Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#182444 | JOÃO AZEVEDO | 29 jan 2008 09:45

Caros confrades,

Neste momento já fiz o levantamento deste nome de Azevedo, e encontro-me com 17 graficos de linhagem, incluindo o da minha família directa.
Gostaria de contactar alguem que tambem se interesse por este trabalho para trocarmos informações sobre este assunto-
Meu e-mail opessoal: azevedo_joao@yahoo.com

Com os meus melhores cumprimentos

Joáo Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#182448 | chartri | 29 jan 2008 10:08 | Em resposta a: #182444

Meu caro João Azevedo

Azevedo ha muitos

Veja os que eu tenho no livro que publlquei em : http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=182446

São da zona de Leiria.
Pode ver tambem a minha página

www.chartersdeazevedo.no.sapo.pt

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#182454 | JOÃO AZEVEDO | 29 jan 2008 10:32 | Em resposta a: #182448

Caro Chartri

Obrigadopela sua mensagem.
Quando voltar a Portugal irei à procura do seu livro e consultar mais a fundo o seu web site.

Os meus cumprimentos
J. Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#182471 | tmacedo | 29 jan 2008 12:36 | Em resposta a: #182444

Caro João Azevedo:

Ando à volta do entroncamento dum Manuel de Sequeira Ferraz, do Vidigal, donde era essa família. Este terá nascido cerca de 1720. Sendo solteiro teve duma Isabel da Fonseca e Silva, da Pesqueira, uma Maria de Sequeira, casada cerca de 1775 na Horta de Numão. Esta seria irmã ou sobrinha duma Teresa de Sousa, (casada com Manuel de Sousa) de Vilarouco (no baptismo dos filhos de Maria de Sequeira, Teresa de Sousa é dita tia). Nunca consegui entroncar aquele Manuel Sequeira Ferraz, nos Sequeiras Ferraz e Sequeira e Sousa, de Vilarouco.

Será que tendo estudado a freguesia, me poderá ajudar?
Ficar-lhe-ia agradecido.

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#182519 | JOÃO AZEVEDO | 29 jan 2008 16:33 | Em resposta a: #182471

Caro António Taveira

Creio que a minha ajuda neste momento vai ser pouca, mas encontrei nos meus graficos um João Nunes Sequeira nascido +-1728 no Vidigal, casado com Anna Costa nascida +- 1731 no Vidigal Que eram pais de José Nunes nascido +- 1753 e casado com Maria de Azevedo.
É o unico deste nome que consta nos meus arquivos.
Encontrei tambem uma Armanda de Souza nascida +-1731 em Vilarouco casada com José Vaz nascido +-1727, pais de José Miguel de Souza nascido +- 1752 em Vilarouco e casado com Anna Maria de Azevedo

O estudo que fiz de Vilarouco foi baseado nos Azevedos que encontrei e esta é a ajuda que posso dar.

Cumprimentos

J. Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#182538 | tmacedo | 29 jan 2008 17:50 | Em resposta a: #182519

Caro João Azevedo:

Muito obrigado pela sua disponibilidade.

Sem conseguir avançar e houver alguma ligação a Azevedos lhe comunicarei.

Cumprimentos.

António Taveira.

Resposta

Link directo:

Sousas, de Vilarouco

#182610 | jaboo | 30 jan 2008 03:19 | Em resposta a: #182444

Caro João Azevedo,

Do Vilarouco também tenho antepassados. Eu descendo de:

Antonia Maria de Sousa, batizada no Vilarouco a 20.1.1742, filha de Francisco de Sousa, de Fontelo e sua mulher Ana da Costa (ou Fernandes), de Vilarouco onde casaram a 15.10.1732; neta paterna de outro Francisco de Sousa, natural da Quinta da Lama Redonda, Toes e sua mulher Maria do Rosário, de S. Martinho de Goujoim; neta materna de Domingos da Fonseca Bigote e sua mulher Ana da Costa, ambos de Vilarouco onde esta ultima faleceu a 3.8.1728.

Antonia Maria de Sousa era minha 6a avo, casada com José Antonio Ferreira Pinto, seu segundo marido, natural de Penela da Beira onde foi batizado a 28.12.1741, filho de Nicoulau Ferreira e Teodora Ferreira Pinto, ambos de Penela.

Tem alguma noticia sobre esses meus ancestrais?

Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#182611 | jaboo | 30 jan 2008 03:35 | Em resposta a: #182444

Caro João Azevedo,

Quando consultei (pouco!) os paroquiais de Vilarouco, encontrei os seguintes Azevedos de Vilarouco, cujos descendentes casaram com familiares meus. Por isso aqui ficam:

*José de Azevedo, nascido c.1720 cc Josefa Pereira de Cedovim, pais de:
1- Angélica Teresa de Azevedo cc José Bernardo Martins, de Valongo dos Azeites, filho de Antonio Martins e Maria Mendes. Batizaram pelo menos os seguintes filhos no Vilarouco:
1.1- José Antonio, b.2.8.1775
1.2- Manuel José, b.12.9.1776
1.3- Josefa Maria, b.3.6.1780

**José Antonio de Azevedo, nascido c.1780 cc Maria Bernarda, pais de:
1- Antonio Bernardo da Fonseca cc Maria Tomásia, filha de Bernardo José Nunes de Sobral e Barbara Genoveva (b.1.5.1779), neta paterna de Antonio Nunes e Luisa de Sobral, todos de Vilarouco, neto materno de José da Fonseca Bulha, batizado em Penela da Beira a 7.1.1751 e sua mulher Maria Teresa de Carvalho, de Vilarouco. Batizaram pelo menos os seguintes filhos no Vilarouco:
1.1- Aurora da Assunção, n.14.5.1830
1.2- Margarida de Jesus, b.1.4.1832
1.3- Maria n.19.6.1837

***José Antonio de Azevedo, nascido c.1770 cc Maria Joaquina, pais de:
1- Ana Tomásia cc José Antonio Escolástico, nascido em Povoa de Penela a 10.11.1798, filho de Manuel Antonio Simão e sua mulher Jacinta Maria da Costa Cascuda, ambos da Povoa; neto paterno de Manuel Simão, da Povoa e Maria Escolástica, de Vilarouco, neto materno de Manuel da Costa Cascudo, da Povoa e Ana Luzia de Soveral, de Pereiros. Tiveram pelo menos a seguinte filha no Vilarouco:
1.1- Maria Joaquina, n.7.4.1821


Espero que ajude! Talvez venha completar o seu trabalho .. ou não!

Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#182619 | JOÃO AZEVEDO | 30 jan 2008 10:10 | Em resposta a: #182611

Caro Jaboo

Agradecido por todos os elementos que me mandou. Todos eles têm lugar no trabalho que estou a fazer, apesar de nenhum deles ter ligação com a minha família. Esta deriva de um Bernardo Lemos nascido em Espinhosa que é o meu 7º avó.
Sobre os nomes que me mandou posso dar-lhe mais alguns elementos que talvez lhe façam falta.
* José de Azevedo cc Josefa Pereira
além da Angelica Teresa de Azevedo tiveram mais um filho Francisco de Azevedo n+- 1758 em Vilarouco casado com Maria Antónia da Graça n +-1761 que era filha de Domingues Fernandes n +- 1736 e de Antónia Maria Brigida n +- 1739 estes dois naturais de Vale - S. Tiago da Pesqueira.

** Aurora da Assumpção - única que consta em todo o meu trabalho
topei com um assento de casamento dela com António Manoel da Fonseca Aranda, filho de Francisco Manoel da Fonseca e de Josefa Luiza
~ Pais da Aurora eram: Maria Thomazia e António Bernardo.
Neta materna de José António de Azevedo e Maria Bernarda
Ainda não tenho o seu assento de baptismo

***Anna Thomazia n 1793
Filha de José António de Azevedo +- 1758 e de Maria Joaquina da Fonseca +- 1766 naturais do Vidigal e 2º casamento de José António de Azevedo
Neta paterna de Manoel António de Azevedo +- 1733 do Vidigal e de Maria José +-1739 de Lavandeira.
Neta materna de Gaspar da Fonseca +- 1741 do Vidigal e de Sebastianna Clara Maria +- 1744 do Vidigal

Espero que este dados o possam ajudar no seu trabalho.

No caso de querer mandar ficheiros maiores aqui vai o meu e-mail pessoal:
azevedo_joão@yahoo.com

Cumprimentos
J. Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Sousas, de Vilarouco

#182847 | JOÃO AZEVEDO | 31 jan 2008 06:46 | Em resposta a: #182610

Caro João

Sei que tenho nos meus graficos diversos Sousas, de memória creio que todos de Vilarouco, mas no entanto tem que me dar algum tempo para rever todos os nomes que tenho em lista.

Mando-lhe tudo o que tenho sobre os Sousas de Vilarouco.

cumprimentos João Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#182850 | jaboo | 31 jan 2008 06:58 | Em resposta a: #182619

Caro João de Azevedo,

Sim obrigado pelo complemento.

Eu tenho antepassados nas aldeias todas daquela região, incluindo Espinhosa (Costas), Vilarouco (Sousa, Fonseca, Costa), Povoa de Penela (vários apelidos), Trevoes (Soveral), Penela da Beira (muitos apelidos), Valongo dos Azeites (Correia de Carvalho, Mendes, Ferreira, Basto), Paredes da Beira (Azevedo) etc etc .. Se tiver antepassados por ai, seria bom trocarmos dados ... talvez a gente tenha antepassados em comum!

JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#182951 | JOÃO AZEVEDO | 31 jan 2008 17:25 | Em resposta a: #182850

Caro João Braz

Tal como prometi aqui vão os ultimos Souzas de Vilarouco dos quais tenho elementos:

- Isabel Bento de Souza n. +-1746 casada com José António de Moraes n. +-1743, filha: Thereza de Jesus n. +- 1768 casada com Manoel José de Azevedo n. +- 1765

- Vicente de Souza Coutinho e Azevedo n. +- 1733 casado com Angelica Maria de Azevedo n. +- 1736, filha: Maria Thereza de Souza Coutinho e Azevedo casada com Dr. António Pacherco de Azevedo, filho: Miguel António de Souza Coutinho e Azevedo

- José Manoel Lopes de Souza n. 1790, casado com Maria de S. José n. 1793, filha:
Maria do Carmo casada com Luiz António Maria de Azevedo

- Thereza de Souza n. +- 1754, casada com José da Costa n. +- 1751, filho: Francisco António da Costa n. 1776 casado com Maria Joaquina cujos pais eram: José Nunes n. +- 1753 e Maria de Azevedo n. +- 1745

Pode ser que depois da minha próxima visita ao ADV lhe possa dar mias algum pormenor, mas terá que esperar at Abril deste ano.

Cumprimentos
J. Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#183051 | JOÃO AZEVEDO | 01 fev 2008 09:39 | Em resposta a: #182850

Caro João Braz

Tenho diversos Fonsecas no meu trabalho que vou compilar para lhe mandar.

Cumprimentos

J. Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#183210 | fefa41 | 01 fev 2008 23:06 | Em resposta a: #182619

Boa noite

Por E-mail pessoal, enviei um pedido que muito agradeço uma resposta.Espero não ter abusado da sua paciência.

Cumprimentos

Fernando Azevedo.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#183256 | JOÃO AZEVEDO | 02 fev 2008 11:09 | Em resposta a: #183210

Caro Fernando Azevedo


Já dei resposta ao seu e-mail.
Tal como llhe disse tem que dar mais detalhes, porque todo o meu trabalho está ligado a Vilarouco.

cumprimentos

J. Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#183275 | JOÃO AZEVEDO | 02 fev 2008 15:04 | Em resposta a: #182850

Caro João Braz

Tal como prometi aqui vai os Fonsecas que tenho no meu trabalho de Vilarouco:

- Isabel da Costa da Fonseca n. +-1731, casada com Manoel de Azevedo n. +-1728, filhos:
Francisco de Azevedo n +-1753
Manoel de Azevedo n.+-1755
José de Azevedo n. +-1758

- Jerónimo da Fonseca n. +-1755, casado com Rosa Maria de Azevedo n.+-1758
Filhos:
António Manoel da Fonseca 1780
Thereza Angelica da Fonseca 1782
Clemencia Ritta da Fonseca 1785
Vicente José da Fonseca 1787
Manoel António da fonseca 1794

- Estalisnao da Fonseca n+-1730 casado com Isabel Francisca Alves n.+-1733
filho: Jeronimo da Fonseca n.+-1755

- José Manoel da Fonseca Pinto n.+-1767 casado com Josefa Maria n.+-1770
Filho: João António da Fonseca n.1792 casado com Clemencia Ritta da Fonseca 1785 , filho: José António da Fonseca 1817

- Maria da Fonseca n.+-1729 casada com João de Azevedo n.+-1726 (Vidigal) Filhos:
Manoel José de Azevedo n.+- 1751
António José de Azevedo n.+-1760~1811
Maria Thomazia de Azevedo n.+-1758
Anna Maria de Azevedo n.+-1756
José António de Azevedo n.+- 1765
Thereza Angelica de Azevedo n.+-1763~1820
João de Azevedo - morreu1783

- Thereza Maria da Fonseca n.+-1766 casada com João Nunes n.+-1763 filho: Luis António Nunes n.+-1763

- Francisco Manoel da Fonseca n.+-1801 casado com Josefa Luiza n. +-1811 filho:
António Manoel da Fonseca Aranda

- Gervazio de Sousa casado Helena Maria filho:
José Bernardo da Fonseca n.+-1790 casado com Maria Angelica de Azevedo n.1793

- Maria joaquina da Fonseca Dada como de pais incognitos e casada com António Manoel n. 1783 (pais e avós Azevedos)

- Maria da Fonseca (Trevões n.+-1739~1805 Vidigal) casada com Antonio Fernandes N. (Vale-S.T. da Pesqueira) +- 1736, filha:
Anna Maria Joaquina da Fonseca n.+-17651~1785 casada com José António de Azevedo n.+-1758

- Gaspar da Fonseca (Vidigal) n.+-1741 casado com Sebastianna Clara Maria n. +-1744, filha:
Maria Joaquina da Fonseca n.+-1766 - 2º casamento de José António de Azevedo n.+-1758

- Maria Luiza da Fonseca (Azevo) n.+-1720 casada com Manoel Moutinho de Azevedo n.+.1717 (Vilarouco), filho:
Bernardo Moutinho de Azevedo n. +-1742 casado com Anna Maria Coelho da Fonseca filha de Henriques Manoel n. +-1720 e de Anna Maria da Fonseca n.+.1723

De momento é tudo o que tenho em meu poder porque todo o material de fotocópias está em Portugal. Espero que o ajude nas suas pesquisas.

Cumprimentos

J. Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#183344 | jaboo | 03 fev 2008 00:55 | Em resposta a: #183275

Caro João Azevedo,

Para a sua informação, ficam aqui dados complementares sobre alguns Fonseca de que me deu noticia:

Estanislao da Fonseca casado com Isabel Francisca Alves também foram pais de:
1- José da Fonseca cc Josefa Maria, de Vilarouco filhade Antonio de Almeida de Valongo dos Azeites e Ana Maria da Fonseca, de Vilarouco. Cg em Vilarouco


Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#183458 | JOÃO AZEVEDO | 04 fev 2008 06:17 | Em resposta a: #183344

Caro João Braz

Obrigado pelas suas informações.

Como parece que tem bastantes informações sobre Penela, será que tem algo sobre Alvaro (Manoel) Pereira de Launda n.+-1797 casado com Maria Joaquina ambos de Penela e meus 4ºs. avós

Cumprimentos

João Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#183460 | jaboo | 04 fev 2008 06:42 | Em resposta a: #183458

Caro João Azevedo,

Tem a certeza que é Alvaro (Manoel) Pereira de Launda? Deve ser má leitura do assento. Eu penso que deve ser Alvaro Pereira de Lacerda Peixoto de Carvalho e sua mulher Maria Joaquina Dioga de Carvalho, pais de pelo menos Gregorio Ayres, Albina Rosa da Piedade (casada e com filhos em Vilarouco de Luis de Figueiredo) e de Fortunata.

Se forem esses, então sim tenho muita coisa! Contacte-me por e-mail: joaobraz_2000@yahoo.com

Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#183552 | jaboo | 04 fev 2008 18:33 | Em resposta a: #183458

Caro João Azevedo,

Então afinal ainda somos parentes pois a Maria Joaquina Dioga de Carvalho, sua antepassada, era neta de um antepassado meu (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=328489). Depois logo a noite, envio o que tiver sobre esses seus antepassados!

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#183948 | JOÃO AZEVEDO | 07 fev 2008 06:07 | Em resposta a: #183256

Caro Fernando

Não há problemas acerca do seu pedido.
Como o meu trabalho está restricto ao Distrito de Viseu e os seus ancestrais são da zona de Leiria, acho que a pessoa mais indicada para o ajudar é Chartri. Pode encontrar a sua ligação no inicio deste forum.

cumprimentos

J.Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#184074 | JOÃO AZEVEDO | 08 fev 2008 06:58 | Em resposta a: #182444

Caros confrades

Estou à procura de descendentes de meu tio-avô Casimiro d'Azevedo nascido no Vidigal/Vilarouco em 1872.
Acerca dele só ainda encontrei o seu assento de batismo, sem mais nenhuma informação.
Se alguem tem algum detalhe agradecia imenso.
cumprimentos
João Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#184078 | Nelita | 08 fev 2008 09:22 | Em resposta a: #184074

Caro João:

não posso ajudar, não tenho este nomes.
Se aparecerem envio notícias.
Tente o Arquivo de Viseu, pode ser que esteja lá a certidão de óbito.
Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#184082 | JOÃO AZEVEDO | 08 fev 2008 09:54 | Em resposta a: #184078

Cara Nelita

O meu projecto vai ter que hibernar por mais alguns meses, pois só vou a Portugal em Abril.
No entanto estou a preparar todo o meu futuro trabalho no ADViseu e em Lamego.

Vou continuar a ler todos os elementos que vai trocando com o João Braz, pode ser que veja qualquer coisa para o meu trabalho.

Muito agradecido por todos os elementos que me mandou.

cumprimentos

João Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#184264 | Nelita | 09 fev 2008 22:57 | Em resposta a: #184082

Caro João:

Envio mais uns dados, que espero lhe sejam úteis, mas de Vilarouco, não me aparecem muitos.

Este é de Espinho, S. João da Pesqueira

Manuel Veiga, filho de António José e de sua mulher Maria Fernandes, casou em Várzeas a ( 20/10/1758) com Mariana da Fonseca, filha de Manuel da Costa e de sua mulher Maria Ribeira, de Várzeas.
Padrinhos:
Manuel Veiga, tio do noivo, de Espinho e Luísa Ribeira, de Varzeas.
No baptismo de uma filha (1769) a mãe em vez de Mariana da Fonseca é Mariana da Costa Ribeira

Tenho que verificar mais uns documentos e enviarei mais dados, se encontrar.
O João Braz estuda famílias ligadas à minha família e das mesmas freguesias e por isso tenho dados comuns ou que interessam ao trabalho dele, pois quanto mais completo ficar, mais eu sei sobre os meus ascendentes.
Mas estou num interregno de um trabalho em que participo e tenho tido um bocado de tempo.
Quando retomar o estudo tenho, não digo que moderar estas participações, pois não tenho tempo para reler documentos e informação reunida ao longo de muitos anos e qure representa milhares de horas de pesquisa e esforço.
Tenho algumas coisas das freguesias da Pesqueira, meu concelho, mas não são assentos paroquiais. Necessito deles para os meus trbalhos. Se ao desenvolver esse trabalho me aparecer algo sobre Vilarouco, envio.
Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#184305 | JOÃO AZEVEDO | 10 fev 2008 07:45 | Em resposta a: #184264

Cara Nelita

Muito agradecido pelos dados enviados.

De momento todas as minhas dúvidas são em relação à freguesia de Vilarouco. Duvidas essas que posso tirar a limpo com a minha próxima ida ao ADViseu e à Câmara Eclesiástica de Lamego.
Não esteja a perder o seu precioso tempo à procura de elementos para mim. Se durante as suas pesquisas encontrar alguma coisa, então tudo bem.
Tal como lhe disse no início estou a fazer o levantamento de todos os Azevedos da freguesia de Vilarouco, por isso todos os meus dados mesmo de outras pessoas estão ligados com este nome.
Se a Nelita precisar de alguma coisa que eu tenha é ´s dizer.
Vou continuar a seguir toda os seus contactos com o João Braz. Pode ser que encontre qualquer coisa.
Para quando é que a sua obra será publicada???
Cumprimentos

J. Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#184306 | Nelita | 10 fev 2008 08:08 | Em resposta a: #184305

Caro João:

Certamente um dia isso irá acontecer e comunicarei.
Mas este trabalho, também moroso, será sobre Mortalidade, no âmbito da Demografia Histórica.
Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#184691 | JOÃO AZEVEDO | 13 fev 2008 09:09 | Em resposta a: #184306

Cara Nelita

Por acaso sabe alguma coisa de António de Aguiar n.+-1738 em Paredes casado com Maria da Costa n. +-1738 em Paredes, filho:
Andre José de Aguiar.

Consta no meu trabalho como fim de linha de um dos meus graficos.

Agradecido de antemão

cumprimentos

J. Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#184796 | Nelita | 14 fev 2008 08:23 | Em resposta a: #184691

Caro João:

No meu trabalho sobre o Castanheiro, faltam-me quase todos os dados de Paredes, pois não estudei os paroquiais dessa freguesia.
Vou enviar-lhe as pessoas que me aparecem com esse sobrenome, oriundas de Paredes. Pode ser que relacinando com os dados que tem chegue a alguma conclusão.
Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#184803 | Nelita | 14 fev 2008 09:40 | Em resposta a: #184796

Caro João:

Bartolomeu, nasceu na freg. de Várzeas a (30/8/1700), filho de João de Aguiar, natural de Paredes e de Isabel de Afonseca, natural de Várzeas.
Padrinhos:
João Alvares e sua irmã Maria de Távora, filhos de Manuel Alvares, naturais de Várzeas.
Filho:
Manuel, n. a (29/8/1726), filho de Bartolomeu de Aguiar e de Maria da Costa, neto paterno de João de Aguiar e de Isabel de Afonseca e neto materno de José da Costa e de Maria de Basto, de Várzeas,
Padrinhos:
Manuel de Sousa Rebelo e sua irmã Clara, filhos de Paula de Sequeira.

Salvador, n. a (19/1/1705), b. em perigo de vida.

António de Aguiar, filho de João de Aguiar, de Paredes e de Isabel de Afonseca ou da Fonseca, já defuntos, casa na Vila de Várzeas, a (23/6/1753), com Brigída Maria de Sousa, viúva de José Alvares, filha de António Fernandes Monteiro, de Várzeas, já defunto e de sua mulher Luísa de Sousa, natural do Pereiro.
Padrinhos:
Manuel de Sousa Rebelo e sua mulher Dona Maria Clara.
Nota:
O 1º matrimónio de Brígida foi a (22/1/1747) com José Alvares de Aguiar, natural de Paredes, filho de Luís Alvares e de sua mulher Mariada Costa.

Espero que saiba localizar estes nomes.
Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#184807 | Nelita | 14 fev 2008 10:34 | Em resposta a: #184796

Caro João:

Bartolomeu, nasceu na freg. de Várzeas a (30/8/1700), filho de João de Aguiar, natural de Paredes e de Isabel de Afonseca, natural de Várzeas.
Padrinhos:
João Alvares e sua irmã Maria de Távora, filhos de Manuel Alvares, naturais de Várzeas.
Filho:
Manuel, n. a (29/8/1726), filho de Bartolomeu de Aguiar e de Maria da Costa, neto paterno de João de Aguiar e de Isabel de Afonseca e neto materno de José da Costa e de Maria de Basto, de Várzeas,
Padrinhos:
Manuel de Sousa Rebelo e sua irmã Clara, filhos de Paula de Sequeira.

Salvador, n. a (19/1/1705), b. em perigo de vida.

António de Aguiar, filho de João de Aguiar, de Paredes e de Isabel de Afonseca ou da Fonseca, já defuntos, casa na Vila de Várzeas, a (23/6/1753), com Brigída Maria de Sousa, viúva de José Alvares, filha de António Fernandes Monteiro, de Várzeas, já defunto e de sua mulher Luísa de Sousa, natural do Pereiro.
Padrinhos:
Manuel de Sousa Rebelo e sua mulher Dona Maria Clara.
Nota:
O 1º matrimónio de Brígida foi a (22/1/1747) com José Alvares de Aguiar, natural de Paredes, filho de Luís Alvares e de sua mulher Mariada Costa.

Espero que saiba localizar estes nomes.
Cumprimentos
Nelita

Agora em que acreditar?

António de Aguiar, viúvo de Brígida de Sousa, filha de António Monteiro e de Luísa de Sousa, filho de Manuel de Aguiar, de Paredes da Beira e de sua mulher Catarina Guedes casa na Vila de Várzeas a (8/9/1756) com Maria de Sousa, filha de António Rebelo e de Maria de Sousa, de Várzeas.
Padrinhos:
Dr. Manuel de Sousa Rebelo e sua mulher Dona Maria Clara.
Padre António Botelho

Afinal de quem é filho António de Aguiar?
Não tenho elementos que me permitam chegar a uma conclusão.
Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#184898 | JOÃO AZEVEDO | 15 fev 2008 06:20 | Em resposta a: #184807

Cara Nelita

Agradecido por os dados enviados, vamos a ver se os consigo entroncar, pois creio que o António de Aguiar que eu necessito não é o mesmo que a Nelita me manda. porque o nome da esposa não coincide.
Vamos a ver o que posso fazer.

Cumprimentos

João

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#186521 | Nelita | 28 fev 2008 13:13 | Em resposta a: #184898

Caro João:

A Quinta do Vilarouco a que se refere não é Quinta de Viernes, mas Quinta de Vieiros, que realmente existui no Vilarouco e ainda existe hoje, embora dividida em parcelas e portanto, já não como Quinta, no exacto sentido do que o termo significa no Alto Douro.

Pertenceu a António de Azevedo Coutinho e Pacheco, casado com Dona Maria Teresa, da "Nobre Casa e Quinta dos Vieiros". A Casa ainda existe!

António de Azevedo Coutinho e Pacheco, foi pai de Miguel António de Azevedo Coutinho Pacheco e avô do Conego António Aires Pacheco, "que fez as exéquias do Rei D. Carlos.
Tudo isto é mais Vidigal, do que Vilarouco, o que poderá confirmar.

Informações dadas por Senhor da Casa do Adro, Corte Real, Solar da sua família, que hoje é Turismo de Habitação.

Corte Real tem publicada uma Monografia do Vilarouco que eu ainda não conheço, mas que lhe pode ser enviada.
Se colocar na Internet "Vilarouco" vê a Casa deste senhor.
Cumprimentos
Nelita.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#186612 | JOÃO AZEVEDO | 29 fev 2008 06:43 | Em resposta a: #186521

Cara Nelita

Muito agradecido por toda esta informação. Portanto a leitura do nome da quinta foi erro meu.
Ontem encontrei no mapa de Vilarouco a R. dos Vieiros.
Acerca da Monografia de Vilarouco, tenho esse livro autografado pelo sr. Corte Real que conheço pessoalmente, e em casa de quem já estivei. O livro infelizmente ainda não o li, pois deixei-o em Portugal.
A capela do cónego António Ayres Pacheco ainda existe no Vidigal.
Alguns Corte-Real foram padrinhos de alguns Azevedos em Vilarouco.

Cumprimentos

J. Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#187375 | JOÃO AZEVEDO | 08 mar 2008 07:11 | Em resposta a: #186521

Cara Nelita

Ainda sobre esta quinta: Nos 4 assentos que copiei os nomes estão um pouco modificados, mas creio que são as mesmas pessoas.
Dr. António Pacheco de Azevedo era filho de Capitão António Pacheco da Fonseca Thomaz Coutinho e Azevedo e de Maria da Cunha Teixeira, casado com Maria Thereza de Sousa Coutinho e Azevedo filha de Vicente de Souza Coutinho e Azevedo e de Angélica Maria de Azevedo,foram pais de:
Manoel António de Azevedo
Miguel António Souza Coutinho e Azevedo
mais 2 filhas que morreram com pouca idade.

Cumprimentos

J. Azevedo

Resposta

Link directo:

Arcozelo

#188655 | JOÃO AZEVEDO | 17 mar 2008 07:37 | Em resposta a: #184264

Cara Nelita

Estive estudando mapas da região para tentar encontrar esta povoação.
1 - Arcozelo - concelho de Gouveia
2 - Arcozelo - concelho de Lamego

Há mais mas são mais distantes de Vilarouco. Por isso estou mais inclinado sobre estas duas hipóteses.

cumprimentos

J. Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Arcozelo

#188667 | Nelita | 17 mar 2008 11:00 | Em resposta a: #188655

Caro João:

Arcozellos, era o nome de uma povoação no Bispado de Lamego, que constava de dois lugares, Arcozello da Torre e Arcozello do Cabo, cujo Orago era Nossa Senhora de Entre Vinhas, situada num Vale muito fértil e que em1757, tinha 152 fogos.
O Cura, era apresentado pelo Reitor de Vila da Rua.

Hoje, Arcoselo.

Espero que ajude.
Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Arcozelo

#188771 | JOÃO AZEVEDO | 18 mar 2008 05:55 | Em resposta a: #188667

Cara Nelita

As suas informações são sempre benvindas. Muito agradecido

Cumprimentos

J. Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#188958 | beda | 19 mar 2008 22:58 | Em resposta a: #182444

olá, meu nome é Icléa Mara,nascida e moradoraem Curitiba,estou começando
a pesquizar a genealogia Azevedo, os dados qye tenho são muito poucos,como segue
-Alvaro da Silva Azevedo,nascido no Rio de Janeiro em abril de 1884,falecido em
Curitiba no ano de 1957,casado com Donaide de Azevedo, tendo filho Lourival
Azevedo.
nome do pai:Manoel José da Silva,dito por contarem que ele tinha 02 irmãs que
mor
avam noRio de Janeiro,e era tio de Raul Brito de Azevedo.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#189039 | JOÃO AZEVEDO | 20 mar 2008 15:43 | Em resposta a: #188958

Cara Beda

Todos os dados que apresenta são bastante vagos para a poder ajudar.

Eu não tenho nenhuma informação sobre o Brasil, todo o meu trabalho é sobre a freguesia de Vilarouco, concelho de S. João da Pesqueira, Distrito de Viseu.

Se por acaso algum dos seus avoengos fôr desta área concerteza que ajudarei.

cumprimentos

J. Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#189217 | JOÃO AZEVEDO | 22 mar 2008 12:50 | Em resposta a: #184078

Cara Nelita

Votos de uma boa Páscoa

J. Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Sousas, de Vilarouco

#189219 | JOÃO AZEVEDO | 22 mar 2008 12:54 | Em resposta a: #182610

Caro João

Votos de uma boa Páscoa

cumprimentos

J. Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#189360 | beda | 24 mar 2008 02:09 | Em resposta a: #189039

caro João,
quero agradecer pela sua atenção.
Icléa Mara

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#189781 | Nelita | 27 mar 2008 09:46 | Em resposta a: #184305

Caro João:

Encontrei um testamento que lhe deve ser útil.

Vilarouco/Vidigal

O Padre António José de Sousa e o Padre José António de Sousa, ambos do Lugar do Vidigal...,
Bens de Alma e Bens Temporais.

- Cristãos...
-Quando qualquer dos Testadores falecer, querem que o seu Testamenteiro...
- Ofício de Corpo Presente
-Que os seus corpos sejam sepultados com menos pompa que possa ser.
-100 missas por cada um, por sua Alma.
-5 missas, pelas "tenções" de cada um.
Bens Temporais:
Se o Padre António José de Sousa, morrer primeiro que seu irmão, Padre José António de Sousa, deixa a este o terço dos seus bens..., (igual do outro irmão).
-Nomeiam para testamenteiro um ao outro. foi escrito por Francisco Xavier de Almeida. Assinam.
Auto de Aprovação: (8/9/1839), no Lugar do Vidigal a casas dos Reverendos António José de Sousa e José António de Sousa, aonde eu, António Joaquim Lopes Monteiro, Escrivão proprietário do Juíz Presidente da freguesia do Volarouco vim..., perante as testemunhas abaixo assinadas...foi-me entregue o testamento "de mão comum", escrito por letra do Doutor Francisco Xavier de Almeida Sá e Meneses, do Lugar do Vilarouco...
Assinam:
O Regedor, José Luís de Freitas
O Secretário, Francisco Manuel da Fonseca Aranda
António José de Sousa
José António de Sousa
Aprovado em (18/9/1839)

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#189875 | JOÃO AZEVEDO | 27 mar 2008 18:24 | Em resposta a: #189781

Cara Nelita

Mais uma vez agradecido pelas suas informações.

Estou quase de partida para Portugal. Na segunda semana depois da minha chegada vou a Viseu e a Lamego. Se tudo correr bem espero ter um dia para ir a Braga com a minha mulher e a minha irmã que me vão acompanhar.

Mande-me por favor a morada da sua livraria pois terei muito gosto em a visitar.
Este é o meu mail: azevedo_joao@yahoo.com.

Cumprimentos

J. Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#189878 | Nelita | 27 mar 2008 18:45 | Em resposta a: #189875

Caro João Azevedo:

Será um prazer conhecê-lo, assim como à sua família. Na semana da Páscoa também estive no Arquivo de Lamego com o João Braz.
Na Livraria está mais o meu marido Fernando Ferreira dos Santos e, por vezes um dos meus filhos, José António de Almeida Santos.
Livraria Fernando Santos
Rua dos Chãos, 121
Braga

Resposta

Link directo:

RE: Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#189931 | JOÃO AZEVEDO | 28 mar 2008 06:17 | Em resposta a: #189781

Cara Nelita

Agradecido pelo endereço, farei todos os possíveis para lá ir. Já tinha estranhado de ultimamente não ver mensagens suas e do João Braz.

Sobre as pessoas do testamento que me enviou:

António José de Souza n.1777
José (eu tinha-o como João) António de Souza n.1787
irmãos: Joanna Perpétua de Souza n. 1780
Francisco António de Souza n. 1783

Filhos de: José Miguel de Souza n.+-1752
Anna Maria de Azevedo n. +-1754

Netos paternos de: José Vaz n.+-1727
Armanda de Souza n.+-1727

Netos maternos de: Domingos de Azevedo n.+-1727 em Macieira
Bernarda de Azevedo n.+-1730

Tirando Domingos de Azevedo tenho as restantes pessoas todas como de Vilarouco.

Não sei se estes detalhes a ajudam no seu trabalho mas espero que sim.

Cumprimentos

J. Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Sousas, de Vilarouco

#191078 | jaboo | 04 abr 2008 16:17 | Em resposta a: #189219

Caro João Azevedo,

Desculpe pelo atraso da resposta mas so agora voltei de férias. Espero também que a sua Pascoa tenha sido boa.
Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Sousas, de Vilarouco

#191157 | JOÃO AZEVEDO | 05 abr 2008 07:58 | Em resposta a: #191078

Caro João

Soube pela Nelita que estiveram em Lamego. Espero que a pesquisa tenha sido fertil.

Hoje vou regressar a Portugal durante um mês e vou a Viseu e Lamego, ver se consigo mais algumas informações para o meu trabalho.

Cumprimentos
J. Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Sousas, de Vilarouco

#191159 | Nelita | 05 abr 2008 08:39 | Em resposta a: #191157

Caro João Azevedo:

Espero que a viagem para Portugal seja boa. Durante a próxima semana vou estar por terras do Douro. Penso, se possível, ir novamente a Lamego. Se passar em Castanheiro do Sul, devo estar na minha Quinta do Enxameio. Basta perguntar por Fernando Santos.
Vou levar o computador e por isso pode comunicar. Já enviei algumas informações para Filipe Pinheiro de Campos, mas de Nagoselo.
Se houver troca de informação os trabalhos ficam mais ricos.
Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Sousas, de Vilarouco

#202852 | JoAz | 10 jul 2008 15:51 | Em resposta a: #191159

Caros Confrades

Reabro este tópico com a seguinte pergunta.

Tenho diversos padres com o apelido de Azevedo e não encontrei as inquirições de génere deles, nem no Arq. Dist. de Viseu e tãopouco no Arquivo da Diocese de Lamego, Aonde me posso dirigir para encontrar esta matéria???

Agradeço de antemão qualquer ajuda neste sentido

Cumprimentos
João Azevedo

Resposta

Link directo:

Almeida, Vilarouco

#216502 | jaboo | 28 dez 2008 03:30 | Em resposta a: #202852

Caro João,

Tem alguma noticia (filiação?) de D.Maria Ludovina de Almeida natural de Vilarouco casada em Varzeas de Trevoes a 4.10.1824 com João Cardoso Ferreira?

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#356379 | helenavidigalpais | 01 abr 2015 19:14 | Em resposta a: #182444

Carissimos
Sou bisneta de Joaquim Vidigal Pais,nascido em Erra.
Fiz uma pesquisa e descobri que Anastacia Vidigal Pais, filha de Diogo Vidigal Pais, eram meus familiares.
Tenho conhecimento de que o meu avô se chamava Pedro Machado Monteiro de Lis Salgado de Paiva Raposo Vidigal Pais de Caria, e com a instauração da República foram retirados todos os apelidos à família.
Ainda, sou prima do nosso querido arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles, à qual me orgulho bastante.
Tenho alguns assentos de casamento e de óbito, fotocopiados da Torre do Tombo, que comprovam a junção desses apelidos, mas gostava de saber mais.
Obrigada

Resposta

Link directo:

Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#405698 | didbor | 23 jul 2018 12:13 | Em resposta a: #182444

Caro João Azevedo,
Tenho um antepassado Manuel de Azevedo nascido em Vilarouco a 21/01/1732, filho de Manuel de Azevedo (Vilarouco) e Maria Vas Ramalho (Vidigal).
Ele foi Padre e oficiou en Almendra, VN de Foz Côa, pelo menos 40 anos, onde teve filho(s) com Teresa Afonso de Castelo Melhor.
Será que possa ter algumas informações sobre este Manuel de Azevedo?
Obrigado
Com os melhores cumprimentos,
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

Familia Azevedo - Vidigal/Vilarouco

#442169 | didbor | 22 jul 2022 09:51 | Em resposta a: #182444

Caros,
Venho juntar a este tópico, os meus dados recentes sobre os Azevedo de Vidigal e Vilarouco, de São João da Pesqueira:

I. António de Azevedo, natural de Vidigal, casou com Maria Fernandes de Vilarouco, e foram pais de:

II.1 Ana de Azevedo de Almeida, natural de Almendra onde casou a 14/10/1718 com João Pereira de Carvalho, filho de Paulo de Carvalho e Maria Pereira, ambos de SJ da pesqueira. Foram pais de:
1. António Machado de Azevedo.
2. Ana de Almeida.

II.2 Padre Manuel de Azevedo, natural de Vilarouco ou Almendra. Estudou Cânones na Universidade de Coimbra, Bacharel em 1710. Foi padre em Almendra pelo menos de 1696 até 1752. Com Teresa Afonso Quelho, natural de Castelo Melhor, tiveram:

III.1 Isabel Afonso de Azevedo, provávelmente natural de Castelo Melhor onde deve ter casado com Manuel Francisco da Seca, natural de Urros e filho de José Francisco da Seca e Maria dos Reis, ambos naturais de Urros de Torre de Moncorvo, onde tiveram descendência.

III.2 Manuel de Azevedo Quelho, natural de Urros, onde casou a 1ª vez a 02/12/1753 com Maria Francisca dos Reis, filha de Francisco da Rua e Maria dos Reis. Não tiveram filhos.
Casou a 2ª vez a 02/03/1771 em Urros com Maria Canteira, filha de João Francisco Canteiro e Teresa Luis (casados a 14/08/1741 em Urros). Neta paterna de João Francisco Canteiro e Maria Marcos, materna de João Luís e Maria Domingues, todos de Urros. Tiveram vasta descendência nesta mesma freguesia de Urros do Conselho da Torre de Moncorvo.

Didier Borrego

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 00:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen