Familia Montenegro

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Familia Montenegro

#178404 | montenegro freitas | 01 jan 2008 22:41

ESTANDO EU A PROCURAR FAZER A ARVORE GENEOLOGICA DA MINHA FAMILIA E SABENDO EU MUITO POUCO DO MEUS ANTEPASSADOS PESSO AJUDA.
O MEU NOME E ADALBERTO PEDRO OLIVEIRA MONTENEGRO FREITAS OMEU BISAVO ERA BENTO MIGUEL RIBEIRO AGUIAR, CASADO C/ MARIA ANTONIA DA SILVEIRA BORGES MONTENEGRO.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Montenegro

#178411 | chartri | 01 jan 2008 23:08 | Em resposta a: #178404

COMO INICIAR A SUA GENEALOGIA

A Genealogia é o ramo da História que se dedica ao estudo das famílias, à sua origem e evolução, descrevendo as gerações em cadeia (em sentido ascendente ou descendente) e traçando, sempre que possível, as biografias dos seus membros.

Se pretende conhecer as suas raízes familiares e estudar a sua ascendência, tenha em conta as seguintes indicações:

Qualquer trabalho de pesquisa genealógica deverá iniciar-se tendo por base os assentos de baptismo, de casamento e de óbito, registados nos livros paroquiais (livros de baptismos, de casamentos e de óbitos). Por vezes, os livros paroquiais são mistos, isto é, concentram no mesmo livro registos de baptismos e de casamentos ou de óbitos. Esta situação é sobretudo frequente nos livros mais antigos. Estes registos estavam a cargo dos párocos, motivo porque cada livro só inclui assentos de uma paróquia ou freguesia.

Sobretudo através dos assentos de baptismo e de casamento obtêm-se informações essenciais para o estudo de qualquer família, como sejam: duas ou até três gerações com os nomes das pessoas, datas, naturalidades, moradas, profissões, relações de parentesco com os padrinhos e testemunhas, etc.

O registo dos baptismos e dos casamentos "em livro próprio" só passou a ser obrigatório a partir de 1563 (por força de uma norma da 24ª sessão do Concílio de Trento), muito embora numerosas paróquias já o praticassem anteriormente. A obrigatoriedade do registo dos óbitos data de 1614.

Os livros paroquiais com menos de 100 anos encontram-se ainda nas Conservatórias do Registo Civil, enquanto que os mais antigos acham-se por norma depositados nos Arquivos Distritais.

O Arquivo Distrital de Lisboa está integrado na sede da DGARQ e nele se conservam os antigos livros paroquiais das freguesias de todos os concelhos do distrito de Lisboa, desde o século XVI até aos finais do XIX. Neste Arquivo Distrital encontram-se ainda depositados muitos dos livros paroquiais de outros distritos, a saber: Beja, Bragança, Castelo Branco, Faro, Guarda, Santarém e Vila Real, os quais se encontram em microfilme nos respectivos Arquivos Distritais.

Os respectivos índices encontram-se à disposição dos leitores na Sala de Referência da Torre do Tombo. Para facilitar a pesquisa, os leitores devem consultar o Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais, vol. I - Centro e Sul e vol. II - Norte (só abrange Portugal continental), bem como o Inventário dos Registos Paroquiais - Lisboa Cidade (concelho de Lisboa) e o respectivo índice informatizado. A pesquisa poderá ser apoiada através do sítio http://www.aatt.org e ainda do sítio http://genealogioa.netopia.pt/home, onde poderá recolher muitas notícias e informações genealógicas.


Se apenas tem conhecimento dos nomes dos seus avós, deverá iniciar a sua pesquisa procurando obter uma certidão do registo de nascimento dos seus pais, dirigindo-se para o efeito à respectiva Conservatória do Registo Civil. Através deste documento fica a conhecer os nomes dos seus bisavós, bem como outros elementos biográficos. O mesmo deverá depois fazer para os registos de nascimento dos seus avós, através dos quais ficará também a conhecer os seus trisavós. No caso dos seus avós terem nascido há mais de 100 anos, deverá procurar os respectivos assentos de baptismo nos Arquivos Distritais.

Sempre que procurar um assento de baptismo ou de casamento no tempo, tenha presente que normalmente as gerações têm intervalos médios de 25 anos. Porém, há sempre excepções.

À medida que vai conhecendo os seus antepassados e construindo a sua árvore genealógica, com base nos registos paroquiais, poderá simultaneamente consultar outras fontes documentais manuscritas que se encontram à sua disposição nos Arquivos Distritais e sobretudo na Torre do Tombo, as quais lhe permitirão enriquecer as biografias das pessoas que são objecto do seu estudo.

(Visto em : http://www.dgarq.gov.pt/instituto.html?menu=menu_genealogia)

Resposta

Link directo:

RE: Familia Montenegro

#178431 | M.Ribeiro | 02 jan 2008 01:56 | Em resposta a: #178404

Adalberto

A minha sugestão é que coloque aqui tudo o que sabe sobre os antepassados, e não apenas os nomes deles. Sabe aonde nasceram?

Marli Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Montenegro

#178498 | montenegro freitas | 02 jan 2008 19:23 | Em resposta a: #178411

FICO AGRADCIDO PELA VALIOSA INFORMACAO Q/ ME DEU POIS PENSSAVA SER MAIS FACIL, MAS NAO VOU DESISTIR.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Montenegro

#178503 | montenegro freitas | 02 jan 2008 19:30 | Em resposta a: #178431

M.Ribeiro


OBRIGADO PELA SUA SUGESTAO MAS VOU PROCEDER CONFORME A RESPOSTA DO CONFRADE CHARTRI.


ADALBERTO

Resposta

Link directo:

RE: Familia Montenegro

#178510 | M.Ribeiro | 02 jan 2008 19:52 | Em resposta a: #178503

Caro Adalberto

Se você sabe como lidar com os arquivos, então boa sorte!

Marli Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Montenegro

#178529 | FGJ | 02 jan 2008 21:22 | Em resposta a: #178404

Prezado MONTENEGRO FREITAS,
Você está escrevendo de que cidade?
Você já leu o tópico "
CARLOS MARIA MONTENEGRO AGUIAR, 1900, de Fornes" , aqui no nosso FORUM?
Saudações,
FREDERICO

Resposta

Link directo:

RE: Familia Montenegro

#178572 | montenegro freitas | 03 jan 2008 00:12 | Em resposta a: #178529

CARO FREDERICO

ESTOU A ESCREVER DA CIDADE DE MATOSINHOS (LEÇA DO BALIO)
SIM JA LI E DEIXEI MENSSAGEM.
O SR.CARLOS MARIA MONTENEGRO AGUIAR ERA MEU TIO AVÔ IRMAO DA MINHA AVó
PATERNA.
SAUDAÇOES
ADALBERTO

Resposta

Link directo:

RE: Familia Montenegro

#178583 | FGJ | 03 jan 2008 01:46 | Em resposta a: #178572

Caro ADALBERTO,
Muito bem! Se eu encontrar algo mais, informarei a vc.
Até mais!
FREDERICO

Resposta

Link directo:

RE: Familia Montenegro

#185582 | ELTON BELO REIS | 21 fev 2008 13:06 | Em resposta a: #178431

PREZADO M. RIBEIRO, EM REFERENCIA A FAMILIA MONTENEGRO, SEI QUE JOAQUIM SILVERIO DOS REIS ( O DELATOR DA INCONFIDENCIA MINEIRA) ERA CASADO COM UM MEMBRO DA FAMILIA BELLO ( TIA DO DUQUE DE CAXIAS). ELE ERA UM FAZENDEIRO RIQUISSIMO VINDO DE PORTUGAL E APOS A DELAÇÃO ADOTOU O SOBRENOME FINAL DE SEU PAI MONTENEGRO E FOI MORAR NO NORTE DO BRASIL. TENHO A FOTO DA FAZENDA DA CAVEIRA DEBAIXO QUE PERTENCEU A ESTE INCONFIDENTE. ELTON BELO REIS eltonbelo@uol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Familia Montenegro

#185586 | FGJ | 21 fev 2008 14:08 | Em resposta a: #185582

ELTON REIS,
Em 07/02/1791 JOAQUIM SILVÉRIO DOS REIS MONTENEGRO casou em Barbacena-MG com BERNARDINA QUITÉRIA DE OLIVEIRA BELLO, filha do Coronel Luís Alves de Freitas Belo e sobrinha dos inconfidentes condenados Cel. Francisco Antonio de Oliveira Lopes e padre Antonio Lopes de Oliveira.
Você seria REIS por parte de Joaquim Silvério?
FREDERICO/RIO/BRASIL

Resposta

Link directo:

RE: Familia Montenegro

#253769 | MMontenegr | 26 abr 2010 19:48 | Em resposta a: #178404

Caro Montenegro de Freitas
Apesar já se terem passado muito tempo desta mensagem vou enviar a seguinte informação.
Localizei a certidão de casamento dos seus bisavós assento nº 1 do ano de 1896 da freguesia de Tabuado, Marco de Canaveses.
Maria Montenegro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Montenegro

#253832 | montenegro freitas | 28 abr 2010 00:43 | Em resposta a: #253769

Maria Montenegro

Obrigado pela informação dada .ja agora agradeço me informe como a posso ter.


Maria Montenegro Pretence ao ramo da minha da familia?


Obrigado cumprimentos

Montenegro freitas

Resposta

Link directo:

RE: Familia Montenegro - Marco de Canavezes

#253835 | AQF | 28 abr 2010 04:11 | Em resposta a: #253832

Caro Montenegro Freitas,

Vários Arquivos Distritais têm assentos paroquiais disponíveis para pesquisa pela Internet.

Para este tipo de pesquisas, o mais fácil é consultar o site http://etombo.com e depois procurar pelo distrito, concelho, freguesia (paróquia) que lhe interessam.

No caso específico do casamento dos seus bisavós, conforme indicação da confreira Maria Montenegro, seria Porto, Marco de Canavezes, Tabuado - casamentos de 1896 - assento nº1 (slide nº 3, 1º lado direito) como pode confirmar em : http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=11858&FileID=_329504

Se não domina a informática e quiser uma cópia do documento, pode fotografar a(s) imagem(ns) do monitor com máquina fotográfica ou telemóvel (de alguma qualidade) e depois imprimir o(s) respectivo(s) ficheiro(s).

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Montenegro

#253885 | MMontenegr | 28 abr 2010 19:22 | Em resposta a: #253832

Montenegro de Freitas
à primeira pergunta já teve a resposta.
Se o casamento que lhe indiquei pertence ao seus bisavós, então a sua bisavó é irmã do meu bisavô, filho mais velho de António Inácio Correia de Sousa da Silveira Montenegro e de Francisca Felícissima da Silveira Borges Montenegro
Pode encontra-la nas Famílias Moura Coutinho com o nome de Maria Antónia de Moura Coutinho da Silveira Montenegro

Maria Montenegro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Montenegro

#260023 | CAPICUA | 05 ago 2010 23:35 | Em resposta a: #253885

Cara Maria Montenegro.

Percebi que, como eu, tem ancestrais Moura Coutinho. Assim, tomo a liberdade de lhe solicitar se tem algumas informações, documantos, etc., sobre o ramo Moura Coutinho da Casa da Lage, de Gémeos Celorico de Basto, relativas aos anos de 1600.
Sei que não vai ser fácil, mas estou num impasse por volta de 1647 que não consigo ultrapassar e estou a tentar agora através de pessoas com ligações á mesma família.
Agradeço qualquer ajuda ou sugestão que me possa dar, uma vez que os paroquiais de Gémeos não recuam ás datas que pretendo.
Cumprimentos

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Familia Montenegro

#260051 | MMontenegr | 06 ago 2010 14:29 | Em resposta a: #260023

Cara Ana

Não sei que dados pretende, eu tambem ando à procura de dados relativos aos "Moura Coutinho". Tenho um documento que talvez lhe possa interessar que lhe posso enviar por mail.
Não sei se já viu os tópicos deste forum relativos a esta Família.
Procure tambem "convento de freiras de monchique" no Google.

cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia Montenegro

#260102 | CAPICUA | 07 ago 2010 12:59 | Em resposta a: #260051

Cara Maria
Obrigada pela sua resposta. Eu tenho uma falha na minha genealogia, entre cerca de 1550 e 1647 que não consigo resolver, uma vez que tenho geração estudade até uma data (via geneall inclusivé) e depois de 1647, através dos arquivos paroquiais, livros de família, etc..
Falta-me, no entanto uma ou duas gerações, para "encaixar" realmente com rigor.
Falo dos Moura Coutinho da Casa da Lage, Celorico de Basto, ramo de Guiomar de Moura Coutinho e seu marido e primo, ambos descendentes do Magriço.sempre em linha varonil.
Agradeço o envio do seu documento para ana ponto montez ponto moura arroba hotmail ponto com.
Vou também procurar a indicação que me referiu.
Cumprimentos
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Familia Montenegro

#260107 | CAPICUA | 07 ago 2010 15:56 | Em resposta a: #260051

Cara Maria

A título de curiosidade, porque não creio ser esta quinta a que se refere Gaio, a Casa da Lage fica situada no Freixieiro, junto ao Ribeiro Freixieiro e toda a zona que agora foi transformada nos jardins municipais de Celorico de Basto é conhecida pelo Jardim do Freixieiro, ponte do freixieiro, etc.
No entanto repito que apenas creio tratar-se de coincidência porque a Casa e a quinta nunca foram conhecidas por Freixieiro, conheço apenas os registos de Penedo, depois Lagem e agora Lage.
Cumprimentos
Ana

Resposta

Link directo:

Familia Montenegro

#414642 | heinrich | 13 mai 2019 13:38 | Em resposta a: #178404

Boa tarde!

Conhece-se a descendência, legítima e ilegítima, de Luís Correia de Sousa Montenegro?
Obrigado

AC

Resposta

Link directo:

Familia Montenegro

#414646 | FGJ | 13 mai 2019 15:39 | Em resposta a: #414642

Segue abaixo o que tenho sobre CORREA DE SOUZA MONTENEGRO, mas nada posso afirmar sobre legitimidade.

JOSÉ CORREA DE SOUZA MONTENEGRO_1813
Em 7/5/1813 casou no Rio com HELENA MARIA DA CONCEIÇÃO (SACRAMENTO/3º/54).
Fonte:CBG

LUIZA CORREA DE SOUZA MONTENEGRO e MANOEL REBELLO JR
mf 1253748 - Ssmo Sacramento, Rio de Janeiro, cas 1875-1888:
Aos 24.3.1881 se receb em matr MANOEL RABELLO JR e
LUIZA CORREA DE SOUZA MONTENEGRO, ele fº leg MANOEL REBELLO e
JACINTA REBELO, nat e bat Candelária morador Santana, ela fª leg JOSÉ JOAQUIM MENDES e ANA CORREA DE SOUZA MONTENEGRO nat e bat Sta Rita moradora Sacramento (lv 11 fl 54).
Guilherme Serra Alves Pereira, Rio de Janeiro.
NUBENTES MORADORES NA FREG DO SS SACRAMENTO-RIO.
TESTEMUNHAS: VICENTE GENTIL e
JOÃO ANTONIO NUNES M..............(ILEGÍVEL).
NOTAÇÃO DO LIVRO NO ACMRJ= AP-0141

FREDERICO/RIO/BRASIL

Resposta

Link directo:

Familia Montenegro

#414647 | heinrich | 13 mai 2019 16:24 | Em resposta a: #178404

Agradeço a mensagem, mas referia-me à descendência imediata (séc. XVII - séc. XVIII).
Obrigado
António Caetano

Resposta

Link directo:

Familia Montenegro

#417522 | DELO2019 | 30 ago 2019 18:56 | Em resposta a: #253885

Olá,
Estou com a minha esposa a fazer a árvore de família e encontramos uma tetravó chamada Francisca Felicíssima Silveira Borges Montenegro.
Pode-nos dar alguma informação pf?
Daniel

Resposta

Link directo:

Familia Montenegro

#417523 | DELO2019 | 30 ago 2019 19:02 | Em resposta a: #417522

Julgo que a sua familiar "Maria Antónia de Moura Coutinho da Silveira Montenegro" foi irmã da familiar da minha esposa "Maria Sofia de Moura Coutinho da Silveira Montenegro".
Já investigamos os ascendentes e vão até Carlos Magno, Imperador Romano-Germânico!

Resposta

Link directo:

Familia Montenegro

#417532 | MMontenegr | 31 ago 2019 08:30 | Em resposta a: #417523

Bom dia
Sim o meu bisavô Inácio teve vários irmãos, entre eles Maria Antónia e Sofia. Para mais esclarecimentos. O meu Mail e tterezamontenegro@gmail.com
At
Maria Montenegro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 02:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen