Busco informações sobre Fernando Mardel (Araújo)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias

Busco informações sobre Fernando Mardel (Araújo)

#179520 | isabellx | 08 jan 2008 16:54

Agradeço informações urgentes sobre o Mestre Pintor-Restaurador Fernando Mardel (Araújo), (1884-1960), e indicação da localização da sua família (ramo directo), para futuro contacto, em assunto relacionado com uma Tese de Doutoramento.

Resposta

Link directo:

RE: Busco informações sobre Fernando Mardel (Araújo)

#194683 | Mimaco3 | 29 abr 2008 18:34 | Em resposta a: #179520

Vou perguntar aos membros mais velhos da familia. Acho que este Fernando Mardel era um protegido do Júlio Mardel, que posteriormente o adoptou (?). Voltarei a dizer-lhe algo assim que saiba.

Resposta

Link directo:

RE: Busco informações sobre Fernando Mardel (Araújo)

#194774 | isabellx | 30 abr 2008 13:41 | Em resposta a: #194683

Muito lhe agradeço a disponibilidade. Está a ser muito difícil conseguir um mínimo de dados biográficos do Mestre-Restaurador Fernando Mardel Araújo (1884-1960), que foi Director da Oficina de Restauro do Museu Nacional de Arte Antiga até à data do seu falecimento. Estas informações são importantes para uma Tese de Doutoramento. Ficarei à espera de notícias.

Resposta

Link directo:

RE: Busco informações sobre Fernando Mardel (Araújo)

#194803 | LCM | 30 abr 2008 16:54 | Em resposta a: #194774

Mande-me um e-mail sff:

correiadematos (arroba) mail (ponto) telepac (ponto) pt

Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Busco informações sobre Fernando Mardel (Araújo)

#195032 | Mimaco3 | 02 mai 2008 17:26 | Em resposta a: #194774

Perguntei ao meu tio António, que conheceu o Fernando Mardel e este disse-me que:

a) Era filho adoptado do meu tio-bisavô Júlio Mardel
b) era conhecido por "chiquitito"

Além disto, não sabe mais nada. Lamento!

Já agora, de onde vem esse nome "Araújo" que colocou á frente do Mardel? Caso saiba mais alguma coisa do Fernando Mardel, agradecia a informação.

Caso queira dados sobre o resto da família, por favor contacte-me aqui no forum.

Miguel Mardel Correia

Resposta

Link directo:

RE: Busco informações sobre Fernando Mardel (Araújo)

#195088 | isabellx | 03 mai 2008 09:07 | Em resposta a: #195032

Sr. Dr. Miguel Mardel Correia,

Obrigada pelas informações. É pena não se saberem mais dados - os dados biográficos mínimos: onde nasceu e morreu, filiação, casamento (?), descendentes... que parece não ter havido, uma imagem.

A única informação escrita que tenho é a sentida homenagem, após o seu falecimento, feita pelo Dr. João Couto (Director do MNAA), no Boletim do Museu Nacional de Arte Antiga de 1962 (fasc. III, Vol.IV, referente ao ano de 1960). Lá é mencionada a irmã do Mestre Mardel - Sra. D. Joana Josefa Torrado Fernandes.

Quanto à dúvida sobre o último apelido "Araújo", é fácil esclarecer: nos documentos oficiais, o Mestre Mardel tanto assinava "Fernando Mardel" como "Fernado Mardel de Araújo".

Com os melhores cumprimentos,
Isabel Belchior

Resposta

Link directo:

RE: Busco informações sobre Fernando Mardel (Araújo)

#197535 | Mimaco3 | 22 mai 2008 16:05 | Em resposta a: #195088

Cara Isabel,

Consultando a Enciclopédia Luso Brasileira, consta que Fernando Mardel nasceu em Lisboa, a 22 Nov 1884 e morreu em 1962.

A alcunha dele, segundo Tomaz de Mello Breyner era "chiquitim".

Lamento não ter mais informações, mas continuo atento e á procura.

Cumprimentos

Miguel Mardel Correia

Resposta

Link directo:

RE: Busco informações sobre Fernando Mardel (Araúj

#200670 | isabellx | 17 jun 2008 09:04 | Em resposta a: #197535

Caro Miguel,

Agradeço-lhe as informações que teve a gentileza de procurar.
Quanto à data do falecimento do Mestre Fernando Mardel, esta aconteceu realmente em 1960, havendo notícia dessa triste ocorrência numa das suas conversas sobre "Artes Plásticas" do Dr. João Couto, dessa data, indicando ainda que iria escrever um artigo dedicado ao Mestre Fernando Mardel, no Boletim do Museu Nacional de Arte Antiga. Este artigo surgiu num Boletim que, apesar de ter sido publicado em 1962, era referente aos anos de 1960-61 (na época, o Boletim estava a ser publicado com algum atraso).

Com os melhores cumprimentos,

Isabel Vaz Belchior

Resposta

Link directo:

RE: Busco informações sobre Fernando Mardel (Araújo)

#204693 | A. Varela Remígio | 02 ago 2008 13:08 | Em resposta a: #179520

Ex.ma Senhora,

Calculo que já terá consultado a biblioteca do Museu Nacional de Arte Antiga e o arquivo do Instituto dos Museus e da Conservação, anteriormente pertencente ao Instituto José de Figueiredo. Como saberá, existe muito pouca informação sobre o tema, e a que existe está muito dispersa,porque havia poucos registos sistemáticos na altura. A publicação "40 anos do Instituto José de Figueiredo" pouco tem, não mencionando a gralha das datas.

Cumprimentos,

André Varela Remígio

Resposta

Link directo:

RE: Busco informações sobre Fernando Mardel (Araújo)

#204744 | isabellx | 03 ago 2008 10:09 | Em resposta a: #204693

Exmo. Senhor dr. André Varela Remígio,

Agradeço-lhe a sua atenção em me fornecer estes dados, pois como o senhor disse. existe muito pouca informação sobre o Mestre Mardel.

Tenho tido a esperança de encontrar alguma referência mais completa (em algum arquivo pessoal familiar) mas é já uma personagem algo distante no tempo, do qual se guardou uma vaga recordação apenas, como sucede quase sempre quando não há descendência ou quando se vive de um modo tão discreto e reservado, como parece ter sido o caso.

Com os melhores cumprimentos,
Isabel Belchior

Resposta

Link directo:

Busco informações sobre Fernando Mardel (Araújo)

#384655 | A. Varela Remígio | 20 set 2017 19:16 | Em resposta a: #179520

Boa tarde,

Estando agora eu a trabalhar sobre Fernando Mardel, vinha agora perguntar se tem mais informações, principalmente sobre a sua ascendência, a sua "adopção" por Júlio Mardel e a sua irmã.

Todas as suas informações serão importantes.

Obrigado,

André Varela Remígio

Resposta

Link directo:

Busco informações sobre Fernando Mardel (Araújo)

#407006 | C.matos | 31 ago 2018 12:15 | Em resposta a: #384655

Bom dia,
Com quase um ano de distância, precisei de estudar Fernando Mardel de Araújo; encontrei um texto sobre o seu percurso académico e profissional (num modo um pouco resumido, mas esclarecedor) no livro "100 anos de património - memória e identidade", da autoria de Susana Flor (participam diversos autores no livro, mas este texto em específico é dela). Se me indicar o seu email - caso ainda esteja interessado - poderei enviar-lhe fotos do texto.

Resposta

Link directo:

Busco informações sobre Fernando Mardel (Araújo)

#407067 | isabellx | 02 set 2018 13:15 | Em resposta a: #407006

Caro C.matos,

Muito lhe agradeço a gentileza do seu contacto e disponibilidade.

Contudo, estou familiarizada com o texto em questão, incluído no livro "100 anos de Património. Memória e identidade. Portugal 1910-2010" do IGPAA, que também possuo...

Com os melhores cumprimentos,

Isabel Belchior

Resposta

Link directo:

Busco informações sobre Fernando Mardel (Araújo)

#407068 | isabellx | 02 set 2018 13:21 | Em resposta a: #384655

Caro A. Varela Remígio,

Peço desculpa por só agora responder, mas só há pouco voltei a aceder ao GeneAll.

Infelizmente, não possuo nenhuma nova informação de carácter particular sobre o Mestre Mardel, além do que se encontra publicado neste fórum.

Votos do maior êxito para os seus estudos.

Com os melhores cumprimentos,

Isabel Belchior

Resposta

Link directo:

Busco informações sobre Fernando Mardel (Araújo)

#407069 | Mimaco3 | 02 set 2018 13:47 | Em resposta a: #407006

Eu gostaria muito de receber essas informações.

Agradecia muito se me pudesse enviar para mimaco3 (arroba) Gmail.com

Cumprimentos

Miguel Mardel Correia

Resposta

Link directo:

Busco informações sobre Fernando Mardel (Araújo)

#418408 | A. Varela Remígio | 03 out 2019 03:03 | Em resposta a: #407006

Caro C. Matos,

Agradeço a amabilidade, mas tenho o referido livro.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 18:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen