família janeiro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

família janeiro

#179632 | antonieta janeiro | 09 jan 2008 06:14

a minha única pista sobre este ramo da minha família refere-se a meu avô materno, miguel antónio das neves janeiro, natural de évora, casado com maria inocência da graça de bastos, natural de santarém, irmão de margarida angélica das neves janeiro, igualmente natural de évora, falecida em lisboa em 1952.
será possível saber algo mais sobre este ramo da minha família?
muito grata.
antonieta janeiro

Resposta

Link directo:

RE: família janeiro

#179651 | MariaDavid | 09 jan 2008 11:24 | Em resposta a: #179632

Cara Antonieta

A única forma de poder avançar e saber algo mais sobre o seu ramo familiar é através dos respectivos registos. Aconselho-a a arranjar uma fotocópia do registo de baptismo da sua mãe, assim como uma do casamento dos seus pais (pode ser fotocópia simples, para investigação).

Através desses assentos, analise tudo muito bem e veja quais são as terras de origem de todos os intervenientes. Veja, também, quem são os padrinhos e testemunhas, pois por vezes consegue-se perceber alguns relacionamentos familiares anteriores e não só.

Depois faça o mesmo com os seus avós - registos de baptismo e casamento. Este tipo de assentos permite, à partida, confrontar dados; por exemplo, um nome que aparece como avô seu, no registo de baptismo da Antonieta, pode ou não ser tal e qual o mesmo que aparece como pai da sua mãe, no registo de baptismo dela ou no momento do casamento dela. Por vezes as pessoas não dão exactamente os mesmos nomes e também alteram as terras de origem. Vou dar um exemplo. Às vezes, para simplificarem, dão o nome da terra mais importante à qual pertence o concelho de origem e nunca dão o verdadeiro nome da freguesia onde realmente nasceram. Veja este caso, para entender melhor o que escrevi:
Imagine uma criança que nasceu em Belmonte e cujos pais não são da mesma terra - pai de Belmonte e mãe da Covilhã. A mãe da freguesia de Sta.Maria e os avós maternos ele da freguesia de S.Pedro e ela da Aldeia do Cabo.

Pode-lhe aparecer um registo tipo: Aos tantos do tal baptizei uma criança do sexo masculino (em Belmonte), filho de X natural desta mesma freguesia e de Y, natural da Covilhã, neto paterno de Xx.., naturais de Belmonte e materno de Yy, naturais da Covilhã. Aldeia do Cabo era termo da Covilhã e a própria Covilhã tinha, alguns séculos atrás, 14 freguesias!!!! Para encontrar o assento dos avós da criança, teria que pesquizar as 14 freguesias mais a Aldeia do Cabo (caso tivesse alguma pista para a levar lá) Muitos registos eram feitos simplificando os dados, porque era tudo da mesma zona e achavam que isso bastava.

Apenas a Antonieta poderá descobrir os elementos que procura, através dos dados que tem relacionados com a sua família. Trata-se de dados muito concretos que nada têm a ver com títulos, costumes, cargos, etc, que são informações complementares às que já deverá ter. A sua busca é pessoal e só a Antonieta poderá saber quem foram os seus ancestrais e de onde vieram.

Aconselho-a, também, a ler bem tudo o que já está escrito sobre esta matéria, para se sentir mais segura nas suas pesquisas. Qualquer coisa mais, estarei disponível para ajudar mas esse trabalho de inventariar os nomes dos seus ancestrais e respectivos lugares de nascimento e casamento terá que ser seu. Depois dos seus avós fará o mesmo para bisavós e trisavós....por aí fora...recuando sempre no tempo. Verá que em breve já terá a sua árvore genealógica bastante frondosa!

Com os meus cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 out 2024, 11:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen