Origem do nome «casa do mouro» em V. de Maçada

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Património

Origem do nome «casa do mouro» em V. de Maçada

#182362 | jose ribeiro | 28 jan 2008 17:25

O actual Centro Social de Vilar de Maçada, um dos melhores do distrito de Vila Real, está instalado num belíssimo solar barroco dos Pizarro Portocarrero, adquirido na década de 80 pela autarquia alijoense - na altura liderada pelo Dr.Aníbal Ferreira - a uma ordem religiosa a quem fôra doado pela D. Adelaide Campos, sua última proprietária.Este belo edifício de estilo barroco é conhecido por «casa do mouro» devido ao facto de ostentar por cima do brasão um busto com aspecto mourisco, com adaga e turbante, elemento esse que terá muito provavelmente um significado puramente ornamental, mas que que deu origem ao referido nome-casa do mouro. Aqui fica a informação. Bem hajam pelo vosso bairrismo e interesse pela nossa bela freguesia.Deixo um abraço a todos,José Ribeiro.

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome «casa do mouro» em V. de Maçada

#182379 | Fmaia | 28 jan 2008 19:40 | Em resposta a: #182362

Caro José Ribeiro

Últimamente tenho ido a Vilar de Maçada, a convite de um amigo, e, pude apreciar deveras, não só a casa dos Pizarro Portocarrero mas também a actual sede dos Correios (disseram-me ser o actual proprietário o pai do nosso Primeiro), a casa que foi da ex Câmara Municipal (já agora, da mãe do nosso Primeiro, metade) e uma pequena moradia que se situa num largo mais abaixo e que possui pedra de armas. Para além disto (ainda não vi com olhos de ver), uma paisagem magnífica. Felicito-o pela sua bela freguesia.

Cordiais cumprimentos,
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome «casa do mouro» em V. de Maçada

#182578 | jose ribeiro | 29 jan 2008 22:59 | Em resposta a: #182379

Caro Maia: Muito sensibilizado fico com a muito positiva apreciação da minha terra que, por coincidência, é tb/ a terra de raiz familiar- e de bilhete de identidade - do Zezito como ele é aqui carinhosamente tratado. Irá sair em Março um artigo meu na revista «Estudos Transmontanos» do Arquivo Distrital de Vila Real com mais elementos sobre a mesma. Se estiver interessado contacte-me de novo. Bem haja, José Ribeiro.

Resposta

Link directo:

RE: Origem do nome «casa do mouro» em V. de Maçada

#182586 | Fmaia | 29 jan 2008 23:29 | Em resposta a: #182578

Caro confrade José Ribeiro

É poer demais evidente que sou um apaixonado pelas terras além Marão.
Embora seja macaense de nascimento, beiraltino pelos ancestros e minhoto por adopção e de coração, não posso deixar de admirar as vossas belas terras durienses. Fiquei maravilhado, até porque existe uma semelhança com o interior beirão que me é muito caro.
É claro que vou aguardar o seu artigo. Além do mais, sou um apaixonado pelo interior esquecido e "devorador" de tudo quanto a ele diz respeito, mais a mais se tiver a ver com genealogia.

Cordiais cumprimentos,
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 09:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen