Os Bascos

Este tópico está classificado nas salas: Genética | Regiões

Os Bascos

#179221 | ledinha | 07 jan 2008 00:50

Caros Participantes

Alguém tem conhecimento da presença basca nos Açores?

O guia conhecido como “ Codex Calistinus” escrito no século XII, no capítulo 7 do Livro V, "Nombre de las regiones y caracteristicas de las gentes del Camino de Santiago",ao falar do povo basco, traduz alguns termos, dentre eles a Abarca – “Navarros y vascos tienen características semejantes en las comidas, el vestido y la lengua, pero los vascos son de rostro más blanco que los navarros. Los navarros se visten con ropas negras y cortas hasta las rodillas como los escoceses y usan un tipo de calzado que llaman abarcas, hechas de cuero con el pelo sin curtir, atadas al pie con correas y que sólo envuelven las plantas de los pies, dejando al descubierto el resto” Chama a atenção o facto de abarca, ser definida como sandalia (Açores), e de origem obscura. Para os que não conhecem e tiverem interesse vejam http://www.galespa.com.ar/peregrinacions_libro_codice.htm. É uma leitura deleiciosa.

Resposta

Link directo:

RE: Os Bascos

#180117 | Pedro Caldeira | 12 jan 2008 13:24 | Em resposta a: #179221

Caro amigo:

Morei no País Vasco 10 anos e o título do teu tópico atraiu-me.
Não sei a resposta mas: já pensaste que a palavra pode vir do latim.

Uma abraço,

Pedro Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Os Bascos

#180130 | ledinha | 12 jan 2008 15:48 | Em resposta a: #180117

Caro Pedro,
Cheguei a pensar em uma possível origem latina da palavra. Mas não encontro referência em lugar algum. Ao procurar em dicionários encontrei Abarca- sandalia rústica oriunda do basco Abarka e Albarca (Açores) sandália ( de origem obscura). Apesar do pouco rigor histórico do “ Codex Calixtinus”, foi escrito por volta de 1139/40 e esta palavra já é citada pelo autor ao referir-se aos bascos. Por isto pensei na possibilidade da presença basca nos Açores. Comecei a interessar-me pelo assunto quando fiz o chamado Caminho de santiago ( deves conhecer). Entrei na Espnha por Roncesvalles e de lá segui, por cerca de 800km até Santiago de Compostela.

Um abraço

Leda

Resposta

Link directo:

RE: Os Bascos

#220295 | artur41 | 03 fev 2009 14:40 | Em resposta a: #180130

Cara Leda,


Refere o seguinte, se me permite:

"Por isto pensei na possibilidade da presença basca nos Açores."

Afigura-se-me lógico e natural que isso aconteça. Afinal muitos de nós não temos sangue basco...?

Gostaria que precisasse melhor o que pretende dizer.


Com os meus melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 11:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen