Norton de Matos Prego, Ponte de Lima.

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Norton de Matos Prego, Ponte de Lima.

#178464 | pmcoimbra | 02 jan 2008 16:33

Caros participantes,
Antes de mais, votos de um feliz 2008 para todos. Procuro as origens desta família, que detinha a Casa e Quinta do Bárrio, em São Julião de Moreira do Lima, Ponte de Lima. Até ao momento consegui reunir o seguinte:

1.1- Gaspar Martins cc Maria de Matos, de Moreira do Lima, em meados do século XVII.
Filhos:
2.1- João de Matos de Aguiar, que faleceu no Brasil em 1700.
2.2- Inês de Matos cc João Rodrigues.
Filhos:
3.1- João de Aguiar de Matos, F.S.O., que faleceu no Brasil em meados do século XVIII.
3.2- Manuel de Matos de Aguiar, F.S.O., s.m.n.
3.3- Isabel Rodrigues de Matos cc Domingos Alves, c.g.
3.4- Ângela Rodrigues de Matos cc José Rodrigues, c.g.
3.5- Catarina Rodrigues de Matos cc Domingos Gonçalves, c.g.
3.6- Inês de Matos cc Manuel Alves, c.g.
3.7- Maria de Matos cc Domingos Fernandes, c.g.
3.8- Francisco de Matos cc Ana Prego.
Filhos:
4.1- Francisco de Matos Prego cc Isabel de Araújo, s.m.n.
4.2- António de Matos Prego, s.m.n.
4.3- Gregório de Matos Prego cc Maria Rosa de Matos.
Filhos:
5.1- Rosa de Matos Prego cc João António Pereira Dantas de Lima.
4.4- Teresa Maria de Matos Prego cc António Alves.
Filhos:
5.1- António Alves de Matos Prego cc Rosa Joana Pereira da Silva.
5.2- José Alves de Matos Prego cc Maria Luísa Pereira.
5.3- Jerónima Antónia de Matos Prego.
5.4- Francisca Luísa de Matos Prego cc António de Castro Fiúza.

Sei esta família descende do casamento, em 1862, de Tomás Mendes Norton com D. Emília da Conceição de Matos Prego e Sousa, filha do Dr. Manuel José de Matos Prego e Sousa e neta paterna do Capitão Francisco José de Matos Prego. Mas ainda não consegui descobrir de qual dos anteriores casamentos (se é que descende de algum deles, pois existirão membros da família que ainda não encontrei) descende este Francisco José de Matos Prego.

Assim, as perguntas que coloco, na esperança de haver quem já se tenha interessado e encontrado esta ligação, são:
1º- de quem descende Francisco José de Matos Prego?
2º- quais os antepassados de Gaspar Martins e Maria de Matos? Já tinham casa em Moreira do Lima?

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Norton de Matos Prego, Ponte de Lima.

#178516 | pachancho | 02 jan 2008 20:05 | Em resposta a: #178464

Caro Pedro,


Na estrada que liga Ponte de Lima a Braga, dentro de uma quinta murada, surge o bonito Solar do Baganheiro. Mandado construir no Séc. XVII pelo Conêgo Diogo Corrêa, cavaleiro da Ordem de Malta, foi ampliado no Séc. XVIII, conservando-se ainda nos descendentes do fundador. Com jardins, pomares envolventes e uma vida agrícola bastante intensa esta quinta proporciona-lhe uma vista magnifica sobre o vale.

A Casa do Baganheiro, situada na freguesia da Queijada, concelho de Ponte de Lima, chamou-se inicialmente "Casa de Cima da Vila do Couto da Queijada", remontando a sua construção aos meados do Séc. XVII, tendo sido seus primeiros proprietários, o casal José Corrêa e D. Maria Borges de Abreu e Lima. Aquele curioso nome da casa, liga-se certamente e, em primeiro lugar, à implantação em relação à Vila de Ponte de Lima; em segundo, pôr as suas terras, fazerem parte duma Comenda da Ordem da Ordem de Malta, legada a José Corrêa, por seu tio, o Cónego Diogo Corrêa, da Sé de Lamego e oriundo dos Corrêas da Casa do Landeiro, em Nine.

Só nos finais do Séc. XVIII é que surgiu a designação de Casa do Baganheiro, talvez pelo facto de na propriedade se cultivar muito linho, cuja semente tinha a designação regional de "Baganho". Com uma designação ou outra, a casa esteve desde a sua fundação na posse dos ascendentes dos actuais proprietários; em meados do Séc. passado terá atingido o máximo da sua área agrícola, quando a sua única proprietária, D. Joaquina Corrêa Martins de Carvalho casou com o Dr. Manuel de Matos Prègo e Sousa, Senhor da Casa do Bárrio, em Moreira por sua vez abastado proprietário. Juntaram-se assim duas casas agrícolas; e deste casamento, houve apenas uma única herdeira, D. Emília Corrêa de Matos Prègo e Sousa, que veio a casar com outro grande proprietário. Tomaz Mendes Norton, Fidalgo Cavaleiro da Casa Real, Senhor de Refoios. Deste casal surgiram 11 filhos e dessa forma, as suas propriedades foram muito divididas.

Ficou a Casa do Baganheiro, para o filho primogénito, o Dr. Arnaldo Mendes Norton de Matos Prègo, do concelho de sua Magestade. Do seu casamento com D. Maria Luiza de Castro Freire de Vasconcelos e Almeida, surgiram 6 filhos tendo a casa ficado em co-propriedade vários anos, administrada pelo primogénito o Dr. Arnaldo de Castro e Almeida Mendes Norton de Matos. Por consenso entre os proprietários e com a ideia de evitar a divisão, a casa, que não as propriedades agrícolas, ficou para o único irmão sem descendência, o Dr. Luís de Castro e Almeida Norton de Matos, diplomata e escritor, que tomou o compromisso de fazer testamento, a favor do neto mais velho Varão, do seu irmão primogénito, o acima referido (Dr. Arnaldo C. e A. M. Norton de Matos), disposição que foi rigorosamente cumprida e consumada, na pessoa de Luís da Costa Cabral Norton de Matos, tendo seu pai como usufrutuário.

(www.manorhousesofportugal.com/PT/solar.php?casaid=38 )

No site da Torre do Tombo encontra algumas das pesoas mencionadas a cima, da freguesia de Moreira do Lima.


cumprimentos
Paula Peixoto.

Resposta

Link directo:

RE: Matos Prego, Casa do Bárrio.

#178578 | pmcoimbra | 03 jan 2008 00:56 | Em resposta a: #178516

Cara Paula,

Agradeço os dados que enviou, pois desconhecia a família fundadora da Casa do Baganheiro e que esta ainda se mantem na posse da casa. Estas informações são muito úteis para continuar as minhas buscas.

Mas o meu interesse centra-se nos Matos de Moreira do Lima e na Casa do Bárrio, pois tenho bastantes mais nomes do que aqueles que apresentei, só que não os consigo ligar à árvore. Para além disso, ainda não consegui descobrir desde quando é que a casa existe, nem quem foram os fundadores da família, nem a ligação entre os Matos Prego e os Matos mais antigos.

Mais uma vez obrigado... e renovo o pedido de informações (se alguém as tiver).

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Matos Prego, Casa do Bárrio.

#180041 | pmcoimbra | 11 jan 2008 18:05 | Em resposta a: #178578

Renovação do pedido...

Cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Norton de Matos Prego, Ponte de Lima.

#180095 | Samuel C O Castro | 12 jan 2008 10:40 | Em resposta a: #178516

Estimada Paula,

Mais uma vez estás a informar dados de meus Castros, o que muito lhe agradeço.

Por acaso tens a ascendência da D. Maria Luiza de Castro Freire de Vasconcelos e Almeida?

Muitíssimo grato. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Norton de Matos Prego, Ponte de Lima.

#180100 | pachancho | 12 jan 2008 11:23 | Em resposta a: #180095

Caro Samuel

não conheço a ascendência de D.Maria Luiza, ficarei atenta.


cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Norton de Matos Prego, Ponte de Lima.

#180102 | pachancho | 12 jan 2008 11:36 | Em resposta a: #180100

Caro Samuel,


Maria Luisa de Castro e Almeida casada com Arnaldo Mendes Norton de Matos. Esta Maria Luisa deve ser a mesma que procura:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=9797


cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Norton de Matos Prego, Ponte de Lima.

#180115 | Samuel C O Castro | 12 jan 2008 13:17 | Em resposta a: #180102

Estimada Paula,

Havia procurado pelo nome completo dela e não havia localizado e, por descuido, deixei de procurar pelo lado do Arnaldo. Realmente deverá ser ela, cuja ancestralidade não consegui entroncar na base. Muitíssimo grato. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Norton de Matos Prego, Ponte de Lima.

#227080 | ancemondes | 21 abr 2009 20:53 | Em resposta a: #178464

Aqui vai alguma coisa do que tem pedido.

Francisco José de Matos prego nasceu na casa da Arrifana em Mororeira que foi a casa mãe desta família. Só no início do século XIX comprou a casa do Barrio.
Era filho de António de Matos Prego (1740-1828) e de Maria Madalena Gonçalves e neto de Francisco de Matos Prego.
Cumprimentos
José Norton

Resposta

Link directo:

RE: Norton de Matos Prego, Ponte de Lima.

#227081 | pmcoimbra | 21 abr 2009 21:12 | Em resposta a: #227080

Caro José Norton,

Agradeço-lhe muito a sua ajuda. De facto, os dados que tenho sobre estes (e outros) Matos são muito confusos, e eu julgo que estou (ou estava) a confundir várias famílias, todas elas de Ponte de Lima, todas elas de nome Matos, mas que não teriam ligações familiares.
Infelizmente, não tenho tido muito tempo para refinar e aprofundar as minhas pesquisas neste ramo... A razão de ser deste tópico é esta: tenho um antepassado, também ele Matos, também ele de Ponte de Lima, que aparece referido em assentos de baptismo da década de 1790 como "da Quinta do Bárrio". Uma vez que esta Quinta pertenceu aos Matos Prego, pensei que ele fizesse parte dessa família. Pelas informações que me deu, isso não seria possível, pois só depois dele falecer é que passou para os Matos Prego. Esse meu antepassado era o Capitão de Milicias João de Sousa Caldas de Matos, filho de João Rodrigues de Matos e de sua mulher Teresa Maria de Sousa Caldas. Os pais casaram em Santa Maria de Sá, mas ainda não sei onde terá nascido o filho.
Se me permite, gostaria de lhe fazer uma pergunta:
Por acaso não tem este nome entre os seus dados dos Matos de Ponte de Lima?

Agradeço desde já a atenção. Com os melhores cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Norton de Matos Prego, Ponte de Lima.

#274554 | PedrodeAlmeidaRamos | 14 abr 2011 13:43 | Em resposta a: #227081

Caro Pedro,
Depois do que li neste "Fòrum", há uma constante curiosidade em saber donde inícia a origem do apelido " de Matos ". Só deixo aqui uma dica porque posso também não estar certo. Ide saber às origens da " Casa do Mato " de Avanca. Se não erro, uma das bisavós ou trisavós do General Norton de Matos tem origem nessa " Casa do Mato " de Avanca. Essa " Casa " foi fundada ni século XVI por um homem de grande prosápia e nobre.
Com os meus melhores cumprimentos,

Pedro Valente de Matos e de Almeida Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Norton de Matos Prego, Ponte de Lima.

#274555 | PedrodeAlmeidaRamos | 14 abr 2011 13:47 | Em resposta a: #274554

Caro Pedro,
Depois do que li neste "Fòrum", há uma constante curiosidade em saber donde inícia a origem do apelido " de Matos ". Só deixo aqui uma dica porque posso também não estar certo. Ide saber às origens da " Casa do Mato " em Avanca, concelho de Estarreja, distrito de Aveiro. Se não erro, uma das bisavós ou trisavós do General Norton de Matos tinha origem nessa " Casa do Mato " em Avanca. Essa casa brasonada foi fundada no século XVI por um homem de grande prosápia e nobre.
Com os meus melhores cumprimentos,

Pedro Valente de Matos e de Almeida Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Norton de Matos Prego, Ponte de Lima.

#318779 | jrcerqueira | 07 dez 2012 20:08 | Em resposta a: #178464

Caro Pedro


Meu pai " Manuel de Matos Cerqueira" foi o feitor da casa/Quinta do Bárrio de S. Julião de Moreira do Lima até ao ano de 1965, data em que faleceu a D.ª Rita Norton de Matos irmâ do General Norton de Matos que conheci pessoalmente nas visitas que fazia à mesma. Os donos da Quinta do Baganheiro eram primos do General Norton de Matos, pessoalmente conheci o Dr. Arnaldo e os filhos incluíndo o Eng.º Luís parece-me que é o dono actual da mesma.
Não se ajuda alguma coisa mas é o que sei.
Com os melhores cumprimentos
João Cerqueira

Resposta

Link directo:

Norton de Matos Prego, Ponte de Lima.

#362641 | NFA | 20 out 2015 19:02 | Em resposta a: #227081

o Capitão João de Sousa Caldas de Matos, nasc.19.1.1741, Sá, Ponte de Lima, casou 1ªvez a 31.3.1759, Sta. Maria dos Anjos, Pte.de Lima com D.Mariana Luísa de Mello Pinto da Gama filª. de Francisco Ribeiro Pinto e de D.Mariana de S.Francisco de Mello esta filª.de Manuel de Mello e Lima de Baldrufa, Pte de Lima e de Maria Barbosa de Sta.Maria de Távora, Arcos de Valdevez.
Casou 2ªvez a 12.9.1790, Sá, Pte de Lima com D.Maria Rosa Guerreiro de Lima filª.do Capitão Manuel António Gerreiro da Rocha casado em Sá, Pte de Lima a 6.4.1750 com D.Arcangela Micaela Rosa de Lima.
o Capitão João de Sousa Caldas de Matos era filª. de João Rodrigues de Matos nasc. 28.1.1710, Sá, Pte de Lima, casado nesta freguesia a 28.2.1737 com Teresa Maria de Sousa Caldas, natural de Sendufe, Arcos de Valdevez, neto paterno de Domingos Rodrigues casado a 19.2.1705, Sá, com Francisca de Matos filª de Domingos Fernandes casado a 30.7.1664, Sá, com Maria de Matos filª de Baltasar de Matos e s.m. Inês Gonçalves da freguesia de Sá, Ponte de Lima. Espero ter ajudado, cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 05:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen