Gestaçô e Campelo

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

Gestaçô e Campelo

#179016 | 2570 | 05 jan 2008 22:11

Caros Confrades
Gostaria de saber se algun dos confrades tem informações genealógicas em relação a estas freguesias, e/ou a Baião em geral.
Grato desde já
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#179030 | luizsillos | 06 jan 2008 00:41 | Em resposta a: #179016

Caro Martins,

Tenho antepassados em Vilares, freguesia de Campelo. Porém, no momento, disponnho de pouquíssimas informações sobre meus antepassados, que eram membros da família Ribeiro de Miranda.

Meus muitos cumprimentos,
Luiz Gustavo de Sillos

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#179044 | M.Ribeiro | 06 jan 2008 01:47 | Em resposta a: #179016

Caro Martins.

Tenho antepassados em Campelo: Monteiros e Ribeiros. E atualmente, Oliveiras.

Cumprimentos.

Marli Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#179099 | 2570 | 06 jan 2008 12:30 | Em resposta a: #179030

Caro Luís Gustavo
As informações em relação aos meus antepassados de Campelo, é ainda escassa, e os nomes familiares que possuo são: Moreira; e Soares e dizem respeito a 1870, data esta que é evidentemente uma hipotese ainda por confirmar.
Como informação adicional informo-o que estes meus antepassados migraram para a cidade do Porto.
De qualquer forma, caso estes nomes se cruzem com os seus agradeço que me informe aqui no fórum.
Obrigado
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#179100 | 2570 | 06 jan 2008 12:33 | Em resposta a: #179044

Cara Marli
Agradeço que leia a mensagem qu coloquei aqui no fórum, em resposta ao confrade Lúis Gustavo.
Obrigado
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#179128 | luizsillos | 06 jan 2008 15:57 | Em resposta a: #179044

Cara Marli,

Também tenho ancestrais Ribeiros em Campelo. Descendo de Jacinto Ribeiro de Miranda, nascido em Vilares, Freguesia de Campelo, por 1768. Era filho de Jacinto Rebelo de Afonseca e de sua mulher Maria Ribeiro de Miranda. Neto paterno de José Rebelo e Maria Soares; neto materno de João Ribeiro e Isabel Barbosa.

Caso tenha informações sobre estes, fico muito agradecido.

Meus muitos cumprimentos,
Luiz Gustavo de Sillos

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#179157 | M.Ribeiro | 06 jan 2008 17:47 | Em resposta a: #179128

Caro Gustavo de Sillos.

Ainda não fui tão longe. Mas não tem mesmo a ver porque o meu primeiro Ribeiro, Manuel José Ribeiro, nascido em 1864, veio da freguesia de Merufe, Monções, Viana do Castelo, para Campelo.
Não sei quantos Ribeiros ficaram por Campelo, porque este veio para o Brasil, por volta de 1911.

Cumprimentos

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#179187 | 2570 | 06 jan 2008 20:59 | Em resposta a: #179128

Caro Luís Gustavo
Ao ler a sua intervenção, o nome de Maria Soares, chamou-me à atenção, pois, é um dos nomes de familia dos meus ancestrais de Baião.
Apesar de ainda possuir poucas informações, gostaria que as verifica-se, para ver setemos algo ancestral em comum.
JOAQUIM MOREIRA SOARES (1760 ?),natural de Campelo, filho de JOÃO MOREIRA, E DE UMBOLINA ANTÓNIA.
NOTA: Existe uma forte possibilidade de o João Moreira, ser também Soares, mas ainda não posuo dados.
Obrigado
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#179189 | luizsillos | 06 jan 2008 21:08 | Em resposta a: #179187

Caro Martins,

Se futuramente vier a pesquisar os registos paroquiais da freguesia de Campelo, prometo procurar informações sobre Joaquim Moreira Soares. Como moro no Brasil, creio que levarei um pouco de tempo para conseguir desenvolver essa pesquisa.

De concreto, é sabido que Maria Soares, avó paterna de meu antepassado de Campelo, era natural da freguesia de S. Tomé Covelas, do lugar de Gens.

Um abraço,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#179195 | 2570 | 06 jan 2008 21:52 | Em resposta a: #179189

Caro Luiís Gustavo
Antes de mais, obrigado pela sua atenção.
Não fazia ideia de que o caro Confrade estava no Brasil, e daí a minha tentativa em verificar se temos ancestrais comuns.
Eu, apesar de ser natural da cidade do Porto, em cujo arquivo distrital se encontram os documentos de Baião, vivo perto de Lisboa o que torna difícil fazer pesquisas no A. D do Porto.
Contudo se me surgir oportunidade, não me esquecerei de si, e das suas pesquisas.
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#179226 | luizsillos | 07 jan 2008 01:37 | Em resposta a: #179195

Caro Martins,

Tenho muitos ancestrais portugueses, a maior parte, encontra-se nos Distritos de Lisboa, Braga, Porto, Vila Real e Beja.

Do Distrito do Porto, tenho antepassados nos Concelhos de Felgueiras, Amarante e, Baião.

Meu sexto-avô Jacinto Ribeiro de Miranda, que, como disse em e-mail anterior, que era da freguesia de Campelo (deve ter nascido entre 1754 a 1774), já estava no Brasil em 1794.

Desde já, sou agradecido também por sua ajuda! Minhas pesquisas estão bem adiantadas!

Faltam estes ancestrais de Baião, e alguns poucos de Lisboa.

Meus muitos cumprimentos,
Luiz Gustavo de Sillos

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#179346 | mbp | 07 jan 2008 18:49 | Em resposta a: #179016

Tenho alguns dados de Gestaçô relativos aos séculos XVII, XVIII e XIX: Nogueira, Vasconcelos e Pinto de Sousa(Coutinho).

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#179351 | 2570 | 07 jan 2008 19:01 | Em resposta a: #179226

Caro Luís Gustavo
Guardei as informações, e apesar do tempo me ser escasso, caso tenha oportunidade tentarei ajudá-lo.
Já agora.....de Lisboa a que freguesias se refere?
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#179352 | 2570 | 07 jan 2008 19:04 | Em resposta a: #179346

Caro Miguel Pimenta
Obrigado pela disponibilidade.
Tenho poucos dados (ainda) em relação aos meus ancestrais de Baião, mas caso me depare com os nomes que mencionou, buscarei a sua ajuda.
Muito Obrigado
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#179423 | jaboo | 08 jan 2008 03:32 | Em resposta a: #179346

Caro Miguel Brandão Pimenta,

Também eu tenho dados sobre Nogueiras de S. João de Gestaçô, alguns ainda por entroncar. Talvez possamos trocar dados e ver se entroncamos esta gente toda.

Descendo de Catarina Nogueira, nascida c. 1592 em Abezudes?, S. João de Gestaçô, filha de Pedro Dias (ou Pires, o registo é difcil de ler) e de sua mulher Catarina Nogueira.
Catarina Nogueira tinha casado em Loivos do Monte com Domingos Alvares e foram pais de meu amtepassado ANtonio Nogueira, batisado em Loivos do Monte a 2.5.1620.

Tenho noticias de muitos outros Nogueiras de Gestaçô com descendência em Loivos do Monte, que ainda não consegui entroncar.

De Gestaçô, tenho ainda antepassados com apelido Ribeiro, Vaz e Sáa. Se tiver dados sobre essas familias, ficaria muito grato.

Um grande bem-haja pela ajuda que puder dar.
Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#179452 | mbp | 08 jan 2008 11:16 | Em resposta a: #179423

Caro João Braz

Deste ramo o que tenho é muito pouco. Um 6º avô de nome Bernardo Pereira de Vasconcelos (Menezes), nascido em 1682 em Gestaçô, casou com Violante Maria Pinto de Sousa (Coutinho). Este Bernardo Pereira de Vasconcelos é filho de um outro Bernardo Pereira de Vasconcelos (Cardoso de Menezes), nascido em S. Martinho de Mouros e que foi casar precisamente a Gestaçô, com Maria Nogueira da Mota. Não tenho a certeza mas suspeito que esta última é filha de um António Nogueira (estou a concluir um trabalho que espero publicar muito em breve e que inclui este ramo).
No meu ramo os apelidos Nogueira e Vasconcelos desapareceram. Os meus ascendentes desta região, que aqui permaneceram até 1811 e que mudaram posteriormente para Amarante, usaram depois o nome Pinto de Sousa Coutinho.

Espero ter sido útil.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#179474 | luizsillos | 08 jan 2008 12:59 | Em resposta a: #179351

Caro Martins,

Em Lisboa tenho muitos ancestrais, porém, nos registos paroquais brasileiros, e que constam informações sobre eles, infelizmente, dificilmente é informada a freguesia de origem.

Tenho entre esses antepassados:

1- João Gomes Ferreira (nascido por 1677), natural de Carnota, Patriarcado de Lisboa, filho de Manuel Gomes e Antonia da Silva. Creio que Carnota, em questão, é a freguesia de Santa Ana de Carnota. do Concelho de Alenquer. Procuro, no caso, os falecimentos de Manuel Gomes e de Antonia da Silva, cujos óbitos ocorreram nesta freguesia, entre os anos de 1700 a 1732.

2- Domingos Antonio de Silos Pereira, meu 5.o avô, segundo a tradição familiar, seria natural de Lisboa. Encontrei na freguesia de Mártires, Lisboa, o casamento de Maria Manuela Benedita de Sales Pereira (em alguns registos está Silos Pereira), ocorrido em 11.5.1807 (Livro 3-C Folha 19) com António Florêncio de Sousa Pinto. Gostaria de saber a freguesia de origem de Manuela, bem como, os nomes de seus pais, pois acredito que ela seja irmã de meu ancestral Domingos.

Existem mais uns três ancestrais de Lisboa, porém, sem a freguesia de origem fica um pouco difícil.

Meus muitos cumprimentos,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#179625 | jaboo | 09 jan 2008 03:24 | Em resposta a: #179452

Caro Miguel,

Os meus Nogueiras de Gestaçô são pelos vistos mais remotos que os seus. Mas talvez se consiga um dia entroncar os meus com os seus, quando encontrar os antepassados da sua Maria Nogueira da Mota. Até lá, boa sorte com a sua obra.

Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#180800 | 2570 | 17 jan 2008 17:45 | Em resposta a: #179016

Caros Confrades
Renovo o pedido.
JOAQUIM MOREIRA SOARES, meu trisavô, nascido em Campelo e falecido no Pinhão, é um dos meus ancestrais dos quais não possuo dados referentes a datas.
julgo que ele tenha nascido por volta de 1870, e falecido por volta de 1940.
Muito agradecido´
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#214841 | AlvesdosReis | 06 dez 2008 14:03 | Em resposta a: #180800

Não tendo um ano certo para o nascimento, nem o nome dos pais, é um tiro no escuro. Vou tentar encontrar algo com os dados que me forneceu, lá para terça já poderei ter alguns resultados.

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#214847 | 2570 | 06 dez 2008 15:35 | Em resposta a: #214841

Caro Alvers dos Reis
Muito obrigado pela sua disponibilidade.
Presentemente já possuo mais dados referentes a este meu ancestral:
JOAQUIM MOREIRA SOARES
N. 3 AGOSTO 1859 filho de:
João Moreira Soares e
Umbelina Antónia.
Contudo não tenho confirmação destes dados.
Agradeço-lhe por isso, mais uma vez a boa vontade que demonstra e caso me confirme estes dados á uma mais valia para a minha genealogia
Cumprimentos
Joaquim Martins

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#215093 | AlvesdosReis | 09 dez 2008 15:08 | Em resposta a: #214847

Caro confrade,

O Joaquim nasceu de facto a 3 de Agosto de 1859. (Livro K/12/6-544.2 Folha 91 e 91v)
Os avós paternos são:
Caetano José Soares e Maria Josefa
Os maternos:
Domingos Machado e Joana Antónia

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#215094 | AlvesdosReis | 09 dez 2008 15:12 | Em resposta a: #215093

Encontrei ainda um irmão, António (K/12/6-544.2 Folha 60v)
n: 3 Maio 1855
b: 6 Maio 1855
f: 20 Maio 1933

O batismo do Joaquim ocorreu a 7 de Agosto de 1859

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#215114 | 2570 | 09 dez 2008 18:54 | Em resposta a: #215093

Caro Alves dos Reis
Muito obrigado pelos seus préstimos.
Caso possa me fornecer mais informações, será óptimo.
De qualquer forma, mais uma vez muito obrigado
Cumprimentos
Joaquim Martins

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#215162 | AlvesdosReis | 10 dez 2008 13:17 | Em resposta a: #215114

Caro confrade Joaquim Martins consegui localizar mais informação relacionada com o seu pedido.

João Moreira Soares casou com Umbelina Antónia em Campelo a 31 de Maio de 1847. (K/12/6-544.1 Folhas 178v e 179).

Avós Paternos do João: José Moreira e Escolástica Maria (no assento de casamento diz que são do lugar de Villa Cheixe, Vitaram, creio que se trata de Bitarães, Lousada)
Avós Maternos do João: José Nogueira e Maria Josefa (lugar do Outeiro, Campelo)

Avós Paternos da Umbelina: Luís Machado e Maria Ignácia (Lugar da Rua, Campelo)
Avós Maternos da Umbelina: Desconhecidos por a mãe ser Exposta da Santa Casa)

Saudações,

Luís Alves dos Reis

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#215188 | 2570 | 10 dez 2008 22:18 | Em resposta a: #215162

Caro Alves dos Reis
Mais uma vez, tenho que lhe agradecer os seus préstimos.
A sua ajuda é extraordinária
Cumprimentos
Joaquim Martins

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#215191 | AlvesdosReis | 10 dez 2008 22:31 | Em resposta a: #215188

Caro confrade,
já estou em condições de poder confirmar a minha suspeita.
Trata-se de facto de Bitarães em Lousada e o lugar é Vila Queixe.
Sem prometer mais resultados a curto prazo, não deixarei de nos tempos livre tentar encontar mais informação que lhe permita recuar na pesquisa.

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#215193 | 2570 | 10 dez 2008 23:09 | Em resposta a: #215191

Caro Alves dos Reis
Mais uma vez obrigado pelas informações e pela sua disponibilidade.
Sem querer de modo algum abusar da sua boa vontade, tenho outros ancestrais, de santa marinha do zezere e de gestaçô, dos quais tenho poucas informações.
Caso possa ajudar-me nessa pesquisa agradeço, caso não, mais uma vez os meus agradecimentos, pela ajuda prestada.
Cumprimentos
Joaquim Martins

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#215196 | AlvesdosReis | 10 dez 2008 23:23 | Em resposta a: #215193

Caro Joaquim,
felizmente também tenho muitos antepassados de Baião.
Campelo, Gestaçô, Santa Marinha do Zêzere, Teixeira, Teixeiró, Valadares, Tresouras, Loivos da Ribeira, Viariz, Covelas, é só escolher.
Mande-me o que procura, pode ser que até já o tenha na minha genealogia. Ainda só tenho 2300 nomes, mas uma boa parte é de Baião.
Sempre que posso gosto de ajudar, por isso, vá colocando as suas questões.

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#215198 | 2570 | 11 dez 2008 00:11 | Em resposta a: #215196

Caro Alves dos Reis
2300 nomes é um numero que ainda nem sonho a atingir.
Presentemente, apesar de encarar a genealogia com seriedade, só consigo dispensar-lhe pouco tempo, devido a afazeres profissionais.
De momento procuro seguir uma pesquisa genealogica em linha directa.
Logicamente que não descuro quando encontro colaterais, mas devido à falta de tempo não me posso dedicar a eles.
Relativamente a Baião:
Santa Marinha do Zezere--Antonio Pereira, nascido em 1840, casado com Anna Ribeiro. Ele filho de Antonio Pereira (n.?), e de Maria Rita (n.?), neto materno de
Luis da Costa e Joanna de Almeida.
A Anna Ribeiro, filha de rancisco Ribeiro e Maria Rita.
Gestaçô--Maria José Moreira, casado com Joaquim Moreira Soares, filha de António José de Carvalho e de Carlota de Jesus
Cumprimentos
Joaquim Martins

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#215213 | jaboo | 11 dez 2008 05:35 | Em resposta a: #215196

Caro Joaquim,

Também eu tenho antepassados no concelho de Baião, em Loivos do Monte, S.João de Gestaçô e Santa Marinha de Zêzere.

Tenho em Loivos do Monte e Gestaçô os apelidos Pereira, Nogueira, Gonçalves, Ribeiro, Vaz, Dias, Sá e Alvares, entre 1550 e 1700.

De Santa Marinha de Zêzere, os apelidos Moura e Camelo entre 1600 e 1700.

Se necessitar alguma informação acerca dessas familias, para essas épocas, diga que talvez possa ajudar. Será que temos alguns antepassados em comum?

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#215266 | 2570 | 11 dez 2008 20:07 | Em resposta a: #215213

Caro João Braz
Obrigado pela sua oferta de ajuda.
Dos Apelidos que mencionou, somente "Pereira " e "Ribeiro"se encontra nos meus ancestrais, mas ambos da Freguesia de Santa Marinha do Zezere.
Em todo o caso com o desenvolver das pesquisas podem surgir outros.
Até lá
Cumprimentos
Joaquim Martins

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#228938 | luizsillos | 11 mai 2009 01:45 | Em resposta a: #215213

Caro João Braz,

Entre meus antepassados figuram pessoas do concelho de Baião, principalmente, de São Tomé de Covelas e Santa Marinha de Zêzere. Procuro, em especial:

Catarina Nogueira, nascida por 1577, casada com Gonçalo Pires Torres, entre 1597 a 1600. Creio que ela era natural de Santa Marinha de Zêzere. Seus filhos adotaram o sobrenome Rabelo da Fonseca e suas filhas Camelo.

Pelos apadrinhamentos de seus filhos, seria aparentada de Jorge Camelo e de seu irmão António Rabelo da Fonseca, moradores na quinta de Pepim, em Santa Marinha do Zêzere, cujos pais não descobri quem foram.

Caso esses Camelos tenham ligação com os teus, ficarei feliz se puder me ajudar.

Grato,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#229070 | jaboo | 12 mai 2009 02:34 | Em resposta a: #228938

Caro Luiz Gustavo,

Essas datas são já bem remotas e infelizmente não vai poder investigar muito mais para trás pois penso que não existem paroquiais de Sta Marinha de Zezere antes de 1586. De qualquer maneira, dei uma vista de olhos aos meus apontamentos não vi nenhum Gonçalo Pires casado com Catarina Nogueira entre 1586 e 1605. Encontrei uma Catarina Nogueira casada em 1604 mas com um Antonio Soares.

Os Camelos da Quinta de Pepim eram "Camelo Alcoforado" sobre os quais Manuel Abranches de Soveral fez um estudo (pode ler esse estudo no website dele). Talvez tenha sorte por ai.

Os meus Camelos (e Mouras) infelizmente nada tinham a ver com esses Camelos Alcoforado (e se tiveram, então a ligação deve ser mais remota e vai ser dificil encontrá-la).

Quanto aos meus Nogueiras, os meus eram naturais de S.João de Gestaçô. Tenho também uma Catarina Nogueira como antepassada mas a minha casou c.1590 com Pedro Pires (ou Dias).

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#229073 | luizsillos | 12 mai 2009 04:07 | Em resposta a: #229070

Caro João Braz,

Grato por suas informações. Aproveitando, lembra-se de haver muitos Rabelos da Fonseca em Zêzere?

Grato,
Luiz Gustavo de Sillos

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#229087 | macp | 12 mai 2009 12:29 | Em resposta a: #228938

Tenho antepassados com apelido Camelo de Passos e S. Pedro, da freguesia de Santa Marinha do Zêzere, de onde são muitos dos meus antepassados assim como de S. Tomé de Covelas.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#229143 | luizsillos | 12 mai 2009 20:04 | Em resposta a: #229087

Os meus Camelos também seriam do Passos, mas ligados a Rabelos. São os mesmos que os seus?

Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#229183 | jaboo | 13 mai 2009 05:51 | Em resposta a: #229073

Caro Luiz,

Não me lembro mas se quiser posso procurar.
Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#229190 | PESOCO | 13 mai 2009 09:15 | Em resposta a: #179452

Prezado Miguel Brandão Pimenta,

Muito agradecia que me informasse se o seu mencionado trabalho já está concluído e como poderei obtê-lo, pois despertou-me bastante interesse.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Pinto de Sousa Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#229233 | macp | 13 mai 2009 17:11 | Em resposta a: #229143

Não devem então ter nada a ver! É pena! Para exemplo:
Manuel Camelo ( uma irmã, Josefa Maria n. em 1725 também em Passos) nasceu em 1718, em Passos casou com Isabel Loureiro (N. em 1719), ele filho de Jerónimo Carneiro e de Teresa Camelo (n. em Passos). Não consegui ainda mais ascendentes. Os filhos "perderam" o apelido. Foram viver para S. Pedro, ali pertinho.
Ainda há outros "espalhados" por S. Pedro, S. João de Ovil, S. Vicente de Cunhados - Cidadelhe, etc.
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#229235 | luizsillos | 13 mai 2009 17:13 | Em resposta a: #229233

Cara Maria,

Informe os nomes dos pais de Isabel Loureiro, talvez tenha algo.

Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#229256 | mbp | 13 mai 2009 19:52 | Em resposta a: #229190

Caro Pedro Pinto de Sousa Coutinho,

Por favor contacte-me para

miguelbrandaopimentaarrobagmailpontocom

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#229321 | luizsillos | 14 mai 2009 12:26 | Em resposta a: #229183

Caro João,

Caso puder verificar em suas anotações, ficarei muito agradecido.

Cumprimentos,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#229323 | macp | 14 mai 2009 12:37 | Em resposta a: #229235

Caro Luiz
Isabel Loureiro ( esta nasceu em 1719 em Passos, Santa Marinha do Zêzere e casou em 1744): filha de Filipe Soares, de Resende e Jerónima Loureiro, de S. Pedro, Santa Marinha do Zêzere ( casaram em 1711, em Santa Marinha do Zêzere), neta paterna de António Soares e Maria Monteiro, de S. Pedro; neta materna de Domingos Coelho e Maria Loureira, ambos de Resende.
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#229488 | jaboo | 16 mai 2009 02:40 | Em resposta a: #229321

Caro Luiz Gustavo,

Nos casamentos entre 1586 e 1638 não nenhum "Rebelo da Fonseca". Também não encontrei ninguém a usar o apelido "Rebelo". Mas vi 2 assentos de casamentos de "Fonsecas", sem o Rebelo.
No entanto (e talvez seja de interesse para si), o pároco que assina os assentos a partir de 1630, assina "Rebelo" mas ás vezes também assina "F.co Rebelo da Fonsse." Algum parente seu? Veja nas Inquiriçoes de genere ...

Vou ver os baptismos e depois digo-lhe qualquer coisa.


Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#229492 | luizsillos | 16 mai 2009 04:16 | Em resposta a: #229488

Caro João,

O padre Francisco Rebelo da Fonseca era tio de meu 9.º avô. Um irmão dele teria casado em Zêzere em 1639. Era filho de Gonçalo Pires Torres e sua mulher Catarina Nogueira.

Creio que nos batismos devam existir Rebelos e Camelos.

Cumprimentos,
Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#251491 | Rosanna | 12 mar 2010 20:54 | Em resposta a: #179044

Olá, Marli
Já nos comunicamos nesse fórum a respeito de Viariz e o concelho de Baião. Como me adiantei nas minhas pesquisas, encontrei familiares com o sobrenome Ribeiro, de Campelo. A saber:

Antonio Ribeiro casado com Maria Carneiro(a) em Campelo em 1687, e que teria os filhos:

Gracia Maria Ribeiro (1695) casada com manuel Monteiro
Maria Carneiro(a) (1697) casada com Caetano Nogueira (estes meus antepassados diretos- 9º avô)
Angélica Carneiro (1701)
Anna Carneiro
Leandro Ribeiro

Por enquanto...
Será que você tem alguma informação a respeito deles, pois os registros de casamento dessa época, não constam pais , e o do nascimento dos filhos, só aparece o nome do pai ( ...e sua mulher... do lugar...)

Muito Grata.
Rosanna

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#251553 | M.Ribeiro | 13 mar 2010 18:44 | Em resposta a: #251491

Olá Rosanna

Fico muito contente que as suas pesquisas tenham se adiantado.

Infelizmente não tenho nada sobre os Ribeiros no século XVII e XVIII.

Não lembro o que conversamos, mas o meu 1º Ribeiro que tenho conhecimento em Campelo foi o meu bisavô, Manoel José Ribeiro, que mais tarde veio para o Brasil. Manoel José Ribeiro veio a casar com uma moradora do lugar de Freixieiro, Campelo, minha bisavó Delfina de Jesus, em 1887. O meu bisavô era nascido na freguesia de Merufe, Viana do Castelo e eu não sei se ele empreendeu a longa viagem de Viana do Castelo até o Porto porque já existiriam outros Ribeiros, seus familiares, em Campelo.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#308528 | serginskys | 19 jun 2012 06:36 | Em resposta a: #179452

Bom dia a minha familia é de Gestaçô e comecei pelo ramo feminino , o meu trisavo era manuel pereira vasconcelos e fui seguindo a linhagem até à mais antiga fonte que faltava BERNARDO PEREIRA DE VASCONCELOS(MENEZES).
Posso confirmar que era filho de bernardo pereira e de sua mulher maria nogueira da mota moradores no lugar cimo de vila desta freguesia.
Posso saber a que linhagens pertencem estes pereiras vasconcelos(meneses)?
Uma saudosa atenção

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#314671 | Rosanna | 02 out 2012 14:07 | Em resposta a: #215196

Caro Alves dos Reis

Sei que sua mensagem é bem antiga, mas a cada passo que dou na minha genealogia,procuro informações neste fórum.
Como moro no Brasil, só consigo pesquisar os paroquiais que estão na rede. Tenho conseguido por algumas linhas caminhar um pouco, porém estou parada num ancestral (3º avô) que não consigo achar o casamento deles:

DOMINGOS PINTO RIBEIRO (OU PINTO NOGUEIRA) de VIARIZ
MARIA IGNÁCIA DA PURIFICAÇÃO de LOIVOS DA RIBEIRA
Ele filho de Caetano José Nogueira E Joana Pinto de Miranda ( Cabouço/Viariz)
Ela filha de Manuel Monteiro de Carvalho e Maria Ignácia (Sobreira/Loivos da Ribeira)

Tiveram a primeira filha em 1853.
Pesquisei os paroquiais de Viariz e não encontrei , creio que casaram-se em Loivos da Ribeira, de onde ela era natural.Para prosseguir precisaria de mais dados sobre os pais dela.
Se por ventura tiver nos seus registros agradeceria muito. Também tenho antepassados em Campelo, Gestaçô, Loivos do Monte,Valadares e Viariz.

Cordialmente
Rosanna

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#314674 | jaboo | 02 out 2012 16:47 | Em resposta a: #314671

Cara Rosanna,

Eu tambem tenho antepassados em Loivos do Monte e Gestaçô. Deixe aqui os seus antepassados dessas freguesias que eu depois vejo se temos algum antepassado em comum. Com sorte ... Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#314720 | AlvesdosReis | 03 out 2012 13:20 | Em resposta a: #314671

Cara Rosanna, apesar de possuir na minha genealogia alguns Pinto de Miranda, não correspondem no período cronológico, nem no espaço físico aos antepassados que procura.
Esta semana estou com o tempo muito preenchido, mas se não encontrar mais nenhuma pista, na próxima semana posso ajudar na pesquisa, pois tenho um pressentimento que de uma forma ou de outra quem procura teve alguma ligação com os meus antepassados.
Caso julgue ser mais prático pode escrever-me para o meu email: luisalvesdosreis@gmail.com

Boas pesquisas,

Luís Alves dos Reis

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#314730 | Rosanna | 03 out 2012 16:05 | Em resposta a: #314720

Muito Obrigado.
Vou entrar em contato via email, e lhe enviar os dados que tenho.
Cordialmente
Rosanna

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#339842 | RSCFD | 21 dez 2013 22:22 | Em resposta a: #215196

Boa noite Confrades,

No seguimento deste tópico, gostaria de saber se têm informações dos seguintes sobrenomes:


Pinto da Cunha ou Coutinho - S. João de Ovil

Ribeiro da Cruz - Loivos da Ribeira

Ribeiro Vaz - Gestaçô


Melhores cumprimentos
Ricardo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#340997 | macp | 15 jan 2014 14:55 | Em resposta a: #179423

Caro João Braz
Não sei se chegámos a trocar impressões sobre estes indivíduos que aqui regista há anos. É que eu também os tenho na minha ascendência, mas não fui capaz de chegar mais longe.
Como vão as suas pesquisas? Eu tenho estado mais ou menos parada.
Cumprimentos,

Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#341000 | jaboo | 15 jan 2014 16:09 | Em resposta a: #340997

Cara Maria Pinto,

Se trocamos então esqueci-me pois não notei em lado nenhum termos ascendentes em comum em Gestaçô. De que pessoas está a falar?

Abraços,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#341051 | macp | 16 jan 2014 11:52 | Em resposta a: #341000

Bom dia, João Braz
Falo destes "Descendo de Catarina Nogueira, nascida c. 1592 em Abezudes?, S. João de Gestaçô, filha de Pedro Dias (ou Pires, o registo é difcil de ler) e de sua mulher Catarina Nogueira.
Catarina Nogueira tinha casado em Loivos do Monte com Domingos Alvares e foram pais de meu amtepassado ANtonio Nogueira, batisado em Loivos do Monte a 2.5.1620."
Cumprimentos,
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#341078 | jaboo | 16 jan 2014 18:42 | Em resposta a: #341051

Então sim estes são meus antepassados. Qual é o seu ramo que vai dar a estes meus antepassados?
Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Gestaçô e Campelo

#341113 | macp | 17 jan 2014 14:30 | Em resposta a: #341078

Caro João Braz
Do lado da minha avó paterna. Vou enviar-lhe um mail.
Cumprimentos.

Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

Gestaçô, Santa Marinha do Zêzere

#343599 | Ozecari | 10 mar 2014 23:41 | Em resposta a: #215196

Caro Alves do Reis,

Tenho tido alguma dificuldade em encontrar antepassados baptizados em Santa Marinha do Zêzere na primeira metade do séc XIX, nomeadamente Araújos, Ribeiros, Pinheiros e Alves, Pinto e Azeredo.

Na freguesia de Gestaçô (logocém) procuros Queiróz, lemos ou Leme.


Ficaria muito grato se me pudesse ajudar.

Ac

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 11:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen