Ajuda ao AD Viana do castelo
Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas | Regiões
Ajuda ao AD Viana do castelo
Tenho como objetivo ir um pouco mais longe na pesquisa que faço sobre o meu bisavô, cujo nome era Silvestre Marques de Figueiredo, nascido em 17/08/1820, natual da Freguesia de Santa Maria Maior, Conselho de Viana do Catelo, filho de Joaquim Pedro Marques de Almeida e Maria Joaquina de Figueiredo. Com estes dados gostaria de obter ajuda , com a finalidade de saber se o mesmo tinha irmãos e, se possível, caso tenham existido, seu(s) nome(s). Desde já agradeço.
RespostaLink directo:
RE: Ajuda ao AD Viana do castelo
Caro/a Ramses
Então vamos lá a isso.
Joaquim, filho legíimo de Joaquim Pedro Marques Ribeiro, Sargento de Brigadas do Reg. Inf. nº9, natural da Vila de Barcelos e de Maria Joaquina de Figeuiredo natural da Terroso, termo de Barcelos.
Nasceu a 30 de Maio de 1818 sendo Baptizado a 4 de Junho de 1818 - Livro de assentos para Baptismos de S.ta Maria Maior c/ datas extremas de 1818/1823, fls.59.
Neto paterno de Silvestre Marques Simoens e Maria Josefa Ribeiro d'Almeida de Barcelos e materno de Manoel José de Figueiredo e Marianna Gomes, ambos de Terroso.
Padrinhos: José Antonio Martins Vianna e Maria Joaquina.
Consultei livros com datas de 1818 a 1826.
Cordiais cumprimentos,
Maia da Fonseca
Link directo:
Prezado Maia da fonseca
Agradeço a gentilleza de ter pesquisado para responder a minha solicitação. Mas tenho duas indagações a fazer: meu bisavô só tinha este irmão; e ele também tinha o sobrenome Marques de Figueiredo.
Desde já agradeço,
Ramsés
Link directo:
Caro confrade,
Não é de todo impossível que o seu tio bisavô não tivesse uma coincidência de apelidos com o irmão. Era até muito vulgar à época e, isso mesmo, pode confirmar nos diversos tópicos que aqui abundam. no respeitante à matéria.
Quanto a ser ou não o único irmão, não lhe posso adiantar nada para além do que já referi na mensagem anterior. Para as datas apontadas, e salvo erros de leitura, é só o que encontrei. Posso dar uma vista de olhos para uma dezena de anos anteriores mas isto não é uma questão fácil como lhe possa parecer. Não é bem ir à esquina tomar um café. Terá que aguardar mais algum tempo porque tenho outros pedidos em agenda.
Mais uma dica. Como eles são naturais de Barcelos e seu termo, aconselho-o a procurar também no ADBraga para assim poder senão esgotar as probabilidades pelo menos reduzi-las.
Cordiais cumprimentos
Maia da Fonseca
Link directo:
Caro confrade,
Também se digitar esses apelidos no canto superior direito da página, verá que aparecem uns quantos Marques de Figueiredo, os qauais, eventualmente, podem não ter nada a ver com os seus.
Cordiais cumprimentos
Maia da Fonseca
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 nov 2024, 22:15