António Pedro Sousa Leite

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

António Pedro Sousa Leite

#179780 | pbrehm | 09 jan 2008 23:05

Boa Noite a todos,

Haverá alguém que me possa explicar porque motivo não encontro nada no Genea sobre a família do ilustre genealogista António Pedro de Sousa Leite?

Ou estarei a procurar mal...

Obrigado e Melhores Cumprimentos,
Paulo Brehm

Resposta

Link directo:

RE: António Pedro Sousa Leite

#183255 | JFMenéndez | 02 fev 2008 11:03 | Em resposta a: #179780

Olá Paulo

Bem-vindo ao Genea. Agora já é, e bem, Geneall, ainda que quanto ao all... tenhamos ainda muito que escrever - justamente para preencher lacunas como esta, que apontas, relativa ao Dr. António Pedro de Sousa Leite.

Este ano tenho andado um pouco arredado destas "lides", por falta de tempo e de oportunidade, mas o teu telefonema de ontem obrigou-me a tirar uns minutos e a verificar que efectivamente não há aqui referências directas ao Sousa Leite. Nem sequer aparece nas listas de pessoas, famílias ou de apelidos.

Penso que é uma razão, mais que suficiente, para tu empreenderes essa tarefa e colmatares essa falta para com o teu primo e um dos nossos mais distintos investigadores e genealogistas, que durante tantos e tantos anos integrou o I.P.H., de que foi, aliás, um dos seus mais antigos membros efectivos, além de redactor das "Armas e Troféus".

A introdução de dados aqui, leva o seu tempo, mas com paciência e persistência podes ir fazendo essa introdução, com os apontamentos que tens, ao mesmo tempo que fazes a correcção dos dados que aqui estão relativamente aos Brehm e às suas ligações, designadamente aos Mousinho de Albuquerque.

Já por lá andei a espreitar e vi que há imensa confusão, para lá das omissões.

Ficamos - pacientemente - a aguardar por elas.

Um abraço,

Zé Filipe

Resposta

Link directo:

RE: António Pedro Sousa Leite

#183307 | pbrehm | 02 fev 2008 19:16 | Em resposta a: #183255

Viva Zé Filipe,

Obrigado pelo encorajamento. Sobre o primo Sousa Leite não tenho assim tanto, mas vou tentar reunir mais.

De facto, eximio genealogista, é sobretudo a ele que devo o termos a genealogia da nossa família (ramo portugues) bastante aprofundada. Tenho tentado corrigir algumas das imprecisões com que me deparei aqui no Genea (algumas tão simples como os apelidos da minha avó, que não era Mouzinho de Albuquerque e sim Pereira da Silva Mesquita, quando muito Bourbon pois também assinava dessa forma). Mas como me esclareceste, demora tempo.

Bem Hajas e espero ver-te em breve por Lisboa, talvez na Soc. Geografia.

Abraço,
Paulo

Resposta

Link directo:

RE: António Pedro Sousa Leite

#183333 | JFMenéndez | 02 fev 2008 23:48 | Em resposta a: #183307

Caro Paulo

Cá fico à espera do teu contacto (para a SGL ou TT) ou, ao invés, talvez seja eu a fazê-lo.

Ah, é verdade! Penso que a tua grafia quanto ao apelido Mouzinho, será mais correcta que a minha com "s" em Mousinho, que também foi e é usada, mas sem tanta força fonética.

Ainda a propósito dos Mouzinho, mais concretamente do Luís da Silva Mouzinho de Albuquerque, tinha(m) um parentesco próximo com os "meus" Tudela de Castilho, de quem te falei ao telefone e sobre os quais tenho projectada a apresentação de um pequeno trabalho, lá para Abril, na SGL. O parentesco entre uns e outros, esse, ainda não o procurei.

Um abraço,

Zé Filipe

Resposta

Link directo:

RE: António Pedro Sousa Leite

#183917 | JAVSO | 06 fev 2008 22:06 | Em resposta a: #183333

Caros Paulo e Zé Filipe

Vendo este tópico, não resisti a comunicar que um dos meus cunhados pertence a uma família Sousa Leite, de Ribeira de Pena.
Chama-se António Carlos de Miranda Sousa Leite.

Peço desculpa pela intromissão.

Com os meus melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: António Pedro Sousa Leite

#183952 | pbrehm | 07 fev 2008 08:18 | Em resposta a: #183917

Caro José Alfredo,

Embora não tenha como estabelecer ligações, pois a árvore de costados que disponho é a da Maria Piedade de Ordaz Queiroz de Valadares Caldeira, esposa do Dr Antonio Pedro de Carvalho Lourenço de Sousa Leite.

Em todo o caso, a sua mensagem poderá entusiasmar algum voluntarioso genealogista a deixar aqui contributo para o conhecimento de tão importante personalidade.

Por mim, ando às voltas com os "meus" Pereira da Silva da Fonseca (sobretudo mas não exclusivamente), da Casa de Alcobaça.

Melhores cumprimentos,
Paulo B rehm

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 jun 2024, 19:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen