Familia Pereira da Silva-Ovar, Aveiro

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Património

Familia Pereira da Silva-Ovar, Aveiro

#180807 | miguellabrego | 17 jan 2008 18:12

Bom Dia Primos Lusos!

Eu estou fazer uma pesquisa a meu 7o avo. Ele era MANUEL PAIS DA SILVA. Nasceu antes de 1719 em Lagoa das Aldeias, Ilhavo. Os pais dele eram MANUEL PEREIRA DA SILVA, natural de Sao Joao de Ovar, Aveiro e MARIELLA PAIS DE OLIVEIRA, natural de Ilhavo, Aveiro.
Alguem tem alguma informacao sobre este familia ou dos "Pereira da Silva's" de Ovar ou dos "Pais de Oliveria's" de Ilhavo?
Talvez há uma relação ao MANUEL PEREIRA DA SILVA, Senhor de Fermedo, Aveiro (nasceu c. 1590) e à sua esposa, MARIANA DE SOUSA (nasceu c. 1590)? Possivelmente segundo avô grande paternal?

Obrigado pelo seu ajuda!
Miguel da Rocha Labrego
guinnesscub@hotmail.com
mlabrego@english.upenn.edu

Resposta

Link directo:

Familia Pereira da Silva-Ovar, Aveiro

#450083 | RainerPN | 18 set 2023 09:15 | Em resposta a: #180807

Caro Miguel,

Estive pesquisando os registros de Válega, Ovar e freguesias próximas relativo à minha família ancestral Pais / Paes, que de acordo com diversos enlaces se nomeavam "Pais da Silva", "Pais Chaves", "Pais de Oliveira" etc. além de simplesmente "Pais".

Possivelmente há um erro de leitura no seu registro e este casal Manuel Pereira da Silva e Mariella Pais de Oliveira seja o sequinte, casado em Ovar aos 6 de fevereiro de 1701:

"Manoel Pereira da Sylva filho legítimo de Manoel Pereira da Sylva da freguezia de Valga (Válega) e de sua mulher Luiza de Oliveira se recebeo com Marcella Paes da Sylva filha legitima de Paschoal Paes e de sua mulher Catarina Valente de Guilhovas desta freg. em prezensa de mim o Coadjutor Joao de Almeida e das testemunhas abaixo assinadas em seis de fevereiro de mil sete centos e hum os quais foram dispensados en terceyro e quarto grao de consaguinidade quada qual (...) e logo receberam as bensois tudo na forma do Cons. Trid. ... "

Ente as testemunhas: o vigário João Paes da Silva.

"Mariella" seria então MARCELLA.

Aqui uma irmã de Macela: Em 1708 em Válega casam Antonio Rodrigues com Luísa Pais da Silva, filha de Manuel Pereira da Silva e Luísa de Oliveira. Tif 23 em: https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1260068

Este Pasqual Pais poderia ser este, nascido em 1651: https://repositoriohistorico.pt/registo-de-baptismo/94185
Veja os nomes de seus padrinhos.

Infelizmente ainda não sei onde enquadrar o dito Pasqual Pais casado com Catarina Valente. É difícil seguir as diversas linhas da família Pais (que muitas vezes se casaram com Valentes) pelo fato de que os registros paroquiais de Válega só iniciam muito tarde, em 1639 e ao meu ver há muitas lacunas.

Mas o apelido composto "Pais de Oliveira" poderia ser uma pista para o casal Francisco Pais (da Silva) e Catarina de Oliveira, moradores no Sobral de Válega (tiveram filhos nas décadas de 1640 e 1650), ele falecido aos 1686-06-28 e ela aos 1687-12-31. Estes são meus ancestrais.

Mas tenho certeza que os Pais / Paes da região, que não eram muitos, devem ser todos parentes e possivelmente levam à freguesia de Santa Maria do Vale, onde encontramos o casal Antonio Anes e Genebra Paes (ela falecida em 1589), que lá viveram no século XVI e dos quais deve descender uma grande parte dos Paes / Pais de Válega. Genebra Pais foi bisavó do Francisco Pais da Silva mencionado acima.

Cumprimentos

Rainer

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 10:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen