Livro de Aureliano Leite

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia

Livro de Aureliano Leite

#181030 | ledinha | 19 jan 2008 00:07

Amigos,
Alguem saberia informar de que trata o livro de Aureliano Leite "Pequena História da Casa Verde"?

Obrigada

Leda

Resposta

Link directo:

Casa Verde

#181149 | salen | 19 jan 2008 21:18 | Em resposta a: #181030

Cara Leda,
Cito:
"...
A Casa Verde está cheia de episódios históricos. Tanto que mereceu a consagração em um livro do eminente historiador paulista Aureliano Leite. Segundo o referido autor, foi na Casa Verde que se plantou café pela primeira vez em solo paulistano. Da fazenda Casa Verde, já em 1795 se exportava café. Daqui, a planta se espalhou para o Vale do Paraíba.
O bairro de Casa Verde, inicialmente levava o nome de Vila Tietê.
Tratava-se de uma região de solo muito fértil, onde predominava a actividade agrícola. Plantava-se trigo, cevada, vinha, algodão, cana, marmeleiro e chá.
Os quarenta e quatro mil pés de chá, evidenciavam a importância deste produto na região. No entanto, o principal plantio, era o de café, o qual se dava na grande Fazenda Casa Verde. De alta qualidade, foi exportado para a Europa, conhecido por café da Fazenda Casa Verde.
A partir daí, a região passou a ser conhecida pelo nome da Fazenda, o qual acabou por se consolidar com a história de algumas moças.
Arouche Rendon, dono da Fazenda, tinha três lindas filhas, que faziam muito sucesso entre os jovens estudantes de direito da época. Todo fim de semana reuniam seus amigos, na casa da família, no Largo São Bento, de onde partiam para a Fazenda Casa Verde.
Depois de passar por vários proprietários, a Fazenda Casa Verde de Amador Bueno, tornou-se propriedade de João Maxuell Rudge, em 1882.
A partir daí, o mesmo começou a explorar o plantio de frutas, sobretudo a uva. Com sua morte em 4 de Junho de 1897, herdam o sitio seus filhos do primeiro casamento. Horácio, Ana, Paulina, Olímpia e Luiza Vergueiro Rudge.
..."

Se fizesse uma pesquisa simples num motor de busca qualquer teria descoberto isto e muito mais ...
Cumprimentos. Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Casa Verde

#181156 | ledinha | 19 jan 2008 21:48 | Em resposta a: #181149

Caro victor

Obrigada por sua ajuda. Quando vi o título lembrei-me que meu bisavô foi socio de uma casa comercial bastante conhecida à época, a "casa Verde" fundada em 1879 sob a responsabilidade da firma Cruz Duarte & Cia. Somente depois que enviei o pedido ao Forum lembrei-me que em São Paulo existe um bairro com esse nome. Pesquisei no google, e realmente encontrei. Sou novata tanto no Forum como em Genealogia. Sou brasileira, moro em Portugal e procuro por minhas raizes portuguesas aí no Brasil. A vontade de descobrir alguma coisa é tanta que às vezes cometo equívocos. Contudo, tenho encontrado pessoas que, como você, sempre procuram ajudar. Mais uma vez obrigada.

Leda

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 03:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen