origem da famila patacho

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

origem da famila patacho

#182350 | patacho | 28 jan 2008 15:30

gustaria de saber qual e a origem do apelido patacho?

Resposta

Link directo:

RE: origem da famila patacho

#182524 | IsabelFont | 29 jan 2008 16:47 | Em resposta a: #182350

Confrade Patacho,

No Dicionário de português, patacho = embarcação ligeira de dois mastros e mastaréu de joanete no mastro da proa. Existiu no século XVI, não sei se ainda existe.

No Brasil patacho = facalhão de lâmina larga e curta.

A única pessoa de que me lembro com esse nome foi a conhecida locutora/autora de programas infantis (salvo erro), na rádio: Maria Madalena Patacho.

Cumprimentos
Mª Isabel

Resposta

Link directo:

RE: origem da famila patacho

#182547 | JASP | 29 jan 2008 19:32 | Em resposta a: #182350

Existiu uma família Patacho em Moscavide e pouco mais sei, embora esteja interessado em aprofundar a questão pois António da Silva Patacho, que refiro numa mensagem (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=175915) foi Presidente da Câmara Municipal de Loures. Sei que tinha um irmão, Domingos da Silva Patacho, que era oficial do Exército.

Caso exista alguma relação de parentesco estarei interessado num contacto.

Cumprimentos
Jorge Afonso

Resposta

Link directo:

RE: origem da famila patacho

#204626 | Joa6462002 | 01 ago 2008 15:45 | Em resposta a: #182547

Meu nome é João Ribeiro de Almeida. Sei que tenho ascendentes Patacho, mas é um dos ramos da minha família de que menos sei (sabemos). O muito pouco que sei é que a minha bisavó paterna chamava-se Maria Adelaide...Patacho, era lisboeta, nasceu no Chiado, e casou com o meu bisavô paterno Eugénio Ribeiro de Almeida (também de Lisboa), que foi médico em Torres Novas. Sei também que esta minha bisavó era irmã da Dra. Emília Patacho, uma das primeira médicas portuguesas (companheira de Adelaide Cabete e outras) como uma das primeiras dirigentes "feministas" (no bom sentido...) de Portugal.

Sei muito pouco mais. Sei que existem imensos primos Patacho, mas não convivo com eles. Sei também que existiam no seio da família Patacho muitos oficiais militares e ouvi de miúdo que era tradição recorrente dos Patcho dar o nome Domingos a muitos deles.

Podem ajudar-me a "desvendar" os Patacho?

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: origem da famila patacho

#204627 | Joa6462002 | 01 ago 2008 15:45 | Em resposta a: #182547

Meu nome é João Ribeiro de Almeida. Sei que tenho ascendentes Patacho, mas é um dos ramos da minha família de que menos sei (sabemos). O muito pouco que sei é que a minha bisavó paterna chamava-se Maria Adelaide...Patacho, era lisboeta, nasceu no Chiado, e casou com o meu bisavô paterno Eugénio Ribeiro de Almeida (também de Lisboa), que foi médico em Torres Novas. Sei também que esta minha bisavó era irmã da Dra. Emília Patacho, uma das primeira médicas portuguesas (companheira de Adelaide Cabete e outras) como uma das primeiras dirigentes "feministas" (no bom sentido...) de Portugal.

Sei muito pouco mais. Sei que existem imensos primos Patacho, mas não convivo com eles. Sei também que existiam no seio da família Patacho muitos oficiais militares e ouvi de miúdo que era tradição recorrente dos Patcho dar o nome Domingos a muitos deles.

Podem ajudar-me a "desvendar" os Patacho?

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: origem da famila patacho

#204628 | Joa6462002 | 01 ago 2008 15:45 | Em resposta a: #182547

Meu nome é João Ribeiro de Almeida. Sei que tenho ascendentes Patacho, mas é um dos ramos da minha família de que menos sei (sabemos). O muito pouco que sei é que a minha bisavó paterna chamava-se Maria Adelaide...Patacho, era lisboeta, nasceu no Chiado, e casou com o meu bisavô paterno Eugénio Ribeiro de Almeida (também de Lisboa), que foi médico em Torres Novas. Sei também que esta minha bisavó era irmã da Dra. Emília Patacho, uma das primeira médicas portuguesas (companheira de Adelaide Cabete e outras) como uma das primeiras dirigentes "feministas" (no bom sentido...) de Portugal.

Sei muito pouco mais. Sei que existem imensos primos Patacho, mas não convivo com eles. Sei também que existiam no seio da família Patacho muitos oficiais militares e ouvi de miúdo que era tradição recorrente dos Patcho dar o nome Domingos a muitos deles.

Podem ajudar-me a "desvendar" os Patacho?

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: origem da famila patacho

#225861 | IsabelFont | 08 abr 2009 11:24 | Em resposta a: #204626

Caro Confrade Joa6462002,
(desculpe não me dirigir pelo nome, mas não consta na mensagem!)

Provavelmente já não vou a tempo, mas, em todo o caso:
Veja por favor o tópico "Ascendência francesa" em que a dado passo há uma troca de impressões sobre vários Patacho.

Entretanto sei que a certa altura da vida;
- Daniel Ferreira de Mattos Junior, casa com Dª Leopoldina Augusta Ribeiro (Ferreira de Mattos), tendo um filho de seu nome Fernando Joaquim Ribeiro de Mattos.

Será que são ascendentes deste "RIBEIRO" que procura?

É que a mim me interessa muito se, por coincidência forem os mesmos, pois que parece que há aqui um link com uns "Sousa Teixeira", de Moçambique. Será que conhece?

Desde já fico grata por qq. informação neste sentido.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: origem da famila patacho

#225878 | Joa6462002 | 08 abr 2009 15:14 | Em resposta a: #225861

Exma Senhora D. Maria Isabel, muito obrigado pelo seu comentário. Vou averiguar e consultar o que levará algum tempo (há mais de 100 entradas nesse tópico). Mas fico-lhe muito grato pela sugestão. Quanto aos Sousa Teixeira de Moçambique, desconheço totalmente quer a família quer qualquer ligação com os que procuro. Vou pesquisar e se souber alguma coisa dir-lhe-ei. Obrigado mais uma vez.

Com os meus melhores cumprimentos

João Ribeiro de Almeida (o meu nome constava logo no início da minha mensagem, pois apresentei-me ao forum)

Resposta

Link directo:

RE: origem da famila patacho

#225879 | Joa6462002 | 08 abr 2009 15:14 | Em resposta a: #225861

Exma Senhora D. Maria Isabel, muito obrigado pelo seu comentário. Vou averiguar e consultar o que levará algum tempo (há mais de 100 entradas nesse tópico). Mas fico-lhe muito grato pela sugestão. Quanto aos Sousa Teixeira de Moçambique, desconheço totalmente quer a família quer qualquer ligação com os que procuro. Vou pesquisar e se souber alguma coisa dir-lhe-ei. Obrigado mais uma vez.

Com os meus melhores cumprimentos

João Ribeiro de Almeida (o meu nome constava logo no início da minha mensagem, pois apresentei-me ao forum)

Resposta

Link directo:

RE: origem da famila patacho

#225880 | Joa6462002 | 08 abr 2009 15:14 | Em resposta a: #225861

Exma Senhora D. Maria Isabel, muito obrigado pelo seu comentário. Vou averiguar e consultar o que levará algum tempo (há mais de 100 entradas nesse tópico). Mas fico-lhe muito grato pela sugestão. Quanto aos Sousa Teixeira de Moçambique, desconheço totalmente quer a família quer qualquer ligação com os que procuro. Vou pesquisar e se souber alguma coisa dir-lhe-ei. Obrigado mais uma vez.

Com os meus melhores cumprimentos

João Ribeiro de Almeida (o meu nome constava logo no início da minha mensagem, pois apresentei-me ao forum)

Resposta

Link directo:

RE: origem da famila patacho

#225881 | Joa6462002 | 08 abr 2009 16:00 | Em resposta a: #225861

Exma. Senhora D. Maria Isabel, acabo de consultar o tópico sugerido. O eventual ponto de ligação com os Patachos que procuro será antes a ascendência da primeira mulher do (citado no seu email) Fernando Joaquim Ribeiro de Mattos, de seu nome Maria da Conceição Ferreira de Mesquita Patacho. Continuo em branco, mas a fé é a última a morrer...

Votos de Boa Páscoa

João Ribeiro de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: origem da famila patacho

#225882 | Joa6462002 | 08 abr 2009 16:00 | Em resposta a: #225861

Exma. Senhora D. Maria Isabel, acabo de consultar o tópico sugerido. O eventual ponto de ligação com os Patachos que procuro será antes a ascendência da primeira mulher do (citado no seu email) Fernando Joaquim Ribeiro de Mattos, de seu nome Maria da Conceição Ferreira de Mesquita Patacho. Continuo em branco, mas a fé é a última a morrer...

Votos de Boa Páscoa

João Ribeiro de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: origem da famila patacho

#225883 | Joa6462002 | 08 abr 2009 16:00 | Em resposta a: #225861

Exma. Senhora D. Maria Isabel, acabo de consultar o tópico sugerido. O eventual ponto de ligação com os Patachos que procuro será antes a ascendência da primeira mulher do (citado no seu email) Fernando Joaquim Ribeiro de Mattos, de seu nome Maria da Conceição Ferreira de Mesquita Patacho. Continuo em branco, mas a fé é a última a morrer...

Votos de Boa Páscoa

João Ribeiro de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: origem da famila patacho

#250057 | patacho | 17 fev 2010 15:50 | Em resposta a: #204626

Boa tarde Joao

O meu nome é Miguel Maria de Brito Gaspar Patacho de Matos e vou tentar explicar-lhe o que sei:

ANTONIO JOSE DA SILVA PATACHO , NASCIDO EM 1816

FILHOS: LUIS CANDIDO DA SILVA PATACHO - MILITAR
ANTONIO JOSE
JOSE PAULO
EMILIA
EDUARDO

NETOS: DOMINGOS BARREIRA DA SILVA PATACHO - MILITAR
LUIS
ANTONIO
VIRGINIA
MARIA AMELIA

BISNETOS: MARIA DA CONCEIÇAO MESQUITA PATACHO
LUIS
JOAO MARIA

TRISNETOS: DANIEL LUIS PATACHO DE MATOS
MARIA DE JESUS

CUATRINETOS: MIGUEL MARIA DE BRITO GASPAR PATACHO DE MATOS
RITA
ANA


SE NAO ME ENGANO VOÇE DEVE SER FILHO DO MARIO, SOBRINHO DO ANTONIO E DO LEONARDO, O SEU AVO CHAMAVA-SE JOSE PAULO E A SUA BISAVÓ ADELAIDE QUE ERA PRIMA DIREITA DO MEU BISAVO DOMINGOS.

O MEU PAI DANIEL E A MINHA TIA MARIA DE JESUS É QUE SABEM BEM COMO SAO OS ELOS DE LIGAÇAO.

DEPOIS VOLTAREI MAIS TARDE COM ALGUMA INFORMAÇAO QUE O MEU PAI ME DÊ.

UM ABRAÇO

MIGUEL PATACHO

Resposta

Link directo:

RE: origem da famila patacho

#250064 | Joa6462002 | 17 fev 2010 18:46 | Em resposta a: #250057

Olá Miguel!!

Muito obrigado pelas suas (preciosas) informações que me fazem "aproximar" mais um bocado dos primos Patacho. Confirmo que sou um dos filhos do Mário e sobrinho, neto e bisneto de todos os que referiu. Gostaria de poder perguntar todas estas questões directamente à minha família, mas acontece que da parte Ribeiro de Almeida (geração mais antiga, afinal aquela que me poderia dar informações mais substanciais) já morreram todos, uns precocemente e outros de repente, e por isso quando quis começar a indagar este meu ramo Patacho, já era tarde...

Por isso, caro Miguel, muito obrigado pelas informações e não hesite em enviar outras que entretanto venha a apurar que me serão, estou certo, super úteis.

Abraço amigo do primo João Ribeiro de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: origem da famila patacho

#250152 | patacho | 19 fev 2010 10:08 | Em resposta a: #225861

Estima Maria Isabel,

Por casualidades desta vida, efectivamente há relaçao entre os Sousa Teixeira e a Dª Leopoldina Augusta Ribeiro (Ferreira de Mattos).

O pai do Jose Sousa Teixeira (Candido de Sousa Teixeira) era pimo da Leopoldina. Mais dados se lhe interessa terei que preguntar ao meu pai, qe é neto da avó Leopoldina que sabe melhor essas ligaçes que eu.

Cumprimentos
Miguel Patacho de Matos

Resposta

Link directo:

RE: origem da famila patacho

#250162 | patacho | 19 fev 2010 16:03 | Em resposta a: #250064

Ola Joao,

Vou tentar indagar mais coisas sobre este tema. Posso-lhe adiantar que meu tio avo Joao Patacho construiu uma arvore geneológica até o cuatrisavo Antonio (1816) que o meu pai têm em seu poder. Vou fotocopiar e tentar scaniar para enviar-lhe, embora eu saiba que essa "arvore" apenas tem os nomes próprios (nao vem nenhum apelido), mas é melhor isso que nada.

Para isso vou precisar do seu e-mail

o meu é o mpatacho@terra.es.

Um abraço do seu primo Miguel Patacho

Resposta

Link directo:

RE: origem da famila patacho

#250181 | IsabelFont | 20 fev 2010 00:48 | Em resposta a: #250152

Caro Confrade
Miguel Patacho de Matos,

Que havia essa relação tenho a certeza porque o meu marido me disse; só que, ele próprio não sabe bem como, nem porquê! Muito embora se lembre das pessoas; você é filho do Dr. Daniel e de Dª Helena Patacho de Matos?
É que, salvo erro e se não me estou a enganar, o Pai do meu marido foi recebido pela família do Pai do Daniel (ou será que foi pelo avô do Daniel ?) quando eram miúdos e ele veio de Moçambique para cá para estudar. Não posso confirmar agora porque já é muito tarde para refazer estas perguntas.

Se por acaso me puder dizer onde posso obter um assento de baptismop de Dª Leopoldina Augusta Ribeiro (Ferreira de Matos) agradeço-lhe imenso - é que não sei a freguesia de nascimento/baptismo nem uma data aproximada de baptismo, muito embora talvez possa calcula-la.

Ficar-lhe-ei muito grata por esta informação; já agora pergunte também ao seu Pai se sabe como era o relacionamento com uma senhora - Maria Eduarda Ribeiro(?) que casou com um tea-maker suiço, salvo erro, em Moçambique! Acho que já faleceram.

Fico a aguardar o que me puder adiantar.
Obrigada pela sua mensagem e cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: origem da famila patacho

#250367 | Joa6462002 | 23 fev 2010 17:11 | Em resposta a: #250162

Muito obrigado, Miguel. Vou contactá-lo por essa via.

Abraço amigo

João Ribeiro de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: origem da famila patacho

#250368 | Joa6462002 | 23 fev 2010 17:11 | Em resposta a: #250162

Muito obrigado, Miguel. Vou contactá-lo por essa via.

Abraço amigo

João Ribeiro de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: origem da famila patacho

#250369 | Joa6462002 | 23 fev 2010 17:11 | Em resposta a: #250162

Muito obrigado, Miguel. Vou contactá-lo por essa via.

Abraço amigo

João Ribeiro de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: origem da famila patacho

#250946 | IsabelFont | 04 mar 2010 02:03 | Em resposta a: #250064

Olá João Ribeiro de Almeida,

Desculpem intrometer-me na vossa troca de informações (Miguel e João).
Pois a mim também me interessa exactamente o lado "RIBEIRO", pois se reparar numa mensagem que aqui deixei há já algum tempo, o que me interessa é conhecer a ligação entre
Dª Maria Eduarda Ribeiro ??? (que eu acho que era natural de Moçambique e que minha Mãe chegou a conhecer, quando lá viveu)
e a família Patacho, daqui de Portugal.

Se por acaso me puder dizer onde posso obter um assento de baptismo de Dª Leopoldina Augusta Ribeiro (Ferreira de Matos) agradeço-lhe imenso - é que não sei a freguesia de nascimento/baptismo nem uma data aproximada de baptismo, muito embora talvez possa calcula-la.

Ficar-lhe-ei muito grata por esta informação; já agora pergunte também ao seu Pai se sabe como era o relacionamento com uma senhora - Maria Eduarda Ribeiro(?) que casou com um tea-maker suiço, salvo erro, em Moçambique! Acho que já faleceram.

Fico a aguardar o que me puder adiantar.
Obrigada pela sua mensagem e cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: origem da famila patacho

#320270 | IsabelFont | 06 jan 2013 20:05 | Em resposta a: #250152

Olá Confrade Patacho (Miguel ?)!

Voltando á "vaca fria" como se costuma dizer, não sei se ainda anda por aqui ou se já concluiu o seu trabalho ?!!
Pois eu não concluí, infelizmente.
Depois desta data estive com o seu Pai - Daniel - em casa de João de Sousa Teixeira, mas verifiquei que afinal ninguém sabe como são primos.

Não sei se estudou o lado RIBEIRO, mas deixe-me perguntar-lhe se por acaso encontru um casal João Eduardo Ribeiro / Leopoldina Vieira dos Santos. Se estes nomes não lhe disserem nada, importa-se de perguntar ao seu Pai?
Acho muita coincidência o primeiro nome ser exactamente Leopoldina, que não tem nada a ver ( em termos de nome) com a avó de seu Pai: Leopoldina Augusta Ribeiro.

Mas há tantas coincidências nos nomes, como sejam o apelido Ribeiro e o nome próprio Leopoldina, que me faz suspeitar de um relacionamento qualquer.

Sabe por acaso, onde nasceu a avó de seu Pai Leopoldina?

Espero que veja esta mensagem e me possa responder, ok?
Obrigada desde já pela atenção
Maria Isabel

PS: O casal a que faço referência eram avós da vossa prima Maria Eduarda Ribeiro von Wartbug

Resposta

Link directo:

origem da famila patacho

#387925 | cm465202 | 29 dez 2017 19:13 | Em resposta a: #182524

A minha avó paterna chamava-se Berta Dionísia Patacho Marques. Era filha de um oficial do exercito de origem transmontana. (Bragança?) e de uma senhora cujo primeiro nome era Clara...

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 21:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen