Identificação de armas - Pedido de ajuda

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica

Identificação de armas - Pedido de ajuda

#179023 | pbrehm | 05 jan 2008 23:29

Caríssimos,

Gostaria de ajuda para identificar o seguinte brasão de armas:

Escudo partido: o primeiro com uma cruz florenciada e vazia. o 2º está cortado tendo em cima cinco estrelas com um número de pontas que nao consigo precisar e em baixo um leão batalhante. O timbre é a cruz florenciada, entre duas asas.

Do pouco que sei, poderá ser Pereira, Silva e Fonseca ou Coutinho, embora me pareça mais provavel as estrelas serem Fonseca, dado que a informação de que disponho é que estas armas estariam relacionadas com a Casa de Alcobaça. (Pereira da Silva da Fonseca)

O que gostaria saber é se é possível determinar a quem foram concedidas estas armas e onde poderei continuar a pesquisa.

O escudo está encimado por uma coroa, embora o desenho não permita identificar o tipo.

Grato pela ajuda que possam eventualmente dispensar,
Cumprimentos,
pbrehm

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de armas - Pedido de ajuda

#179679 | IsabelFont | 09 jan 2008 13:48 | Em resposta a: #179023

Caro (a) PBREHM,

Tente ver aqui no Genea as armas das diferentes famílias, de onde tirei estes dados.

Coutinho: De ouro, cinco estrelas de vermelho, armado e lampassado de ouro, carregado com uma estrela de cinco raios do mesmo sobre a espádua e segurando uma capela de flores de suas cores na garra direita.

História dos Coutinho: Constituíram os que primeiro adoptaram este apelido um ramo da linhagem dos «de Riba-Douro», sendo aquele nome simultaneamente de raízes toponímicas e derivado de alcunha, visto haver sido extraído do Couto de Leomil, de que foram senhores os seus chefes.
Foram os Coutinhos uma das grandes linhagens que deram o apoio das suas hostes à causa do Mestre de Aviz, vendo-se guindados ao topo da pirâmide social nobiliárquica do séc. XV ao atingirem a grandeza de reino com os condados de Marialva e de Loulé, bem como com a graduação hereditária de marechais de Portugal.
Trata-se de um ramo dos Fonsecas, tendo Urraca Rodrigues (neta paterna de Mem Gonçalves da Fonseca) casado com Estevão Martins, de Leomil e este casal sido pais de Fernão Martins da Fonseca, senhor do couto de Leomil, o Coutinho, de onde retirou o apelido a sua descendência.


Pereira: De vermelho, uma cruz de prata, florenciada e vazia. Timbre: a cruz do escudo, entre um voo de ouro.


Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de armas - Pedido de ajuda

#179683 | pbrehm | 09 jan 2008 14:15 | Em resposta a: #179679

Cara Maria Isabel,

Muito Obrigado pela sua resposta e contributo. O meu problema é precisamente não conseguir ver bem se são estrelas de 5 ou 7 pontas, o que faz a diferença entre Coutinhos ou Fonsecas.

Pela origem estou inclinado para que sejam Fonsecas, mas não tenho certezas e não sei bem onde procurar por uma identificação ou uma Carta de Brazão que eventualemte pudesse esclarecer.

Em todo o caso, renovo agradecimentos.
Melhores Cumprimentos,
Paulo Brehm

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de armas - Pedido de ajuda

#190201 | pbrehm | 29 mar 2008 14:45 | Em resposta a: #179683

Alguem que se tenha cruzado com este brazão?

Obrigado e cumprimentos,
Paulo B rehm

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 19:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen