Arquivo Distrital de Aveiro

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões | Pessoas | Famílias

Arquivo Distrital de Aveiro

#179167 | tiagova | 06 jan 2008 19:07

Caros amigps,

Alguém me pode ajudar a localizar o registo de baptismo de Manuel Mendes Leite Machado na freguesia da Glória, Aveiro, por volta do ano de 1905?

Manuel Mendes era bisneto da parte materna do ilustre aveirense Manuel José Mendes Leite.

Muito obrigado por qualquer ajuda sobre o assunto,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Aveiro

#180594 | HelenaB | 16 jan 2008 00:47 | Em resposta a: #179167

Caro Tiago Silva,

Não lhe dou a certeza, mas por ser o ano de 1905 pode não estar no Arquivo Distrital de Aveiro, mas sim no Registo da Sé de Aveiro (Glória).

Tenho pesquisado livros de outros concelhos do distrito que só vão até 1902+-...
Mas não pesquisei o da Glória.

Porque não tenta contactar os dois e saber onde tal livro existe?

Helena B.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Aveiro

#180710 | tiagova | 16 jan 2008 20:45 | Em resposta a: #180594

Helena,

Obrigado pela sua ajuda.

1 abraço,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Aveiro

#189144 | HelenaB | 21 mar 2008 14:28 | Em resposta a: #180710

Boa Tarde,

Já conseguiu entretanto os dados que queria?
Na próxima 2ª feira de Páscoa vou ao AD Avr tratar dos meus ascendentes e posso tentar dar-lhe uma ajuda.

Helena

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Aveiro

#189166 | tiagova | 21 mar 2008 18:41 | Em resposta a: #189144

Cara Helena,

Agradeço imenso a sua disponibilidade, mas consegui obter o tal registo.

Mais 1 vez muito obrigado,

Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Aveiro

#189175 | abribas | 21 mar 2008 19:52 | Em resposta a: #189144

Cara Helena,
Procuro o baptismo de António Martins (de Souza), natural da freguesia de S. João Baptista da Raiva, Concelho de Castelo de Paiva, cerca de 1825/30, filho de Manoel Martins e Josefa Francisca Rosa.
Penso que o "de Souza" terá sido acrescentado posteriormente.
Será que me pode ajudar no AD de Aveiro?
Cumprimentos e ao dispor no Porto,
António

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Aveiro

#189229 | Coronel | 22 mar 2008 13:48 | Em resposta a: #189144

Cara Confrade Helena

Sem querer abusar do seu oferecimento a outro confrade, permita-me que lhe solicite o especial favor de me tentar encontrar o assento de baptismo de Albino, filho de Inácio Cabral da Costa Pessoa e Beliza da Silva Cabral Pessoa, o qual nasceu em Aveiro em 19 de Novembro de 1896.
Não sei qual a freguesia, mas tenho conhecimento que terá sido numa casa (possuo foto dela no Rossio da cidade), que se encontraria no local em que hoje está edificada a Casa Major Pessoa (seu tio paterno e meu tio bisavô), ou muito perto dela.

Com os meus cordiais cumprimentos

Luís Faria de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Aveiro

#189230 | HelenaB | 22 mar 2008 14:20 | Em resposta a: #189175

Caro António,

Tentarei ajudá-lo. Os seus dados são precisos e assim é mais rápido. Como só vou ter um dia de férias, vou estar preocupada com a minha pesquisa, mas não me custa dar uma espreitadela rápida, só para ajudar.

Espero trazer-lhe boas notícias.
Cumprimentos.
Helena B.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Aveiro

#189232 | HelenaB | 22 mar 2008 14:34 | Em resposta a: #189229

Caro Luís,

A casa Major Pessoa e todo o Rossio pertencem à Freguesia da Vera-Cruz. Passo a explicar a divisão da cidade:

A norte, para cima do braço da Ria de Aveiro que atravessa a cidade, está toda a freguesia da Vera Cruz (marinhas incluídas), com o Bairro da Beira-Mar. Quem nela nasce, é "Cagaréu".

A sul deste braço está a minha Freguesia (de Nossa Senhora) da Glória. A parte alta da cidade alberga a Sé Catedral, o Museu de Santa Joana (antigo convento que albergou a Infanta Joana de Portugal) e também o edifício da Câmara Municipal, por exemplo. Como nela nasci, sou Ceboleira! (por causa da Feira das Cebolas).

Espero trazer-lhe notícias na 2ª feira. Mas peço aos restantes confrades que estejam a ler este tópico para não me fazerem mais pedidos, pois já tenho 3 deles e sobra-me pouco tempo, infelizmente.

Cumprimentos,
Helena B.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Aveiro

#189233 | HelenaB | 22 mar 2008 14:38 | Em resposta a: #189166

Caro Tiago,

De nada.
Por curiosidade, encontrou-os ainda no Arquivo Distrital ou já no governo Civil?

Helena B.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Aveiro

#189234 | HelenaB | 22 mar 2008 14:39 | Em resposta a: #189166

Perdão, no post anterior queria referir "Sé de Aveiro" e não "Registo Civil".

Helena B.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Aveiro

#189252 | tiagova | 22 mar 2008 17:48 | Em resposta a: #189233

Cara Helena,

Encontrei-o na CRC de Aveiro para o ano de 1904.

1 abraço e + 1 vez obrigado,
Tiago

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Aveiro

#189445 | HelenaB | 25 mar 2008 00:33 | Em resposta a: #189175

Caro António,

Procurei, recuando de Dez 1930 até Jan 1824 no livro 9 da Freguesia de Raiva - Castelo de Paiva , AD-Avr. e só encontrei um dado parecido ao que me indicou:

Antonio, 05-Nov-1824 f.o de Antonio de Souza e de sua mulher Rosa Lopes, assento Nº 301. (escrevi estes dados muito rapidamente, presumo que a data é de Baptismo e o nº do assento talvez seja o da página...)

Por falta de tempo, não consegui recuar ainda mais. O mesmo livro contém assentos de Baptismo de 1811 a 1832. Deixei meio livro para procurar.

Helena B.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Aveiro

#189448 | HelenaB | 25 mar 2008 00:54 | Em resposta a: #189229

Caro Confrade Luís,

O seu pedido teve melhor sorte!

[PRQ Bapt Vera Cruz - Aveiro, Lv. 110 (1897, Assento nº 4]

- Albino -
Aos vinte e quatro dias do mês de Janeiro do anno de 1897, n'esta igreja Parochial da Vera Cruz, da Cidade e Concelho de Aveiro, Diocese de Coimbra, o Presbytero Pedro dos Sanctos ?? Gamellas, com autorisação minha, Baptisou solemnemente um individuo do sexo masculino a quem deu o nome d'Albino, que nasceu n'esta freguezia às dez e meia hora da noite do dia dezassete de Outubro de 1896, filho legítimo de Inácio Cabral da Costa Pessoa, Capitão do Regimento de Cavalaria ??? dez??, natural da freguezia da Villa e Concelho de Cantanhede, d'esta Diocese e de Dona Belliza da Silva Cabral Pessoa, dona de casa, natural da freguezia da Sé da Cidade de Macau?? e ali recebidos parochianos d'esta da Vera Cruz e moradora na Rua do Vento.

Neto Paterno de Manoel Pessoa Alves da Fonseca e de Dona Maria Lucia da Costa Cabral Pessoa e materno de Albino Antonio da Silva e Dona Belliza de Boito?? e Silva.

Foram Padrinhos Cypriano Augusto Forjaz?? de Sampaio, Major de Cavalaria e Dona Adelaide da Silva Cabral Pessoa, os quais sei serem os próprios.

(Assina apenas o Padrinho e não registei o nome do Abade - mea culpa)

Escritos na barra lateral: "Casou na Igreja de Pavia??, na Cidade de Lisboa, no dia três do corrente com Palmira Adelaide Borges Martins Pereira de Magalhães, natural da Freguezia de Arroios??, de Lisboa, como consta no registo nº 375, da 6ª Conservatória de Lisboa. Emolumentos 1.50, Aveiro, Dez de Outubro de 1942.

"Faleceu a seis de Julho de 1984, na Freg. Campo Grande, Concelho de Lisboa. Assento nº 2128 (1984) da 8ª Conservatória de Lisboa. Boletim nº 115, maço nº6-B, ano de 1984. datado 4 Outubro 1984.

Helena B.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Aveiro

#189452 | Coronel | 25 mar 2008 01:54 | Em resposta a: #189448

Cara Confrade Helena

Renovo os meus agradecimentos, pela amabilidade de ter utilizado parte do tempo das suas pesquisas para satisfazer o meu pedido.
Os dados que fez o favor de recolher e me enviar, "responderam" às dúvidas que tinha relativamente a este baptismo.
Dentro das minhas limitações e possibilidades (em Lisboa), estarei ao seu dispor.

Com os meus melhores cumprimentos

Luís Faria de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Aveiro

#189455 | Coronel | 25 mar 2008 02:54 | Em resposta a: #189448

Cara Confrade

Peço um pouco mais da sua paciência ... agora apenas para um esclarecimento.
Depois de "horas" de pesquisa em tudo quanto é site relacionado com Aveiro e /ou com capacidade informativa geral (= mapas), não fui capaz de "encontrar" a Rua do Vento (nem sequer no mapa que me deram no hotel em que fiquei hospedado no ano passado, quando "andei" a pesquisar no ADAveiro).
Terá a dita rua sido "rebaptizada"? Agradecia-lhe, caso o soubesse, o favor de me "orientar" quanto à sua localização.

Luís Faria de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Aveiro

#189463 | abribas | 25 mar 2008 10:26 | Em resposta a: #189445

Cara Helena,
Muitíssimo obrigado pela disponibilidade e pelo tempo dispensado neste meu "fim de linha".
Ao dispor,
António

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Aveiro

#206241 | roz | 24 ago 2008 22:15 | Em resposta a: #189448

Cara Helena,

Vejo como tem ajudado outros colegas e atrevo-me tambem a pedir a sua ajuda. Como nao tenho pressa pode ficar para qualquer altura em que tenha oportunidade.

Tenho um casal de antepassados de Macieira de Cambra de quem gostava de saber a ascendencia. Contactei o Arquivo Distrital de Aveiro e dei-lhes as datas de nascimento dos filhos com a esperanca que os assentos tivessem os nomes dos avos mas disseram-me que nao existem os livros daquelas datas.
Os dados que tenho sao:
Joao Jorge Henriques (Joam Jorge Enriques) casou com Bernarda da Cruz a 21/10/1697. Ele foi Tabeliao no concelho de Cambra.
Ambos sao naturais da freguesia de Macieira de Cambra. Desconheco a data de nascimento deles mas suponho que entre 1665 e 1680.
O nome dele "Jorge" creio ser apelido pois um dos filhos tem o apelido de "Jorge e Cruz" e nenhum usa o Henriques. Dois filhos usam o apelido Tavora (sem nenhum dos outros) que, embora nao possa confirmar, tenho um palpite que 'e da familia da Bernarda.

Assim, resumindo, procuro um Joao, filho de pais com apelidos "Jorge" e "Henriques" e uma Bernarda, filha de pais Tavora ou Cruz, entre os anos de 1665 a 1680 na freguesia de Macieira de Cambra.

Fico-lhe muito agradecida por qualquer informacao ja que vivo em Inglaterra e 'e portanto dificil deslocar-me para pesquisar.
Com os melhores cumprimentos.
Maria do Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Aveiro

#206254 | HelenaB | 25 ago 2008 00:25 | Em resposta a: #206241

Boa noite.

Infelizmente, não consigo ajudá-la. Se no Arquivo lhe dizem que não existem mais livros, não sei bem o que lhe dizer...

No caso dos meus ascendentes, só consegui descobrir até 1600, pois antes não se faziam registos. I.e. não há mais livros, pelo menos conhecidos do senso comum. Provavelmente em Macieira de Cambra os registos começaram a ser escritos mais tarde.

Sugiro que coloque este seu texto num novo tópico. Há gente sabedoura nesta área e que lhe poderá dar dicas. Escolha bem o texto que mete no tópico, para ir directa ao assunto.

No que puder ajudar mais, disponha. Este fórum tem sido muito bom para receber e dar dicas.

Cumprimentos.
Helena B.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Aveiro

#206268 | roz | 25 ago 2008 10:27 | Em resposta a: #206254

Cara Helena,

Obrigada pela rapida resposta mas eu nao me devo ter explicado bem. Os livros que faltam sao de 1685 a 1723, datas que cobrem os nascimentos dos filhos do casal (se existissem talvez tivessem o nome dos avos).
Assim, sei que o AD Aveiro tem os registos de baptismo de 1665 a 1685 e era nesses que pedia a busca. Contudo compreendo se nao estiver disponivel.
Com os meus cumprimentos.
Maria do Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Aveiro

#206314 | HelenaB | 25 ago 2008 22:39 | Em resposta a: #206268

Cara Maria do Rosário,

Porque não tenta novamente para o Arquivo Distrital de Aveiro?
Infelizmente já não estou de férias. E como tenho dito, o pouco tempo que disponho, é dedicado à minha árvore. Nunca sei se tenho tempo.

Cumprimentos e boa sorte.
Helena B.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Aveiro

#207112 | Philippe-Emmanuel | 03 set 2008 10:02 | Em resposta a: #206314

Carissimos,

Consegui nas minhas férias construir minha arvore genealogica até cerca de meados dos século XVII, finais do XVI mas, como sabem, a partir dessa altura torna-se muito mais dificil recuar uma vez que deixa de existir filiação nos assentos de baptismo.

Portanto, a minha pergunta é como prosseguir a investigaçao, que fundos paralelos existem? ouvi falar em livros de capelas, que trazem testamentos feitos podendo conter informaçoes relevantes. Hà ainda toda a bibliografia de manuscritos sobre genealogia mas tem sido pouco relevante.

tenho familia quase toda na paroquia de Vacariça, Vilarinho do Bairro e Mealhada (freguesia de Santa Ana) para apelidos como Galvão, Pereira, Bràs, Ferreira Pinto de Almeida, de Sousa, da Cunha, Castela, entre outros.

Se alguém tiver antepassados nessa zona, agradecia contacto

Melhores cumprimentos,
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Aveiro

#207986 | MManuel | 11 set 2008 07:47 | Em resposta a: #207112

Caros Confrades.

Uma vez em Aveiro, gostaria de pedir uma ajuda.
Segundo Sargento do Regimento de Artilharia 2 .Jose Antonio Rodrigues, nascido em Oliveira do Bairro . Seu filho nasceu a 1877 ele deve de ser por volta de 1850 mais ou menos.
Jose Antonio Rodrigues casado com Maria da Conceicao, tiverem varios filhos mas o unico que sei e Antonio Ulpiano Rodrigues, nascido em Elvas a 1877.
Pais de Jose A.R. sao Antonio Rodrigues e Maria Francisca de Jesus..
Se tiver alguma informacao destes nomes agradecia o meu muito obg. MManuel

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Aveiro

#208452 | Philippe-Emmanuel | 16 set 2008 16:28 | Em resposta a: #207112

Carissimos,

Consegui nas minhas férias construir minha arvore genealogica até cerca de meados dos século XVII, finais do XVI mas, como sabem, a partir dessa altura torna-se muito mais dificil recuar uma vez que deixa de existir filiação nos assentos de baptismo.

Portanto, a minha pergunta é como prosseguir a investigaçao, que fundos paralelos existem? ouvi falar em livros de capelas, que trazem testamentos feitos podendo conter informaçoes relevantes. Hà ainda toda a bibliografia de manuscritos sobre genealogia mas tem sido pouco relevante.

tenho familia quase toda na paroquia de Vacariça, Vilarinho do Bairro e Mealhada (freguesia de Santa Ana) para apelidos como Galvão, Pereira, Bràs, Ferreira Pinto de Almeida, de Sousa, da Cunha, Castela, entre outros.

Se alguém tiver antepassados nessa zona com estes apelidos, agradecia contacto

Melhores cumprimentos,
Filipe

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 abr 2024, 12:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen