Senhor da Casa

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Senhor da Casa

#178975 | pbrehm | 05 jan 2008 16:52

Cumprimentos a todos.
Perdoem a minha ignorância, gostava alguém me pudesse explicar qual era (é) exactamente o significado do termo "Senhor da Casa" de x...
Obrigado pelos eventuais esclarecimentos,
pbrehm

Resposta

Link directo:

RE: Senhor da Casa

#178990 | AJGama | 05 jan 2008 19:11 | Em resposta a: #178975

Já tive também essa dúvida...
Penso que se refere ao dono da casa, usualmente pessoa de origens nobres ou então "proprietário".
Cumprimentos, Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: Senhor da Casa

#179018 | pbrehm | 05 jan 2008 22:28 | Em resposta a: #178990

Cara Susana Gama,

Suspeito que "Casa de ..." ultrapassa o simples conceito de uma propriedade (casa), embora na realidade esteja às escuras nesta matéria.

Talvez seja mais no sentido de chefe de família mas.. aguardemos e esperemos surja alguém que nos possa elucidar.

Em todo o caso, muito obrigado pela sua disponibilidade.

Cumprimentos,
pbrehm

Resposta

Link directo:

RE: Senhor da Casa

#179031 | Mavasc | 06 jan 2008 00:44 | Em resposta a: #179018

Caro pbrehm

Jesus! Podia ao menos pôr um nomezinho, João, Pedro, qualquer coisa!

Creio que se ler o tópico "Qual o significado de "Senhor"?, ficará esclarecido sobre o significado de " Senhor da Casa".

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Senhor da Casa

#179036 | pbrehm | 06 jan 2008 01:19 | Em resposta a: #179031

Cara Maria Benedita,

Obrigado pela sugestão, já li o referido tópico e, pese embora a variedade de opiniões, fico pelo menos com uma ideia mais clara do que tinha anteriormente.

Imaginava que "Casa" seria uma forma mais ou menos arcaica/tradicional de referir "Família" do que propriamente uma propriedade, embora pudesse obviamente estar também relacionada com um imovel na posse da familia.

Uma vez mais agradeço a sua disponibilidade e não termino sem lhe responder que o "p" que antecede o Brehm é de Paulo.

Melhores cumprimentos,
Paulo

Resposta

Link directo:

Casa de Alcobaça

#234913 | JFMenéndez | 24 jul 2009 13:56 | Em resposta a: #179036

Caro Paulo

Tudo bem contigo? A tua mãe e o Gui estão bem?

Sei que estou em falta contigo (infelizmente não é só contigo, os meus pares da SGL tb estão um pouco defraudados, com as minhas sucessivas faltas e adiamentos nas comunicações que há muito prometi fazer em História e Genealogia e Heráldica...).

É verdade que comecei a rever aquele discurso genealógico, mas nunca mais lhe peguei. O mesmo sucedeu com as tais comunicações, que principiei, mas acabei por deixar cair ao sabor de outras investigações na TT.

A razão de aproveitar este teu tópico é, como indico em epígrafe, a Casa de Alcobaça. Não sei se passaste os olhos por um tópico intitulado "Quintas em Montemor-o-Velho", já com alguns anos, mas com informação colateral aos teus Silva Fonseca de Bourbon.
O endereço é este:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=67426

Embora seja da autoria de José Roberto de Vasconcelos, conta com a intervenção sempre amiga e esclarecedora do meu primo Pedro França. Mas aquela a que me reporto é da responsabilidade (e muito saber) do meu amigo e distinto Secretário da Associação Portugesa de Genealogia - APG, José Caldeira.

Vê lá se tem alguma coisa que te interesse. É o conteúdo de 15-05-2004, que por casualidade só agora encontrei e li.

Quanto aos meus prometidos comentários, vais ter ainda que esperar.
Estivemos - finalmente (por causa da doença da Nanda) - um mês fora. Uns dias no Algarve e outros 15 dias em França e Espanha, num congresso que só este ano a nanda pode retomar. Não sei se vou estar pela Figueira, pois devo ir uns dias ao Caramulo, outra semana em Albufeira e, logo a seguir, partimos para um congresso em Barcelona. De qualquer modo espero depois poder tel. ao António. Um beijo para ele e para o Gui.

Um abraço amigo do

Zé Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Alcobaça

#234937 | pbrehm | 24 jul 2009 16:49 | Em resposta a: #234913

Caríssimo Zé Filipe,

Obrigado pela tua mensagem. Acabo de ler o tópico com interesse, embora não me acrescente nada de novo, não deixes por favor de me alertar sempre que cruzes com alguma informação, sabes melhor que eu a importância destas dicas.

O 1º Visconde de Alcobaça era, como refere o texto, filho de Pedro da Silva da Fonseca, filho 3º de Manuel Pedro da Silva da Fonseca, Senhor da Casa de Alcobaça. Nós descendemos do filho 2º, Silvério da Silva da Fonseca (irmão deste Pedro), que veio a suceder na Casa de Alcobaça por morte do irmão mais velho e primogénito, Francisco Manuel.

Curiosamente, ainda ontem estive na Igreja de Santa Maria Madalena no Turcifal, onde está sepultado este meu 5º avô, Silvério da Silva da Fonseca. Uma bela igreja, diga-se de passagem, com um conjunto de pedras tumulares que valeria bem a pena estudar.

Noutro registo, o António está prestes a chegar para um par de semanas na Figueira e eu este ano, dado que vou ser pai de novo em finais de Agosto (mais um rapaz) devo apenas conseguir lá ir uns dias de vez em quando.

Espero esteja tudo a correr bem com vocês, em particular com a saúde da Nanda, que me perdoem os confrades pelos parágrafos pessoais.

Abraço,
Paulo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 19:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen