Famílias Rodrigues, Viegas e Coimbra, de Tondela

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Famílias Rodrigues, Viegas e Coimbra, de Tondela

#178776 | PRIMAVERA | 04 jan 2008 14:21

Procuro informações sobre as famílias Viegas, Rodrigues e Coimbra, de Tondela e mais concretamente, da Freguesia de Nandufe.

IB

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rodrigues, Viegas e Coimbra, de Tondela

#179179 | gmg | 06 jan 2008 19:50 | Em resposta a: #178776

Dê, se fizer o favor uma vista de olhos ao Tópico: "Família COIMBRA, de Molelos, Tondela".

Tem elementos sobre esta Família?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rodrigues, Viegas e Coimbra, de Tondela

#179248 | PRIMAVERA | 07 jan 2008 09:08 | Em resposta a: #179179

A únicas referências que possuo são sobre Francisca de Coimbra, filha de António Pereira e de Maria de Coimbra. Francisca de Coimbra casou com Joaquim Rodrigues Viegas em 1795.
Por outro lado, entre os meus ascendentes está também Francisca Gomes Maximina, nascida em 1801, filha de João Almeida Marques Coimbra e de Maria Ribeira.

Cumprimentos,

IB

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rodrigues, Viegas e Coimbra, de Tondela

#179260 | pachancho | 07 jan 2008 10:03 | Em resposta a: #179248

Cara IB,

foi lançado um livro+CD, sobre as freguesias de Tondela.
O que chamou a atenção foram os nomes das pessoas que colaboraram no mesmo. Se reparar em Nandufe, foi Antonio de Matos Coimbra. Contacte a câmara municipal ou junta de freguesia de Nandufe e tente o contacto da pessoa, pode ser que este a ajude.

Uma produção da ACERT, protagonizada por 26 pessoas de todas as freguesias do Concelho de Tondela:
Abel de Figueiredo (Sabugosa), Antonino dos Santos (Vila Nova da Rainha), António Barros (Tondela), António de Matos Coimbra (Molelos), António Gonçalves Coimbra (Nandufe), Áurea Quadros (Campo de Besteiros), Camila Pereira (Silvares), Conceição Marques (Castelões), Edmundo Luís (Guardão), Emília Lopes (Tonda), Ercília Fruela Andrade (Mosteirinho), Ernesto Borrego (Mouraz), Gilberto Gonçalves (Santiago de Besteiros), João da Silva (Lobão da Beira), Joaquim Afonso (S. João do Monte), Joaquim Nunes (Vilar de Besteiros), José Mendes (Mosteiro de Fráguas), José Rodrigues (Tourigo), Laura Silva (Lageosa do Dão), Leonel Cordeiro (Barreiro de Besteiros), Manuel Borges (Ferreiros do Dão), Manuel Neves (Dardavaz), Maria Antónia Pinto (Parada de Gonta), Maria Augusta da Silva (Caparrosa), Ricardo Cardoso (S. Miguel do Outeiro), Vicente Dinis (Canas de Santa Maria)


http://www.acert.pt/novociclo/registo_edicoes.php?id=1


cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rodrigues, Viegas e Coimbra, de Tonde

#179263 | PRIMAVERA | 07 jan 2008 10:15 | Em resposta a: #179260

Muito obrigada.

Irei seguir a sua sugestão.

Cumprimentos,

IB

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rodrigues, Viegas e Coimbra, de Tonde

#217521 | PBH | 06 jan 2009 03:44 | Em resposta a: #179263

Cara PRIMAVERA

Estou a investigar um ramo da minha amilia, originário de Tondela.

A minha trisavó, Maria do Carmo Matos, casou com Joaquim Pereira Coimbra ( em alguns registos aparece-me tambem o nome Alves)..
Sei que este meu trisavô é filho de Josefa Pereira e ainda não consegui descobrir o nome do pai.

Joaquim Pereira Coimbra é natural de Tondela, e casou na mesma Vila. Suponho que tenha nascido entre 1850 e 1870.

Brevemente irei a Viseu, ao Arquivo Distrital conseguir algumas certidôes, no entanto, se tiver alguns destes nomes na sua investigação sobre a familia Coimbra de Tondela, pode ser que seja de alguma utilidade.

Logo que tenha datas concretas poderei fornecer-lhe.

Obrigado

Pedro BH

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rodrigues, Viegas e Coimbra, de Tonde

#217528 | PRIMAVERA | 06 jan 2009 09:20 | Em resposta a: #217521

Caro Pedro BH

Muito obrigada pelas suas informações. No entanto, infelizmente, os nomes de que fala não aparecem nas minhas investigações sobre a família Coimbra de Tondela.
As únicas referências que possuo sobre a família Coimbra são sobre Francisca de Coimbra, filha de António Pereira e de Maria de Coimbra. Francisca de Coimbra casou com Joaquim Rodrigues Viegas em 1795.
Por outro lado, entre os meus ascendentes está também João Almeida Marques Coimbra, baptizado em 23/6/1774, casado com Maria Gomes Ribeira. Os descendentes deste casal acabaram por perder o apelido Coimbra e passaram a ser Gomes, Marques e Rodrigues Gomes.
No ramo da minha família de Tondela - mais concretamente de Nandufe - há muitos Rodrigues Viegas, Almeida Marques, Rodrigues Gomes e Henriques.
Os meus trisavós de Tondela eram António Rodrigues Gomes (1835) e Margarida Maria de Jesus (1840), filhos de João Rodrigues Marques e Francisca Gomes Maximina e de Carlos Rodrigues Viegas e Josefa Maria Dias, respectivamente.
Será que alguns destes também fazem parte do ramo da sua família que procura ?

Cumprimentos,

Isabel CB

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rodrigues, Viegas e Coimbra, de Tonde

#217564 | PBH | 06 jan 2009 15:09 | Em resposta a: #217528

Cara Isabel CB

Muito agradeço a sua pronta resposta.

Como lhe referi, brevemente irei a Viseu ao Arquivo Distrital procurar umas certidôes desta gente. Logo que tenha dados mais concretos sobre a filiação de Joaquim Pereira Coimbra e de sua Mãe, Josefa Pereira, dir-lhe-ei.

Esse apelido Viegas diz-me qualquer coisa, por memória que tenho de histórias familiares. Pode ser apenas intuição. a ver vamos!

Obrigado.

Pedro BH

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rodrigues, Viegas e Coimbra, de Tondela

#217566 | fsomr | 06 jan 2009 15:29 | Em resposta a: #178776

Caro IB,
minha tia avó D. Maria Manuela Montanha Rebello, nasceu em Lisboa, S. Sebastião da Pedreira, a 27 de Agosto de 1909, e foi baptizada a 6 de Novembro , sendo padrinhos Domingos Augusto Rebello e a avó paterna.
Casou civilmente na 2.ª Conservatória do Registo Civil de Lisboa a 7 de Novembro de 1959 e canonicamente a 14 de Agosto de 1967, com António Gonçalves Coimbra, que nasceu em Nandufe, Tondela, em 1896 e morreu a 28 de Setembro de 1971. Quando casou era divorciado.
Tenente-Coronel, Comendador da Ordem de Avis, etc.
Filho de José Gonçalves Coimbra e de sua mulher D. Emília Antunes Gomes. Sem geração.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rodrigues, Viegas e Coimbra, de Tondela

#217570 | PRIMAVERA | 06 jan 2009 15:53 | Em resposta a: #217566

Caro fsomr

Muito obrigada pelas suas informações.
Infelizmente, não consigo estabelecer ligação entre o António Gonçalves Coimbra e o José Gonçalves Coimbra de que fala e o ramo "Coimbra" da minha família de Nandufe. No final do século XIX o apelido Coimbra da minha família perdeu-se e prevaleceram os apelidos "Rodrigues Gomes".

Com os melhores cumprimentos,

IB

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rodrigues, Viegas e Coimbra, de Tondela

#233377 | CamilaViegas | 05 jul 2009 00:10 | Em resposta a: #178776

Me chamo Camila, sou neta de Fernando Rodrigues Viegas, bisneta de Antonio Rodrigues Viegas, que tem como pai João Rodrigues Viegas e este como pais Carlos Rodrigues Viegas e Josefa Maria, familia vinda de Tondela. Entre em contato para mais informações.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rodrigues, Viegas e Coimbra, de Tondela

#234255 | PRIMAVERA | 15 jul 2009 12:31 | Em resposta a: #233377

Os meus trisavós de Tondela eram António Rodrigues Gomes (1835) e Margarida Maria de Jesus (1840), filhos de João Rodrigues Marques e Francisca Gomes Maximina e de Carlos Rodrigues Viegas e Josefa Maria Dias, respectivamente. Será que João Rodrigues Viegas era irmão de Margarida de Jesus ?

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rodrigues, Viegas e Coimbra, de Tonde

#310052 | pafccoelho | 12 jul 2012 02:24 | Em resposta a: #217528

Boa noite:

Também investigo nas freguesias de Nandufe e Tondela em Viseu.
João Almeida Marques Coimbra é irmão de Ana Maria de Almeida, minha tetra-avó que casou com Manuel Rodrigues Ferreira em 1820.

Cumprimentos
Paulo Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rodrigues, Viegas e Coimbra, de Tonde

#310072 | cavaleirofidalgo | 12 jul 2012 16:23 | Em resposta a: #310052

Boa tarde.

Procuro informações sobre estas pessoas:


COIMBRAS
de Molelos, Tondela

I- ANTÓNIO MARQUES DE PAULA, f.º de António Fernandes Marcos e de D. Brites Antunes, ambos de Molelos, casou no dia 24 de Fevereiro de 1702 em Molelos com D. MARIANA DE COIMBRA, f.ª de Miguel de Coimbra e de D. Paula Fernandes.
Tiveram, pelo menos:
II- ANTÓNIO MARQUES DE PAULA COIMBRA, que segue:


II- ANTÓNIO MARQUES DE PAULA COIMBRA , por alcunha o Novo, era nat. do lugar de Casal, freg.ª de Molelos, onde foi bapt. 3 de Novembro de 1713. Morreu no dia 31 de Agosto de 1768 e “ficou para lhe Cumpri o bem da alma Seu filho Antonio Marques”. Foi Capitão de Ordenanças de Molelos. Casou no dia 18 de Maio de 1734, na freg.ª de Castelões, com D. EUFÉMIA RIBEIRO, nat. do lugar do Ribeiro, freg.ª de Castelões, onde n. 27 de Março de 1702, f.ª de Francisco Ribeiro e de D. Domingas Lopes que casaram no dia 19 de Abril de 1698 em Castelões. Neta pat. de Domingos Ribeiro e de D. Maria Antunes, que casaram em Castelões no dia 5 de Novembro de 1669 e neta mat. de Manuel Lopes e de D. Maria Antunes que casaram em 15 de Fevereiro de 1666 em Castelões.
Tiveram, pelo menos:
III- ANTÓNIO MARQUES DE PAULA COIMBRA, que segue:


III- ANTÓNIO MARQUES DE PAULA COIMBRA, nat. de Molelos, n. 25 de Maio de 1735. Casou no dia 16 de Novembro de 1755 em Molelos comCATARINA JOSEFA DIAS (ou também chamada de Catarina Maria ), nat. do lugar de Paço, freg.ª de Molelos, onde n. Dezembro de 1734 e moradora no lugar da Vela (Molelos), f.ª de Francisco Dias, nat. da freg.ª de Lordelo, concelho de Monção, distrito de Viana do Castelo e de D. Teresa Caetana, nat. da freg.ª de Sacavém, concelho de Loures, distrito de Lisboa; neta pat. de António Dias e de D. Catarina Rodrigues, de Lordelo e neta mat. de Manuel Francisco, nat. da freg.ª de Salreu, concelho de Estarreja, distrito de Aveiro e de D. Antónia da Assunção, de Sacavém.
Tiveram, pelo menos:
IV- MARIA , nat. de Molelos onde foi bapt. 6 de Dezembro de 1756. S.m.n.
IV- JOSÉ MARQUES DE COIMBRA, C.g.


Cumprimentos e obrigado,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rodrigues, Viegas e Coimbra, de Tonde

#310073 | cavaleirofidalgo | 12 jul 2012 16:23 | Em resposta a: #217564

Boa tarde.

Procuro informações sobre estas pessoas:


COIMBRAS
de Molelos, Tondela

I- ANTÓNIO MARQUES DE PAULA, f.º de António Fernandes Marcos e de D. Brites Antunes, ambos de Molelos, casou no dia 24 de Fevereiro de 1702 em Molelos com D. MARIANA DE COIMBRA, f.ª de Miguel de Coimbra e de D. Paula Fernandes.
Tiveram, pelo menos:
II- ANTÓNIO MARQUES DE PAULA COIMBRA, que segue:


II- ANTÓNIO MARQUES DE PAULA COIMBRA , por alcunha o Novo, era nat. do lugar de Casal, freg.ª de Molelos, onde foi bapt. 3 de Novembro de 1713. Morreu no dia 31 de Agosto de 1768 e “ficou para lhe Cumpri o bem da alma Seu filho Antonio Marques”. Foi Capitão de Ordenanças de Molelos. Casou no dia 18 de Maio de 1734, na freg.ª de Castelões, com D. EUFÉMIA RIBEIRO, nat. do lugar do Ribeiro, freg.ª de Castelões, onde n. 27 de Março de 1702, f.ª de Francisco Ribeiro e de D. Domingas Lopes que casaram no dia 19 de Abril de 1698 em Castelões. Neta pat. de Domingos Ribeiro e de D. Maria Antunes, que casaram em Castelões no dia 5 de Novembro de 1669 e neta mat. de Manuel Lopes e de D. Maria Antunes que casaram em 15 de Fevereiro de 1666 em Castelões.
Tiveram, pelo menos:
III- ANTÓNIO MARQUES DE PAULA COIMBRA, que segue:


III- ANTÓNIO MARQUES DE PAULA COIMBRA, nat. de Molelos, n. 25 de Maio de 1735. Casou no dia 16 de Novembro de 1755 em Molelos comCATARINA JOSEFA DIAS (ou também chamada de Catarina Maria ), nat. do lugar de Paço, freg.ª de Molelos, onde n. Dezembro de 1734 e moradora no lugar da Vela (Molelos), f.ª de Francisco Dias, nat. da freg.ª de Lordelo, concelho de Monção, distrito de Viana do Castelo e de D. Teresa Caetana, nat. da freg.ª de Sacavém, concelho de Loures, distrito de Lisboa; neta pat. de António Dias e de D. Catarina Rodrigues, de Lordelo e neta mat. de Manuel Francisco, nat. da freg.ª de Salreu, concelho de Estarreja, distrito de Aveiro e de D. Antónia da Assunção, de Sacavém.
Tiveram, pelo menos:
IV- MARIA , nat. de Molelos onde foi bapt. 6 de Dezembro de 1756. S.m.n.
IV- JOSÉ MARQUES DE COIMBRA, C.g.


Cumprimentos e obrigado,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rodrigues, Viegas e Coimbra, de Tonde

#310263 | PRIMAVERA | 16 jul 2012 09:33 | Em resposta a: #310052

Bom dia !

Muito obrigada pela informação. Presumo então que Ana Maria de Almeida seria uma irmã mais nova, já que João Almeida Marques Coimbra nasceu em 1774. Sei que era filho de Manuel Marques de Almeida e de Mariana Rodrigues, mas não sei as datas de nascimento respectivas. Será que já conseguiu encontrar essa informação ?

Cumprimentos,

IB

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rodrigues, Viegas e Coimbra, de Tonde

#310268 | pafccoelho | 16 jul 2012 11:19 | Em resposta a: #310263

Olá Bom Dia:

Segundo informação que tenho Manuel Marques de Almeida (nascido em 1752) casou com Mariana Rodrigues (nascida em 1748/49) em Nandufe - Viseu a 28 de Novembro de 1772. Manuel Marques de Almeida faleceu em 1805, desconheco a data de falecimento de Mariana. Tiveram 5 filhos, 3 raparigas e 2 rapazes, uma delas Ana Maria de Almeida (irmã de João Almeida Marques Coimbra) nascida a 4 de Agosto de 1792 que vem a ser a minha 5ª avó. Alguns dados forma investigados pelo meu primo outros por mim.
Se tiver alguma informação a acrescentar agradeço.

Paulo Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rodrigues, Viegas e Coimbra, de Tonde

#310270 | PRIMAVERA | 16 jul 2012 11:44 | Em resposta a: #310268

Bom dia !

Muito obrigada pela informação adicional. Efectivamente parece que os nossos 5ºs avós eram irmãos, já que João de Almeida Marques Coimbra era meu 5º avô. Por acaso sabe os nomes dos restantes irmãos ?
Quanto a dados adicionais, sei que o pai, Manuel Marques de Almeida, era filho de Manuel da Almeida (de Mosteiro de Fráguas) e de Maria (da Conceição) Marques, de Nandufe. Já a mãe, Mariana Rodrigues, era filha de José Rodrigues (Figueira), de Nandufe e de Francisca Maria (do Lugar de Vila Cã do monte, Torredeita). Mas não tenho datas. Será que possui informação de alguma destas datas?
João de Almeida Marques Coimbra casou com Maria Gomes Ribeiro em 9 de Fevereiro de 1796.

IB

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rodrigues, Viegas e Coimbra, de Tonde

#310313 | pafccoelho | 16 jul 2012 21:10 | Em resposta a: #310270

Boa tarde:

Fico contente em encontrar alguém que se cruza com a minha árvore genealógica.
A informação bate certo com a minha excetuando o nome da mãe de Manuel Marques de Almeida que tenho como Maria Marques Da Ascenção e não Maria (da Conceição) Marques. Como se pode verificar neste resultado de procura no site do Family Search https://familysearch.org/pal:/MM9.1.1/F2ZD-221
Filhos do casamento de Manoel Marques de Almeida com Mariana Francisca Rodrigues:
João de Almeida Marques Coimbra 1774
António Marques de Almeida 1785
Ana Maria de Almeida 1792
Teotónia Maria de Almeida Coimbra
Maria de Almeida

Já agora e por curiosidade sabe que é pelo ramo de Manoel Marques de Almeida que a "nossa" família é descendente de D. Afonso Henriques.
Com os meus cumprimentos

Paulo Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rodrigues, Viegas e Coimbra, de Tonde

#310324 | PRIMAVERA | 17 jul 2012 08:43 | Em resposta a: #310313

Mais uma vez muito obrigada pela informação.

Por estes "costados" ainda não tinha conseguido fazer a ligação a D. Afonso Henriques. Já há algum tempo que tinha "encravado" nas pesquisas no arquivo de Viseu por não ter hipótese de lá ir pessoalmente e os assentos não estarem online. Tenho de confirmar a questão da Maria Marques da Ascenção pois posso ter sido eu a ler mal o assento de onde retirei o nome. Às vezes são um bocado impenetráveis....

Cumprimentos,

IB

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rodrigues, Viegas e Coimbra, de Tonde

#311267 | PRIMAVERA | 03 ago 2012 11:20 | Em resposta a: #310313

Caro Paulo Coelho,

Estive a verificar os assentos de que disponho e efectivamente, Maria Marques surge em alguns assentos (como no do casamento do filho Manuel Marques com Mariana Rodrigues) como Maria da Assunção (ou Ascenção) e noutros (como no do casamento do neto João da Almeida Coimbra) como Maria da Conceição (o padre deve ter trocado o nome, uma vez que também refere a avó da noiva pelo mesmo nome...). De qualquer modo, a Maria em questão, era filha de João de Coimbra e de Luisa da Ascenção.

Cumprimentos,

IB

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rodrigues, Viegas e Coimbra, de Tonde

#311289 | pafccoelho | 03 ago 2012 22:16 | Em resposta a: #311267

Boa noite:

De facto muito trabalho me tem dado o estudo de alguns ramos, pelos nomes diferentes com que aparecem em diversos assentos as mesmas pessoas. Neste momento estou a passar tudo de novo a pente fino.
Por acaso seria abuso de confiança solicitar-lhe cópia dos assentos que me refere na mensagem anterior já que se trata de uma ramo comum?
O meu email é pafcoelhoarrobaclixpontopt

Muito Obrigado
Paulo Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rodrigues, Viegas e Coimbra, de Tondela

#339040 | jbpl71 | 05 dez 2013 09:14 | Em resposta a: #179248

Caro Primavera,

Procuro identificar os ascendentes de José Rodrigues Viegas, nascido em Nandufe Tondela, filho de Joaquim Rodrigues Viegas - não tenho datas certas, mas o José Rodrigues Viegas migrou para Lisboa onde foi comerciante grossista.O José Rodrigues Viegas foi pai de Ilda Viegas, nascida em 1907, e casado com uma Maria José, de Setúbal (?) cujo apelido não encontro.

Encontrei aqui uma referência ao Joaquim Rodrigues Viegas mas tendo-se este casado em 1795 parece-me que não deverá ser a mesma pessoa, mas nunca se sabe...


Obrigado

z

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rodrigues, Viegas e Coimbra, de Tondela

#339041 | PRIMAVERA | 05 dez 2013 09:59 | Em resposta a: #339040

Bom dia,

Penso que pelas datas não se tratará do mesmo Joaquim Rodrigues Viegas, casado em 1795. Este era filho de António Rodrigues Viegas e de Maria Henriques.
Nos meus ascendentes existe também um José Rodrigues Viegas, mas nasceu em 1763.
Quanto às restantes pessoas que refere, não tenho qualquer informação.

Cumprimentos,

IB

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rodrigues, Viegas e Coimbra, de Tondela

#339827 | jbpl71 | 21 dez 2013 16:50 | Em resposta a: #233377

Cara Camila Viegas,

Por acaso não saberá se os seus avós e/ou bisavós terão tido um irmão ou primo de nome José Rodrigues Viegas (casado com Maria José) ou Joaquim Rodrigues Veigas (casado com Maria Antónia de Jesus), também de Nandufe, Tondela?

Estes são meus ascendentes (bisavô e trisavô), respectivamente.

Muito Obrigado

Jose Leal

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rodrigues, Viegas e Coimbra, de Tondela

#342428 | jbpl71 | 14 fev 2014 11:49 | Em resposta a: #233377

Cara Camila Viegas,

Por acaso não saberá se os seus avós e/ou bisavós terão tido um irmão ou primo de nome José Rodrigues Viegas (casado com Maria José) ou Joaquim Rodrigues Veigas (casado com Maria Antónia de Jesus), também de Nandufe, Tondela?

Estes são meus ascendentes (bisavô e trisavô), respectivamente.

Muito Obrigado

Jose Leal

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rodrigues, Viegas e Coimbra, de Tondela

#343664 | jbpl71 | 12 mar 2014 11:48 | Em resposta a: #233377

Cara Camila,

Há um Carlos Rodrigues Viegas, nascido em 1802 (irmão de meu tetravô José Rodrigues Viegas, e de mais outros 3 irmãos e duas irmãs ), casado Com Jose Maria Dias, e que teve quatro filhos: Ana 1830, Joaquim 1835, João 1836 (seu trisavô ??), Margarida (?) e Maria 1832).

Carlos era Filho de Jose RV e Maria Jacinta,

e este Jose RV por sua vez era filho de outro Jose RV, casado com Maria Francisca, e a Maria Jacinta era filha de Caetano Rodrigues e de Jacinta Pereira,

a linha Rodrigues Viegas é sempre de Nandufe, quanta às esposas, varia mas todas as que encontrei eram das proximidades.

Espero que ajude,

jbpl

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rodrigues, Viegas e Coimbra, de Tondela

#343665 | jbpl71 | 12 mar 2014 11:58 | Em resposta a: #339041

Cara IB,

Gostava de saber se tem alguns dados mais sobre o seu José Rodrigues Viegas (1763) [casamento, óbito, irmãos], que desconfio que poderá ser meu ascendente.

Eu estou lentamente a subir a árvore dos Rodrigues Viegas, e neste momento tenho:
(os meus ascendentes masculinos em MAIUSCULAS):

JOSÉ RODRIGUES VIEGAS (????) + Maria Francisca
pais de
JOSÉ RODRIGUES VIEGAS (????) + Maria Jacinta (casaram 1798)
pais de
JOSÉ RODRIGUES VIEGAS (1798) + Maria do Carmo (casaram 1827)
(e de João RV 1788, Ana 1790, António RV 1792, Maria 1795, Carlos RV 1802, Joam RV 1805)
pais de
JOAQUIM RODRIGUES VIEGAS (1832) + Maria Antónia de Jesus (casaram ????)
(e de José RV 1827, Maria 1829, João RV 1833, António RV, 1835, Manoel RV 1835)
pais de
JOSE RODRIGUES VIEGAS (1865) + Maria José (casaram 1896 ??)
(meus bisavós)

Já esgotei os registos online e agora esotu a mandar vir documentos, um a um, dos arquivos de Viseu...

Obrigado pela ajuda

z

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rodrigues, Viegas e Coimbra, de Tondela

#343811 | jbpl71 | 15 mar 2014 15:06 | Em resposta a: #339041

Cara IB,

Gostava de saber se tem alguns dados mais sobre o seu José Rodrigues Viegas (1763) [casamento, óbito, irmãos], que desconfio que poderá ser meu ascendente.

Eu estou lentamente a subir a árvore dos Rodrigues Viegas, e neste momento tenho:
(os meus ascendentes masculinos em MAIUSCULAS):

JOSÉ RODRIGUES VIEGAS (????) + Maria Francisca
pais de
JOSÉ RODRIGUES VIEGAS (????) + Maria Jacinta (casaram 1798)
pais de
JOSÉ RODRIGUES VIEGAS (1798) + Maria do Carmo (casaram 1827)
(e de João RV 1788, Ana 1790, António RV 1792, Maria 1795, Carlos RV 1802, Joam RV 1805)
pais de
JOAQUIM RODRIGUES VIEGAS (1832) + Maria Antónia de Jesus (casaram ????)
(e de José RV 1827, Maria 1829, João RV 1833, António RV, 1835, Manoel RV 1835)
pais de
JOSE RODRIGUES VIEGAS (1865) + Maria José (casaram 1896 ??)
(meus bisavós)

Já esgotei os registos online e agora esotu a mandar vir documentos, um a um, dos arquivos de Viseu...

Obrigado pela ajuda

z

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Rodrigues, Viegas e Coimbra, de Tondela

#344009 | PRIMAVERA | 19 mar 2014 14:32 | Em resposta a: #343811

Caro jbpl71,

Pelos vistos descendemos do mesmo ramo dos Rodrigues Viegas !

Eu descendo de José Rodrigues Viegas (batizado em Nandufe em 10 de junho de 1731), o qual casou com Maria Francisca.

Desse casamento, nasceu outro dos meus antepassados (que pelos vistos também faz parte dos seus costados): José Rodrigues Viegas (nascido em 14 de dezembro de 1768) que viria a casar com Maria Jacinta em 1789. Segundo os dados que possuo o casamento foi em janeiro de 1789 e não em 1798 como refere. O que, aliás, faz mais sentido atendendo às datas de nascimento dos vários filhos.

Do casamento de José Rodrigues Viegas com Maria Jacinta nasceu, em 1802, o meu antepassado Carlos Rodrigues Viegas, ou seja, um dos irmãos do seu José Rodrigues Viegas nascido em 1798.

Para conseguir estes elementos também tive de recorrer aos arquivos de Viseu, pedindo os assentos um a um.... Foi um processo moroso.

Espero ter ajudado.
Cumprimentos,

IB

Resposta

Link directo:

Famílias Rodrigues, Viegas e Coimbra, de Tondela

#347665 | jbpl71 | 26 jun 2014 17:52 | Em resposta a: #344009

Olá

Tem razão na data do casamento, foi erro meu.

Se ajuda, o José RV nascido a 1731 é filho de Domingos Rodrigues Viegas (faleceu em 20/11/1762) e de Maria Rodrigues.

Este Domingos era filho de Pedro João, de Sobral, Mortágua, casado com Maria Henriques (não sei de onde)


Por outro lado, a Maria Jacinta era filha de Caetano Rodrigues e de Jacinta Pereira (não tenho datas ainda nem locais)

Conversei outro dia com pessoas de Nandufe, e cheguei à conclusão que neste momento já não há rodrigues viegas lá.... o nome aparece-me desde meados do sec xviii até ao início do sec xx, altura em que encontro muita emigração para o Brasil. Irei lá em breve para "cheirar os ares" de onde a família veio

O que eu ainda não consegui perceber foi o que fariam estas pessoas - a única referência que encontrei foi a um ramo afastado dos RV, no sec xix que era pedinte, e depois no inicio de sec xx que seriam operários. Tem alguma informação sobre o seu ramo dos RV?

Cumprimentos

z

Resposta

Link directo:

Famílias Rodrigues, Viegas e Coimbra, de Tondela

#354632 | catialvw | 11 fev 2015 21:41 | Em resposta a: #347665

Ola

Eu sou neta de Antonio Rodrigues Viegas (13/1/1895 Alcantara, Lisboa-30/11/1976), casado com Ana da Conceicao Dias. A mae do Antonio RV era Maria Jose (apelido?).
O meu avo esteve no 2º Batalhão de Artilharia de Costa entre 1917 e 1918, onde um frances pelo apelido de Bonet o levou para Mocambique. Mais tarde veio a ser governador provincial em Moçambique, em Quelimane.

Antonio RV teve 6 irmaos e 4 irmas: Ilda, Olivia, e mais nao sei.

Tenho muito pouca informacao, mas se algum destes nomes lhes for familiar gostaria de saber mais.

Catia Viegas

Resposta

Link directo:

Famílias Rodrigues, Viegas e Coimbra, de Tondela

#354634 | catialvw | 11 fev 2015 21:42 | Em resposta a: #178776

Ola

Eu sou neta de Antonio Rodrigues Viegas (13/1/1895 Alcantara, Lisboa-30/11/1976), casado com Ana da Conceicao Dias. A mae do Antonio RV era Maria Jose (apelido?).
O meu avo esteve no 2º Batalhão de Artilharia de Costa entre 1917 e 1918, onde um frances pelo apelido de Bonet o levou para Mocambique. Mais tarde veio a ser governador provincial em Moçambique, em Quelimane.

Antonio RV teve 6 irmaos e 4 irmas: Ilda, Olivia, e mais nao sei.

Tenho muito pouca informacao, mas se algum destes nomes lhes for familiar gostaria de saber mais.

Catia Viegas

Resposta

Link directo:

Famílias Rodrigues, Viegas e Coimbra, de Tondela

#354645 | jbpl71 | 12 fev 2015 09:45 | Em resposta a: #354634

Cara Cátia Viegas,


Eu sou neto de uma irmão de seu avô, a Ilda Rodrigues Viegas, o que fará de nós primos não muito longínquos.

Tenho andado a investigar a história da nossa família e tenho alguma informação que partilharei com gosto, inclusive fotos do seu avô e filhos em Moçambique - meu pai, filho da Ilda, conheceu o seu avô e as filhas (mas não os filhos).

As irmãos eram a Ilda, Marcolina, Rosália e Olívia - as últimas foram para o Brasil não deixaram descendência. A Marcolina ficou em Portugal e deixou descendentes, com quem estou em contacto e que também andam a tentar perceber um pouco mais sobre a nossa história comum.

Por favor contacte-me por email para o jbpl71 arroba me.com e poderemos trocar mais informação.

José Leal

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 16:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen