AD Porto/digitalização/situação

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

AD Porto/digitalização/situação

#180714 | Suomi | 16 jan 2008 21:28

Caros Confrades,

Estou a espera - como a lua descer do céu - os resultados de digitalização
dos livros paroquiais no distrito do Porto.
Como foi inicialmente prometido - essa corria durante do ano 2007.

Agora desde início de Dezembro continuam os mesmos 1238 items (pesquisa avançada e pesquisando apenas os documentos com imagens) e com a referência PT/ADPRT/PRQ/.
Como eu estou habituada fazer projectos e ter a timing, não compreendo este
situação. Semanalmente vou averiguar a situação, este mantem-se desde início de
Dezembro.

È pena, que o AD Porto que não comunica a situação na sua página, por isso estou contar com os confrades.

Meu interesse é no concelho do Porto. Se a digitalização é feito por ordem alfabética, será que tenho esperar mais um ano ?

Com os melhores cumprimentos,
Maarit

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto/digitalização/situação

#181540 | Suomi | 22 jan 2008 21:43 | Em resposta a: #180714

Caros Confrades,

O servidor de onde pesquisar está agora disponível.

Será que é um bom sinal ?

Adivinho que daqui uns dias vai aperecer algumas freguesias de Baião, e talvez do Póvoa de Varzim, o concelho do Porto só daqui dois anos.

Será que sou uníca pesquisar no Concelho do Porto ?

Ninquem manifesta ?

Cumprimentos,

maarit

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto/digitalização/situação

#181554 | restinga | 22 jan 2008 22:58 | Em resposta a: #181540

Cara Maarit
Também esperava ver o Concelho do Porto digitalizado. Como diz que só daqui a dois anos...
Vou ao Porto, é melhor
Cumprimentos
Rosa

Resposta

Link directo:

AD Porto/digitalização/situação

#181563 | Lourval | 23 jan 2008 00:09 | Em resposta a: #181540

Maarit,

Eu pesquiso no Concelho do Porto. Pesquiso Aboadela, São Lourenço do Douro e Santa Maria do Freixo. Meus antepassados do Porto são muito antigos, infelizmente. Eu acredito que meu trisavô Júlio Teixeira seja do Porto mas até agora não encontrei sua naturalidade. Minha principal suspeita é que ele seja de Freixo de Baixo onde há muitos Teixeira Osório, apelido do pai dele.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto/digitalização/situação

#181593 | Cambra | 23 jan 2008 12:58 | Em resposta a: #181563

Caro Lourval,

Procuro MARIA CAROLINA TEIXEIRA OSÓRIO, filha legítima de Francisco Ferreira Pinto Osório, natural da freguesia de S. Gonçalo de Lobrigos, do Bispado do Porto e de sua mulher D. Maria Clementina Taveira de Magalhães Teixeira, natural da freguesia de Provesende, do Arcebispado de Braga. Maria Carolina Teixeira Osório casou com António Soares Leite Ferraz de Albergaria, Barão de Areias, em 19.02.1844, na freguesia de S. Pedro de Castelões, concelho de Macieira de Cambra (hoje Vale de Cambra). Em 16.12.1847, nasceu-lhe uma filha, CLEMENTINA.

Pergunta: - Onde e quando terão morrido MARIA CAROLINA TEIXEIRA OSORIO e a filha CLEMENTINA?

Resposta

Link directo:

AD Porto/digitalização/situação

#181596 | Lourval | 23 jan 2008 13:15 | Em resposta a: #181593

Caro colega,

Difícil responder a esta pergunta. Eu diria que a maior chance de encontrar o óbito é onde ela se casou e teve seus filhos. Portanto é provável que o óbito da Maria Carolina esteja em Castelões cerca de 1896. Se Clementina lá se casou, eu diria que ela faleceu cerca de 1920, em Castelões. Por outro lado eu vou ficar atento a Provesende em decorrência do apelido Teixeira Osório.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto/digitalização/situação

#181611 | Cambra | 23 jan 2008 14:41 | Em resposta a: #181596

Caro Durval,

Porque referiu o apelido "Teixeira Osório", pensei que pudesse ter alguma pista que conduzisse até Maria Carolina Teixeira Osório e a sua filha Clementina.

Nos assentos de óbtio de S. Pedro de Castelões, não as encontro. O Solar de Areias, propriedade do Barão de Areias (que foi casado com Maria Carolina Teixeira Osório e pai de Clementina), passou para a irmã do Barão, Carolina Cândida Leite Ferraz de Albergaria, casada com António José de Castro Silva, Visconde de Castro Silva. Os viscondes de Castro Silva vivera na Foz. A Viscondessa morreu (em 05.01.1906) na Foz do Douro. Como a Família Castro e Silva tinha jazigo no cemitério Prado do Repouso, procurei no Livro de Enterramentos daquele cemitério, na esperança de encontrar os assentos de Maria Carolina ou de Clementina. Em vão.

Quanto à morte do Barão de Areias, tudo o que pude encontrar foi que os seus restos mortais foram trasladados para o cemitério de S. Pedro de Castelões, para uma Capela/Jazigo que sua irmã (e herdeira), a Condessa de Castro Silva, ali mandou construir em 1900.

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto/digitalização/situação

#181673 | pachancho | 23 jan 2008 19:25 | Em resposta a: #181611

Caro(a) Cambra,

não sei se já viu este tópico aqui no geneall:

Ana Joaquina Soares de Albergaria Leite

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=161640&fview=e



cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto/digitalização/situação

#181678 | DiogoNPFP | 23 jan 2008 19:49 | Em resposta a: #180714

Eu também pesquiso no concelho do Porto e Vila Nova de Gaia e de facto é triste a lentidão com que estão a fazer estas digitalizações.

Vamos esperar que o processo seja acelerado...

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto/digitalização/situação

#181682 | Suomi | 23 jan 2008 20:48 | Em resposta a: #181593

Caro Cambra,

Será que os autores de este tópico sabem a resposta:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=162445&fview=e

Cumprimentos,
Maarit

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto/digitalização/situação

#181683 | Suomi | 23 jan 2008 20:51 | Em resposta a: #181593

Caro Cambra,

Demorei a mandar a msg e a Paula já tinha enviado a mesma coisa...

Mais vale duas vezes, que nunca.... :)

Maarit

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto/digitalização/situação

#181685 | codeceda | 23 jan 2008 21:10 | Em resposta a: #181563

Caro confrade Lourval,

ainda hoje andei a principiar a genealogia de um compadre meu que é natural de Freixo de Baixo - Amarante. Num futuro, e se eu tiver alguma informaçao sobre Teixeira Osorio, entrarei em contacto consigo.

Obrigado pela informaçao do "Roxo" de Alcains - Castelo Branco, sera que tambem tem algo sobre os " Bemposta"?

Cumprimentos desde Paris/Antonio Amorim

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto/digitalização/situação

#181687 | Suomi | 23 jan 2008 21:20 | Em resposta a: #181540

Corrigo NÂO está disponível...

Maarit

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto/digitalização/situação

#181691 | Cambra | 23 jan 2008 21:50 | Em resposta a: #181682

Obrigado Maarit pelo seu interesse.

Cambra e Adolfo Coutinho são a mesma pessoa. Eu próprio forneci elementos para o que aqui vem no site http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=162445&fview=e

A minha dúvida mantem-se quanto ao local e data da morte de:
- Maria Carolina Teixeira Osório e sua filha Clementina;
- António Soares Leite Ferraz de Albergaria, Barão de Areias

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto/digitalização/situação

#181696 | Suomi | 23 jan 2008 22:02 | Em resposta a: #181691

Caro Cambra,

Se faleceram no Porto, o Arquivo Histórico Municipal tem os dados dos alguns
cemiterios, testamentos. São muito eficientes.

E-mail é dmarquivosarrobacm-porto.pt

Eu já encontrei lá alguns testamentos.

Cumprimentos,
Maarit

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto/digitalização/situação

#181700 | Cambra | 23 jan 2008 22:15 | Em resposta a: #181696

Maarit,

Estou a pesquisar na Casa do Infante. Já vi os Livros de Enterramentos no Prado do Repouso desde 1839 a 1869 e ainda não encontrei nada sobre Maria Carolina Osório ou sobre a sua filha Clementina.

Amanhã irei consultar para as datas entre 1880 e 1890, na esperança de encontrar alguma coisa sobre o Barão de Areias.

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto/digitalização/situação

#181704 | Suomi | 23 jan 2008 22:27 | Em resposta a: #181700

Caro Cambra,

Já estou a ver que está no bom caminho.

E as propriedades ? E os testamentos ?

Por acaso a mãe do meu familiar também era natural de S. Pedro de Castelões:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=165749#lista

Mas ainda não localizei o assento do baptismo do filho.

O filho (Manuel) foi enterrado no Prado de Repouso.

Maarit

Resposta

Link directo:

AD Porto/digitalização/situação

#181718 | Lourval | 24 jan 2008 00:43 | Em resposta a: #181685

Caro António Amorim,

Eu lhe agradeço. Dos Bempostas, nada sei. Mas há também muitos Roxos na Póvoa de Rio de Moinhos. Tens alguns nomes e datas de Roxos para que eu possa procurar em meus dados?

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto/digitalização/situação

#181738 | cipa | 24 jan 2008 09:40 | Em resposta a: #180714

Caros confrades
Também eu estou à espera da digitalização das freguesias do Concelho do Porto. Enviei no final do mês de Dezembro um e-mail para o ADPorto a perguntar quando estariam disponíveis. A resposta que obtive foi a seguinte e passo a citar:

«A digitalização e subsequente disponibilização à consulta remota dos documentos paroquiais são um processo moroso, nomeadamente pelo volume de documentação envolvida.

O projecto em curso não depende só da disponibilidade do Arquivo e continuará ao longo do corrente ano, sendo possível que a fase digitalização esteja concluída dentro de um ano.

Trata-se de um projecto dinâmico que envolve várias fases pelo que, ao longo do mesmo, as reproduções digitais obtidas irão sendo disponibilizadas aos nossos utilizadores. Estão neste momento já disponíveis, na pesquisa, as reproduções de mais de 50% da documentação paroquial existente neste Arquivo sendo que até final do mês estima-se a conclusão do concelho de Amarante e o início do concelho de Baião. »


Portanto, ainda temos muito que esperar. Eu acho que eles nunca deveriam ter começado por ordem alfabética. Colocavam primeiro as freguesias do Porto.

Com os melhores cumprimentos

Carla Afonso

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto/digitalização/situação

#181754 | Suomi | 24 jan 2008 11:11 | Em resposta a: #181738

Cara Carla,

Obrigada pela sua informação.

Também concordo plenamente consigo.

Cumprimentos,

Maarit

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto/digitalização/situação

#181800 | MSG | 24 jan 2008 17:55 | Em resposta a: #181754

Cara Maarit:

Os meus cumprimentos pelo seu estado de espírito, de que partilho. Ontem abri o site e encontrei uma secção "novidades" cujo texto remonta a 2004.

Mas o meu maior receio é o de que o concelho do Porto fique mesmo para o fim. É o que há a esperar dos métodos de trabalho habituais.

Atentamente,

Marcos Sousa Guedes

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto/digitalização/situação

#181801 | Conde | 24 jan 2008 17:59 | Em resposta a: #181563

Tem Vasconcelos, ou Ribeiros de Santa Maria do Freixo?

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto/digitalização/situação

#181811 | Filipe PC | 24 jan 2008 19:00 | Em resposta a: #181593

Caro Confrade

Lendo a sua mensagem verifiquei que por acaso tenho algum dado dessas senhoras uma vez que há uns casamentos em Lagoaça, concelho de Freixo de Espada à Cinta com um senhor daí natural e que faz parte de um trabalho que estou a iniciar acerca dos Navarros da mesma localidade.

Pois bem o que tenho é o seguinte que espero ajude e me possa facultar alguma informação adicional em termos de acendência ou descendência.

MANUEL JOAQUIM PEREIRA
Nasceu em Lagoaça em 22 de Junho de 1845 e aí foi baptizado a 30 do mesmo, sendo padrinhos Joaquim Marcos e mulher Angélica Maria Fidalgo.
Casou em primeiras núpcias com D.Maria Amélia Taveira, nascida em São João das Areias em 1846, falecida a 27 de Março de 1869, filha de António Tomaz Leite Ferraz d’Albergaria e de D.Maria Carolina Taveira Osório, S.g.
Passou a segundas núpcias em Mirandela em 1869 com sua cunhada D.Clementina Cândida Taveira Ferreira d’Albergaria, nascida em São Pedro de Castelões em 16 de Dezembro de 1845, aí baptizada, sendo padrinhos o Conselheiro Bernardo José Vieira da Mota, Cavaleiro da Ordem de Cristo, do Conselho de S.M.F., Fidalgo-Cavaleiro da Casa Real e Juíz Vice-Presidente da Relação do Porto e mulher D.Maria do Carmo Vieira Pinto da Mota que se fizeram representar por D.Sebastião de Castro Lemos de Magalhães e Menezes, da Casa do Covo e invocada Nossa Senhora da Saúde; filha dos referidos António Tomaz Leite Ferraz d’Albergaria e de sua mulher D.Maria Carolina Taveira Osório, ele da Casa de Areias e esta de Lobrigos, neta paterna de Tomaz António Leite d’Albergaria e de D.Maria José Cândida Ferraz, natural do Porto e materna de Francisco Ferreira Pinto Osório e de D.Maria Clementina Taveira de Magalhães, C.g.

Filhos do segundo casamento:

5 MARIA AMÉLIA
Nasceu em Lagoaça em 7 de Setembro de 1876, baptizada a 30 de Março de 1877, sendo padrinhos o Dr.António Maria de Moraes Machado e D.Carlota Augusta de Moraes Machado, de Mogadouro, representados por António Joaquim Antunes e filha Josefina Amélia Antunes.

5 ERNESTO AUGUSTO
Nasceu em Lagoaça em 24 de Setembro de 1874 e foi baptizado a 3 de Fevereiro de 1875, sendo padrinhos Joaquim Rodrigues da Cruz, de Barqueiros (Mesão Frio) e Josefa Maria Cardoso, avó, representados pelo Reverendo Hipólito José Domingues, Diácono, de Mogadouro e pelo avô paterno do baptizado.

5 ANTÓNIO TOMÁS
Nasceu em 7 de Novembro de 1871 e foi baptizado a 22 de Maio de 1872, sendo padrinhos Joaquim Victorino Pereira e D.Josefa Maria Cardoso, representada por Francisco Casimiro Domingues, Secretário da Administração do Concelho de Mogadouro.

Sempre

Filipe Pinheiro de Campos
pinheirodecampos ARROBA gmail PONTO com

Resposta

Link directo:

AD Porto/digitalização/situação

#181829 | Lourval | 24 jan 2008 21:50 | Em resposta a: #181801

Caro Conde,

Em Santa Maria do Freixo tenho Vieiras e Araújos e são antigos, cerca de 1700.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto/digitalização/situação

#181833 | Suomi | 24 jan 2008 22:41 | Em resposta a: #181800

Caro Marcos,

Obrigada pela sua participação.

Cumprimentos,
Maarit

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto/digitalização/situação

#181885 | Cambra | 25 jan 2008 09:41 | Em resposta a: #181811

Caro Filipe Pinheiro de Campos:



Face aos elementos que me forneceu, fará sentido que Tomás António Leite Soares de Albergaria tenha tido seis filhos, dois dos quais foram:



1 - António Tomaz Leite Ferraz d’Albergaria, filho de Tomás António Leite Soares de Albergaria e de sua primeira mulher Maria José Cândida Ferraz de Albergaria, nascido em 7 de Agosto de 1822 e que foi casado com Maria Carolina Taveira Osório – casamento celebrado em S. Pedro de Castelões em 19 de Fevereiro de 1844. Deste casamento vêm:

1.2 - D. Maria Amélia Taveira, nascida em São João das Areias em 1846, falecida a 27 de Março de 1869 e que casou com Manuel Joaquim Pereira, natural de Lagoaça (nascido em 22 de Junho de 1845), em primeiras núpcias dela e dele.

1.1 - D. Clementina Cândida Taveira Ferreira d’Albergaria, nascida em S. Pedro de Castelões em 16 de Dezembro de 1845. Casou em 1869 com seu cunhado Manuel Joaquim Pereira (primeiras núpcias dela e segunda núpcias dele). Tiveram os filhos:

1.1.1 – António Tomás, nascido em 7 de Novembro de 1871.

1. 1.2 – Ernesto Augusto, nascido em Lagoaça em 24 de Setembro de 1874.

1.1.3 – Maria Amélia, nascida em Lagoaça em 7 de Setembro de 1876.



2 – António Soares Leite Ferraz de Albergaria, filho de Tomás António Leite Soares de Albergaria e de sua primeira mulher Maria José Cândida Ferraz de Albergaria, nascido em 16 de Julho de 1824, gémeo de José Maria Soares Leite Ferraz de Albergaria. Foi baptizado com o nome de João, posteriormente mudado, no Crisma, para António. Solteiro, S.g. Seria este o Barão de Areias.

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto/digitalização/situação

#182644 | cipa | 30 jan 2008 13:15 | Em resposta a: #181885

Caros confrades

Estive a ver o site do Arquivo Distrital do Porto e eles já colocaram online os registos de mais algumas freguesias do concelho de Amarante (faltam sete) e bastantes freguesias do concelho de Baião.

Cumprimentos

Carla AFonso

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto/digitalização/situação

#182655 | M.Ribeiro | 30 jan 2008 14:11 | Em resposta a: #182644

Cara Carla Afonso

No site do Arquivo Distrital do Porto fiz uma experiência com a freguesia de Campelo, em Baião, que não foi bem sucedida.

Nestas pesquisas, quando feitas corretamente, poderia se chegar, por exemplo, ao registro de batismo, de casamento ou de óbito de determinada pessoa?

Cumprimentos.

Marli Ribeiro

Resposta

Link directo:

Baião

#182662 | Suomi | 30 jan 2008 14:36 | Em resposta a: #180714

Caros Confrades,

Como a confrade Carla já informou, o Concelho de Baião já consta no base de dados do Arquivo do Porto.

Pesquisando só com as imagens e com a referência PT/ADPRT/PRQ/PBAOxx),
(e onde xx corresponde):

01 - Ancede p.ex. PBAO01
02 - Campelo
03 - Covelas
04 - Frende
05 - Gestaçô
06 - Gove
07 - Grilo
08 - Loivos do Monte
09 - Loivos da Ribeira
10 - Mesquinhata
11 - Ovil
12 -
13 - Santa Gruz do Douro
14 - Santa Leocádia
15 - Santa Marinha do Zezere
16 - Teixeira
17 - Teixeiro
18 - Tresouras
19 - Valadares
20 - Viariz
21 - Telões do Monte

Cumprimentos,

Maarit

Resposta

Link directo:

RE: Baião

#182663 | Suomi | 30 jan 2008 14:38 | Em resposta a: #182662

Corrigo:

pesquisando: PT/ADPRT/PRQ/PBAOxx/

Maarit

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto/digitalização/situação

#190053 | cipa | 28 mar 2008 18:24 | Em resposta a: #181833

Caros confrades

Estive hoje no AD Porto e informaram-me que já estão a digitalizar as paróquias da cidade do Porto. Entretanto já temos as paróquias de Amarante, Baião, Felgueiras e Gondomar online. Também me informaram que a informação destas paróquias que não está online se encontra microfilmada. Eles procuram preservar os livros e estes foram os primeiros a ser digitalizados.

Não sei se sabem mas o endereço do site do AD Porto foi alterado. Agora é wwwpontoadportopontopt

Está muito interessante. Os utilizadores já se podem registar.

Cumprimentos
Carla Afonso

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto/digitalização/situação

#190104 | Suomi | 28 mar 2008 22:11 | Em resposta a: #190053

Cara Carla,

Obrigada pela informação.

Já visitei o novo site da ADP. Não vejo muitas diferenças, mas espero que
seja bom para nós todos.

Cumprimentos,
Maarit

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto/digitalização/situação

#190326 | small | 30 mar 2008 18:41 | Em resposta a: #190053

Estimada Carla

Obrigada pela sua informação! Entretanto ando à procura de um tópico sobre este assunto em que fez o favor de explicar detalhadamente os passos a seguir, acredita que não o encontro? Seria incómodo indicar qual foi?

Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto/digitalização/situação

#190330 | cipa | 30 mar 2008 19:17 | Em resposta a: #190326

Cara Stella

O tópico foi "Boas Novas: Paroquiais disponíveis pela Internet". Se precisar de mais alguma coisa, diga.

Cumprimentos
Carla

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto/digitalização/situação

#194067 | pintassilgo | 24 abr 2008 03:09 | Em resposta a: #181563

Caro confrade Lourval,

Se a Aboadela que necessita é em Amarante, poderei ajudar!

Diga o que precisa.

Atenciosamente

Anabela Pinto

Resposta

Link directo:

AD Porto/digitalização/situação

#194068 | Lourval | 24 abr 2008 03:40 | Em resposta a: #194067

Cara Anabela Pinto,

Muito obrigado!

Em Aboadela (Amarante), tento encontrar o casamento de Catarina de Morais com Manuel Gomes (ou Manuel Jorge) cerca de 1715. Mas às vezes acho que eles não eram casados mas foram pais de:

João * 29.04.1717
Francisco e Mariana * 04.03.1719
Manuel de Morais (casado com Francisca Ribeiro)

No sítio do ADP tentei encontrar o batismo de uma Carolina filha de pai ou mãe Morais....sem sucesso. Carolina deve ter nascido cerca de 1700, talvez antes se ela era viúva, quando teve os gêmeos. Foi isso que entendi ao ler o registro. Estava cheio de borrões com difícil leitura.

Talvez eu tenha chegado a um fim de linha em Aboadela. Agradeço de qualquer maneira se lhe for possível um esclarecimento do que já tenho.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto/digitalização/situação

#194070 | pintassilgo | 24 abr 2008 03:59 | Em resposta a: #194068

Caro confrade Lourval,

como disse vou tentar ajudar. Vou para Amarante amanhã, pelo que poderei investigar. O interessante é o nome Morais, conheço muitos em Aboadela; e Ribeiro (filhos ilegitimos de um Morais) são aos montes! De quem pretende informações, nasceram e morreram lá, ou só casaram? Quanto aos filhos, foram registados lá?

Existem montanhas de histórias fantásticas naquela terra, que terei todo o prazer em partilhar. Não sei é se gostará! Mas a verdade é a verdade! Existiu por essa época um Morais muito mauzinho!

Atenciosamente

Anabela Pinto

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto/digitalização/situação

#194071 | pintassilgo | 24 abr 2008 04:04 | Em resposta a: #194070

caro confrade Lourval,

querendo pode enviar as informações particulares para roda2004@sapo.pt. Para mim a genealogia é um passatempo deveras interessante, pelo que "cusco" tudo com a maior das boas vontades.

atenciosamente

Anabela Pinto


P.S - Assim como estendo a todos os confrades que precisem de algo de Amarante. (Menos doces conventuais)

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto/digitalização/situação

#194072 | pintassilgo | 24 abr 2008 04:08 | Em resposta a: #194071

Errata: roda2007@sapo.pt.

desculpem, acho que é da hora.

Anabela Pinto

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto/digitalização/situação

#194074 | pintassilgo | 24 abr 2008 04:37 | Em resposta a: #194071

Caro Confrade Lourval,

Estou sem sono, pelo que hoje "é" a minha vitima! Alguma vez foi a Aboadela? Tem sítios lindíssimos, acho que posso dizer sem ser considerado heresia por milhares de confrades, lugares onde só Deus Deu o Seu Toque Mágico conseguiram lá chegar, pelo que o rio Ovelha ainda proporciona locais paradisíacos!|

Independentemente do que consiga ou não de informações, acredite que é um lugar a visitar; com olhos de ver!

Aconselho Julho ou Setembro, (excepto querendo ir a 15 de Agosto, que é o dia de festa). Nos meses que referi, pode ver tudo, sem muita gente; aldeia pacata! E com alguns brasões, cadeia, Pelourinho, etc; dignos de visita e fotografias!

Aboadela ainda consegue em alguns pontos, ser fantástica. Basta ter olhos.

Fico à espera das respostas.

Anabela Pinto

Resposta

Link directo:

Aboadela

#194081 | Lourval | 24 abr 2008 07:46 | Em resposta a: #194070

Cara Anabela,

Eu descendo de Francisco de Morais, nascido em 04-03-1719, filho da Catarina de Morais e Manuel Gomes (ou Manuel Jorge).

Francisco de Morais casa-se com Luísa de São José e tem filho António de Morais o qual muda-se para Constantim (Vila Real).

Aparentemente ela era viúva quando engravidou dos gêmeos, filhos de Manuel Gomes. O casamento de Catarina de Morais seria oportuno.

Embora eu esteja bastante interessado em Aboadela, tenho interesse ainda maior em Freixo de Baixo, freguesia que tenho grande desconfiança seja natural o pai de meu trisavô Júlio Teixeira. O pai de Júlio Teixeira é José Teixeira Osório e sua mãe é Cândida Luísa. Em Freixo de Baixo há conhecida família Teixeira Osório.

Júlio Teixeira já estava no Brasil em 1886 e através do registro de um filho dele, sei que ele nasceu em 1856.

Localizei um José Teixeira Osório nascido em 1828 em Freixo de Baixo, filho de Manuel Custódio Osório e Maria Angélica de Moura sendo que esta é natural de Arnóia, Celorico de Basto.

Em Arnóia nasceu um Júlio, exposto, em 1856! Será que este Júlio é quem eu procuro? Será que ele foi reconhecido pelos pais mais tarde?

Júlio Teixeira casa-se aqui no Brasil com Ana Luísa Esteves, natural de Constantim, sendo que ela é neta de José Luís Rodrigues, justamente neto de Francisco de Morais, de Aboadela!

Será que Júlio Teixeira já conhecia Ana Luísa Esteves de Portugal e se encontraram aqui no Brasil? Detalhe: Ana Luísa Esteves também era conhecida como Ana Covelo :) Ora....Covelo é lugar de Aboadela !!!!! Aboadela fica "ao lado" de Freixo de Baixo e de Arnóia.

Espero um dia resolver este mistério.

Havia ficado horas sem internet (o provedor caiu) e só agora pude enviar esta mensagem.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Aboadela

#194157 | pintassilgo | 24 abr 2008 19:09 | Em resposta a: #194081

caro Confrade Lourval,

irei também tentar saber algo em Covelo. Podendo irei aos outros dois lugares, mas não pode ser agora, só dentro de mais ou menos três semanas. Vou tentar ajudar a desvendar.

Atenciosamente

Anabela Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Aboadela

#205028 | joaoggralves2 | 08 ago 2008 18:35 | Em resposta a: #194081

Caro Lourval,

Tenho também eu antepassados em Aboadela, se bem os que até agora pesquisei são "recentes". O meu avô nasceu nesta freguesia e era filho de Joaquina Pereira Gonçalves (1888), também de lá natural. Joaquina era por sua vez filha de Maria Joaquina (1855/56) e neta materna de António Gonçalves da Quelha e de Clara da Costa (Só referi os naturais de Aboadela). Estes foram os dados que consegui recolher no site Etombo. Sei que Gonçalves e Pereira são dos apelidos que mais se encontram, mas saberá, tendo em conta não tenho grandes possibilidades de me deslocar ao Porto, onde poderei encontrar mais informação?

Os melhores cumprimentos,
João Rodrigues Alves

Resposta

Link directo:

Aboadela

#205030 | Lourval | 08 ago 2008 19:31 | Em resposta a: #205028

Caro João Rodrigues Alves,

Creio que você poderá avançar bastante no próprio site do Arquivo Distrital do Porto. Deste período que menciona já está tudo on line de Aboadela.

Por acaso tens ascendentes em Constantim, Vila Real?

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 18:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen