Familia Miranda, Melroeira, Turcifal, Torres Vedra

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Miranda, Melroeira, Turcifal, Torres Vedra

#179466 | anafundo | 08 jan 2008 12:24

Caros Confrades,

Estou a fazer um estudo genealogico sobre a Familia Miranda, principalmente os ascendentes e descendentes do casal João Luis de Miranda (c.1656) e de sua esposa D. Francisca Simoa (c. 1663).
Ele filho de Simão Luis (natural de Casal do Casinha, Turcifal) e de Ana Gorjoa (natural Turcifal).
Ela filha de Francisco Fernandes (n. cerca de 1620, Carvalhal, Turcifal) e de Maria Simoa (n. cerca de 1624, Zambujal, São Miguel da Vila, Torres Vedras).
Se algum confrade estudar esta mesma familia e quiser trocar informações, agradecia imenso.
Com os melhores cumprimentos
Ana Fundo Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos Carvalho, Ribeiro, Veiga do Turcifal

#179668 | IsabelFont | 09 jan 2008 12:46 | Em resposta a: #179466

Cara confrade Ana Fundo,

Perdoe-me esta forma de abordagem, mas estou a fazer um estudo de colaterais da minha família, mais exactamente de apelido actual Gouveia de Almeida, e estou com alguma dificuldade em encontrar os paroquiais.

Por acaso no seu estudo encontrou nestas paragens alguém com estes apelidos: Veiga, Bernardes ou Carvalho Ribeiro? (ainda no século XIX).

Acaso me possa ajudar,
agradeço
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos Carvalho, Ribeiro, Veiga do Turcifal

#179689 | anafundo | 09 jan 2008 14:37 | Em resposta a: #179668

Cara Maria Isabel,

Na minha base de dados surge-me o seguinte:

CARVALHO - JOÃO CARVALHO (fim de linha), cerca de 1700, natural do Turcifal, Torres Vedras, casado com Catherina Pinteira, natural de Pereiro, São Miguel de Palhacana, Alenquer.
Foram pais de João Duarte, também natural do Turcifal, Torres Vedras, casado com Maria da Conceição, dos Casais da Pinteira.

VEIGA - Não possuo nenhuma informação desta familia.

BERNARDES - ANTÓNIA MARIA BERNARDES (fim de linha), natural do Castelão, São Mamede da Ventosa, Torres Vedras. Casada com Matheus Pereira, natural do Castelão, São Mamede da Ventosa.
Foram pais de Domingos Pereira, nascido a 28.1.1714, em Castelão, São Mamede da Ventosa, Torres Vedras, casado com Thomasia Maria, natural de São Lucas, Freiria.
Por sua vez foram pais de D. MARIA BERNANDES PEREIRA, nascida a 13 de Julho de 1749, em Castelão, São Mamede da Ventosa.
Foi casada duas vezes, a 1ª com Doutor João Luiz de Miranda e a 2ª vez com António José de Lemos.

E é tudo o que possuo com esses apelidos.
Cumprimentos
Ana Fundo Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos Carvalho, Ribeiro, Veiga do Turcifal

#179692 | IsabelFont | 09 jan 2008 14:58 | Em resposta a: #179689

Cara Ana,

Desde já muito obrigada pela atenção e rapidez da sua resposta.

No entanto é bem mais cedo que me surgem aqueles apelidos.

Tenho que Maria Gertrudes VEIGA * c. de 1884 na freguesia de S. Pedro em Torres Vedras, e casou com Artur Gouveia de Almeida.

Depois, tenho ainda:
1. Maria José Bernardes de Carvalho Ribeiro , é filha de

2. João de Carvalho Ribeiro, nascido no Turcifal em 1884
3. Maria José Bernardes, nascida na Freiria ou Turcifal em 1884
4. João da Silva Ribeiro, natural de ???
5. Maria Melânia de Carvalho, nascida na freguesia de A-dos-Cunhados em 1836

E ainda não consegui prosseguir.

Tem no seu estudo alguma destas pessoas ?

Independentemente de ter ou não, Vou ficar com o seu apontamento.
Provavelmente me servirá em fase mais adiantada.

Obrigadíssima
Cumprimentos
Mª Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos Carvalho, Ribeiro, Veiga do Turcifal

#179696 | anafundo | 09 jan 2008 15:06 | Em resposta a: #179692

Carissima Maria Isabel,

Infelizmente esses nomes não possuo na minha base de Dados.
Se me surgir algum nome numa futura pesquisa, guardarei para lhe enviar.
Cumprimentos
Ana Fundo Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos Carvalho, Ribeiro, Veiga do Turcifal

#219623 | jomimota | 26 jan 2009 23:04 | Em resposta a: #179692

Boa Noite,

Se ajudar posso informá-la que Maria Gertrudes Veiga teve mais duas irmãs uma Caetana e outra Manuela, sendo esta última minha bisavô. De qualquer forma pouco mais posso ajudá-la a não ser dizer-lhe o que ouvi de familiares, que as duas primeiras casaram com Gouveias de Almeida. De qualquer forma, pedia-lhe que se me pude-se enviar os ascendentes que tiver deste ramo eu agradecia pois ainda agora comecei o meu estudo.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos Carvalho, Ribeiro, Veiga do Turcifal

#219624 | jomimota | 26 jan 2009 23:06 | Em resposta a: #179692

Boa Noite,

Se ajudar posso informá-la que Maria Gertrudes Veiga teve mais duas irmãs uma Caetana e outra Manuela, sendo esta última minha bisavô. De qualquer forma pouco mais posso ajudá-la a não ser dizer-lhe o que ouvi de familiares, que as duas primeiras casaram com Gouveias de Almeida. De qualquer forma, pedia-lhe que se me pude-se enviar os ascendentes que tiver deste ramo eu agradecia pois ainda agora comecei o meu estudo.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos Carvalho, Ribeiro, Veiga do Turcifal

#219689 | IsabelFont | 27 jan 2009 16:35 | Em resposta a: #219623

Boa Tarde,
Caro confrade Jorge Mota,

Infelizmente pouco o posso ajudar, pois que só cheguei a Dª Maria Gertrudes Veiga, que casou com Arthur Gouveia de Almeida, este nascido em 28 de Março de 1877, na Freguesia de S. Miguel de Campia em Vouzela.
Esta sua tia tia-bisavó Gertrudes, teria nascido na fregesia de S. Pedro (Torres Vedras). Mas como não imagino a data de nascimento, ainda não consegui procurar na T. Tombo. o seu baptismo e consequentente os seus ascendentes.

Se me disser a data de nascimento da sua bisavó Manuela, talvez consiga dar um palpite sobre a data de nascimento desta Dª Gertrudes e procurar o seu assento de baptismo.

Em tempos ouvi dizer, ou melhor vi escrito, num Boletim da TT, que os dados de Torres Vedras já estariam online; mas até agora não consegui encontrar nada.

Este ramo não pertence á minha família directa, mas sim a colaterais meus, a quem fazia gosto em oferecer algum estudo genealógico. Daí o saber pouco sobre eles, dado que os próprios, pouco sabem sobre os seus avós (Dª Gertrudes). Há com certeza uma grande diferença de idades entre estes netos e você, que provavlmente anda na casa dos 30, não?

Bom, estou á disposição para ajudar no que puder.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Familia Miranda, Melroeira, Turcifal, Torres Vedra

#219758 | zedamas | 28 jan 2009 10:28 | Em resposta a: #179466

bom dia, os registos de Torres Vedras passaram foi a estar disponiveis, sob a a forma de digitilaziação, no Arquivo Municipal desta Cidade, e talvez no futuro on line.
damas

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos Carvalho, Ribeiro, Veiga do Turcifal

#220292 | jorge_arez | 03 fev 2009 14:17 | Em resposta a: #219689

caros confrades estou interessados nos apelidos mirandas ,santos ,gomes ,simao ,roque ,sales f,ontes , nogueira ,carvalho,antunes das freguesias de sao pedro da cadeira ,silveira ,ponte do rol ,a dos cunhados desde a segunda metade do sec xix se tiveirem alguma coisa agradiia uma orientação
grato
jorge arez

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos Carvalho, Ribeiro, Veiga do Turcifal

#220427 | jomimota | 04 fev 2009 23:12 | Em resposta a: #219689

Boa Noite,

A data de nascimento, deverá rondar 1870 a 1890, da freguesia de S. Pedro e Santiago (Torres Vedras). De qualquer forma ando a fazer pesquisas no Arquivo de Torres Vedras, e assim que me aparecer qualquer dado novo faço o respectivo post.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos Carvalho, Ribeiro, Veiga do Turcifal

#220573 | jomimota | 06 fev 2009 19:57 | Em resposta a: #220427

Boa Noite,

Já tenho mais dados sobre as 3 irmãs:

Maria Gertrudes Veiga Gouveia (nasceu em 1884)
Maria Caetana Veiga Gouveia (nasceu em 1888)
Manuela Veiga Canha (nasceu em 1888)

As duas ultimas eram irmãs gémeas e as duas primeiras casaram com dois Gouveias ao que sei irmãos ou primos.

Quanto à filiação, são filhas de pais incógnitos, apesar de terem o apelido Veiga.
Contudo julgo puder afirmar que seriam filhas de Manuel Francisco Veiga, solteiro e da sua governante ao que sei de nome Virgínia Augusta Mirra, em casa do qual viveram até casarem e de que foram herdeiras.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos Carvalho, Ribeiro, Veiga do Turcifal

#223316 | jomimota | 09 mar 2009 23:44 | Em resposta a: #220573

Boa Noite,

Lamento te-la induzido em erro, mas os dados que tinha eram de origem familiar, dados estes que nem sempre se confirmam, logo na sequência do meu estudo cruzado com as informações familiares cheguei as seguintes conclusões:

- Maria Gertrudes Veiga (nasceu em 02-10-1883, baptizada em 15-10-1883, S. Pedro, apresentada por Maria Margarida)
- Manuela Veiga Canha (nasceu em 03-03-1888, baptizada em 19-04-1888, S. Pedro apresentada por Maria Margarida)
- Maria Caetana Veiga (nasceu em 02-03-1888, baptizada em 28-04-1888, Ponte do Rol, apresentada por Maria da Conceição, natural da Gondruzeira)

Supostamente Manuela e Maria Caetana eram gémeas apesar de a data de nascimento diferir em um dia.

Foram perfilhadas por Manoel Francisco da Veiga em 1916, sendo os respectivos Assentos de Baptismo cancelados e transcritos sob os N.ºs1396, 1397 e 1398 de 1916.

Supostamente, pois não existe confirmação documental, eram filhas de Maria Margarida (que era tratada em casa dos meus avós por Avó Margarida), a apresentante, de Maria Gertrudes e Manuela, natural dos Olheiros (freguesia de S. Pedro), que à data do nascimento da primeira (Gertrudes), era casada com João Francisco, conforme consta do respectivo assento.

Manoel Francisco da Veiga, nasceu em 05-05-1833, na freguesia de S. Maria do Castelo (Torres Vedras), filho de Manoel Francisco da Veiga, natural do Casal da Amoreira, freguesia de S. Pedro e de Maria Gertrudes Roza, natural da Freixofeira, freguesia do Turcifal.

Manuela casou com José Francisco Canha (1887-1967), natural de S. Maria do Castelo, concelho de Torres Vedras.
Maria Caetana casou com Lourenço Henriques da Silva Gouveia do concelho de Vouzela.
Ao que sei a Maria Gertrudes, também casou com um Gouveia, irmão ou primo do primeiro.

Todo o que apresentei se fundamenta em prova documental, que desde já coloco à sua disposição caso necessite.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos Carvalho, Ribeiro, Veiga do Turcifal

#235478 | IsabelFont | 01 ago 2009 02:27 | Em resposta a: #223316

Caro confrade
Jorge Mota,

Lamento só agora lhe estar a responder e a agradecer, mas infelizmente não recebi notificação desta sua mensagem, pelo que só agora a vi.

Por acaso, como ando ainda ás voltas com estes apelidos, resolvi pesquisar aqui no Fórum mais um pouco e qual não é a minha surpresa quando vejo esta sua mensagem.
Fico-lhe muito grata pelas suas informações.
Como já insisti muito com Torres Vedras para me encontrarem estes assentos e nunca lá pude ir, muito agradeço se me puder transmitir as suas provas documentais, que não sei se as terá digitalizadas; mas se tiver, melhor ainda!

O meu endereço é isafontoura arroba netc ponto pt.
Ou então solicite-o por favor, ao moderador.

O único aspecto em que avancei foi que:
Maria Gertrudes Veiga, casou com Arthur Gouveia de Almeida, nascido em 28 de Março de 1877, na freguesia de S. Miguel de Campia - Vouzela; sendo que ainda não encontrei o seu assento de casamento. Mas através de informação do cemitério soube que ela faleceu em 5 de Agosto de 1919, ma freguesia de S. Pedro - Torres Vedras. O Viúvo tornou a casar com uma senhora, cujo nome seria Aldegundes, mas não sei + nada sobre esta senhora.
Do 1º casamento houve 2 filhos, pelo menos, e 4 netos, dos quais um deles é meu cunhado.
Os meus melhores cumprimentos
Mª Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos Carvalho, Ribeiro, Veiga do Turcifal

#235483 | IsabelFont | 01 ago 2009 02:47 | Em resposta a: #220573

Caro confrade
Jorge Mota,

Depois de já ter respondido a uma sua mensagem posterior (datada de Março, salvo erro), verifiquei que:
- não sei bem o que é ser "apresentada", quando diz na outra mensagem "apresentada por Maria Margarida" - foi a madrinha? Ou foi quem representou a Mãe verdadeira?
- e a Mãe verdadeira, não consta no seu assento de baptismo? Ou seja, não Virgínia Augusta Mirra?

Faltou-me também informar que Maria Caetana Veiga, de acordo com o que aprofundei, casou com Severino Gouveia de Almeida, em 17 de Maio de 1913, freguesia de S. Pedro - Conservatória de Torres Vedras; ele, irmão de Arthur, que casou com Maria Gertrudes.

E por agora parece-me ser tudo o que lhe posso passar.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos Carvalho, Ribeiro, Veiga do Turcifal

#235516 | jomimota | 01 ago 2009 16:26 | Em resposta a: #235483

Cara Confrade Maria Isabel,

Tudo o que conheço até ao momento, no que diz respeito aos antepassados de Manoel Francisco da Veiga , apresento em seguida:


N1 José Francisco cc Maria Quaresma

2 Manoel Francisco (Natural de S. Pedro da Vila / Torres Vedras)

N2 Manoel Francisco cc Maria Ignácia Alvares

3 Manoel Francisco (N. 24-10-1769 em Casal da Amoreira - S. Pedro da Vila - Torres Vedras)

N3 Manoel Francisco cc Caetana dos Reis sem descendência e cc Maria Caetana Silva de que teve

4 Manoel Francisco (N. 24-o3-1803 em Casal da Amoreira - S. Pedro da Vila - Torres Vedras)
4 José (N. 15-07-1804 em Casal da Amoreira - S. Pedro da Vila - Torres Vedras)
4 Francisco (N. 05-09-1808 em Casal da Amoreira - S. Pedro da Vila - Torres Vedras)
4 Rita (N. 05-03-1809 em Casal da Amoreira - S. Pedro da Vila - Torres Vedras)
4 Jacinto (N. 27-09-1812 em Casal da Amoreira - S. Pedro da Vila - Torres Vedras)
4 Maria (N. 28-09-1816 em Casal da Amoreira - S. Pedro da Vila - Torres Vedras)
4 Joaquim (N. 15-08-1820 em Casal da Amoreira - S. Pedro da Vila - Torres Vedras)
4 António (N. 19-02-1824 em Casal da Amoreira - S. Pedro da Vila - Torres Vedras)

N4 Manoel Francisco da Veiga cc Maria Gertrudes Rosa Oliveira a 10-08-1826 em S. Pedro da Vila

5 Manoel (N. 06-06-1827 em Vila - S. Pedro da Vila - Torres Vedras)
5 Maria (N. 24-04-1829 em Vila - S. Pedro da Vila - Torres Vedras)
5 Rita (N. 22-02-1831 em Vila - S. Pedro da Vila - Torres Vedras)
5 Manoel Francisco (N. 05-05-1833 em Vila - S. Maria do Castelo - Torres Vedras)

N5 Manoel Francisco da Veiga, solteiro, filhas naturais com Maria Margarida

6 Maria Gertrudes
6 Maria Caetana
6 Manuela

De todas as entradas que aparecem que apresentam datas tenho o respectivo assento digitalizado. Terá que aguardar mais um pouco, pois encontro-me de férias e só tenho disponível comigo os dados e não as digitalizações. Assim que tiver oportunidade envio-lhe os documentos.
Quanto ao termo "apresentada" é usado no sentido quem a levou à igreja para ser baptizada. Sei que em termos religiosos o sentido em mais profundo, mas na practica resume-se a isso.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos Carvalho, Ribeiro, Veiga do Turcifal

#235561 | jomimota | 02 ago 2009 15:13 | Em resposta a: #235483

Cara Confrade Maria Isabel,

Já agora e a título de curiosidade qual é a sua relação familiar com a Maria Gertrudes Veiga.
Eu, como sabe sou descendente da Manuela Veiga casada com José Francisco Canha, que tiveram Jovita da Veiga Canha Mota, minha avó.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos Carvalho, Ribeiro, Veiga do Turcifal

#235562 | IsabelFont | 02 ago 2009 15:27 | Em resposta a: #235561

Olá Boa tarde,
Caro confrade Jorge Mota,

Como lhe disse ny«uma mensagem acima, esta família é colateral á minha - não há laços de sangue, apenas de afinidade.
Transcrevendo da msg anterior:
" O único aspecto em que avancei foi que:
Maria Gertrudes Veiga, casou com Arthur Gouveia de Almeida, nascido em 28 de Março de 1877, na freguesia de S. Miguel de Campia - Vouzela; sendo que ainda não encontrei o seu assento de casamento. Mas através de informação do cemitério soube que ela faleceu em 5 de Agosto de 1919, ma freguesia de S. Pedro - Torres Vedras. O Viúvo tornou a casar com uma senhora, cujo nome seria Aldegundes, mas não sei + nada sobre esta senhora.
Do 1º casamento houve 2 filhos, pelo menos, e 4 netos, dos quais um deles é meu cunhado."

Ou seja, sou irmã da mulher de João Artur Ribeiro Gouveia de Almeida, neto de Dª Maria Gertrudes Veiga.

Espero ter satisfeito a sua curiosidade.
Começa-se pelos familiares chegados, para os meus filhos e netos, e vai-se parar sabe-se lá onde?!
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos Carvalho, Ribeiro, Veiga do Turcifal

#235574 | jomimota | 02 ago 2009 20:22 | Em resposta a: #235562

Cara Confrade,

A minha curiosidade, que espero não tenha levado a mal, prendia-se com o facto de, apesar de eu pessoalmente não ter contacto com este ramo da família, tenho uma tia, irmã do meu pai, que ainda vai mantendo o contacto dado que a maioria destes "familiares" já não habita em Torres Vedras.
Espero que os dados que lhe enviei contribuam para a evolução do seu estudo, e assim que poder, tal como referi na mensagem anterior, envio os respectivos assentos digitalizados.
Os paroquiais de Torres Vedras, já se encontram em linha, pelo que é fácil continuar, eu é que tenho dedicado mais tempo a outros ramos mais difíceis de estudar, pelo que nos últimos tempos tenho avançado pouco.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos Carvalho, Ribeiro, Veiga do Turcifal

#235591 | IsabelFont | 02 ago 2009 23:50 | Em resposta a: #235574

Boa noite,

Claro que não levo nada a mal.
Foram muito importantes os dados que me enviou. Quando conseguir mais alguma coisa sobre a família, e se estiver interessado, envio-lhe.
Ainda há pouco tempo, este meu cunhado vendeu o último reduto deles no Turcifal.
Mas ainda lá tem primos, alguns dos quais ainda conheci, mas não sei como se relacionam.

Conhece alguma coisa sobre os apelidos Carvalho, Bernardes, Ribeiro, Abreu? São os antepassados pelo lado materno deste meu cunhado.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos Carvalho, Ribeiro, Veiga do Turcifal

#235618 | jomimota | 03 ago 2009 10:52 | Em resposta a: #235591

Cara Confrade,

Os apelidos Bernardes e Abreu, são dos mais comuns na freguesia do Turcifal, sendo que os Bernardes predominam num lugar da freguesia denominado Carvalhal. Os Ribeiro aparecem muito numa freguesia vizinha denominada de S. Mamede da Ventosa. Eu próprio também sou descendente de Carvalhos, mas cuja origem é a freguesia de S. Pedro da Cadeira e eventualmente a de S. Mamede da Ventosa. No Turcifal descendo de Rodrigues e Alves / Alvares, apelidos também muito comuns na referida freguesia.
Os Veiga, também descendem por via materna de naturais da freguesia do Turcifal, dado que Manoel Francisco da Veiga (N4) casou com Maria Gertrudes Rosa Oliveira, natural da Freixofeira (freg. do Turcifal), neta do Capitão António de Oliveira Franco.
Quanto ao próprio apelido "Veiga", aparece na 4.ª Geração, sem que tenha ainda até agora, conseguido determinar a sua origem, dado que as gerações anteriores não usavam apelido.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos Carvalho, Ribeiro, Veiga do Turcifal

#235749 | jomimota | 05 ago 2009 11:19 | Em resposta a: #235478

Cara Confrade,

Espero que já tenha recebido no seu email a hiperligação para o ficheiro que contém os Documentos digitalizados da família Veiga, que alojei no servidor RapidShare.
Tenho ainda mais alguns documentos digitalizados de colaterais, que assim que tiver oportunidade lhe enviarei.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos Carvalho, Ribeiro, Veiga do Turcifal

#235756 | IsabelFont | 05 ago 2009 12:32 | Em resposta a: #235749

Olá, boa tarde,
Caro confrade Jorge Mota,

Muitíssimo obrigada pela documentação que me mandou.

Foi uma sorte ter lido este"post" primeiro, pois já ia deitar fora o outro e-mail do RapidShare: muitas vezes deito fora os e-mails de remetentes que não conheço ou que pareçam publicidade!
Mas, já fiz download, e afinal tem lá muito mais do que me disse! É um autêntico maná!

Do que eu tenho, diga-me o que lhe poderá interessar, por favor. Não sou assim tão produtiva, até porque como são ramos colaterais, não estava com muita pressa. E neste momento ando á procura do lado materno de uma sobrinha-neta que vai nascer e que é do Algarve, onde não há nada online.

Mais uma vez obrigada e, por favor, disponha sempre: em relação áquilo que eu tiver ou que estiver pesquisando posso enviar-lhe; só não tenho em servidor; tenho que lhe enviar por e-mail.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos Carvalho, Ribeiro, Veiga do Turcifal

#235791 | jomimota | 05 ago 2009 23:13 | Em resposta a: #235756

Cara Confrade,

Não tem nada que agradecer.
Se tiver alguma documentação diferente daquela que lhe enviei, fico agradecido se me enviar.
Aproveito para a informar que Artur Gouveia de Almeida, foi Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, eleito nas eleições de 1919, e durante o período de 1919 a 1925, tendo sido candidato pelo Partido Republicano Democrático (Fonte: Republicanos de Torres Vedras de Venerando Aspra de Matos - Ed. Colibri - Lisboa 2003).

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos Carvalho, Ribeiro, Veiga do Turcifal

#235829 | IsabelFont | 06 ago 2009 13:04 | Em resposta a: #235791

Caro Jorge Mota,

Mais uma vez obrigada pela informação.
Qy«ue ramo/apelidos está tratando? Está a falar deste ramo Veiga? Se é, o que o Jorge tem é muito mais do que o que tenho.
As únicas coisas que posso acrescentar, são:
1 - o casamento da sua tia-avó Caetana (que acho que já lhe disse) casou em 17 de Maio de 1913 com um irmão de Arthur Gouveia de Almeida, de seu nome Severino Gouveia de Almeida, nascido em 2/6/1881, b. 29/6/1881 na Igreja Paroquial de Campia do concelho de Vouzela, Diocese de Viseu, tendo falecido em 18 de Abril de 1975 na freguesia de São Pedro e São Tiago do concelho de Torres Vedras. Eram filhos de:
2. Manuel Gouveia de Almeida, natural de Cabarinho e nascido em 10 de Agosto de 1843, e de
3. Angélica Rosa (de Jesus ?) Oliveira, nascida em 30/8/1842 em Cajadães da freguesia S. Vicente de Lafões - Oliveira de Frades - Viseu

Tanto quanto sei ou descobri eram 8 irmãos (incluindo aqueles 2).

Depois, sei mais ou menos, ainda com muitas falhas a descendência de Artur Veiga Gouveia de Almeida, que teve 2 filhos: Alberto e Rui. Deste último descende o meu cunhado. Isto interessa-lhe?

Ainda me falta pesquisar o lado materno do meu cunhado, que por coincidência (ou não) também é do Turcifal! São apelidos Carvalho e Ribeiro.

Diga-me mais específicamente o que quer, para ver se tenho, ok?
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos Carvalho, Ribeiro, Veiga do Turcifal

#235867 | jomimota | 06 ago 2009 22:15 | Em resposta a: #235829

Cara Maria Isabel,

Agradeço-lhe a disponibilidade, mas como deve calcular descendentes e ascendentes de colaterais neste momento ainda não me interessam, porque senão nunca mais vejo luz ao fundo do túnel.
Em relação ao Turcifal, interessam-me os "Oliveira" e "Rodrigues" dada a sua ligação com os "Veiga", bem como com o ramo "Rodrigues" da minha família directa, que termina com Ângelo Custódio Rodrigues que vem viver para a então Vila de Torres Vedras.

No que diz respeito aos apelidos Carvalho e Ribeiro, posso acrescentar:

Carvalho:

Sou descendente dos "Maria de Carvalho", oriundos de S. Pedro da Cadeira, mas que desde de 1771, com Arcénio Francisco de Carvalho, que foi recebedor da décima, se radicaram na vila de Torres Vedras.

Ribeiro:

Estão ligados aos Carvalho, através do casamento de Valentina Benedita da Conceição Ribeiro, com o acima referido Arcénio, que era natural da Carregueira, freguesia de S. Mamede da Ventosa, filha de Manoel Ribeiro e Joaquina Rosa da Silva.

Nota: se visitar o sítio myheritage ponto com ponto pt e procurar por jorge mota, irá encontrar parte do trabalho que tenho realizado até agora, que inclui alguns dos Carvalhos e dos Ribeiros.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Familia Miranda, Melroeira, Turcifal, Torres Vedra

#237005 | vabopi | 21 ago 2009 12:53 | Em resposta a: #179466

Cara Ana Fundo Pereira:
Verifiquei que o casal João Luis de Miranda (c.1656) e de sua esposa D. Francisca Simoa (c. 1663) bem como a sua descendência são referidos no seu livro "Nunes da Cunha" por António Manuel de Moraes que deles descende, tal como eu próprio. Existe no entanto uma discrepância nos nomes dos pais da Francisca Simoa.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Miranda, Melroeira, Turcifal, Torres Vedra

#237007 | vabopi | 21 ago 2009 13:16 | Em resposta a: #237005

(continuação)
se este assunto ainda for do seu interesse, seria útil que voltasse a ele, pois me interessa particularmente.

Cumprimentos,

Vasco B.P. Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos Carvalho, Ribeiro, Veiga do Turcifal

#244253 | MSVGM | 16 nov 2009 00:35 | Em resposta a: #235791

Caro Jorge Mota, boa noite
Foi com bastante agrado que deparei com esta troca de mensagens em relação à família Veiga da qual faço parte. Somos, portanto, primos.
Gostaria , no entanto de esclarecer algumas dúvidas,( pelo menos as que sei), em relação aos parentescos.
Manuel Francisco da Veiga, meu bisavô, nunca foi casado mas teve 3 filhas: Maria Gertrudes, a mais velha cuja mãe desconheço o nome, e as gémeas Manuela e Maria Caetena, filhas de Maria Margarida.
Maria Gertrudes casou com Artur Gouveia de Almeida e tiveram dois filhos: Alberto e Rui
Maria Caetana casou com Severino Henriques da Silva Gouveia (meus avós), irmão de Artur Gouveia de Almeida, e tiveram seis filhos : Manuel (padre em Torres vedras),Lígia, Norberto, Vasco, Maria das Neves e Maria Helena, minha mãe.
Manuela casou com José Francisco Canha e tiveram três filhos: dois rapazes falecidos na infãncia de quem não sei o nome, e Jovita, sua avó
Minha avó Caetana e as irmãs tiveram uma ama de nome Virginia Augusta Mirra que viveu sempre em casa de minha avó após o casamento desta.
Daqui para a frente é fácil. Para trás, vou tentar saber através de meu tio Norberto e de minha mãe onde se poderão encontrar referências a este nome.Sua tia Mané sabe como me contactar. Um abraço e até breve
Maria Salomé veiga Gouveia Mourão

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos Carvalho, Ribeiro, Veiga do Turcifal

#244269 | jomimota | 16 nov 2009 08:50 | Em resposta a: #244253

Cara Confrade,

O agrado é mutuo, pois embora tenhamos também uma confrade de nome Isabel Fontoura, com interesse na nossa família Veiga (com quem troquei mensagens atrás neste tópico), quanto maior for a adesão, concerteza que mais rápido se chegará à respectiva informação.
Quanto ao estado das minhas pesquisas, posso adiantar-lhe que já cheguei a um João Francisco, morador no Casal de S. Pedro, freguesia do Maxial, nos finais do Sec. XVII, que penso ser um fim de linha pois não existem paroquiais do Maxial anteriores a 1777.
Quanto à Maria Gertrudes, deverá ser também filha de Maria Margarida, pois foi esta que a apresentou ao baptismo em 15-10-1883 (S. Pedro da Vila).

Nota: Peça ao moderador para me enviar o seu email, pois tenho todo o gosto em enviar-lhe a árvore genealógica que construí, sobre a família "Veiga", bem como toda a documentação de suporte à mesma.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos Carvalho, Ribeiro, Veiga do Turcifal

#256631 | jomimota | 16 jun 2010 19:14 | Em resposta a: #244253

Cara Confrade e Prima,

Com o andar das minhas pesquisas consegui verificar que a Maria Margarida que aparece a apresentar as irmãs Gertrudes e Manuela nos respectivos baptismos não pode ser a Mãe destas. Primeiro porque não seria normal que uma mãe no Sec. XIX pudesse sair de casa antes de pelo menos passar um mês em relação ao respectivo parto, o que não se verifica, pois as duas são baptizadas 8 a 10 dias após o respectivo nascimento. Segundo porque a referida Maria Margarida casada com João Francisco (natural do Maxial) e moradora nos Olheiros, foi mãe em 1848 de dois filhos nascidos no Varatojo de onde era natural de seus nomes Maria e Francisco, o que a coloca em 1888 (ano de nascimento de Manuela), com uma idade pelo menos próxima senão superior a 60 anos. O atrás exposto leva-me a pensar que a referida Maria Margarida, fosse Avó e não Mãe das filhas de Manuel Francisco da Veiga.

No seguimento do raciocínio apresentado gostaria de se possível esclarecer uma dúvida que me assiste e que se prende com o nome da Avó Margarida. Será o seu nome Maria Margarida ou apenas Margarida (a minha Tia lembra-se de ouvir simplesmente Avó "Margarida")?
Se for Maria Margarida, será possívelmente a que nasceu em 1848 ...

Esclarecendo este pormenor será mais fácil de entre as filhas do casal João Francisco e Maria Margarida, identificar a Mãe das filhas de Manuel Francisco da Veiga. Quanto à ascendêncida desta irei agora efectuar as respectivas pesquisas.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos Carvalho, Ribeiro, Veiga do Turcifal

#256649 | jomimota | 17 jun 2010 00:06 | Em resposta a: #235829

Cara Confrade,

Cheguei a novas conclusões sobre a Avó Maria Margarida que apresento na mensagem:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=256631

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos Carvalho, Ribeiro, Veiga do Turcifal

#256671 | IsabelFont | 17 jun 2010 07:54 | Em resposta a: #256649

Caro confrade Jorge Mota,

Há muito que não o ouvia, ou melhor, lia!

Não sei se é das horas a que estou a ler estas mensagens, mas fiquei mesmo baralhada!

Pergunta: Temos 2 Manuel Francisco da Veiga, não é? Um, nascido em 5.5.1833 e o Pai dele nascido em 24.3.1803; Certo?
O que me está dizer é que Maria Margarida OU Margarida é avó das irmãs Gertrudes, Caetana e Manuela? Por parte materna? Porque paterna não pode ser, não é? A mãe delas teria morrido de parto? Ainda assim, nos assentos de baptismo deveria indicar a Mãe biológica, não acha? Por isso é que eu perguntei em tempos " o que quereria dizer: apresentada por -"? O facto de ser quem as levou ao baptismo, não quer dizer realmente que seja a Mãe, mas então o lógico é que o padre escrevesse o nome da Mãe, não era?
Bem, estou a falar de cor, porque não tenho aqui elementos - não estou no meu PC. E é impossível lembrar-me de todos os nomes!

Já agora lembrei-me de um assunto que me anda a baralhar,e que gostava de ver esclarecido para mim, em termos de cultura geral genealógica desta área do Turcifal: conhece uma família Carneiro? É que eles são primos do meu cunhado, não sei em que grau, mas eu não sei deslindar como! Há tempos morreu um rapaz (quer dize um rapaz da minha idade) de seu nome José Maria Carneiro ??? casado com uma Margarida ??? Estes Carneiros são vários irmãos. Não sei porquê, mas desconfio que será pelo lado dos Abreu, ou Carvalho ou Ribeiro! Se souber alguma coisa, importa-se de me informar?

Cumprimentos e obrigada pela sua nota. Ando afastada deste estudo, porque agora estou a dar prioridade aos meus filhos, e netos.

Cumprimento
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos Carvalho, Ribeiro, Veiga do Turcifal

#256673 | jomimota | 17 jun 2010 08:51 | Em resposta a: #256671

Cara Confrade,

Sim, efectivamente temos dois Manuel Francisco da Veiga.

1) Manuel Francisco da Veiga (n. 1803) que casou com Maria Gertrudes de Oliveira da Freixofeira (Turcifal);
2) Manuel Francisco da Veiga Júnior (n. 1833), morreu no estado civil de solteiro, e que teve supostamente de uma Senhora chamada Margarida ou Maria Margarida as filhas:
a) Maria Gertrudes (n. 1883)
b) Manuela (n. 1888)
c) Maria Caetana (n. 1888)

Ao que sei, não viviam sequer maritalmente, embora as filhas vivessem em casa do Pai, que as veio a legitimar em 1916, quando já tinha 83 anos de vida.
A dedução que faço em relação à Maria Margarida que apresentou Maria Gertrudes e Manuela, tem a ver com a certeza quase absoluta de que a Mãe se chamava Margarida, e como não podia ser a primeira será lógico supor que tenha alguma relação familiar com esta.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

Familia Miranda, Melroeira, Turcifal, Torres Vedra

#348618 | biblos | 25 jul 2014 06:34 | Em resposta a: #179466

Caros Jorge e Isabel,

Artur Gouveia de Almeida surge como padrinho de casamento de uma tia-bisavó minha, de seu nome Aldegundes. Julgo que a Aldegundes com quem Artur Gouveia de Almeida contraiu segundo matrimónio seria tia da minha tia-bisavó (passando a redundância) e, assim, irmã do meu trisavô. Por acaso não dispõem de mais alguma informação a respeito daquele casamento, bem como de dados biográficos relativamente à segundo mulher de Artur Gouveia de Almeida?

Obrigado pela ajuda,
João Capela

Resposta

Link directo:

Familia Miranda, Melroeira, Turcifal, Torres Vedra

#348643 | IsabelFont | 26 jul 2014 21:32 | Em resposta a: #179466

Boa noite Caro confrade,

Este assunto também está a ser estudado pelo confrade Jonimota, que provavelmente sabe muito mais do que eu.
O pouco que sei sobre D. Aldegundes Ramos Rasteiro, é que : Segundo diz um neto João, foi esta 2ª avó que criou os netos todos, pois a avó verdadeira (Dª Gertrudes) faleceu muito cedo.

Naceu ás 6 h da tarde, "filha legítima (primeira deste nome)". O que pode pressupor que há outros irmãos cujo levantamento não fiz.

Baptizou-a o Reverendo prior da freguesia de Matacães Ricardo José dos Santos. Foi " padrinho o Reverendo Prior António Francisco da Silva e madrinha Nossa Senhora da Sobreda (?) e tocou por sua prenda Daniel Antonio Ferreira, casado, ambos moradores nesta Villa"

Resposta

Link directo:

Familia Miranda, Melroeira, Turcifal, Torres Vedra

#348686 | biblos | 28 jul 2014 10:52 | Em resposta a: #179466

Cara Isabel,

Obrigado pela informação. De facto, trata-se assim de uma irmã do meu bisavô - Aldegundes da Purificação Ramos -, a qual nasceu em Palmela em 1909. Aldegundes da Purificação Ramos casou em Sesimbra com Fernando de Figueiredo Rasteiro.

Relativamente à informação prestada, "nasceu às 6 h da tarde", inter alia, pergunto a quem se refere, uma vez que a tia Aldegundes foi baptizada em Palmela. Trata-se de um ramo da família que se dispersou um pouco, e do qual não tenho muita informação, embora o pai se lembre de visitar tias em Torres Vedras.

Obrigado pela ajuda.

João

Resposta

Link directo:

Familia Miranda, Melroeira, Turcifal, Torres Vedra

#348687 | jomimota | 28 jul 2014 11:06 | Em resposta a: #179466

Caros Isabel e João,

Lamento mas sobre D. Aldegundes nada tenho.

Contudo a ascendência de Gertrudes Veiga pode ser consultada em:

http://www.motta.pt/individual.php?pid=I0066&ged=base

Cumprimentos.

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

Familia Miranda, Melroeira, Turcifal, Torres Vedra

#348688 | biblos | 28 jul 2014 11:10 | Em resposta a: #179466

Caro Jorge,

Obrigado.
No entanto, tendo em conta as idades e o casamento de D. Aldegundes Ramos em Sesimbra com Fernando Rasteiro, em 1935, tratar-se-á esta de facto da segunda mulher de Artur Gouveia de Almeida?

Ou terá Artur Gouveia de Almeida casado com uma outra Aldegundes, tia de igual nome de Aldegundes Ramos Rasteiro? Essa informação ser-me-ia muito útil.

Cumprimentos,
João

Resposta

Link directo:

Familia Miranda, Melroeira, Turcifal, Torres Vedra

#348689 | jomimota | 28 jul 2014 11:15 | Em resposta a: #179466

Caro João,

Lamento mas não tenho qualquer informação que o possa ajudar.
Apenas Artur Gouveia de Almeida era meu parente e mesmo assim por afinidade, dado que descendo da irmã (Manuela) da sua primeira esposa.

Cumprimentos.

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

Familia Miranda, Melroeira, Turcifal, Torres Vedra

#348691 | agp | 28 jul 2014 12:54 | Em resposta a: #179466

Cara Ana Fundo Miranda,

Estudei a genealogia de uma prima por afinidade e cheguei ao casal João Luís de Miranda e Francisca Simoa. Passei parte dessa genealogia ao geneall que pode ver, por exemplo, a partir de um neto daqueles:

http://geneall.net/pt/nome/1593565/joaquim-luis-de-miranda/

Se estiver interessada, poderei fornecer mais dados.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

Familia Miranda, Melroeira, Turcifal, Torres Vedra

#366858 | Maria José Miranda | 09 mar 2016 13:38 | Em resposta a: #179466

Boa tarde,
Os meus avós bisavós paternos são naturais da freguesia de Dois Portos em Torres Vedras:

Nicolau Miranda e Maria da Conceição, tiveram um filho José Nicolau Miranda que por sua vez se casou com Maria Luiza Andrade , natural da Freguesia de S.Pedro em Torres Vedras.

José Nicolau Miranda e Maria Luiza Andrade casaram-se em 06/06/1926 em Torres vedras.
Em 09/11/1929 tiveram um filho José Maria Miranda (o meu Pai)

Ando a estudar a minha familia paterna.
Se por acaso tiverem alguma informação agradeço muito que me informem.

Cumprimentos,
Maria José Miranda

Resposta

Link directo:

Familia Miranda, Melroeira, Turcifal, Torres Vedra

#366865 | mba55 | 09 mar 2016 15:43 | Em resposta a: #366858

Boa tarde Maria José,

Não sei se a vou ajudar, mas já tentou pesquisar nos registos de baptismo ou casamento acessíveis a todos através do site tombo.pt?

Cumprimentos,

Margarida

Resposta

Link directo:

Familia Miranda, Melroeira, Turcifal, Torres Vedra

#371241 | biblos | 29 jun 2016 00:03 | Em resposta a: #348643

Cara Isabel,

Falamos há algum tempo a respeito de minha tia Aldegundes da Puificação Ramos Rasteiro, a qual terá casado com Artur Gouveia de Almeida. Menciona num seu email um neto, de nome João. Seria possível disponibilizar um contacto do mesmo (ex. email), de forma a clarificar o possível parentesco (por afinidade)?

Muito obrigado,
João

Resposta

Link directo:

Familia Miranda, Melroeira, Turcifal, Torres Vedra

#371245 | IsabelFont | 29 jun 2016 01:50 | Em resposta a: #371241

Caro confrade João,

Vou pedir a esse meu familiar autorização, mas quase de certeza que ele não gostará que o e-mail dele seja divulgado públicamente.
Peça por favor ao moderador para lhe darem o meu e-mail.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

Familia Miranda, Melroeira, Turcifal, Torres Vedra

#372065 | IsabelFont | 17 jul 2016 16:41 | Em resposta a: #348688

Olá, boa tarde Confrade João!
Hoje estive a olhar melhor para os dados de que disponho, e encontrei que Dª Aldegundes Ramos Rasteiro nasceu em 13 Janº de 1844 - Torres Vedras, e casou-se em 1922, não sei onde? com Arthur Gouveia de Almeida.
Donde não pode ser a sua Aldegundes de Palmela, não só pela data como pelo local de nascimento.
Peço desculpa de não ter visto logo tudo: é realmente outra Aldegundes. Não sei se á época o nome estaria na moda, ou se seria de família?!

Cumprimentos,
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

Software que usa o utilizador Jomimota

#372206 | IsabelFont | 19 jul 2016 21:23 | Em resposta a: #348689

Boa tarde
Confrade Jorge Mota,

A propósito de umas questões postadas pelo confrade João Capela, vim aqui parar de novo e tive que reler a matéria.
Reparei que usa um software WikiTree de que nunca tinha ouvido falar. Estou bastante desactualizada e tenho andado um bocado por fora disto tudo!
Eu uso o PAF5 que é muito antigo e que aliás foi descontinuado.
Não encontro o seu e-mail e tenho que o contactar por aqui, pois gostava de saber como e porque o escolheu, face a comparações com oTMG, o Legacy, e outros que antigos confrades usam ou usavam.
Que vantagens vê no software, ficando-se dependente de terceiros? (Foi o que percebi após uma leitura rápida sobre o assunto!)
Eu tenho que e quero mudar, mas só o posso alimentar com ficheiros Gedcom, para ser automático ( digamos + ou -). E o preço ser anual também não me agrada. Quero deixar este assunto para filhos ou netos prolongarem se o quiserem fazer e portanto gostaria de comprar um produto, carregar a base de dados e pronto eles fariam o resto, pq isto nunca acaba!

Desculpe a questão que lhe coloco. Se não lhe apetecer responder, sinta-se á vontade!
Cunprimentos e obrigada pela sua atenção.
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

Familia Miranda, Melroeira, Turcifal, Torres Vedra

#372495 | biblos | 26 jul 2016 00:58 | Em resposta a: #372065

Olá Isabel,

Obrigadíssimo pela sua mensagem. O mistério já está resolvido!
D. Aldegundes Ramos casada com Artur Gouveia de Almeida era irmã do meu trisavô António Ramos.
Esta era tia do meu bisavô António Ramos e de D. Aldegundes da Purificação Ramos (nascida em Palmela e casada em Sesimbra).
A confusão resulta de os nomes se repetirem na famíia.

Muito obrigado,
João

Resposta

Link directo:

Familia Miranda, Melroeira, Turcifal, Torres Vedra

#410901 | joão gouveia | 02 jan 2019 18:36 | Em resposta a: #348688

DE FACTO RESOLVI ENTRAR SÓ PARA ESCLARECER QUE A MINHA AVÓ ALDEGUNDES, CASADA EM SEGUNDAS NUPCIAS COM MEU AVÔ ARTUR, TINHA UMA SOBRINHA QUE TINHA O NOME DE ALDEGUNDES, E CASOU DEFACTO COM FERNANDO RASTEIRO, QUE ERA COMERCIANTE EM SESIMBRA. ERA VISITA ASSIDUA À CASA DOS MEUS AVÓS EM TORRES.
QUANTO AO RAMO "CARVALHO RIBEIRO" DO TURCIFAL, O MEU AVÔ JOÃO CARVALHO RIBEIRO, ERA CARVALHO POR PARTE DA MÃE, , E RIBEIRO PELO SEU PAI. SEI QUE A MINHA BISAVÓ,MELANIA, CASADA COM O MEU BISAVÔ JOÃO DA SILVA RIBEIRO, ERA NASCIDA EM S. MAMEDE DA VENTOSA E AÍ BATISADA.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 09:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen