Ajuda no "Genealogias da Ilha Terceira"

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias | Regiões

Ajuda no "Genealogias da Ilha Terceira"

#183071 | fgerin | 01 fev 2008 11:58

Olá a todos,

Gostaria de uma ajuda de quem conseguiu adquirir o "Genealogias da Ilha Terceira", porque eu não consegui...tenho antepassados na Ilha Terceira e parece que eles são citados na obra. Será que poderiam me ajudar?

São os seguintes:

(São Jorge das Doze Ribeiras - 18/02/1767) PEDRO JOSÉ LOURENÇO REBELO, f. de BRAS LOURENÇO REBELO e MARIA DA CONCEIÇÃO, nat. de S. Bárbara das Nove Ribeiras, com MARIANA BERNARDA DA CONCEIÇÃO, f. de ANTÃO MACHADO TOLEDO e JOANA ANTONIA, nat. de S. Jorge das Doze Ribeiras;

(Santa Bárbara das Nove Ribeiras - 17/08/1717) BRAS LOURENÇO REBELO, f. de MANOEL TEIXEIRA HOMEM DA COSTA e INÊS DINIZ REBELO, nat. de S. Cruz, Praia da Vitória, com MARIA DA CONCEIÇÃO, f. de PEDRO VAZ VELHO DA COSTA e LUISA DE JESUS, nat. de S. Bárbara das Nove Ribeiras;

(São Jorge das Doze Ribeiras - 21/11/1740) ANTÃO MACHADO TOLEDO, f. de JORGE MACHADO TOLEDO e MARIA DE JESUS, nat. de São Jorge das Doze Ribeiras, com JOANA ANTONIA, f. de MANOEL GONÇALVES CURVELO e LUZIA DA CRUZ, nat. de S. Bartolomeu de Regatos.

Se alguém puder me ajudar a subir um pouco nestas gerações, o meu muito obrigado.

Fabrício Gerin
Campinas/SP Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da Ilha Terceira"

#184425 | fgerin | 10 fev 2008 22:15 | Em resposta a: #183071

Renovo meu pedido de ajuda: será que alguém que teria adquirido o "Genealogias da Ilha Terceira" poderia me ajudar?

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da Ilha Terceira"

#184431 | JBdeS | 10 fev 2008 22:47 | Em resposta a: #184425

Caro Fabricio Guerin,

Braz Lourenço Rebelo casou duas vezes; a 1a em Santa Bárbara com Maria da Conceição, nascida em Santa Bárbara a 1.8.1868, filha de Pedro Vaz Velho da Costa e de Luísa de Jesus; a 2a. com Bárbara Antónia, filha de Bartolomeu Fernandes Vieira e de Maria de Santiago.

Braz Lourenço Rebelo é filho de Manuel Teixeira Homem da Costa que casou em Vila Nova a 5.2.1688 com Inês Diniz Rebelo, filha de Francisco Lourenço Rebelo, alferes de ordenanças e de Maria Nunes.

Francisco Lourenço Rebelo é filho de Francisco Lourenço Rebelo, ou Francisco Lourenço Diniz, capitão de ordenanças em Vila Nova, que casou a 1.6.1609 com Sabina de Freitas.


Francisco Lourenço Rebelo (pai) é filho de Braz Lourenço Rebelo nasceu na Terceira e casou em Vila Nova em 1573 no Dia de Pentecostes com Beatriz Vaz Diniz...

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da Ilha Terceira"

#184432 | JBdeS | 10 fev 2008 22:51 | Em resposta a: #184431

... Braz Lourenço Rebelo é filho de Pedro Lourenço Rebelo, que "veio de Portugal para a Terceira no primeiro quartel do século XVI" e casou com Filipa Borba.


Espero ter ajudado.

Com os meus cumprimentos
José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da

#184435 | fgerin | 10 fev 2008 23:08 | Em resposta a: #184432

Caro José Berquó de Seabra,

Muito obrigado mesmo pela sua resposta. Na verdade, depois que coloquei a pergunta em outro fórum aqui do Brasil, recebi estas informações e fiquei super animado com esta ascendência de meu 7o avô Pedro José Lourenço Rebelo. O ANTÃO MACHADO TOLEDO parece ser filho do JORGE MACHADO TOLEDO cas. em Santa Bárbara com MARIA MACHADO em 13.01.1681. Na informação que eu tenho o JORGE MACHADO TOLEDO seria filho do MANOEL MACHADO DE TOLEDO cas. em São Jorge com ISABEL DE MELO em 13.01.1636 e a MARIA MACHADO seria filha de ANTONIO GONÇALVES TRISTÃO cas. em São Jorge com MARIA MACHADO em 03.02.1634. Agora, para eu completar estes dados, só me falta o seguinte: parece que a ISABEL DE MELO se encaixaria no Título CORVELO e a MARIA MACHADO no título LEMOS. Seria que você poderia, se não for abusar demais, traçar a ascendência destas duas nos CORVELO e LEMOS para mim? Muito obrigado antecipadamente.

Fabrício Gerin

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da

#184444 | luizinho | 11 fev 2008 00:07 | Em resposta a: #184432

Sr.José Berquó de Seabra.
Saudações.

Lendo a sua atuação no forum e sua ajuda aos colegas, tomo a liberdade de solicitar a V.S. para , se possível, verificar o seguinte:

Tão logo descobri que meus antepassados da familia Pacheco Lima, eram oriundos da Ilha Terceira, Freguesia de Porto do Judeu, entrei em contato,através de email para S650-CCA, em 03.03.2007, e em 20.2.2007, obtive a confirmação bem como a data de nascimentos dos mesmos. Entretanto gostaria de saber os antecedentes deste meu 6° avô, Manoel Pacheco de Faria natural da freguesia de Porto Judeu, da Ilha Terceira, casado com Francisca de Castro, natural da freguesia da Lajes, Ilha Terceira. Francisca de Castro faleceu a 3.3.1761, em São Sebastião, Ilha Terceira, sendo viúva, com a idade de aproximadamente 70 anos, e se ela emigrou, regressou mais tarde à Ilha Terceira.
Os 4 filhos que vieram com ele(talvez cinco) , chamavam:
Manuel Pacheco Lima-15-2-1714; João Pacheco Lima, 13-8-1716; José Pacheco Lima, 11.3.1727; Martinho Pacheco Lima 27.2.1730, todos nascidos em Porto Judeu e Rosa Pacheco Lima, que não descobri onde nasceu, e se era filho deles.
O interessante é saber de onde tiraram o sobrenome Lima, por motivos políticos ou religiosos?
Agradeço antecipadamente a sua ajuda.
Saudações
Luiz Augusto Silva

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da

#184496 | JBdeS | 11 fev 2008 14:07 | Em resposta a: #184435

Caro Fabrício Gerin,

Isabel de Melo casou na Ermida de S. Jorge das Doze Ribeiras a 13.1.1636 com Manoel Machado de Toledo, sendo filha de Bartolomeu Gonçalves Corvelo ou Bartolomeu Fernandes Corvelo e de Maria de Melo.
Não vai mais acima.

Maria Machado casou na Ermida de S. Jorge das Doze Ribeiras a 3.2.1645 com António Gonçalves Tristão. Era filha de Pedro de Lemos Machado ou Pedro Gonçalves Machado e de sua primeira mulher, Maria Fernandes Machado.

Pedro de Lemos Machado era filho de António Lemos de Faria, natural do Faial e que morreu na Terceira a 5.1.1651, capitão de Ordenanças de São Sebastião, tendo casado em São Sebastião em 1614 com Catarina Machado Leonardes.

António de Lemos de Faria era filho de Manuel de Lemos de Faria que casou no Pico com Bárbara Goulart Homem. Era filho de André Furtado de Mendonça e de Catarina Lemos de Faria.

Catarina era filha de Diogo de Lemos de Faria, nascido no Faial, alcaide-mór de Angra em 1531, ouvidor do capitão-donatário e veador da Câmara de Angra, casado com Inês Fernandes Antona.


Com os meus cumprimentos

José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da

#184497 | JBdeS | 11 fev 2008 14:23 | Em resposta a: #184444

Caro Luiz Augusto da Silva,

Terei todo o gosto em lhe enviar dados dos Pacheco de Lima, mas como se trata de uma família muito numerosa e com vários Ramos, como Pacheco de Larceda, Pacheco Corte-Real e um grande número de Pachecos de Lima, terei de procurar.

Com os meus cumprimentos

José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da

#184515 | fgerin | 11 fev 2008 17:17 | Em resposta a: #184496

Caro José Berquó de Seabra,

Muito obrigado pelas informações. Estou digerindo os dados com o maior prazer. Parece que a Bárbara Goulart Homem descende dos Cardosos, e já tenho os dados até o Vasco Pais Cardoso, e daí à estratostera...hehehe

Fabrício Gerin

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da Ilha Terceira"

#184558 | anleite | 11 fev 2008 22:36 | Em resposta a: #183071

Também tenho ancestrais na Ilha Terceira - Francisco Vieira Goulart e Maria Alexandrina. Eles estão no livro?

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da Ilha Terceira"

#184597 | ppl | 12 fev 2008 08:47 | Em resposta a: #184558

Caros Confrades,

Para quem estiver interessado, soube ontem que ainda existem alguns, poucos, exemplares desta obra à venda em Angra do Heroísmo.

Pedro Pedroso de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da

#184681 | luizinho | 13 fev 2008 00:36 | Em resposta a: #184497

SR.José Berquó de Seabra.
Saudações.

Confirmo o recebimento de suas notícias, o que agradeço imensamente.
Saudações
Luiz Augusto Silva

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da Ilha Terceira"

#184794 | fgerin | 14 fev 2008 03:46 | Em resposta a: #184597

Caro Pedro Pedroso de Lima,

Fiquei interessado nesta sua informação sobre poucos exemplares das Genealogias à venda em Angra...como faço para adquirir estes exemplares? Existe um site que informe o preço e as condições de pagamento?
Obrigado,

Fabrício Gerin
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da

#184808 | ppl | 14 fev 2008 10:35 | Em resposta a: #184794

Caro Fabrício,

Pode contactar a Caixa Económica da Misericórdia de Angra do Heroísmo, 295.401300 ou 295.403133, site www.cemah.pt, patrocinadora da obra, que dispõe ainda de alguns exemplares para venda.

Melhores cumprimentos

Pedro Pedroso de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da

#184830 | José Duarte | 14 fev 2008 16:16 | Em resposta a: #184497

Caro confrade
José Berquó de Seabra

Aproveitando-me da sua boa vontade, agradecia-lhe se não der muito transtorno, que me diga o que se desenvolve sobre a descendência destes:

1- Filomeno Brasil Bicudo, (filho de Luís Borges Bicudo e de Elisa Bicudo Brasil), nasceu a 8 de Dezembro de 1899, funcionário da Alfândega da Horta. Casou na cidade da Horta, com D. Sofia de Bettencourt da Costa Salema, da ilha do Faial, filha de José Pacheco da Costa Salema, oficial da Marinha de Guerra, e de sua mulher D. Alice Goulart de Bettencourt de Vasconcelos Correia e Ávila. Tiveram três filhos:

2- D. Maria Elisa de Bettencourt Salema Brasil Bicudo, que casou na cidade da Horta, com o Dr. Luís Carlos Decq Motta. C.g.

2- D. Maria Leonor de Bettencourt Salema Brasil Bicudo.

2- Filomeno Salema Bicudo. Casado. C.g.

Antecipadamente grato,
José Duarte Valado Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da

#184871 | JBdeS | 14 fev 2008 21:13 | Em resposta a: #184830

Meu Caro José Duarte Valado Arnaud,

Encontrei José Pacheco da Costa Salema, n Coimbra, S. Bartolomeu, a 15.4.1876 e + na Horta, a 7.11.1944, capitão de mar-e-guerra, capitão do porto da Horta e de Ponta Delgada, comendador da Ordem de Cristo, filho de Augusto Pinto da Costa Salema e de D. Hermínia Sofia Pacheco, casado com D. Alice Goulart de Bettencourt Vasconcellos Correia e Ávila, duas filhas entre outras:
1-D. Alice de Bettencourt da Costa Salema, n na Matriz a 13.8.1901 e c na Matriz a 15.9.1923 com Manuel Stattmiller de Saldanha e Albuquerque, n Lisboa, Santa Isabel, a 4.2.1898 e + na Horta em 1950, filho de Tomás Henrique José Maria de Jesus Coutinho Matos Noronha Sandy Farilli Baena de Almada Stattmiller de Saldanha e Sousa (1858-1926), representante do título de Conde da Ega, ajudante de farmácia e funcionário na delegação de Obras Públicas da Horta, e de D. Maria Elvira Pereira da Silva Ferreira, que tiveram entre outros:
2-D.Maria Zoraida de Bettencourt Salema Stattmiller de Saldanha, n nas Angústias a 26.3.1927 e c. na Matriz a 25.9.1954 com João Matos do Nascimento, engenheiro-civil, director das Obras Públicas na Horta, que n Sé, Porto, 12.7.1921 e + na Horta a 26.12.20000. Filha além de outro:
3-D.Maria da Conceição de Saldanha Matos Nascimento, licenciada em Medicina, n Matriz a 31.1.1955. C. na Horta com Jácome de Ornelas Bruges Armas, licenciado em Medicina, doutor em Oncologia, etc, n. Conceição 10.6.1956, filho de João Paim Armas e de sua primeira mulher, D. Maria de Ornelas Bruges: Tiveram:
4-Jácome Saldanha do Nascimento de Ornelas Bruges ARrmas, n Matriz, Horta, 19.5.1085.
4-D.Maria Isabel Saldanha do Nascimento de Ornelas Bruges Armas, n Horta, Matriz, 1.7.1986.

1-D. Sofia de Bettencourt da Costa Salema, n S. José, Ponta Delgada, 12.12.1903 e +na Matriz 22.6.1976. C na Horta com Filomeno Brasil Bicudo: Filha entre outros:
2-D.Maria Elisa de Bettencourt da Costa Salema, na Matriz, Horta, a8.5.1923. C. na Matriz, Horts, 20.3.1946 com Luis Carlos Decqq da Mota, licenciado em Medicina, n. Matriz, Ponta Delgada, 1918 + na Horta. Filhos:
3-D.Maria Leonor Bicudo Decq da Mota, n. S. José, Ponta Delgada, 1947. C. na Matriz, Horta, 21.8.1970 com Mário Conceição Lourenço, n. Angústias, Horta, filho de Benjamin Odon e de D. Maria das Angústias Rodrigues.
3-José Eduardo Bicudo Decq da Mota, deputado à Assembelia Legislaitiva Regional (P.C.P.), n Matriz, Horta, 10.6.1949. C. S.José, Coimbra com D. Maria do Céu pinto da Rocha Peixoto.
3-Luis Carlos Bicudo Decq da Mota, licenciado em Medicina. C. S. Cristovão, Coimbra, 30.10.1971 com D.Maria da Graça Ramos Pereira de Freitas. Filhas:
4-D. Sofia Freitas Decq da Mota, licenciada em Enfermagem, n. Sé Nova, Coimbra, 25.5.1973. C. na Horta 13.9.1997 com Nuno Ricardo Trabúlo de Jesus Benjamim, n. Alcântara, Lisboa, 16.4.1974. Filha:
5-D.Inês Decq Mota Benjamim, n Angústias, Horta, 13.12.2000.
4-D.Ana Paula freitas Decq da Mota, licenciada em Educação Física, n. Sé Nova, Coimbra, 6.5.1975.
4-D.Maria da Graça Decq Freitas Motas, licenciada emn Enfermagem.

É tudo o que encontrei.

Peço-lhe que aceite os meus cumprimentos

José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da

#184897 | José Duarte | 15 fev 2008 02:32 | Em resposta a: #184871

Caro José Berquó de Seabra

Muitíssimo obrigado.
Por aquilo que aqui deixou, vejo que não se desenvolveu a descendência dos outros dois filhos de D. Sofia de Bettencourt da Costa Salema, e que por diversas vezes aparece a referência a “filho/s entre outros”, pequenas falhas, que já me haviam comunicado, para esta MAGNIFICA OBRA que ainda me falta na prateleira.

Os meus melhores cumprimentos,
José Duarte Valado Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da

#187443 | José Duarte | 08 mar 2008 18:56 | Em resposta a: #184897

Caro José Berquó de Seabra

Fugindo ligeiramente ao título deste tópico, mas devido à coincidência do apelido “Berquó”, peço-lhe novamente ajuda.

Tem conhecimento dos seguintes de modo a desenvolver a descendência:

- D. Margarida Bicudo de Medeiros (filha de Hermano de Medeiros e Câmara e de sua 2.ª mulher D. Helena Borges Bicudo) nascida na freg. de S. Sebastião, Matriz de Ponta Delgada, a 6 de Abril de 1890, e fal. na freg. de S. José de Ponta Delgada, a 21 de Março de 1977. Casou na Ermida do Recolhimento de Sant’Ana, na dita freg. Matriz de Ponta Delgada, a 21 de Abril de 1917, com LUÍS QUINTINO BERQUÓ DE AGUIAR, nascido na citada freg. de S. Sebastião, a 27 de Março de 1893, proprietário, despachante de alfândega em Ponta Delgada, Sr. da Qt.ª do Senhor Santo Cristo, aos Fóros, Ribeira Grande, falecido na mesma freg. Matriz de Ponta Delgada, a 13 de Abril de 1952, filho de JOÃO MARIA BERQUÓ DE AGUIAR, proprietário, e de sua mulher e prima, D. MARIA ANA FISHER BERQUÓ MACHADO HASSE, Sra. da Casa do Fisher, à rua da Boavista, em Ponta Delgada, da Qt.ª do Hasse, na antiga vila das Capelas, etc. C.g.

Aceite os meus melhores cumprimentos,
José Duarte Valado Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da

#188683 | José Duarte | 17 mar 2008 16:01 | Em resposta a: #184871

Renovo a anterior mensagem.

Caro José Berquó de Seabra

Fugindo ligeiramente ao título deste tópico, mas devido à coincidência do apelido “Berquó”, peço-lhe novamente ajuda.

Para um trabalho que estou a desenvolver, há mais de treze anos, sobre a descendência dos primeiros capitães donatários das ilhas de Santa Maria e São Miguel, aproveito a sua disponibilidade para lhe requerer informação, caso tenha conhecimento, de modo a desenvolver a descendência da seguinte:

- D. Margarida Bicudo de Medeiros (filha de Hermano de Medeiros e Câmara e de sua 2.ª mulher D. Helena Borges Bicudo) nascida na freg. de S. Sebastião, Matriz de Ponta Delgada, a 6 de Abril de 1890, e fal. na freg. de S. José de Ponta Delgada, a 21 de Março de 1977. Casou na Ermida do Recolhimento de Sant’Ana, na dita freg. Matriz de Ponta Delgada, a 21 de Abril de 1917, com LUÍS QUINTINO BERQUÓ DE AGUIAR, nascido na citada freg. de S. Sebastião, a 27 de Março de 1893, proprietário, despachante de alfândega em Ponta Delgada, Sr. da Qt.ª do Senhor Santo Cristo, aos Fóros, Ribeira Grande, falecido na mesma freg. Matriz de Ponta Delgada, a 13 de Abril de 1952, filho de JOÃO MARIA BERQUÓ DE AGUIAR, proprietário, e de sua mulher e prima, D. MARIA ANA FISHER BERQUÓ MACHADO HASSE, Sra. da Casa do Fisher, à rua da Boavista, em Ponta Delgada, da Qt.ª do Hasse, na antiga vila das Capelas, etc. C.g.

Com os meus melhores cumprimentos,
José Duarte Valado Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da

#188688 | JBdeS | 17 mar 2008 16:47 | Em resposta a: #188683

Caro José Duarte Valado Arnaud,

Além de primo, estou em contacto permanente com a Maria João Berquó de Aguiar Cavaco, bisneta de de João Maria e D. Maria Ana. Se quiser pode escrever-me para berquoarrobanetcabopontopt, dizendo-me o que pretende.

Com os meus melhores cumprimentos,

José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da

#188737 | José Duarte | 17 mar 2008 21:51 | Em resposta a: #188688

Caro José Berquó de Seabra

Venho agradecer a sua resposta, e comunicar-lhe que acabei de o contactar para o seu e-mail.

Cumprimentos,
José Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da

#192997 | Maria M Luz | 18 abr 2008 03:51 | Em resposta a: #184808

Desculpe entrar neste fórum sem ser convidada, mas o fato de ter ancestrais na Ilha Terceira me deixou muito curiosa e li cada palavra que aqui foi escrita.
Para encontrar a ancestralidade de minha 4ª avó Francisca Maria do Livramento, iniciei há alguns anos atrás o estudo genealógico da Família de seu marido Antônio José Pacheco. Descobri que ele era filho de José Joaquim Pacheco e Vitória Maria (Jacinta)de Ascenção Gonçalves. Que este é filho de Joaquim Pacheco da Costa, nascido por volta de 1739 na Vila Nova, Ilha Terceira e que casou-se com Ignácia Rosa. Encontrei também que Vitória Maria (Jacinta) era filha de Manoel Gonçalves Arruda e Maria Antônia, da Freguesia de São Pedro, também da Ilha Terceira. Tenho neste estudo mais de 7 gerações brasileiras ou melhor catarinenses (Florianópolis) destes terceirenses.Gostaria de saber sobre os ancestrais e idades dessas pessoas, inclusive com idades e datas de casamentos deles. Fico no aguardo de pessoas que têm em mãos esta obra magnífica sobre a Genealogia da Ilha Terceira para me ajudarem neste fórum.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da

#193016 | luso | 18 abr 2008 10:51 | Em resposta a: #188737

Caro Confrade , permita-me que lhe faça uma pergunta :O Senhor é o actual Conde de Viana?E quem é o actual Marquês de Viana, dado que só existe a Marquesa viúva?(Céu Daun e Lorena(Pombal)).

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da

#195669 | luizinho | 08 mai 2008 02:00 | Em resposta a: #184497

Caro José Berquó de Seabra,

Saudações.


Desculpe a impertinência, mas pediria, se possível fosse, informar se conseguiu encontrar alguma notícia dos antecedentes do meu 6° avô Manoel Pacheco Lima e
sua mulher Francisca de Crasto.
Na oportunidade, apresento minhas cordiais
Saudações.

Luiz Augusto Silva

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da

#197775 | Maria M Luz | 24 mai 2008 05:03 | Em resposta a: #192997

Um pouco mais sobre as gentes da Ilha Terceira. Busco informações sobre Enriques Xavier dos Sanctos. No Arquivo Eclesiástico de Santa Catarina (Florianópolis) ele é citado como sendo da Freguesia de São Mateus, Ilha Terceira. Entretanto em um outro documento diz que ele é da Graciosa. Se alguém tiver a obra Genealogia da Ilha Terceira e puder ne informar se há na Terceira este sobrenome . Ele deve ter nascido por volta de 1760. Obrigada Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da Ilha Terceira"

#198707 | JoãoGarcia | 31 mai 2008 13:29 | Em resposta a: #183071

Meu Caro

Sou um dos autores da Genealogias da Ilha Terceira

Mande-me o seu endereço da net, pois sei quem são os seus ascendentes Rebelos, de Stª Bárbara.

António Ornelas Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da Ilha Terceira"

#198708 | JoãoGarcia | 31 mai 2008 13:45 | Em resposta a: #198707

Lendo melhor no Forum, vejo que as questões que põe sobre os Rebelos já lhe foram respondidas pelo Sr. José Berquó Seabra, que as retirou das Genealogias da Ilha Terceira. Assim, como já não tem necessidade dessas informações, mande-me então as aus ascendência ou árvore de copstados ate´esses seus antepassados, para se incluirem no 10º volume que será publicado com Índices gerais e adendas.

António Ornelas Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da Ilha Terceira"

#198765 | fgerin | 31 mai 2008 22:45 | Em resposta a: #198708

Caro António Ornelas Mendes,

Fico muito lisonjeado com seu contato. Realmente já obtive o que desejava quanto aos meus Rebelo da Ilha Terceira. Sou descendente de Pedro José Lourenço Rebelo e Mariana Bernarda da Conceição, através de Ignacio José Rebelo, meu 5o avô. Meu endereço de e-mail é erastes @ ig ponto com ponto br. Contate-me por ele que lhe mandarei com maior prazer.

Um abraço,

Fabrício Gerin

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da Ilha Ter

#198934 | franciscamoreira | 02 jun 2008 12:09 | Em resposta a: #198708

Caro António Mendes,

Não sei se você se lembra de mim. Sou neta de Francisco e Evangelina Valadão. Gostaria de lhe colocar duas perguntas que não sei se me vai poder responder,e que são as seguintes:

1º - No seu livro e de Jorge Forjaz, no último volume, vem um capítulo sobre os Valadões, entre os quais o meu ramo. Esse ramo vai até um tal João Valadão, ao que suponho, o 1º deste ramo, natural do Continente que terá casado com uma Srª Margarida Rodrigues também do Continente. Será que vocês nos vossos documentos têm alguma indicação para eu poder prosseguir nas investigações deles pelo lado de cá?

2º - Os registos dos meus familiares "Valadão",eu já os tenho compilados há bastante tempo, mas pouco ou mesmo nada dizem sobre eles. Pode-me aconselhar uma forma de procurar saber mais ?

3º - Minha avó Evangelina era filha de João Evangelista Machado, que não a perfilhou à nascença.No entanto ,toda a vida ouvi contar a história de que ao fim de muito esforço de várias famílias amigas da família de Escolástica Botelho, ele acabara por ceder. Lembro-me vagamente de ver esse documento na mão de minha avó que, como você se deve lembrar, guardava tudo . Não consigo encontrar este documento nem entre os nossos papéis, nem nos Arquivos Distritais. Sei que deixou testamento, mas também este não consigo encontar. Teve um negócio de ouriversaria, mas também o registo comercial não o consigo obter.Não sei se para tal profissão seria,à época, necessário algum alvará. Pode-me dar alguma luz de como prosseguir as buscas?
Este mesmo Sr. João Machado, tem nos seus doc. a naturalidade de " a cidade de Braga", mas em Braga não é encontrado.

Desculpe-me lá esta longa prosa, mas é que estou completamente encurralada.

Cumprimentos

Francisca

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da

#210842 | gparacatu | 17 out 2008 19:59 | Em resposta a: #198934

Ola pessoal do forum,

Gostaria de ser ajudado por quem adquiriu "GENEALOGIAS DA ILHA TERCEIRA", RELATIVAMENTE À FAMÍLIA LOBÃO BOTELHO, DA QUAL DESCENDO AQUI NO BRASIL.

O CASAL QUE VEIO PARA O BRASIL:
JOÃO LOBÃO BOTELHO E FRANCISCA ROSA DE BETTENCOURT.

FICO GRATO PELA AJUDA.

ALUISIO BOTELHO.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da Ilha Terceira"

#210869 | carlos cg | 18 out 2008 04:05 | Em resposta a: #198707

Caro João Garcia

visto que se trata de um dos autores deste livro, permita-me que lhe pergunte se tem alguma informação sobre possíveis Terceirenses (nomeadamente, Azevedos, Machados, de Domingos Dias Machado, influente empresário em S. Miguel e fundador da empresa DDM que ainda resta a sede mas que já não pertence à nossa família) e que possam entroncar com os Cunhas da Calheta (S. Jorge)


com os melhores cumprimentos

Carlos Couto Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da Ilha Terceira"

#210904 | JoãoGarcia | 18 out 2008 22:40 | Em resposta a: #184558

Toda (a que foi possível, ascendência e descendência brasileira do casal Francisco Vieira Goulart e D. Maria Alexandrina Borges Linhares) encontra-se publicada na obra a que se refere - GENEALOGIAS DA ILHA TERCEIRA - volume 3º, páginas 560 a 567 (COSTA, § 7), volume 5º, página 635, antecedida na ascendência nas páginas 627 e 628 (MACHADO, §§ 14º e 15º) e no volume 2º. páginas 282 a 289, antecedidas na ascendência nas páginas 227 a 237 (BORGES, §§ 1º e 8º)

Para mais contactos e actualização dos ramos brasileiros, deve contactar o co-aotor

Dr. António Ornelas Mendes para o seu correio pessoal:

am.om@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Genealogias da Ilha Terceira

#210907 | Lourval | 18 out 2008 23:47 | Em resposta a: #184496

Caro José Berquó de Seabra,

Tenho dois casais de antepassados que podem ser naturais da Ilha Terceira. São eles:

Luís Gonçalo e Bernardina Rosa
Manuel Jorge (de Oliveira?) e Genoveva Rosa

Viveram cerca de 1800.

Seria fácil verificar se eles são mencionados nesta obra?

Agradeço antecipadamente
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da Ilha Terceira"

#211149 | anleite | 20 out 2008 23:49 | Em resposta a: #210904

Muito obrigada. Já entrei em contacto com ele e, por acaso somos parentes, pela parte da Maria Alexandrina!!!
O senhor Antonio enviou vários dados para mim.
Muitíssimo obrigada mais uma vez.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da Ilha Ter

#212076 | JoãoGarcia | 31 out 2008 08:54 | Em resposta a: #198934

Cara Xica

O António Mendes - que não possui ligação a este forum, mas que conhece esta tua mensagem - pode dar-te talvez pistas sobre o que pretendes, embora, quanto aos Valadões, que ele estudou a fundo na Torre do Tombo, penso não ser possível recuar mais. Ele vive em Lisboa e tem o telefone 21 410 62 18 e o mail am.om@hotmail.com e decerto terá imenso gosto em falar contigo.

E tu a mana Teresa como estão?

Um beijinho do

J

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias

#212217 | franciscamoreira | 02 nov 2008 02:25 | Em resposta a: #212076

Olá João,


Como é que descobriste que era eu? Tb. costumas andar pos estes sítios?
Pelos vistos ainda te lembras de nós. Fiquei muito contente. Não sabia que o António vivia por cá. O que ele faz? O telf. 410, não é propriamente de Lisboa, talvez seja para a margem sul, será? Mas tenho alguma vergonha em lhe telefonar sem mais nem menos. Achas que ele não ficará irritado?
E tu, ainda estás pela Ilha? Eu de vez em quando vou aí só para matar saudades, mas já não conheço ninguém e dos primos, só a Maria Filomena está falável, por isso, é com ela que normalmente ando.

Beijos

Xita

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias

#212313 | JoãoGarcia | 03 nov 2008 02:49 | Em resposta a: #212217

Xica

O António vive em Miraflores e terá certamente muito gosto em falar-te. Ambos reformados há coisa de 1 ano: eu, por cá, ele, terminou a sua vida diplomática em Bruxelas. A partir de amanhã, dia 4. vou estar em Lisboa. Por via do telefone dele, combina avistarmo-nos.

O

J.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da Ilha Terceira"

#212358 | Ailiram | 03 nov 2008 15:16 | Em resposta a: #183071

Andei lendo alguns tópicos e achei super interessante quando soube da existência do livro de "Genealogias da Ilha terceira".
Estou tentando pesquisar a familia "da Silva Lisboa", pois soubemos que residiam nos Açores. Neste livro consta essa familia?
Para o Brasil eles emigraram mais ou menos nos anos de 1800.
Este forum é realmente maravilhoso. Agradeço muitíssimo, pela atenção.

Marilia
RJ-Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da Ilha Terceira"

#212590 | franciscamoreira | 05 nov 2008 23:51 | Em resposta a: #210869

Caro Carlos,

Estou ligada a Azevedos e Machados da Ilha Terceira. Resta saber qual o seu ramo .


Cumprimentos

Francisca

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias

#212591 | franciscamoreira | 05 nov 2008 23:55 | Em resposta a: #212313

João,

Tentei falar com o António, mas não tive sorte nenhuma. Era minha intenção convidar-vos para jantar e estarmos um bocadinho à conversa, mas ele não me ligou nenhuma.
Se tiveres acesso à net aqui em Lx. e vires esta msg. , liga-me para o Tel: 21 3864457 ou Tm. 96 242 9484 . Tb. podes mandar msg. para mfranciscamv@sapo.pt

Bjos

Francisca

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da Ilha Terceira"

#212610 | carlos cg | 06 nov 2008 05:11 | Em resposta a: #212590

Cara Francisca

agradeço-lhe desde já pela sua resposta.

O que me interessa realmente saber é a parte da família de Domingos Dias Machado da Urzelina (pais, avós e irmãs), não teve filhos mas teve vários sobrinhos e um dos quais é meu bisavô (Augusto Pereira Machado tambem nascido na Urzelina e que já consta neste site com o id=189202), que casou com Maria Júlia de Azevedo da Cunha (que tambem consta com o id=189203), nascida na Calheta, S.Jorge. Sobre este ramo estou bem documentado, nomeadamente pelo que deixou o Padre Manuel de Azevedo da Cunha (primo direito da minha bisavó acima referida).

Cumprimentos

Carlos Couto Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da Ilha Terceira"

#212724 | luso | 07 nov 2008 11:25 | Em resposta a: #212610

BENEMÉRITOS DA LAVOURA PORTUGUESA
Domingo Dias Machado:

Grande Industrial e Proprietário.
Nasceu na Ilha de S.Jorge, Açores e instalou-se na Quinta da Picanceira, Concelho de Mafra, Freguesia de Santo Isidoro, Portugal, como grande proprietário e vitivinicultor.
Foi Presidente da Câmara Municipal de Mafra.
Benemérito nos Açores onde deixou um legado para a construção de um Hospital, nunca começado. Faleceu em 1912 legando à Santa Casa da Misericórdia de Velas "avultada quantia para a construção e manutenção dum hospital e Asilo na freguesia da sua naturalidade - a Urzelina."
Chefe do Partido Regenerador-Região Oeste (Séc XIX)
Ligações Relacionadas

Emírcio Teixeira Pinto

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Domingos_Dias_Machado"

Resposta

Link directo:

Scholtz

#213175 | acota | 13 nov 2008 15:59 | Em resposta a: #212724

Caros participantes

Na obra Genealogias da Ilha Terceira vem a data de nascimento do consul prussiano João Carlos Scholtz natural de Breslau (hoje no território polaco) mas a referência aos pais não vem.

Gostaria de saber em que arquivo ou entidade posso obter essa informação.

Cumprimentos

António Francisco Cota

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da

#217240 | small | 03 jan 2009 23:07 | Em resposta a: #184871

Prezado José Berquó de Seabra

Desculpe a observação e sobretudo estar a invadir o seu espaço. Consultando a base de dados do Geneall encontrei para:
Tomás Henrique Stattmiller de Saldanha e Albuquerque, nascido em Lx,Anjos 5.2.1858;falecido na Horta 6.12.1926, casado com Maria Elvira Pereira da Silva Ferreira, nascida a 16.09.1861, casados em Lx,S.Jorge de Arroios 9.5.1891 os seguintes filhos:

Manuel 4.12.1892
Henrique 14.06.1893
Teofilo 12.04.1896
MªEmilia 14.04.1898
Joaquim 6.05.1901
Tomás 14.12.1902
João 6.10.1908

Uma vez que a informação que aqui deixou está baseada numa obra como a que refere, parto do principio que a base de dados do Geneall não está correcta! Poderá fazer o favor de me dar a sua opinião?
Melhores cumprimentos

Stella Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da

#217367 | dhelena | 04 jan 2009 23:26 | Em resposta a: #184871

Caro Confrade José Berquó de Seabra

Tem conhecimento de alguma relação familiar entre Dr. Jácome de Ornelas Bruges e Dr.António Gerardo Paim da Camara Ornelas de Bruges Saavedra, natural de S.Miguel, de cerca de 75 anos?
E deste com os viscondes de Bruges?

Agradecendo a sua cooperação peço-lhe que aceite os meus cumprimentos

Dulce José

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da Ilha Terceira"

#224847 | lmvp | 25 mar 2009 00:04 | Em resposta a: #198707

Caro António Ornelas
O meu nome é José Amaral Rocha de Oliveira e sou neto por via materna de Herculano Rebelo da Rocha(natural da ilha Terceira, médico em Lisboa, onde faleceu em 1961). Este era filho de Elvira Leonor Rebelo e Francisco Luís da Rocha, referidos na pág 40 do vol VIII da sua obra, através da qual consegui descobrir a ascendência de Elvira Leonor Rebelo até Manuel Rebelo Jorge, natural da Ilha se S. Miguel e casado na Maia- S. Miguel a 21/4/1701.
Em relação a Francisco Luís da Rocha apenas consegui saber que era natural de S.Mateus, onde nasceu em 1862 filho de Joaquim Luís da Rocha e Maria Madalena.
Caso disponha de mais dados acerca dos respectivos ascendentes, muito lhe agradeço essas informações.
Com os melhores cumprimentos.
José Amaral Rocha de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da Ilha Terceira"

#224864 | recio | 25 mar 2009 13:03 | Em resposta a: #198707

Caro Antonio Ornelas Mendes
Parabens pela sua participação nestes livros de genealogia.
Gostava de um dia também poder fazer o mesmo com a minha já está muito avançada (39600) nomes ,são quase todos de Aveiro (Murtosa, Bunheiro, Pardilho,Veiros etc..) Gosto de ajudar e trocar o que tenho.
Mas a intenção quando pensei participar neste tópico foi de pedir ajuda.

Gostava de saber se nesses livros se encontra um João Evangelista que nasceu em Angra do Heroismo em + - 1888 faleceu em Monção Viana do Castelo em 1924 era filho de Luis Jose de Araujo e Ana Maria Soares.
Grata pala sua atenção
Ana Recio Barroqeiro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da Ilha Terceira"

#224923 | aeiou2 | 26 mar 2009 05:40 | Em resposta a: #224864

Cara Ana Recio Barroqueiro,

sabe com quem casou o João Evengelista? Era mais fácila aprocura.

Cpts
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da

#224929 | recio | 26 mar 2009 09:21 | Em resposta a: #198934

Olá Francisca
Talves tenha uma luz para si.
eu tambem ando á procura de um João Evangelista talves o avô de sua Avó.
sabe quando nasceu o João Evangelista Machado?foi entre 1912,1919?
Era Machado ou Mendanha?
Eu tenho um Jose envagelista Mendanha(Machado) que nasceu em 1914 em Alheira,Barcelos,Braga era filho de João Evangelista (Araujo) e de Maria Mendanha(Machado) esta natural de Alheira, Barcelos o marido nasceu em Angra do Heroismo Açores.
se for esta familia que penso ter sido rica, Hoje já pergunto á neta talves do irmão do seu avô,
abraços
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da Ilha Terceira"

#224930 | recio | 26 mar 2009 09:34 | Em resposta a: #224923

Olá Maria
Obrigado pela resposta
ele Casou com a Maria Mendanha tb conhecida por Maria Machado em 1913 + - ele faleceu em Monção, Viana do Castelo em 1924, tenho tentado varias vezes telefonar para Monção e n atendem o telefone, talves no obito tenha afreguesia porque em Angra do Heroismo há 19 freguesias 4 delas em Angra(Sé,Santa Luzia,N.Sra da Conceição,São Pedro) neste topico acabei de responder a uma Francisca que procura um João Evangelista Machado de Braga e não encontra, vamos a ves se n será filho deste meu.não é Meu é de uma amiga minha que está em inglaterra.
Abraços e muito Obrigado pela atenção em me ajudar.
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da Ilha Terceira"

#224981 | luizinho | 27 mar 2009 00:51 | Em resposta a: #212590

Sra. Francisca
Saudações.

Estou ligado tambem a Machados da Ilha Terceira.
Meu endereço lslajinhaarrobaigpontocompontobr
Saudações
Luiz Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da Ilha Terceira"

#225576 | luizinho | 05 abr 2009 02:04 | Em resposta a: #224981

Sra. Francisca.
Saudações

Referindo a minha mensagem de 27.03.2009, informo que meu 7° avô era Antonio Pacheco Machado, cc. Anna Correia e que, em17.2.1690, nasceu o seu filho, meu 6° avô, Manoel Pacheco Faria.conforme Paroquiais do Concelho de Angra do Heroismo -D.9 - Porto do Judeu - C. a -Batismo Livro n° 102, flsl 77v .
Se porventura Antonio P.Machado, acima citado, pertencer aos seus antecedentes ou se constar de suas pesquisas, pediria, a gentileza de me informar a respeito,pois o mesmo é o meu fim de linha.
Certo de sua atenção
Saudações
Luiz Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da Ilha Terceira"

#226753 | luizinho | 18 abr 2009 12:35 | Em resposta a: #225576

Sra. Francisca.

Saudações.

Pediria a gentileza de informar se recebeu minhas mensagens de 27,03 e 05.04.2009.
Saudações
Luiz Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da Ilha Terceira"

#226922 | aeiou2 | 20 abr 2009 02:17 | Em resposta a: #224930

Cara Ana Recio,

Ainda não respondi, pois tenho tido pouco tempo para os Calhamalços,mas ainda não encontri nada e por isso vou dar uma volta mais cuidada,pois a consulta não está faciliatada
Beijinhos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da Ilha Terceira"

#227052 | clopes | 21 abr 2009 16:14 | Em resposta a: #184425

Caro Fabricio Guerin:

Possuo a obra "Genealogica da Ilha Terceira" na embalagem original, nunca manuseada, que por razoes particulares, estou sendo obrigado a ceder.
Cordiais Saudacoes
Carlos Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da Ilha Terceira"

#227055 | fgerin | 21 abr 2009 16:56 | Em resposta a: #227052

Caro Carlos Lopes,

Mande mensagem para o meu e-mail em privado, para podermos discutir o assunto. Em um primeiro momento estaria muito interessado, é claro.

erastes@ig.com.br

Um abraço,

Fabrício

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias da Ilha Terceira"

#228504 | aeiou2 | 05 mai 2009 20:52 | Em resposta a: #224930

Só agora vi que aresposta que lhe deixei está com imensas gralhas, fica mais bonito do que erros, sou disléxica e quando estou um pouco mais cansada lá vem ela.

Hoje estive com os Calhamaços, mas não encontrei nada para si.
XXMaria

Resposta

Link directo:

Ajuda no

#378481 | criscamacho | 10 mar 2017 20:18 | Em resposta a: #183071

Eu gostaria de ter informações sobre as famílias Batista e Leonardo que viverarm ou ainda vivem na Ilha Terceira. Minha bisavó veio de lá quando criança, na virada do século XIX para o XX, ainda estou pesquisando datas e mais informações, como o sobrenome de solteira da minha trisavó, por exemplo.
O nome da minha bisavó era Deolinda Batista Leonardo, ela veio para o Brasil com os pais, Ana Batista e José Leonardo, e com o irmão João Batista Leonardo (que chamavam de João Terceiro, minha bisavó explicava que o chamavam assim por terem vindo da Ilha Terceira).
Ainda estou pesquisando, não tenho muitas informações por enquanto. Então toda ajuda será bem vinda! Qualquer informação será útil.
Em outro forum aqui, me disseram que no livro Genealogia da Ilha Terceira tem informações sobre a família Leonardo, mas não consigo encontrar este livro. Quem tiver, pode me ajudar por favor, segundo informações está no vol. V, págs.321 a 395.

Resposta

Link directo:

Ajuda no

#411701 | Gabsottomayor | 29 jan 2019 21:13 | Em resposta a: #198934

Também sou bisneta da Escolástica e a sua avó Evangelina era irmã do meu avô Ramiro Machado
Tenho mais informação sobre a família e gosta de falar consigopara juntarmos as informações
Afinal somos primas em segundo grau
Gabriela

Resposta

Link directo:

Genealogias da Ilha Terceira à venda

#429743 | JBrito | 14 dez 2020 21:47 | Em resposta a: #183071

Boa noite

Para quem possa estar interessado: encontra-se a leilão um exemplar das Genealogias da Ilha Terceira no site BestNet leilões, que termina daqui a 4 dias.

Nota: não sou eu quem está a vender...

Cumprimentos,
Jorge de Brito

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 13:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen