Quintas de Ourém - Quinta do Socorro

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões

Quintas de Ourém - Quinta do Socorro

#177528 | FraQueiroz | 22 dez 2007 15:38

Algum confrade poderá esclarecer-me onde era a Quinta do Socorro, em Ourém, a qual provavelmente teria também um outro nome (ou então já não existe), porque não a consigo localizar.
Grato,
Francisco Queiroz
francisqueiroz[arroba]clix[ponto]pt

Resposta

Link directo:

RE: Quintas de Ourém - Quinta do Socorro

#203560 | FraQueiroz | 18 jul 2008 18:32 | Em resposta a: #177528

Renovo o apelo.
P.f. veja também http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=203559
Obrigado
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Quintas de Ourém - Quinta do Socorro

#203668 | Olifran | 20 jul 2008 16:29 | Em resposta a: #177528

Caro Francisco Queiroz,
N'O Couseiro, quando trata das ermidas que há na freguesia da Colegiada de Ourém (p. 220), refere-se:
"... junto à quinta de Francisco de Faria, em pinhal na mesma ribeira, uma, da invocação de N. Senhora do Socorro, feita e dotada por pessoa particular;..."
A Quinta de Francisco de Faria (séc. XVII) era a Quinta da Parreira.

Por outro lado, na "Descrição da Vila de Ourém feita em 1758 pelo Pe. Luís António Flores, Cura coadjutor da Colegiada" editada por Lívio Correia, C. M. Ourém, 1999, pode ler-se nas pp. 38-39: "...Nossa Senhora com S. Joze da quinta da Parreira he propria do Capitam mor Felipe Carneiro de Faria Pereira Mansso e paga ao capellam, Nossa Senhora da quinta da Corredoura he de Dona Bernarda da Cunha Villas Boas e paga ao capellam..."

Finalmente, No "Esboço Historico do Concelho de Villa Nova de Ourem" de José das Neves Gomes Elyseu, editado por António Rodrigues Baptista em "Ourém Três Contributos para a sua História", C.M. Ourém, 1994, p.34, pode ler-se:"... Quinta do Socorro, pertencente a Francisco da Cunha Villas Boas."

Pode concluir-se que a Quinta do Socorro não era a Quinta da Parreira, mas sim a também chamada Quinta da Corredoura, pertencente à Família Cunha Villas Boas, ainda no séc. XIX. Ficava situada, junto ao lugar da Corredoura, a seguir à saída ocidental da antiga Vila Nova de Ourém, junto à estrada que liga a Leiria.

Espero que estes elememtos lhe sejam úteis.
Com os meus cumprimentos

António P. de Oliveira FRancisco

Resposta

Link directo:

RE: Quintas de Ourém - Quinta do Socorro

#203740 | FraQueiroz | 21 jul 2008 19:25 | Em resposta a: #203668

Caro confrade António P. de Oliveira Francisco
Muito obrigado pela sua mensagem. Ainda assim, não estou totalmente convencido.
Todas as fontes que cita eu já as tinha visto. Porém, em nenhuma encontrei a referência de que a "Quinta de Francisco de Faria (séc. XVII) era a Quinta da Parreira". Pode-me esclarecer onde se baseou?
É verdade que no século XIX, a Quinta do Socorro era de Francisco da Cunha Vilas Boas. Contudo, em 1840, um tal Francisco Xavier Carneiro da Cunha Vilas Boas (o mesmo?) residia na Quinta da Piedade. Trata-se da mesma quinta? Se for a da Corredoura, então temos três nomes diferentes para uma quinta só...
Tenho ainda outra indicação para levantar mais dúvidas, a qual em breve irei aprofundar através da leitura de um testamento: Francisco de Faria Leitão (o mesmo Francisco Faria que me diz ser o dono da Quinta da Parreira?) viveu na Quinta de Nossa Senhora do Socorro.
Grato
Francisco Queiroz
francisco[arroba]queirozportela[ponto]com

Resposta

Link directo:

RE: Quintas de Ourém - Quinta do Socorro

#204075 | Olifran | 25 jul 2008 13:38 | Em resposta a: #203740

Caro confrade Francisco Queiroz,

Quando identifiquei a Quinta de Francisco de Faria (referida no "Couseiro") com a Quinta da Parreira, fiz provavelmente um juizo prematuro, baseado no facto de a Parreira ter pertencido a descendentes de Francisco de Faria Pereira, que em 2/11/1604 casou na Golegâ com D. Máxima Carneiro Pinto.

A partir dos anos 40 do séc. XX, o Dr. João Alvim publicou no "Notícias de Ourém" um conjunto de artigos, versando sobretudo a genealogia de muitas Famílias de Ourém, fruto das suas investigações na Torre do Tombo e na Biblioteca Nacional. Além de dados retirados dos livros de genealogias "clássicos" (p. exp., Manso de Lima) há muita informação proveniente de outras fontes, designadamente das Habilitações do Santo Ofício.

Consultando os apontamentos que tirei dos artigos do Dr. João Alvim, verifico que
o capitão-mor de Ourém António Carneiro de Faria - neto do casal acima referido - Francisco de Faria Pereira e D. Máxima Carneiro Pinto - viveu na Quinta da Parreira casado com Catarina Falcão de Faria, filha de Baltasar de Faria Leitão e de sua mulher Isabel Henriques.
O Dr. João Alvim levantou a hipótese de a Quinta da Parreira vir à posse do capitão-mor pelo seu casamento.
Também a Quinta do Socorro esteve ligada à Família de Baltasar de Faria Leitão. Assim, em 1691, António de Faria Leitão, morador "na sua quinta ao pé de Ourém" é nomeado procurador pelo Senado de Ourém para tratar na Corte do "foral novíssimo". Este António de Faria Leitão era, presumivelmente, filho (neto ?) de Baltasar de Faria Leitão e Isabel Henriques. Efectivamente, nas "Anotações ao Esboço Histórico... de Eliseu, (p. 220) diz-se que este António de Faria Leitão era administrador das duas capelas instituídas pelo cónego António Henriques, natural do lugar da Charneca (actual Vilar dos Prazeres). Uma destas capelas, a da Esperança (sita na Charneca), era conhecida por capela dos Henriques.

O Dr. João Alvim estudou também a habilitação de José de Almeida Soares, para familiar do Santo Ofício (1749). Este José de Almeida Soares foi casado com D. Ana Teresa Frois de Brito, nascida na Corredoura e b. na Colegiada de Ourém em 30/3/1711, era filha de Teresa, solteira, e de pai incerto, mas que algumas testemunhas disseram ser António de Faria Leitão, morador na sua Quinta do Socorro (que seria próximo da Corredoura).

Voltemos à Quinta da Parreira. Do capitão-mor António Carneiro de Faria foi filho Luís Carneiro de Faria, cujo casamento (contratado em 1738) com D. Francisca da Mota Manso, sua prima da Quinta da Sorieira, não chegou a realizar-se, por falecimento desta senhora. No entanto, de Maria Vieira, n. dos Gabriéis, posivelmente sua mulher, teve: Luís Carneiro de Faria Pereira, que foi capitão das ordenanças de Ourém, do qual foi filho José Carneiro de Faria Pereira.
Este José Carneiro de Faria Pereira, em 1770, teve habilitação a familiar do Santo Ofício, onde se vê que era morador na Quinta do Socorro.

Como se vê, a Quinta do Socorro aparece sempre ligada a estas Famílias. Não lhe sei explicar como é que passa depois para os Vilas-Boas (séc. XIX).

Finalmente, para não me alongar mais, reportando-me ao Francisco Xavier Carneiro da Cunha Vilas Boas, que diz ser morador na Quinta da Piedade, creio que deve haver um lapso. Ou há um erro de leitura ou de escrita. A única Quinta que conheço com esse nome é a Quinta de Nossa Senhora da Piedade, do Caneiro, mas não vejo o que faria lá um Vilas Boas...
O mais "parecido" com Piedade é Caridade. A Quinta da Caridade foi no séc. XVIII cabeça do morgado dos Coutos. O Dr. João Alvim também refere este Francisco Xavier Carneiro da Cunha Vilas Boas, mas não o entroncou em nenhuma Família. De qualquer modo, o facto de ser morador numa Quinta não significa que fosse dono dela.

Já agora, aproveito para lhe pedir um favor. Ao avançar na sua pesquisa sobre Famílas de Ourém, deve encontrar numerosos Farias Pereiras e Pereiras de Faria.
Eu estou particularmente interessado no meu antepassado João Pereira de Faria, que viveu no lugar das Matas, freguesia da Colegiada de Ourém, e faleceu, salvo erro, em 1801. Foi pai de Agostinho Pereira de Faria e de Francisco de Faria (meu antepassado), que viveram também nas Matas. Caso encontre elementos, anteriores ao séc. XIX, relativos a estes meus ascendentes ficar-lhe-ei muito grato pela informação.

Espero que estes dados ajudem a clarificar a sua pesquisa.
Com os meus melhores cumprimentos.

António P. de Oliveira Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Quintas de Ourém - Quinta do Socorro

#204155 | FraQueiroz | 26 jul 2008 21:54 | Em resposta a: #204075

Muitíssimo obrigado. Agora já começam a fazer mais sentido os dados que coligiu. Mas ainda há muitas dúvidas, que conto resolver à medida que a pesquisa nos documentos da família for avançando.
Certamente que lhe passarei todos os dados que encontrar sobre os seus Farias.
Eu sugeria talvez que doravante me contactasse a título particular, para que possamos aprofundar a questão sem as restrições que este fórum impõe (e que o bom senso também aconselha, tratando-se de um espaço virtual de total visibilidade e nenhuma reversibilidade quanto a conteúdos). É que, na realidade, todos os Farias de Ourém dos séculos XVI a XIX me interessam.
Cumprimentos,
Francisco Queiroz
francisco[arroba]queirozportela[ponto]com

Resposta

Link directo:

RE: Quintas de Ourém - Quinta do Socorro

#204156 | FraQueiroz | 26 jul 2008 22:00 | Em resposta a: #204155

A propósito, para que conste, recebi uma mensagem particular a partir de França sobre este tópico, que cita a monografia de Caxarias, mensagem essa que publicamente agradeço.
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Quintas de Ourém - Quinta do Socorro

#204168 | metila | 27 jul 2008 00:49 | Em resposta a: #204156

Posso acrescentar alguns dados que poderão ser úteis.
Em 20/10/1808 faleceu na Quinta da Gracieira, freguesia de São Simão de Litém, Jerónimo Carneiro, casado com Maria Inácia Xavier Rocha.
No baptizado das netas realizados na referida freguesia aparece com o nome Jerónimo Carneiro de Sá Faria Pereira.
No baptizado de uma das netas diz ser da Quinta do Socorro, Ourém. No baptizado de outras duas diz ser da Corredoura, Ourém (A dúvida continua...)
Referências à Quinta da Gracieira apenas aparecem nos princípios do século XIX. Ouvi pessoas antigas referirem-se à Quinta da "Piedade" mas, provavelmente, por uma das últimas proprietárias se chamar Maria da Piedade, uma das netas acima referidas.
Mas, por outro lado, existe no lugar da Gracieira, actualmente pertencente à freguesia de Albergaria dos Doze, uma capela da invocação da Senhora da Piedade, fundada com essa devoção em 1585 pelo Padre Bartolomeu Dias. Em 1758 a referida ermida da Senhora da Piedade era pertença do Capitão Luís António de Araújo.
Quanto ao Francisco Xavier Carneiro não é de excluir a hipótese de ligação à suposta "quinta" da Gracieira uma vez que existem registos da paróquia de São Simão de Litém que a ele se referem.

Resposta

Link directo:

RE: Quintas de Ourém - Quinta do Socorro

#204647 | FraQueiroz | 01 ago 2008 19:10 | Em resposta a: #204168

Muito obrigado por essas informações.
Pode-me referir, por favor, quais as fontes que utilizou, para o caso de eu querer citar ou confrontar?
Se preferir, pode contactar-me a título pessoal (francisco[arroba]queirozportela[ponto]com)
Sobre a Quinta do Socorro, ainda tenho várias dúvidas, mas com a ajuda do confrade "Olifran" e documentos que consultei, parece-me que seria algures entre a Corredoura e o Alqueidão, eventualmente perto da Quinta da Caridade.
Grato,
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Quintas de Ourém - Quinta do Socorro

#224244 | cmp | 19 mar 2009 01:37 | Em resposta a: #204647

Aparecem-me em diversos assentos (entre 1812 e 1820) como moradores na sua Quinta da Gracieira , Pedro José Xavier da Rocha e sua mulher Dona Felizarda do Sacramento (pais de Dona Anna Perpetua Xavier da Rocha, esta da sua Quinta de Monreal).
Caso já se tenham cruzado com qualquer destes nomes ou possuam informação quer sobre a Quinta da Gracieira, quer sobre a Quinta de Monreal, agradecia me informassem. Disponibilizo-me também para partilhar informação.
Desde já agradeço.
Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Quintas de Ourém

#224250 | FraQueiroz | 19 mar 2009 09:38 | Em resposta a: #224244

Cara Cristina
Quanto a à Quinta de Monreal, não me lembro de ter encontrado qualquer referência. Situava-se onde?
Quanto à Quinta da Gracieira, segundo indicação vertida neste tópico por parte de "melita", e apesar de não ter recebido ainda resposta à minha dúvida sobre as fontes documentais, teria sido ali que faleceu Jerónimo Carneiro de Sá Faria Pereira, a 20 de Outubro de 1808.
Este Jerónimo Carneiro de Sá Faria Pereira seria descendente por bastardia de uma das famílias de Ourém que estou a estudar. Por isso, agradeço qualquer informação correlacionada. Gostava, sobretudo, de perceber porque razão este Jerónimo Carneiro de Sá Faria Pereira se liga à Quinta da Gracieira, supondo que era a mesma Quinta da Gracieira do Capitão Luís António de Araújo, que ali administrava uma capela no século XVIII (Memórias Paroquiais, Ribeira de Litém - S. Simão).
Se preferir, pode contactar-me a título pessoal. (francisco[arroba]queirozportela[ponto]com)
Obrigado.
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Quintas de Ourém

#233568 | PRINO | 08 jul 2009 02:07 | Em resposta a: #224250

A QUINTA DE DE MONREAL, SITUA-SE NA BAIXA ENTRE OS VILÕES E OS TOMAREIS. NA PARTE DE CIMA FICA A QUINTA DA GRANJA.

CUMPS

Resposta

Link directo:

RE: Quintas de Ourém

#233583 | Francisco Queiroz | 08 jul 2009 09:42 | Em resposta a: #233568

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Quintas de Ourém - Quinta do Socorro

#233705 | PRINO | 09 jul 2009 00:13 | Em resposta a: #203668

Boa noite Sr Francisco.
Tem dados sobre a localidade da Charneca (Vilar dos Prazeres). Onde se baseia p/ a capela ser tb conhecida por "dos Henriques"?
Se puder ajudar agradecia.
Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Quintas de Ourém - Quinta do Socorro

#233745 | Olifran | 09 jul 2009 11:23 | Em resposta a: #233705

Caro Prino,
Quando referi a capela dos Henriques não me referia à capela (aliás ermida) de Nossa Senhora da Esperança, da Charneca, que segundo o "Couseiro" foi feita no ano de 1592.
O Pe. António Henriques, natural da Charneca e cónego da Colegiada de Ourém, viveu desde finais do séc. XVI até meados do séc. XVII. Este sacerdote afectou muitas suas propriedades à celebração de ofícios religiosos de sufrágio. Os bens assim afectados ficavam vinculados para sempre, não podendo ser alienados ou divididos, constituindo o que se designava por uma "capela", cujo administrador era designado de acordo com o estabelecido pelo instituidor.
Uma das capelas instituídas pelo cónego António Henriques é correntemente referida por autores do séc. XIX como capela dos Henriques ou capela da Charneca, provavelmente por as propriedades que a compunham ficarem no limite da Charneca e/ou por as respectivas missas de sufrágio serem celebradas na ermida da Charneca. Nunca consultei o documento de instituição desta capela.

Sobre a localidade de Charneca (actual Vilar dos Prazeres) tenho alguns (relativamente poucos) elementos genealógicos que recolhi sempre que se relacionavam com a minha pesquisa sobre as terras que mais tinham a ver com a minha Família. Na eventualidade de haver alguns desses elementos que lhe interessem, pode contactar-me directamente para o meu endereço electrónico obtido através do Moderador.

Com os meus melhores cumprimentos.

António de Oliveira Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Quintas de Ourém

#236856 | PRINO | 19 ago 2009 22:33 | Em resposta a: #233583

Seiça A Terra e o Povo, da autoria do Dr David Simões Rodrigues foca várias quintas de Ourém. Refere a quinta da Sorrieira, Parreira e os Ataídes. Já falei algumas vezes com o autor e é uma pessoa muito acessível. cumps

Resposta

Link directo:

RE: Quintas de Ourém - Quinta do Socorro

#236872 | metila | 20 ago 2009 00:35 | Em resposta a: #224244

Num baptismo realizado na freguesia de São Simão de Litém em 4/9/1813 de Felizarda, nascida na Quinta da Gracieira, refere-se que seus pais eram Francisco Marques, do lugar de Carcavelos, e de Dona Maria Inácia Xavier (vª), da Quinta da Gracieira.
Os avôs maternos eram Pedro José, da Aldeia de Baixo, São Simão de Litém, e Felizarda Joaquina, das Vargeas, Souto. Com muita probabilidade são o Pedro José Xavier da Rocha e a Dona Felizarda do Sacramento a que se refere. Gostava de confirmar esta hipótese.

Resposta

Link directo:

RE: Quintas de Ourém

#237417 | Francisco Queiroz | 26 ago 2009 00:04 | Em resposta a: #236856

Obrigado.
Já consultei há mais de um ano.
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Quintas de Ourém

#266619 | msmartins | 11 dez 2010 02:16 | Em resposta a: #233568

O topónimo "Monreal" aparece em vários locais do concelho de Ourém. Recordo-me de dois deles: um na zona de Alqueidão e outro nas Louçâs.

Resposta

Link directo:

RE: Quintas de Ourém

#267380 | Francisco Queiroz | 26 dez 2010 22:11 | Em resposta a: #266619

Não sei o que se passou, mas só agora tive conhecimento do seu contributo, o qual agradeço.
F Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Quintas de Ourém - Quinta do Socorro

#290570 | small | 06 nov 2011 20:50 | Em resposta a: #233745

Prezado António de Oliveira Francisco

Peço desculpa de invadir este espaço, mas como acompanhei este tópico vejo que é um profundo conhecedor da genealogia oureense, assim atrevo-me a pedir a sua prestimosa colaboração, no sentido de fazer o favor de me elucidar, onde se situava , o lugar da Quinta do Féto. Tenho presente uma escritura de aforamento, datada de 1852, que fazem as Religiosas do Convento de Santa Ana de Leiria a........, e referem ...."uma terra de semeadura, no sítio da Quinta do Féto com sua vinha, oliveiras e laranjeiras, no julgado da Villa Nova de Ourém" tem as confontações que poderei anexar se ajudar.

Aceite desde já os meus agradecimentos

Stella Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Quintas de Ourém - Quinta do Feto

#290617 | Olifran | 07 nov 2011 15:58 | Em resposta a: #290570

Prezada Senhora D. Stella Aleixo,

A Quinta do Feto deve ter sido dividida originando a povoação do mesmo nome. Eu não conheço o local, mas averiguei que fica situado nas imediações da Beltroa e da Quinta da Parreira. É natural que as confrontações que refere mencionem, pelo menos, a Quinta da Parreira.
Lamento não ser mais útil neste assunto. Não sou um grande conhecedor desta zona, mas fico ao dispôr naquilo que souber.

Com os meus melhores cumprimentos.

António de Oliveira Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Quintas de Ourém - Quinta do Feto

#290619 | small | 07 nov 2011 16:57 | Em resposta a: #290617

Prezado António de Oliveira Francisco

Muito obrigada pela sua pronta colaboração. Nas confrontações, referem....que parte do nascente com terra das irmãs do Reverendíssimo Cónego Martins, do norte com José Pereira, do poente com o mesmo, e do sul com o padre José Joaquim, todos da Vila de Ourém.....Não sei se ajuda, mas parece-me que não se refere à Quinta da Parreira, pelo que tenho acompanhado neste fórum.

Aceite os meus melhores cumprimentos.

Stella Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Quintas de Ourém - Quinta do Feto

#290677 | Olifran | 08 nov 2011 11:04 | Em resposta a: #290619

Prezada Senhora D. Stella Aleixo,

Provavelmente a escritura que tem não se refere à Quinta do Feto propriamente dita, mas a uma propriedade "sita à Quinta do Feto", isto é, situada nas proximidades da Quinta do Feto: o facto de na descrição da propriedade não constarem as casas e outras construções indicia isso mesmo.

Com os meus melhores cumprimentos.

António de Oliveira Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Quintas de Ourém - Quinta do Feto

#290702 | small | 08 nov 2011 19:19 | Em resposta a: #290677

Prezado António de Oliveira Francisco

Mais uma vez muito obrigada. Efectivamente a escritura não se refere à Quinta do Féto propriamente dita, como poderá fazer o favor de constatar desde a minha primeira mensagem; no entanto com os seus esclarecimentos fiquei mais ou menos situada, até porque este lugar aparece muitas vezes citado em assentos de batismo, mais antigos da Freguesia das Misericórdias e ninguém me sabia dizer a sua localização.
Fico extremamente grata.
Com os meus melhores cumprimentos

Stella Aleixo Flores

Resposta

Link directo:

RE: Quintas de Ourém - Quinta do Feto

#312026 | Francisco Queiroz | 16 ago 2012 20:30 | Em resposta a: #290702

A Quinta do Féto foi, de facto, dividida. Já me passaram pelas mãos os documentos que o provam. A seu tempo, isso será ordenado e revelado.

Resposta

Link directo:

RE: Quintas de Ourém - Quinta de Santa Margarida

#333396 | Francisco Queiroz | 04 ago 2013 19:33 | Em resposta a: #312026

Bem, car@s confrades
Mais uma quinta em Ourém que não consigo localizar. A Quinta de Santa Margarida. Existia em 1673, segundo um documento que acabo de ver. Ficava "ao pé" da vila. Onde? Alguém pode ajudar?
Obrigado e cumprimentos;
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Quintas de Ourém - Quinta de Santa Margarida

#333417 | HRC1947 | 04 ago 2013 23:56 | Em resposta a: #333396

-
Caro Francisco;
... Encontrei uma Quinta de Santa Margarida ....
Fica em Ferreira do Zezere.[ 35 Km separam estas localidades.]
Note que Ourém e F. Zezere pertencem ao Dist. Santarém.
Poderá haver alguma coisa de concreto!.
-
http://codigopostal.ciberforma.pt/dir/506269558/quinta-de-santa-margarida-propriedades-e-investime/
http://goo.gl/maps/qbtNJ
Cumprimentos
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Quintas de Ourém - Quinta de Santa Margarida

#333418 | Francisco Queiroz | 05 ago 2013 00:09 | Em resposta a: #333417

Obrigado, já tinha visto na Internet.
POrém Ferreira do Zêzere não é propriamente "ao pé" da vila de Ourém...
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Capela Santa Margarida- OURÉM

#333419 | HRC1947 | 05 ago 2013 00:14 | Em resposta a: #333417

-
Entre Ourém e " Capela Santa Margarida " são 14 Km a pé,
portanto tudo dentro do perímetro de Ourém....
http://goo.gl/maps/CphMq
http://goo.gl/maps/tkZMc
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Capela Santa Margarida- OURÉM

#333420 | HRC1947 | 05 ago 2013 00:19 | Em resposta a: #333419

-
http://goo.gl/maps/MM5xO
-

Resposta

Link directo:

RE: Quintas de Ourém - Quinta de Santa Margarida

#333455 | Olifran | 05 ago 2013 20:37 | Em resposta a: #333396

Caro Confrade Francisco Queiroz,

A Quinta de Santa Margarida situava-se realmente próximo da vila de Ourém, no sítio do Regato, isto é, próximo da derivação das estradas de Aldeia da Cruz para Torres Novas e para a vila de Ourém. Nas suas vizinhanças ficava também o cruzeiro que segundo a tradição assinalava o local onde D. Nuno Álvares Pereira recebeu a notícia da morte do irmão na batalha de Aljubarrota. Esta Quinta tinha uma capela da invocação de Santa Margarida.
Creio que a Quinta e a capela de Santa Margarida já não existem. Não sei se uma Quinta do Regato que ouvi mencionar terá alguma relação com a de Santa Margarida.
Com os meus melhores cumprimentos.

António P. de Oliveira Francisco.

Resposta

Link directo:

RE: Quintas de Ourém - Quinta de Santa Margarida

#333467 | Francisco Queiroz | 06 ago 2013 00:28 | Em resposta a: #333455

Muitíssimo obrigado. Foi-me muito útil.
Estou agora a trabalhar no capítulo de Ourém, mas ainda vou ter de terminar um outro primeiro.
O de Ourém está a dar alguma luta, porque a informação do arquivo familiar tem várias lacunas, mas creio que, quando ficar pronto, terá muito interesse para qualquer pessoa que queira pesquisar as famílias de Ourém.
Grato,
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Quintas de Ourém - Quinta do Socorro

#333526 | Olifran | 07 ago 2013 12:45 | Em resposta a: #333467

Caro Confrade Francisco Queiroz,

Aguardo com interesse a continuação de "A Casa do Terreiro".
Tenho novidades sobre a Quinta do Socorro. Num processo judicial que consultei, Jacinto de Faria, morador no lugar da Corredoura, declarou em 1795 ser vizinho da Quinta do Socorro, subúrbio da vila de Ourém, e que os seus vizinhos também eram vizinhos dessa Quinta. `
Encontrei também o assento de óbito de uma senhora falecida em 21.07.1855, na Quinta do Socorro, freguesia de Vila Nova de Ourém, e sepultada na Capela da Melroeira, freguesia de Ourém.
Confirma-se que a Quinta do Socorro ficava junto à Corredoura.

Com os melhores cumprimentos.

António P. de Oliveira Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Quintas de Ourém - Quinta do Socorro

#333533 | Francisco Queiroz | 07 ago 2013 15:48 | Em resposta a: #333526

Muito obrigado de novo.
Prometo que estou empenhado em acabar isto. Infelizmente, são raros os dias por mês em que me posso dedicar à obra e como está é muito extensa…
Cumprimentos,
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Quintas de Ourém - Quinta do Socorro

#333661 | Francisco Queiroz | 09 ago 2013 22:33 | Em resposta a: #333533

Tenho mais uma dúvida, e esta surgiu agora, ao confrontar dados, uma vez que não conheço o terreno assim tão bem:
qual a relação entra as quintas da Pairia e Monreal? São confinantes? São a mesma quinta?
Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Quintas de Ourém - Quinta do Socorro

#333666 | HRC1947 | 09 ago 2013 22:52 | Em resposta a: #333661

-
http://goo.gl/maps/kJbrH
HRC
-

Resposta

Link directo:

RE: Quintas de Ourém - Quinta do Socorro

#333671 | Francisco Queiroz | 09 ago 2013 23:25 | Em resposta a: #333666

Obrigado, HRC1947. Nesse caso, a Quinta da Moita da Vide e a de Monreal são a mesma? Encontrei referências antigas (século XVI) sobre Moita de Vide, mas não sobre Monreal, quinta que só me surge em finais do século XVIII. Uma vez que várias quintas em Ourém foram mudando de nome, fica a dúvida.
Mantenho a questão quanto à relação entre as duas quintas: Pairia e Monreal; e refiro-me a relações familiares; se eram de parentes, ou de um mesmo proprietário; isto, na viragem do século XVIII para o século XIX.
Grato,
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Quintas de Ourém - Quinta do Socorro

#333672 | HRC1947 | 09 ago 2013 23:37 | Em resposta a: #333671

-

http://goo.gl/maps/lj7GY
http://goo.gl/maps/WTkiU
--
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Quintas de Ourém - Quinta do Socorro

#336662 | mariapires | 12 out 2013 19:25 | Em resposta a: #333526

Sr Oliveira Francisco

Só hoje descobri este tópico sobre as quintas de Ourem
Há já alguns anos trocámos informações sobre antepassados comuns.
Atrevo-me a pedir-lhe ,no caso de saber algumas informações ,o seguinte :Houve uma quinta na freguesia da insigne Colegiada de Ourem ,quinta da Milheira, que pertencia em 1750 + ou - a Manuel Gomes da Costa e sua mulher D. Leonor Teresa Pinheiro ,progenitores da minha antepassada D. Inácia Paula Preto de Magalhães.
Esta família também tem ligacões com as quintas da Atalaia e da Venda Nova.
E a minha antepassada teve duas irmãs com o mesmo apelido Preto de Magalhães.
Penso que a quinta da Milheira veio do lado de Manuel Gomes da Costa.tambem não vislumbro de onde veio o apelido Preto de Magalhães.Pode ser que saiba algo sobre esta gente...

Cumprimentos
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Quintas de Ourém - Quinta da Milheira

#336711 | Olifran | 13 out 2013 18:52 | Em resposta a: #336662

Srª. D. Matilde Souto Pires,

A Quinta da Milheira confinava com a Aldeia dos Álamos, situando-se junto à saída ocidental da antiga Vila Nova de Ourém, jpróximo da estrada para Leiria.
Sobre os seus antepassados Manso Preto sei quase só o que vem na habilitação de génere dos filhos do Capitão Silvestre Vaz Pereira, de Beselga. Foi o Sr. Edmundo Vieira Simões que me indicou esta referência, cujo teor já deve conhecer.
O seu antepassado Manuel Gomes da Costa era filho de José Gomes, natural de Seiça, e de Catarina Gomes da Costa, natural da Quinta da Milheira, Não sei se Manuel Gomes da Costa usou os apelidos Preto de Magalhães usados pelos seus descendentes, mas podiam muito bem caber-lhe pelos seus ascendentes, pois já em 1717 tenho notícia de uma Família Manso no termo de Ourém. Efectivamente, nesse ano vivia no lugar de Monreal, freguesia do Olival, António Pereira Manso, que deve ser o ancestral dos Manso Preto moradores na Quinta de Monreal no final do século XVIII e no século XIX.
Não conheço qualquer relação de parentesco entre os Manso Preto seus antepassados e os da Quinta de Monreal.

Com os meus melhores cumprimentos.
António P. de Oliveira Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Quintas de Ourém - Quintas de Monreal e da Pairia

#336713 | Olifran | 13 out 2013 19:50 | Em resposta a: #333671

Caro Confrade Francisco Queiroz,

Só agora vi esta sua mensagem.
A relação familiar entre os donos das Quintas de Monreal e da Pairia era só de afinidade. Efectivamente, o Capitão Joaquim Manso Preto, da Quinta de Monreal (Olival, Ourém), casou com D. Ana Perpétua Xavier da Rocha, natural da Quinta da Gracieira (São Simão de Litém, Pombal), cuja irmã D. Maria Inácia Xavier da Rocha casou primeiro com João Cortez, da Pairia (Olival, Ourém), e depois com Jerónimo Carneiro de Sá Faria Pereira, natural da Quinta do Socorro (Ourém).
Destes três casais houve descendência.
Se necessitar de mais pormenores, pode contactar-me para o meu endereço electrónico, que já conhece.
Com os meus melhores cumprimentos.


António P. de Oliveira Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Quintas de Ourém - Quinta da Milheira

#336717 | mariapires | 13 out 2013 20:09 | Em resposta a: #336711

Sr. Oliveira Francisco

Muito obrigada pelas informações que são sempre úteis.Fiquei sabendo a situação da quinta da Milheira
Não sou descendente que eu saiba dos Manso Preto , mas dos Preto de Magalhães.No entanto tive uma antepassada de apelido Massoa,daquinta da venda Nova.Não sei realmente de onde veio o .apelido Preto de Magalhães.mas o padrinho de batismo de Manuel Gomes da Costa foi um padre Preto de Magalhães e no assento de batismo de uma neta de Manuel Gomes da Costa consta Preto de Magalhães.Desculpe-me o incómodo e mais uma vez os meus agradecimentos

Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

Quintas de Ourém - Quinta do Socorro

#354191 | Francisco Queiroz | 28 jan 2015 00:14 | Em resposta a: #336713

Caro António de Oliveira Francisco.
Já está quase pronto o estudo. A parte relativa à Quinta da Sorieira já está. Não consegui resolver tudo. Agora estou a tentar ver se todos os dados sobre a Parreira, e o Socorro, batem certo.
Cumps.

Resposta

Link directo:

Quintas de Ourém

#354206 | Olifran | 28 jan 2015 15:17 | Em resposta a: #354191

Caro Francisco Queiroz,

Aguardo com muito interesse a continuação do seu excelente trabalho sobre a Casa do Terreiro.
Se eu puder ser-lhe ítil para esclarecer alguma dúvida sobre as Famílias de Ourém, disponha.
Cumprimentos.

António P. de Oliveira Francisco

Resposta

Link directo:

Quintas de Ourém - Quinta do Socorro

#389391 | prino1976 | 19 fev 2018 22:09 | Em resposta a: #236856

alguma informação em relação á Quinta Do Caneiro

Resposta

Link directo:

Quintas de Ourém - Quinta do Socorro

#450244 | dvl | 28 set 2023 12:13 | Em resposta a: #336713

Caro António de Oliveira Francisco,

Por acaso tem o nome dos pais de Jerónimo Carneiro, da Quinta do Socorro, casado com D. Maria Inácia Xavier da Rocha, da Quinta da Gracieira?

Muito obrigado!

Cumprimentos,
Duarte Loureiro

Resposta

Link directo:

Quintas de Ourém - Quinta do Socorro

#450251 | Cascais | 28 set 2023 19:25 | Em resposta a: #177528

Procuro informações sobre a quinta da Serrana, Olival.
Obrigado

Resposta

Link directo:

Quintas de Ourém - Quinta do Socorro

#450252 | Olifran | 28 set 2023 19:50 | Em resposta a: #450244

Caro Duarte Loureiro,
Jerónimo Carneiro de Sá Faria Pereira nasceu na Quinta do Socorro, freguesia da Colegiada de Ourém. Era filho do Capitão José Carneiro de Faria Pereira, natural da freguesia de Ourém, e de D. Ana Perpétua de Sá Faria Pereira, natural da freguesia do Olival. Foi neto paterno do Capitão Luís Carneiro de Faria Pereira e de Maria dos Reis da Trindade. E neto materno de Teotónio Pereira Godinho, natural da freguesia da Sabacheira, Tomar, e de Rosa de Santa Maria de Sá, natural da freguesia do Olival.
Cumprimentos.
António de Oliveira Francisco

Resposta

Link directo:

Quintas de Ourém - Quinta do Socorro

#450370 | Portellafr | 09 out 2023 17:49 | Em resposta a: #177528

Boa tarde a todos,

descendo de Isabel Sodré, de Ourém, casada que foi com Bartolomeu de Vasconcelos da cidade de Leiria.

Sei que a família tinha uma quinta no termo de Ourém. Por acaso alguém sabe o nome dessa Quinta?

Já agora aproveito para questionar se existe ligação entre estes Sodrés e os Sodrés de Santarém.

Cumprimentos,
Gonçalo Frutuoso

Resposta

Link directo:

Quintas de Ourém - Quinta do Socorro

#450380 | dvl | 10 out 2023 00:19 | Em resposta a: #450252

Caro António de Oliveira Francisco,

Muito obrigado por esta grande ajuda nas minhas pesquisas!

Cumprimentos,

Duarte Loureiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 07:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen