certidão de casamento - dezobrigas

Este tópico está classificado nas salas: Formação

certidão de casamento - dezobrigas

#178477 | lmpds | 02 jan 2008 17:46

Será que me podiam explicar a seguinte frase que encontrei na certidão de casamento do meu trisavô:
"...morador n'esta freguesia de S. Vicente do Paul, onde tem todas as dezobrigas desde a idade de séte anos, criado de serviço, ..."
Desde já agradeço!!
Lara Santos

Resposta

Link directo:

Desobrigas

#178487 | salen | 02 jan 2008 18:36 | Em resposta a: #178477

Cara participante,
Em 1215 o Concílio de Latrão estabeleceu os mandamentos da Igreja. O 2º e o 3º eram a confissão e comunhão (dos fiéis que tivessem atingido o uso da razão) pelo menos uma vez por ano pela Páscoa, o momento alto da cristandade. Ao cumprimento dessa 'obrigação', passou a chamar-se 'desobrigas'.
O que o padre estava a atestar era que o Sr. seu trisavô era um cristão cumpridor quanto às suas obrigações mínimas, seja, tendo entrado na comunidade os que crêem pelo Baptismo. recebeu sempre os outros sacramentos até à data.
Cumprimentos.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Desobrigas

#178526 | safira | 02 jan 2008 20:46 | Em resposta a: #178487

Só mais uma achega: os "rois dos confessados" não são mais do que o registo daqueles que cumpriram com o dever da confissão, ou confissão e comunhão pela Páscoa; após o cumprimento deste dever ficavam "desobrigados" desse acto relegioso até à proxima Páscoa.
Safira

Resposta

Link directo:

Róis

#178528 | salen | 02 jan 2008 21:02 | Em resposta a: #178526

Cara participante,
Nunca vi nenhum. Mas pelo que tenho lido nestas páginas seriam listagens dos fiéis adultos, ou seja dos paroquianos em idade de serem obrigados às desobrigas. De certa forma a resposta é um sim (condicionado a melhor opinião).
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Róis

#178535 | safira | 02 jan 2008 21:51 | Em resposta a: #178528

São livros, onde constam os nomes dos chefes de família, de um modo geral por ordem alfabética, paroquianos, obrigados à pratica da confissão e comunhão,e seu agregado familiar, as idades, moradas e por vezes a actividade profissional.Se me mandar o seu mail, envio-lhe pelo menos uma página para ter uma ideia
Safira
mzelinda@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Róis

#178542 | 2570 | 02 jan 2008 22:08 | Em resposta a: #178535

Cara Safira
Já agora e se não for maçada, agradeço que me envie também, para tomar conhecimento
Obrigado
Martins
martinsmile@sapo.pt

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 01:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen