a Maria todo apoio.

Cumprimentos e Bom Ano Novo 2008,

Maarit

Resposta

Link directo:

RE: Indice dos processos da Inquisição na TT Onl

#178877 | MariaDavid | 04 jan 2008 23:28 | Em resposta a: #178868

Olá, Oscar, prazer em vê-lo aqui!!!!
Antes de passar ao assunto que me traz a esta mensagem, vou dar-lhe uma notícia: a Naomi, de Los Angeles (lembra-se do nosso jantar em Alfama com a Rufina e o grupo?) está em Portugal e eu e a Graça vamos tentar estar com ela um dia destes. Quer aparecer também? Diga alguma coisa.

Sobre a sua informação quanto ao Francisco Rodrigues Pinto, eu já a tinha. O problema é que o processo dele não vem à consulta, nem o do filho, nem o do neto...o que é uma pena, realmente.
Só se alguém já tiver consultado anos atrás estes processos, antes das actuais restrições, e possa ajudar a fazer luz sobre os conteúdos e datas aproximadas.

De qualquer forma, muito obrigada pela intenção.

Abraço

Maria

PS: A Raquel já terminou medicina e vai começar a trabalhar em 21 deste mês, em Castelo Branco. Também está a pensar encontrar-se com a Naomi. Manda-lhe cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 19:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen