Quinta de Tarrio - Sande (S. Martinho)

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões

Quinta de Tarrio - Sande (S. Martinho)

#180802 | xavierguimaraes | 17 jan 2008 17:47

Caros confrades,

Gostaria de saber a que família(s) pertencia esta propriedade durante o século XIX. Creio também que terá mudado de proprietários após a vitória liberal de 1834. Se alguém me puder facultar informação sobre os donos antes e depois de 1834, ficaria muito agradecido.
Grato pela atenção,

Xavier Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Tarrio - Sande (S. Martinho)

#181808 | xavierguimaraes | 24 jan 2008 18:29 | Em resposta a: #180802

Caros Confrades,

Renovo o meu pedido.
Cumprimentos,

Xavier Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Tarrio - Sande (S. Martinho)

#181832 | CPMM Silva | 24 jan 2008 22:27 | Em resposta a: #181808

Embora nao me pareça nada certo, talvez consiga algum dado no site da "Casa de Sarmento", na serie dos Boletins da sociedade Martins sarmento, no artigo "Apontamentos para a História do Concelho de Guimarães". Manuscritos do Abade de Tagilde. Notas e comentários
Revista: 90 Jan.-Dez. 1980, p. 123-179. (1980)
n aparte dedicada a Sao Martinho de Sande.

Cumprimentos
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Tarrio - Sande (S. Martinho)

#182061 | xavierguimaraes | 25 jan 2008 23:26 | Em resposta a: #181832

Caro Carlos Silva,

Obrigado pela sua resposta. Irei fazer uma consulta ao artigo recomendado.
Cumprimentos,

Xavier Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Tarrio - Sande (S. Martinho)

#281647 | smbl | 14 jul 2011 01:15 | Em resposta a: #182061

Boa noite,
A minha avó diz que a Quinta de Tarrio, perto de Guimaraes, em Sande, pertencia à família do seu Padrinho, Joao Mendes de Sousa Machado Jr. A casa era dos pais deste Senhor.
Se precisarem de mais alguma informação talvez a minha avó saiba...
Cumprimentos,
Susana

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Tarrio - Sande (S. Martinho)

#281664 | aguerreiro | 14 jul 2011 11:37 | Em resposta a: #281647

Cara susana
Os nomes de: João Fernandes Machado. D. Lucinda Fernandes e João Alberto Gallego Machado, que foram donos da Quinta da Torre em Loivo, Vila nova de Cerveira, dizem-lhe alguma coisa? Serão da mesma família? Dedicavam-se a negócios ligados a corantes para a indústria textil.
Agradeço.
aguerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Tarrio - Sande (S. Martinho)

#281699 | smbl | 14 jul 2011 15:47 | Em resposta a: #281664

Boa tarde,

Sim, D. Lucinda Fernandes é a madrinha da minha avó, que tb é Lucinda: Maria Lucinda Fernandes Ribeiro Barbosa, que viveu cerca de 40 anos na quinta da Torre em Loivo :).
Os Srs que refere são filho e neto da D.Lucinda. A quinta da Torre tb pertencia à neta Maria Isabel Gallego Fernandes Machado e foi vendida ao proprietário da estalagem da Boega, em Gondarém, Vila Nova de Cerveira.
Em relação aos negócios de família confirma-se que eram anilinas para a industria têxtil do Joao Fernandes Machado.
Fico curioso em saber como tem toda esta informação :)
Cumprimentos,
susana

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Tarrio - Sande (S. Martinho)

#281712 | aguerreiro | 14 jul 2011 17:57 | Em resposta a: #281699

cara susana
é neta da D. Lucinda casada salvo erro com o sr Zeca Ribeiro. Certo.Ainda são vivos? A Susana é filha da Helena ou do Edmundo. Sou de Loivo e as famílias eram próximas. A minha mãe e tia eram próximas da sua avô Lucinda. Já faleceram ambas É muito provável que a Helena se lembre de mim. O"Alvarinho".
Cumprimentos Aguerreiro.

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Tarrio - Sande (S. Martinho)

#281759 | xavierguimaraes | 14 jul 2011 23:22 | Em resposta a: #281647

Cara Susana,

Muito obrigado pela informação que gentilmente me fornece e que para mim é deveras preciosa.
O meu falecido Pai falava-me na possibilidade de existirem laços familiares com os donos desta quinta, mas não conseguia já esclarecer qual era a ligação. A Susana ao fornecer-me o nome do Padrinho de sua Ex.ma Avó, permite-me pensar que me encontro na pista correcta, pois os nomes de meu Tetravô e de meu Trisavô, nascidos ambos em S. martinho de Sande, eram, respectivamente: Francisco Xavier DE SOUSA MACHADO (n. 4/2/1736) e Torcato Joaquim Xavier DE SOUSA MACHADO (n. 15/7/1789)!
Embora esteja a falar de ascendentes nascidos no século XVIII, dada a coincidência dos apelidos e o facto de se tratar de uma freguesia pequena, parece-me fortemente provável a existência de um vínculo familiar com o Sr. João Mendes de Sousa Machado Jr. e os mais antigos proprietários de Tarrio, até porque o meu Pai referia a existência dessa ligação.
Agradeço a disponibilidade demonstrada e qualquer outra informação que possa colher junto de sua Ex.ma Avó, ajudando-me a converter esta pista numa certeza.
Muito agradecido, creia-me inteiramente ao dispor,

Fernando Xavier Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Tarrio - Sande (S. Martinho)

#281802 | smbl | 15 jul 2011 12:16 | Em resposta a: #281712

A minha mãe é Helena e lembra-se perfeitamente de si! Aliás assim que lhe falei que assinava como aguerreiro, suspeitou logo que poderia ser o "Alvarinho". A minha mãe tb se lembra do seu irmão chamado João. O meu avô já faleceu, mas a minha avó encontra-se de perfeita saúde. Os nomes da Sra. sua Mãe e da Sra. sua Tia, "Lulinha e Sameirinho", são recordados lá em casa por diversas vezes, com imenso carinho e saudade!

Senti que tanto a minha mae como a minha avó se entusiasmaram por rever o seu contacto e por isso lhe agradeço este momento!

Cumprimentos,
susana

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Tarrio - Sande (S. Martinho)

#281803 | smbl | 15 jul 2011 12:22 | Em resposta a: #281759

Caro Fernando,
Se a minha avó, de alguma forma, puder ajudar, fornecendo mais alguma informação sobre a família, tenho a certeza que o fará com todo o gosto.
Com os melhores cumprimentos,
susana leitão

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Tarrio - Sande (S. Martinho)

#281805 | xavierguimaraes | 15 jul 2011 12:30 | Em resposta a: #281803

Cara Susana,

Fico-lhe muito agradecido. Será uma grande ajuda.

Fernando Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Tarrio - Sande (S. Martinho)

#281830 | aguerreiro | 15 jul 2011 15:38 | Em resposta a: #281805

Cara Susana:
Obrigado pelas informações. O meu único irmão João está bem e mantem-se em Loivo. O tempo passa e atá aquilo que parece perene se vai, Estou a lembrar-me da monumental carvalheira da Torre que tinha para cima de quatro séculos e até essa não aguentou o dealbar deste e feneceu. Muitas "carroichas" apanhei nessa árvore.
Susana pedia-lhe, se puder, e através da sua avó, se ela se lembrar as datas de nascimento e morte dos. Padrinhos da sua avó e do sr Machado filho, pai do João e da Maria Isabel. É para memória futura pois eu vou compilando datas e eventos da terrinha em especial das figuras marcantes. Poderá faz~e-lo para agouvim@gmail.com , pois não vejo ser muito curial expô-los aqui.
Cumprimentos e o meu obrigado
Álvaro

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Tarrio - Sande (S. Martinho)

#286332 | xavierguimaraes | 03 set 2011 01:10 | Em resposta a: #281803

Cara Susana Leitão,

Aproveito para deixar-lhe o meu e-mail. Ficar-lhe-ei muito agradecido caso me possa fornecer alguma informação sobre os Padrinhos da Senhora sua Avó e a Família Sousa machado da Casa de Tarrio.
Os meus melhores cumprimentos,

Fernando Xavier Guimarães

xavierguimaraes@sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Tarrio - Sande (S. Martinho)

#293380 | mosorio | 24 dez 2011 16:52 | Em resposta a: #281699

Olá Susana,

Tenho dados genealógicos que me levam a acreditar que Sebastião Sanches Ribeiro e Castro(meu 4º avô) tem algo a ver com a Casa e Quinta da Torre,em Cerveira(sua mãe era filha de Ângela Fernandes do lugar das Cortes).Uma das filhas de Sebastião Ribeiro e Castro, Maria(nascida em V.N.C. em 1806 e falecida em 1890)segundo essas notas, viveu na sua Casa e Quinta da Torre de S.Roque no lugar das Cortes onde era conhecida por tia de S.Roque.No seu estudo ou por transmissão tem conhecimento destes nomes?Eu não consigo "chegar" aos nomes dos avós de Sebastião porque o padre omitiu.
Grata por qualquer informação e votos de um Feliz Natal.

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Tarrio - Sande (S. Martinho)

#293504 | smbl | 27 dez 2011 20:39 | Em resposta a: #293380

Cara Maria Emília,
Lamento mas não tenho conhecimento dos nomes que refere. A minha avó viveu na Quinta da Torre, mas lugar de Loivo, a qual foi adquirida por seu padrinho em 1917. A Quinta do lugar das Cortes, se for a que julgo que refere, foi também adquirida mais recentemente (confirma?)... Mas talvez a actual família tenha alguma informação...
Desejo um bom ano!
Susana

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Tarrio - Sande (S. Martinho)

#293509 | mosorio | 27 dez 2011 21:34 | Em resposta a: #293504

Cara Susana,

A casa dos meus antepassados, pais da Maria, moraram na sua Quinta de Santo António de Lourido, que foi depois do primogénito 1º Visconde Francisco Pereira Sanches Ribeiro e Castro que fez os seus bens a um filho do meu trisavô de mesmo nome e 2ºVisconde de Santo António do Lourido.Não sabia da existência dessa casa e quinta da Torre no Loivo,chamou-me a atenção o apelido Fernandes e as tintas que faziam nessa quinta,que associei à fábrica de Crestuma que o Visconde era accionista.
Obrigada pela resposta.

MEmília

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Tarrio - Sande (S. Martinho)

#315071 | Filipe Machado | 09 out 2012 23:44 | Em resposta a: #286332

Caro Xavier Guimarães

Conheço a Quinta de Tarrio que refere, situada na freguesia de Sande S.Martinho, quinta que pertenceu à minha familia.

Familiarmente sempre fui ouvindo falar das tias de Tarrio. Por alguns apontamentos, julgo que se referiam a Olivia Mendes Sousa Machado, filha de Joao Mendes Sousa Machado casado com Joaquina Amelia Antunes.

Julgo que estamos a falar do mesmo J.M.Sousa Machado, mas como a família foi mantendo e repetindo ao longo das gerações os mesmos nomes, poderei estar errado. Exemplo desta continuidade era o meu pai; Augusto Mendes de Sousa Machado Filho.

Se necessitar poderei recolher mais informações.

Cumprimentos.
Filipe Sousa Machado

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Tarrio - Sande (S. Martinho)

#315195 | xavierguimaraes | 11 out 2012 22:24 | Em resposta a: #315071

Caro Filipe Machado,

É um prazer obter mais informações sobre aquela que estou convencido ser também a minha Família Sousa Machado de Tarrio. O meu Pai (nascido em 1914) era Sousa Guimarães e contava que na ascendência teria existido qualquer peripécia (provavelmente uma zanga entre Pai e filho) que levou um nosso ascendente Torcato Joaquim Xavier de Sousa Machado, nascido em S. Martinho de Sande, a mudar o seu nome para Xavier de Sousa Guimarães. O meu Pai falava numa desavença entre Pai e filho motivada por razões políticas, possivelmente associada à guerra civil entre liberais e absolutistas. Esta hipótese, porém, é inverosímil, pois embora saiba que o meu Trisavô (Torcato Joaquim) militou no campo liberal durante o cerco do Porto, cidade onde vivia e onde tinha a profissão de ourives, nessa data já o seu Pai tinha falecido há muitos anos.
Este ramo familiar continua ainda a ser para mim desconhecido, pois embora tenha um especial interesse pela investigação genealógica e história de Família, a minha ocupação profissional enquanto docente deixa-me muito pouco tempo livre para a investigação.
Caso seja possível ao caro confrade, muito possivelmente meu primo, Filipe Machado adiantar alguma informação sobre a ascendência de João Mendes Sousa Machado, ficar-lhe-ia muito agradecido, pois gostaria muito de esclarecer esta ligação familiar à quinta de Tarrio.
Os meus melhores cumprimentos,

Fernando Xavier Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Tarrio - Sande (S. Martinho)

#319841 | xavierguimaraes | 28 dez 2012 19:13 | Em resposta a: #315071

Ex.mo Confrade,

Aproveito a interrupção letiva do Natal para questioná-lo, caso seja possível elucidar-me, a respeito da propriedade de Tarrio e se esta ainda se encontra na posse da Família Sousa Machado. O Caro Filipe Machado e creio que uma sua parente Sr.ª D. Susana Leitão referiram nas mensagens que amavelmente me enviaram que a Quinta pertenceu a João Mendes de Sousa Machado, a quem penso também estar ligado por laços familiares. Verifico, no entanto, que na Publicação "Carvalhos de Basto" o nome de José Ângelo Folhadela Teixeira de Melo (cuja Família bem conheço) aparece aí como Senhor da Quinta de Tarrio em S. Martinho de Sande!
No jornal "Público" de 6/3/2012, verifiquei também que a quinta pertenceria à Sociedade Agrícola Taipagro e ao Sr. Miguel Cardoso que afirmava na notícia que os terrenos em que era produzido o vinho "Quinta de Tarrio" pertenceriam à sua Família há mais de 80 anos!
Seria possível elucidar-me quanto a estas diferentes informações, aparentemente contraditórias?
Ficar-lhe-ia ainda muito agradecido se me pudesse facultar alguma informação suplementar sobre a Família Sousa Machado e a ascendência de João Mendes de Sousa Machado.
Muito agradecido,

Fernando Guimarães

Resposta

Link directo:

Quinta de Tarrio - Sande (S. Martinho)

#356127 | rita_eca | 25 mar 2015 18:40 | Em resposta a: #180802

Boa tarde
Pertenceu *a minha Família ,:
Família Moura Coutinho Almeida d'Eça , posteriormente foi vendida aos actuais donos.
Cumprimentos

Rita Almeida d'Eça

Resposta

Link directo:

Quinta de Tarrio - Sande (S. Martinho)

#367616 | LuisEca | 29 mar 2016 18:55 | Em resposta a: #356127

Estimada prima Rita
Eu sei mais alguma coisa da Casa de Tarrio (penso que estaremos a falar da mesma coisa).
Se me der alguma informação sua muito lhe agradecia, para completar o meu quadro de família MCAE
Cumprimentos
Luís Almeida d'Eça *20/10/1943
Fl de Luís de Moura Coutinho de Almeida d'Eça, *7/11/1911 +2012
Neto de Pedro Eugénio de MCAE, *1861 +1941

Resposta

Link directo:

Quinta de Tarrio - Sande (S. Martinho)

#418093 | fmatos | 17 set 2019 17:40 | Em resposta a: #356127

Engana-se.
A propriedade a que eventualmente se quererá referir é em Tarrio, Santiago de Mouquim, Vila Nova de Famalição.
A Quinta de Tarrio em causa neste forum é em Tarrio, São Martinho de Sande, Guimarães.
E nunca foi da sua família.

Resposta

Link directo:

Quinta de Tarrio - Sande (S. Martinho)

#418098 | Antonio Moreira | 17 set 2019 18:46 | Em resposta a: #315195

Caro Fernando Xavier Guimarães, acabo de entrar no "Forum" ref. à CASA de TARRIO em S.Martinho de Sande, intervenção sua já com largos anos pois datada de 11-Outubro-2012, faz quase 7 anos. Eventualmente, o "Forum" já estará encerrado ?
Não venho falar de "Tarrio", que foi de primos meus também aqui já falados, caso de José Ângelo Folhadela Teixeira de Melo … mas não vem ao caso !
O que li também foi que um antepassado seu XAVIER de SOUSA GUIMARÃES foi aqui falado no Forum.
A minha questão é simples, tive uma Bisavó de seu nome MARGARIDA de SOUSA GUIMARÃES (N. 1854 e morre nova com 36 anos em Abril 1890) , filha de ANTONIO José de SOUSA GUIMARÃES (N. cerca de 1830) , estes da freguesia de MEIXOMIL, concelho de Paços de Ferreira.
Casou essa minha Bisavó com ANTONIO DA FONSECA MOREIRA da Quinta de FAFIÃO, em Requião - Vila nova de Famalicão, depois de terem estado no Brasil já casados onde tiveram 1 único filho nascido na Candelária (Rio Janeiro). A minha pergunta é simples, será o seu "Sousa Guimarães" da mesma origem do "meu", seja de MEIXOMIL - Paços de Ferreira ?
Caso ainda leia esta minha intervenção, agradeço o favor duma resposta.
Cumprimentos,
António J. C. Folhadela Moreira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 17:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen