Freguesia de São Marcos da Serra

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Freguesia de São Marcos da Serra

#183489 | nunoinacio | 04 fev 2008 13:15

Caros confrades

Informo que acabei de passar para PAF os dados relativos aos casamentos de São Marcos da Serra - 1683-1837.

Caro o confrade Rafael veja esta mensagem, agradeço que me volte a enviar os nomes de procurava de São Marcos da Serra/Alferce, pois não consigo localizar nas mensagens anteriores.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de São Marcos da Serra

#183511 | Jpteixeira | 04 fev 2008 14:56 | Em resposta a: #183489

Caro Nuno Inácio:

Aproveitando a boleia, gostaria que me fornecesse informações sobre o casamento do Alferes Sebastião José Teixeira, natural de Benafim, freguesia de Alte, viúvo, filho de Fernando José Dias Nunes e de Francisca Teixeira Nobre, com Inácia de Sequeira, de Água Velha, freguesia de S. Marcos da Serra, filha de Luís Sequeira de Andrade e de Inácia Maria. Este casamento deveria ter ocorrido entre 1830 a 1842, na freguesia de S. Marcos da Serra.

Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de São Marcos da Serra

#183545 | nunoinacio | 04 fev 2008 17:54 | Em resposta a: #183511

Boa tarde, caro Júlio Sousa

Infelizmente não tenho qualquer informação relativa a esse casal, entre os 16000 dados das freguesias de São Marcos da Serra, Alferce e São Marcos da Serra.
Em principio poderão ter casado depois de 1836, data dos últimos casamentos registados.
Estranhamente também não tenho dados relativos aos pais dessa Inácia de Sequeira.

Até aos momentos, apenas tenho Andrade(s) na Senhora do Verde, com ligações à Mexilhoeira Grande e entre os Sequeira(s) não tenho qualquer Luís, ou Inácia.

Em todo o caso, poderei vir a obter mais alguma informação quando registar os baptismos, mas ainda demorará a chegar a esses anos, já que os mais antigos são de 1616

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de São Marcos da Serra

#183556 | Jpteixeira | 04 fev 2008 18:47 | Em resposta a: #183545

Caro Nuno Inácio:

Provavelmente casaram depois de 1836, como refere. De qualquer forma, muito obrigado pela atenção dispensada.

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE:A propósito da Freguesia de São Marcos da Serra

#183561 | rafael | 04 fev 2008 19:22 | Em resposta a: #183489

Meu caro Nuno Inácio

Tenho muita consideração por si e admiro o seu trabalho e reconheço o seu espírito de colaboração e ajuda que põe tb. à minha disposição.Os meus agradecimentos.

Mas a verdade é que há muito tempo não tenho tido oportunidade de fazer a investigação necessária e pretendida e muito menos frequentar os Arquivos como era hábito, porque circunstâncias da minha vida, etc.não têm permitido as condições propícias.
E a verdade,por não ter tido, agora, quase nada para oferecer ou ajudar, sinto-me, muitas vezes, constrangido para pedir informações, ou repetir outras, que me fazem falta e são imprescindíveis obtê-las,através da boa vontade de confrades e parentes, quando me dão oportunidade de fazê-lo, como a ajuda que o Nuno Inácio me oferece e que aceito. Brevemente, pedir-lhe-ei algumas informações não só de São Marcos da Serra, mas de outras freguesias e o que achar útil,para outros confrades,colocarei aqui no Fórum.
Tenho a convicção,o que é muito provável, que teremos antepassados comuns,dentro de um espaço temporal e territorial não muito afastado e longínquo.
A GENEALOGIA tem a virtude de encontrarmos muitos parentes desconhecidos, da época presente e de épocas ainda relativamente próximas,porque se recuarmos muitas gerações os antepassados que encontramos poderemos contá-los como avós de direito,não só nossos, mas de grande maioria, e se os podemos considerar nossos antepassados,porque estão documentados como tal e aceites assim por "todos"ou pela tradição, instituições ou pela História, mas de facto serem todos eles nossos antepassados biológicos, aceitamos isso e temos essa presunção e isso é que conta.
Conforme uma msg. que escrevi há anos no tópico-Matemática- e em outros tópicos não invalida o que eu disse agora,mas certo é que só podemos recuar,a partir de certas gerações, quando nelas houve alguém, ou mais, da mesma/s família/s que fez parte da aristocracia, sobretudo a do sangue, o alto clero, os cargos militares relevantes,o desempenho de altas funções na Justiça ou a relevância no desempenho de certas funções e cargos na Corte,etc.isto sem fazer alguns juizos de valor. É por isso que muita gente confunde Genealogia com NOBILIARQUIA e Aristocracia.

Mais uma vez renovo os meus agradecimentos pela ajuda, que retribuirei na medida do meu alcance.

Um abraço e bom Carnaval.

Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE:A propósito da Freguesia de São Marcos da Serra

#183563 | rafael | 04 fev 2008 19:38 | Em resposta a: #183561

Cont.

Caro Nuno Inácio

Como o tempo se passa e lá lá vão 7 anos que enviei a msg. que indico-Tópico Matemática

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=1224#lista

Embora, não seja nada de genealogia, para não abrir tópico, gostaria que alguém me informasse da pronúncia de- soalheira- a aberto ou fechado ?,porque há soalheira de - soalho(?) e soalheira de - sol.

Rafael

Resposta

Link directo:

RE:A propósito da Freguesia de São Marcos da Serra

#183594 | nunoinacio | 04 fev 2008 23:30 | Em resposta a: #183563

Caro Rafael

Em primeiro lugar, acho que a Soalheira que refere deriva de Sol.

Quanto a ascendentes comuns, já temos os Meão de Silves.

Fiz uma referencia mais concreta ao seu nome, porque sei que há temos me pediu informações da freguesia do Alferce com ligações a São Marcos da Serra. Como não cheguei a encontrar esses ascendentes no Alferce, tenho esperanças de que estejam entre estes que vi em São Marcos.
Infelizmente já dei voltas aos tópicos e não encontro esse seu pedido anterior.
Logo que tenha esses elementos organizados, diga-me, para ver se encontro algum dado que seja do seu interesse.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE:A propósito da Freguesia de São Marcos da Serra

#183610 | rafael | 05 fev 2008 01:48 | Em resposta a: #183594

Caro Nuno Inácio

Enviei-lhe mail.Não sei se o endereço é o usual, mas seguiu.Gostaria de saber mais sobre os-Meão-de Silves; tanto mais que se refere a parentesco que nos é comum.

Cumprimentos
Rafael

Resposta

Link directo:

RE:A propósito da Freguesia de São Marcos da Serra

#183705 | nunoinacio | 05 fev 2008 21:00 | Em resposta a: #183610

Caro Rafael

Nada posso adiantar ao conhecimento que já tem relativamente aos Meão e aos Abreu.

Pela minha parte, descendo de Afonso Álvares Mião e Maria Grade, que acho ser seu ascendente.

Como sabe tenho estado a fazer levantamentos completos das freguesias do Algarve, tarefa bastante morosa, mas que permite encontrar muitos elos perdidos. Neste momento tenho completos os dados do Alferce, São Marcos da Serra e Senhora do Verde e os casamentos de São Marcos da Serra.

Em nenhuma destas freguesias encontrei qualquer Mião e apenas há uma Abreu na freguesia do Alferce, falecida em 1708.

Analisando Felgueiras Gaio, descobri que algumas Abreu foram freiras no Convento de Monchique, durante o Século XVI. Terão estas Abreu algo a ver com essas freiras? Não deixa de ser curioso que o apelido surja no Alferce, freguesia de Monchique e em Albufeira, quando se sabe que Abreus foram combater para Tânger. Terão ído para Tânger a partir do Algarve, deixando descendencia nestas paragens? Terá alguma freira abandonado o convento e criado descendencia na serra? Ou as freiras vieram acompanhadas por outros familiares, que se estabeleceram na região?

Tudo isto são hipóteses, mas quando não há evidencias todas são possíveis.

Relativamente aos Mião, Sanchez Baena refere que é uma família nobre cuja origem se desconhece.
Não deixará de ser estranho o desconhecimento da origem de uma família nobre em Portugal.

Lembro-me de que, quando vi os livros do Algoz, encontrei muitos Mião nessa freguesia. Na altura não tirei elementos, mas é possivel que se venha a encontrar alguma ligação entre esses e os nossos. Não sei se serão mais velhos ou não, mas pretendo analisar esses dados quando fizer o levantamento dessa freguesia.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE:A propósito da Freguesia de São Marcos da Serra

#183711 | melisa | 05 fev 2008 22:23 | Em resposta a: #183705

Caros Rafael de Carvalho e Nuno Inácio

Os mais antigos Meão que tenho registados são:

1- Gonçalo Meão Neto casado com Leonor Bentes, pais de :

2- Jerónima Monteiro madrinha solteira em Alcantarilha a 23/3/1606

2- Isabel Luís Monteiro que casou em Alcantarilha aos 15/11/1609 com Domingos Gonçalves.
Pais entre outros de :
3- Leonardo b em Alcantarilha em 10/6/1606

Provavelmente sera este o mesmo Gonçalo Meão Neto que foi testemunha em 11/2/1619 em Alcantarilha do casamento de Manuel de Oliveira, morador em Silves com Maria de Almeida viúva e moradora na sua quinta de meisão (?) em Pera.

Daquele descenderá provavelmente Afonso Álvares Meão que casou com Leonor Álvares e que sendo moradores em Pera na altura foram pais de Martinho b. em Alcantarilha aos 24/11/1647, sendo padrinhos FRANCISCO DE AREZ e Maria Rodrigues cc JOÃO NETO (tio materno e mulher de outro tio materno)

Leonor Álvares b. em Alcantarilha aos 20/2/1622 era filha de Martinho de Arez e Catarina Álvares (conforme consta p.ex do baptismo em Alcantarilha a 22/8/1638), e irmã de Francisco de Arez, João Neto e Gonçalo Martins.
Este em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=179559

Este Martinho será certamente o Martinho de Arez pai de Afonso Álvares Meão nascido em Alfontes e casado com Isabel Antónia de Siqueira natural de Albufeira.fª de Baltazar Rodrigues Vieira , COC e sargento mor e de s/mer Brites Vieira.

Martinho de Arez seria assim irmão de Afonso Álvares Meão , que casou a 27/11/1679 na Guia com Maria Grade, filha de Álvaro Pires e Domingas Afilhada, sendo testemunhas GONÇALO MARTINS cc DOMINGAS GONÇALVES, moradores em Alcantarilha (tio paternos do noivo).

Afonso Álvares Meão e s/ mer Leonor Álvares deveriam ter morado pouco tempo em Pera pois não os encontrei a baptizar mais nenhum filho em Alcantarilha, tendo provavelmente ido residir para o monte da rosa , conforme refere em 1679 tendo aí nascido Afonso Álvares Meão ( marido de Maria Grade).

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE:A propósito da Freguesia de São Marcos da Serra

#183717 | melisa | 05 fev 2008 22:46 | Em resposta a: #183711

Caros Rafael e Nuno

Para a minha anterior mensagem não se perder e continuarmos a discussão sobre os Meão vou transcrevê-la para:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=162033#lista

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE:A propósito da Freguesia de São Marcos da Serra

#183718 | nunoinacio | 05 fev 2008 22:50 | Em resposta a: #183711

Cara Maria Elisa

Obrigado pelos dados que enviou, relativo a este ramo que é comum a quase todos os nossos amigos que estudam as genealogias do Algarve :-)

Se tiver disponibilidade, poderemos tomar um café na Sexta-feira ou no Sábado, para trocarmos algumas informações.

Vou-lhe enviar para o email a foto da sua neta vestida de anjo.

Cumprimentos para todos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE:A propósito da Freguesia de São Marcos da Serra

#183720 | melisa | 05 fev 2008 22:54 | Em resposta a: #183718

Caro Nuno

Com todo o gosto.

Não tem um exame na sexta?

Cumprimentos
M.Elisa

PS: Vou ver o email

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de São Marcos da Serra

#183744 | nunoinacio | 06 fev 2008 00:24 | Em resposta a: #183511

Boa noite, caro Júlio

Acho que tenho novidades para si.

Ás voltas com os dados de São Marcos, encontrei um casal Luis Sequeira Machado e Inácia Maria, casados em 04.03.1810, sendo ele viuvo de Margarida Gomes, com quem tinha casado em 07.02.1805.

A ascendencia deste casal é:

1 - Luís de Sequeira Machado, de Alte

2 - Capitão José Rodrigues Machado, de Alte

3 - Maria de Sequeira, de Alte

4 - João Rodrigues, de Alte

5 - Margarida Gomes, de Alte

6 - Capitão João da Silva, de Paderne

7 - Maria Josefa, de Paderne

O Luís Sequeira é irmão do Capitão Manuel de Sequeira Machado, casado três vezes com:
Brites Maria, do Alferce, filha do Capitão Filipe de Santiago e de Joana Teresa, do Alferce (tenho mais ascendentes)
Ana Maria, de São Marcos da Serra, filha de António da Silva e Catarina Maria, ele de Alte e ela de São Marcos (tenho mais ascendentes)
Maria Rosa, de São Marcos da Serra, viuva de José dos Reis

Ascendentes de Inácia Maria:

1 - Inácia Maria, natural de São Marcos

2 - Manuel Rodrigues, de Santa Clara

3 - Inácia Nobre, de São Marcos da Serra, casaram em 16.11.1776, em São Marcos

4 - António Rodrigues, de Santa Clara

5 - Maria Afilhada, de Santa Clara

6 - Bartolomeu Afonso, de São Marcos da Serra

7 - Maria Nobre, de São Marcos da Serra

8 - Manuel Rodrigues, de Santa Clara

9 - Gregória Raveza, de Santa Clara

10 - Manuel Mendes, de Santana da Serra

11 - Maria Coelha, de Santana da Serra

12 - Gaspar Afonso, de São Marcos

13 - Ana Gonçalves, de São Marcos

14 - João Rodrigues, de Santa Clara

15 - Victoria Nobre, de Santa Clara

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de São Marcos da Serra

#183765 | Jpteixeira | 06 fev 2008 02:48 | Em resposta a: #183744

Caro Nuno Inácio:

Mais uma vez muito obrigado. Estes dados referem-se, efectivamente, aos ascendentes de Inácia de Sequeira c.c. o Alferes Sebastião José Teixeira do Regimento das Milícias de Lagos e natural de Salir, o qual tinha casado anteriormente (22-08-1820), em Alte, com Inácia de Sequeira Neto, tendo esta os seguintes ascendentes:
Pais - Capitão Francisco Correia Neto e Catarina de Sequeira Gomes, de Benafim Pequeno
Avós paternos - Belchior Correia e Maria Rodrigues
Avós maternos - CapitãoJosé Rodrigues Machado e Maria de Sequeira.

Assim, esta Inácia de Sequeira Neto é prima direita da outra (segunda) Inácia de Sequeira, pois Catarina de Sequeira Gomes " Machada" (como também é referida), mãe daquela, é irmã de Luís de Sequeira Machado, pai da segunda.

Só falta mesmo localizar o segundo casamento de Sebastião José Teixeira com Inácia de Sequeira, provavelmente ocorrido cerca de 1840, em parte incerta, mas não em Alte.

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de São Marcos da Serra

#183774 | nunoinacio | 06 fev 2008 09:11 | Em resposta a: #183765

Caro Julio Sousa

Fico feliz por ter sido útil.

Tendo em atenção a data do casamento dos pais da Inácia Sequeira, é muito provável que tenha casado logo a seguir a 1837, data dos últimos casamentos que tenho registados nesta freguesia.

Em principio os livros de casamentos desses anos ainda estarão no Arquivo Distrital de Faro.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Cabrita

#184000 | Eleny | 07 fev 2008 14:35 | Em resposta a: #183718

Caro Nuno Inácio

Já conhece alguns dos meus avós. A sua ajuda e da M. Elisa, foi fundamental para ter alguns avanços nestas linhas. Bem Hajam pela vossa genorosidade e partilha.


O meu avô materno:


Manuel Cabrita n. S.M.S., Carrapateira 06-03-1901 f. de :

1-Maria da Conceição n. S.M.S., Monte do Mogo 15-10-1879- Padrinhos-José Martins- Lavrador e sua mulher Ignácia Maria c.c.

2-Serafim Cabrita n. S.M.S., Carrapateira 10-09-1873- Padrinhos- José Coelho- Lavrador e sua mulher Maria Ignácia?, moradores em Vald´horta da Freguesia

O casamento foi em S.M.S.- Padrinhos- Ventura dos Santos Vargues- Proprietário e António Ignácio- Trabalhador

Filha de José Filipe n. 1838 Saboia- Beja + Maria das Dores do Monte do Mogo, S. Marcos da Serra

Linha paterna, neta de Filipe José de S. Bartolomeu de Messines + Maria Joaquina de Santa Clara-a- Velha

Os pais de Maria Joaquina eram:- Domingos Jorge+ Quitéria Joaquina, ambos de Santa Clara

Domingos Jorge era filho de Bartolomeu Jorge de Monxique e Theresa Lourenço (a) de Santa Clara- Saboia

Quitéria Joaquina filha de Marcos Loução de Santana da Serra e Benedita dos Santos de S. Marcos da Serra

Linha materna- neta de João Marques dos Reis do Alferce + Ana Maria do Monte do Mogo, S. Marcos da Serra

João Marques dos Reis era filho de José Marques do Alferce e de Maria Genoveva de S. Marcos da Serra


A ascendência dos avós de Maria da Conceição já é conhecida, não sei se o Sr. Nuno tem algo a acrescentar dado. ter terminado os Óbitos de S.M.S.:


http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=165202


2-Serafim Cabrita, filho de José Cabrita e Luisa Maria.

Não tenho muitas informações deste casal. O José, primeiro do nome, era filho legitimo de Domingos Cabrita e de Maria Guerreira, moradores na Carrapateira da Freguesia, neto paterno de João (José?) Cabrita e de Maria de S. José, naturais de S. Bartolomeu de Messines. Materno de João ( José?) Martins de S.M.S. e de Mariana Guerreira de S. Bartolomeu de Messines. Este assento está na folha 29 do Livro nº11B dos Baptismos de S. Marcos da Serra. (T.T.)

Luisa Maria n. S.M.S., Sitio dos Queimados b. 28-01-1846 era filha de Gregorio José e de Teodora Maria.
Teodora era filha de Luis Guerreiro e de Maria Vitória de S.M.S., Sitio dos Queimados. Nada mais sei deles.

Já agora aproveito para lhe perguntar se sabe alguma coisa da Trisavó de Maria da Conceição, Ana Maria N. +- 1840 c.c. João Marques ( dos Reis) ela filha de Ignácio José e de Mariana Vitória, ambos eram de S.M.S.


Agradeço antecipadamente o que o Sr. Nuno encontrar.


Os meus melhores cumprimentos


Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Cabrita

#184016 | nunoinacio | 07 fev 2008 18:18 | Em resposta a: #184000

Olá Helena

Aqui vão os dados que me pediu

1 – Maria da Conceição
2 – João Marques
3 – Ana Maria
4 – José Marques, Alferce
5 – Genoveva Maria, Alferce, b. 01.12.1765
6 – Inácio José
7 – Mariana Victoria, casados em São Marcos em 20.01.1801
8 – Francisco Andrez, Alferce
9 – Margarida Jorge, Alferce, casaram no Alferce em 28.07.1756
10 – António José, Alferce
11 – Felicia Maria, Alferce, casaram no Alferce em 26.05.1748
12 – Manuel Martins
13 – Gertrudes Maria, casaram em São Marcos, em 06.09.1777
14 – Manuel Martins, Messines
15 – Victoria Maria, Silves
16 – Bartolomeu Andrez, Monchique, falecido em 03.10.1758
17 – Isabel Vicente, Alferce, falecida em 29.08.1717
18 – Manuel Luís, ou Gonçalves, Alferce
19 – Sebastiana das Candeias, Alferce
20 – João da Silva, Alte
21 – Margarida Nobre, Alcantarilha
22 – André Gonçalves, Alferce
23 – Maria Andrez, Alferce
24 – pai incógnito
25 – Josefa Maria, São Marcos
26 – Isidoro Rodrigues
27 – Teresa Maria
28 – Pascoal Martins, Messines
29 – Ana Coelha, Messines
30 – Manuel Martins, Silves
31 – Maria Josefa, Silves
32 – Vicente Dias, Monchique
33 – Bárbara Bentes, Monchique
1 – José Filipe
2 – Filipe José, Santa Clara
3 – Maria Joaquina, Santa Clara
4 – pai incógnito
5 – mãe incógnita
6 – Domingos Jorge, Santa Clara
7 – Quitéria Joaquina, casaram em São Marcos em 12.08.1792
12 – Bartolomeu Jorge, Monchique
13 – Teresa Lourença, Monchique
14 – Marcos Loução, Santana da Serra
15 – Benedita dos Santos, São Marcos
28 – Domingos Fernandes, Santana da Serra
29 – Maria Nunes, Santana da Serra
30 – João Marques, São Marcos
31 – Ana Maria, São Marcos
Referidos supra

Não tenho o casamento do José Filipe com a Maria das Dores, pelo que nada sei da ascendência dela

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: José Filipe c.c. Maria das Dores

#184028 | Eleny | 07 fev 2008 19:30 | Em resposta a: #184016

Caro Nuno

Agradeço toda a informação que partilhou no Forum:

S. Marcos da Serra, Conselho de Silves- Assento n.12 José Filipe c.c. Maria das Dores 29-10-1866. Ele com 34 anos, natural e baptizado em Saboia, morador na Foz do Carvalho, filho de Filipe José ( o meu avô com fama de Francês :) ) natural de S. Bartolomeu de Messines e de Maria Joaquina natural de Santa Clara-a- Velha, Conselho de Odemira.

Maria das Dores 32 anos, natural e paroquiana de S. Marcos da Serra, moradora no Monte do Mogo, viúva de José Joaquim, falecido no dito Monte. Filha legitima de João Marques dos Reis, natural do Alferce e de Ana Maria desta Freguesia.

Padrinhos- João Gregorio, viúvo, Lavrador e morador no Monte do Mogo da Freguesia e, José Marques, casado, Lavrador morador no mesmo sitio.

Desejo que o seu teste de amanhã lhe corra muito bem.


Melhores cumprimentos


Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: José Filipe c.c. Maria das Dores

#184050 | nunoinacio | 07 fev 2008 22:36 | Em resposta a: #184028

Boa noite, cara Helena

Não tinha reparado que os pais da Maria das Dores eram o João Marques e a Ana Maria.

Quando registar os baptismos, talvez volte a ter novidades.

Cumprimentos a si e restante família.

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: nº14- nº15

#184064 | Eleny | 08 fev 2008 01:33 | Em resposta a: #184050

Caro Nuno

Estou com um problema. O n. 14 e 15, Vitória Maria, Silves e Manuel Martins, Messines.

Tenho o baptizado de Luisa Maria n. 08-01-1846 b. 19-04, filha de Teodora Maria, é neta materna de Luis Guerreiro e de Maria Vitória, todos do Sitio dos Queimados, S. Marcos da Serra. Foram padrinhos, José Coelho e sua mulher Joaquina Maria do sitio das Portelas da freguesia.
O nome do pai é incognito. Quando Luisa casa diz no assento ser filha natural de Teodora mas, quando Luisa é mãe de uma Maria, diz ser neta materna de Teodora Maria e de Gregorio José, foram padrinhos desta menina, Antonio dos Reis, Lavrador e sua mulher Maria Rosa, moradores na Perna Seca, freguesia de S. Bartolomeu de Messines.

O casal João Marques e Ana Maria apadrinharam muita gente. Fiz uma cópia de um dos assentos, na altura estava com a minha irmã que também é Vitória como o seu Anjo :)

Vitória 1ª do Monte Novo, filha do 2º matrimonio do seu pai José Soares e 1ª de sua mãe Ana Isabel, neta paterna de João Soares e Escolastica Francisca de Estombar e materna de José Andrez e Maria Isabel da freguesia do Alferce, foram padrinhos João Marques e sua mulher Ana Maria do Monte do Mogo desta freguesia. É possivel que este Andrez seja dos meus.

Despeço-me enviando cumprimentos a si e restante familia


Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: nº14- nº15

#184085 | nunoinacio | 08 fev 2008 10:14 | Em resposta a: #184064

Bom dia, cara Helena

Não percebo qual é o problema do casal 14 e 15.
A única Mariana Victoria de São Marcos é filha desse casal.

Relativamente à Teodora, não tenho o seu casamento nem filhos registados, no entanto, se é filha do casal Luís Guerreiro e Maria Victoria, tenho a ascendencia destes, no seguinte modo:

1 - Luís Guerreiro, Santana da Serra, casou em São Marcos da Serra em 09.07.1804

2 - Francisco Guerreiro, Santana da Serra

3 - Maria Joaquina, Santana da Serra

4 - Brás Martins, São Marcos

5 - Margarida Gonçalves, Santana da Serra

6 - José Guerreiro, Santana da Serra

7 - Maria Lourença, Santana da Serra

8 - Inácio Gonçalves, São Marcos da Serra

9 - Maria Rodrigues, São Marcos da Serra

10 - Gregório Afonso, Santana da Serra

11 - Clara Guerreira, Santana da Serra

-----------------------------------------------

1 - Maria Victoria, casada com o anterior, São Marcos

2 - Cristóvão Guerreiro, São Marcos

3 - Maria Victoria, São Bartolomeu de Messines, casaram em São Marcos em 27.02.1783

4 - Manuel Guerreiro, Messines

5 - Bárbara Coelha, Santana da Serra

6 - pai incógnito

7 - Ana Maria, Messines

8 - Domingos Guerreiro, Messines

9 - Bárbara Martins, Messines

10 - Manuel Coelho, São Marcos

11 - Laurência Guerreira, Santana da Serra

Com os melhores cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

Teodora Maria

#184459 | Eleny | 11 fev 2008 01:53 | Em resposta a: #184085

Caro Nuno Inácio

As minhas desculpas por só agora lhe poder responder.

O meu problema deveu-se a uma introdução errada dos dados. Sobre a Teodora Maria os dados estão correctos. Não sei se o Sr. já tem todos os Óbitos de S. Marcos da Serra. Tenho uma nota onde diz que Gregorio José era filho de José Gregorio, sem mais nada. Tenho de procurar qual a fonte de onde tirei aquela paternidade.

Agradeço mais estas informações que, confirmam as suspeitas que eu tinha da ligação dos Guerreiros aos Coelhos.

Desejo que tenha uma boa semana

Com os melhores cumprimentos


Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Teodora Maria

#188391 | melisa | 15 mar 2008 00:16 | Em resposta a: #184459

Cara Helena

Na mensagem de 7/2 pelas 18 h 18 m , do nosso confrade Nuno Inácio é referido:

16 – Bartolomeu Andrez, Monchique, falecido em 03.10.1758 casado com
17 – Isabel Vicente, Alferce, falecida em 29.08.1717

Ora encontrei em Monchique o baptismo dele.

Nasceu a 26/9/1689 sendo filho ,conforme consta da referida mensagem, de Vicente Dias e de s/mer Bárbara Bentes.

Estes tinham casado também em Monchique a 11/11/1686.
Foram moradores no lugar de Monchique, onde nasceram os filhos.

Ele era filho de Gregório Simões e de s/ mer Maria dos Reis, ambos já falecidos à data do casamento do filho.

Ela fiha de António Estevens ( nesse casamento não menciona o nome da mãe), também já falecido nessa data.

Pela falta do nome da mãe da noiva nesse casamento não consigo determinar a que casal se refere.

No entanto este António Estevens poderá ser o morador no sítio do Calvo freguesia de Monchique casado com Maria Bentes que em 24/5/1650 foi madrinha de Catarina Dias, filha de Matias da Rosa cc Isabel Andrés.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Monxique/S.B.M.

#188406 | Eleny | 15 mar 2008 01:27 | Em resposta a: #188391

Cara Maria Elisa

Agradeço muito, mais este seu contributo.

O casal que referi tem descendência em Monxique embora, sejam de S.B.M.

Enviei um E-mail ao Sr. Nuno Inácio, aguardo que confirme ou não o que apurei.

Parece-me que o dia/noite, está-me a ser particularmente feliz. Atenção ao correio:)

Cumprimentos

Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Monxique/S.B.M.

#188455 | nunoinacio | 15 mar 2008 14:09 | Em resposta a: #188406

Cara Helena

Posso confirmar os elementos que encontrou.
A diferente de nomes entre Maria de São José e Maria Silva é muito habitual na época.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Teodora Maria

#188456 | nunoinacio | 15 mar 2008 14:17 | Em resposta a: #188391

Caras Maria Elisa e Helena

Na minha base de dados tenho um Gregório Simões, a apadrinhar no Alferce em 1662, aparecendo como filho de António Simões e Maria do Verde, naturais de Monchique.
Tendo em atenção a idade com que habitualmente casavam, tinham filhos e morriam, bem como a ligação futura à freguesia do Alferce, é muito provável que seja este o Gregório Simões que veio a casar com Maria dos Reis.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Teodora Maria

#188511 | melisa | 15 mar 2008 22:47 | Em resposta a: #188456

Caro Nuno Inácio

Depois da nossa conversa vim consultar a minha BD.

O Gregório Simões que apadrinha no Alferce em 1662 e é filho de António Simões cc Maria do Verde, não é o casado com Maria os Reis.

Será de uma geração mais recente e casou solteiro em 6/8/1697 com Isabel Pacheca, filha de Estevão Jorge cc Maria Dias , sendo todos moradores no Farelo, freguesia de Monchique.

Eventualmente poderão ser tio e sobrinho, mas não há provas.

Há ainda outro Gregório Simões da mesma geração que o Gregório Simões pai de Vicente Dias e que foi casado com Margarida Afonso (estes meus ascendentes por s/ fª Maria Simões).

Gregório Simões e s/ mer Maria dos Reis eram já falecidos em 1686 quando o filho Vicente Dias casou.

O "meu" Gregório Simões já falecera em 1679 quando a s/ fª Maria Simões casou, sendo viva a s/ mer Margarida Afonso.

Em 14/6/1694 quando casou seu filho Bartolomeu Álvares, a mãe Margarida Afonso também ainda era viva.

Seria estes Gregório Simões mais antigos uma única pessoa em dois casamentos diferentes?

Maria Simões ( fª de Gregório Simões cc Margarida Afonso) morou também no Farelo .freguesia de Monchique e casou (Mx 6/11/1679) com Manuel Estevens , fº de Francisco Estevens e Isabel da Esperança, também de Mx.

Maria Simões c/ seu marido foram padrinhos em 1690 de uma neta de António Simões cc Maria do Verde , moradores no farelo.

Esta neta era filha de s/ filha Clara Lourenço (irmã do Gregório Simões cc Isabel Pacheca) e de s/ marido Bartolomeu Jorge, este natural de Aljezur e morador em Mx.
Seria Maria Simões prima direita de Clara Lourenço?

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Teodora Maria

#188537 | judiaria | 16 mar 2008 03:58 | Em resposta a: #188511

Caro Nuno Inacio

Gostava de saber se nos casamentos de São Marcos da Serra, entre 1827 e 1833, encontrou o de Manuel Martins Rocharte , filho de Domingos Martins Rocharte e de Francisca, viuvo de Luiza da Conceição com Maria Albina filha de José Gonçalves e Anna Maria. Têm um filho com o mesmo nome do pai MMR em 1833-São Marcos.


Agradecido

Cumprimentos

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Teodora Maria

#188549 | nunoinacio | 16 mar 2008 10:24 | Em resposta a: #188537

Bom dia, caro Joaquim

O Manuel Martins Rocharte (o padre escreve Richate) casou com Maria Albina em 11.07.1831, sendo na altura viúvo de Luísa da Conceição, da Guia.

Sendo ele viuvo, apenas tenho a ascendencia da Maria Albina.

1 - Maria Albina

2 - José Gonçalves, casado em 28.05.1801, com

3 - Ana Maria

4 - José Gonçalves, casado em 17.02.1767, com

5 - Maria Afilhada

6 - Vicente Rodrigues, do Alferce

7 - Maria Cortes, de São Marcos da Serra (não encontrei o casamento, nem no Alferce, nem em São Marcos)

8 - Inácio Gonçalves

9 - Margarida Martins, ambos de São Marcos (não encontrei o casamento)

10 - Manuel Afilhado

11 - Margarida Coelha, ambos de São Marcos

12 - Vicente Rodrigues, do Alferce

13 - Catarina Fernandes, de São Marcos (não encontrei o casamento)

14 - António Rodrigues, de São Marcos

15 - Margarida das Cortes, de Santa Clara

28 - Manuel Rodrigues, casado em 05.10.1707, com

29 - Maria das Neves

30 - Francisco Vaz, de Santa Clara

31 - Isabel das Cortes, de Santa Clara

58 - António Luís Canelas, de São Marcos

59 - Maria das Neves


Estes dados são extraídos apenas dos assentos de casamento. Quando lançar os baptismos, possivelmente estabelecerei muitas outras ligações.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: 14- 15 novamente

#188574 | Eleny | 16 mar 2008 15:16 | Em resposta a: #184016

Caro Nuno Inácio

Afinal o meu problema subsiste:( Já analisei tudo, fiz a árvore numa folha mas, não consigo que dê certo.

Inicialmente enviei:

O meu avô materno e, a sua ascendência nesta linha:


Manuel Cabrita n. S.M.S., Carrapateira 06-03-1901 f. de :

1-Maria da Conceição n. S.M.S., Monte do Mogo 15-10-1879- Padrinhos-José Martins- Lavrador e sua mulher Ignácia Maria c.c.

2-Serafim Cabrita n. S.M.S., Carrapateira 10-09-1873- Padrinhos- José Coelho- Lavrador e sua mulher Maria Ignácia?, moradores em Vald´horta da Freguesia

O casamento foi em S.M.S.- Padrinhos- Ventura dos Santos Vargues- Proprietário e António Ignácio- Trabalhador

Filha de José Filipe n. 1838 Saboia- Beja e de Maria das Dores do Monte do Mogo, S. Marcos da Serra

Linha paterna, neta de Filipe José de S. Bartolomeu de Messines e de Maria Joaquina de Santa Clara-a- Velha

Os pais de Maria Joaquina eram:- Domingos Jorge e Quitéria Joaquina, ambos de Santa Clara

Domingos Jorge era filho de Bartolomeu Jorge de Monxique e Theresa Lourenço (a) de Santa Clara- Saboia

Quitéria Joaquina filha de Marcos Loução de Santana da Serra e Benedita dos Santos de S. Marcos da Serra

Linha materna- neta de João Marques dos Reis do Alferce e Ana Maria do Monte do Mogo, S. Marcos da Serra

João Marques dos Reis era filho de José Marques do Alferce e de Maria Genoveva de S. Marcos da Serra


A ascendência dos avós de Maria da Conceição já é conhecida, não sei se o Sr. Nuno tem algo a acrescentar dado. ter terminado os Óbitos de S.M.S.:


http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=165202


2-Serafim Cabrita, filho de José Cabrita e Luisa Maria.

Não tenho muitas informações deste casal. O José, primeiro do nome, era filho legitimo de Domingos Cabrita e de Maria Guerreira, moradores na Carrapateira da Freguesia, neto paterno de João (José?) Cabrita e de Maria de S. José, naturais de S. Bartolomeu de Messines. Materno de João ( José?) Martins de S.M.S. e de Mariana Guerreira de S. Bartolomeu de Messines. Este assento está na folha 29 do Livro nº11B dos Baptismos de S. Marcos da Serra. (T.T.)

Luisa Maria n. S.M.S., Sitio dos Queimados b. 28-01-1846 era filha de Gregorio José e de Teodora Maria.
Teodora era filha de Luis Guerreiro e de Maria Vitória de S.M.S., Sitio dos Queimados. Nada mais sei deles.

Ordenado segundo as informações:

1- Maria da Conceição

2- João Marques

3- Ana Maria

4- José Marques

5- Genoveva Maria

6- Ignácio José

7- MARIANA VITÓRIA

8- Francisco Andréz

9- Margarida Jorge

10- António José

11- Felicia Maria

12- Manuel Martins

13- Gertrudes Maria

14- MANUEL MARTINS

15- VITÓRIA MARIA

16- Bartolomeu Andréz

17- Isabel Vicente

18- Manuel Luis

19- Sebastiana das Candeias

20- João da Silva

21- Margarida Nobre

22- André Gonçalves

23- Maria Andréz

24- Incógnito

25- Josefa Maria

26- Isidoro Rodrigues

27- Teresa Maria

28- PASCOAL MARTINS

29- ANA COELHA

30- MANUEL MARTINS

31- MARIA JOSEFA

32- Vicente Dias

33-Bárbara Bentes

64-Gregório Simões

65- Maria dos Reis

66- António Estevens

Tudo bate certo e, realmente aquele é o Pascoal Andréz. Não existe é uma filha Mariana Vitória. Será por ter nascido em S. Marcos da Serra?

A Mariana Vitória era mãe de Ana Maria c.c. João Marques. Em tempos o Sr. Nuno disse-me que poderia vir a ter novidades sobre eles. Talvez nessa altura se deslinde este caso.

As minhas desculpas pelo trabalho que estou a dar. Desde que encontrei o João Cabrita e alguns desses casais, fiquei a admirar ainda mais quem se dedica á Genealogia.

Um bom domingo para si e sua familia.

Cumprimentos

Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Teodora Maria

#188577 | Eleny | 16 mar 2008 16:05 | Em resposta a: #188549

Correcção- Queria dizer, PASCOAL MARTINS cc Ana Coelha e não Andrés

Pascoal Martins não tem nenhuma neta Mariana Vitória, filha de Manuel Martins cc Vitória Maria.

Resposta

Link directo:

RE: 14- 15 novamente

#188606 | nunoinacio | 16 mar 2008 18:50 | Em resposta a: #188574

Boa tarde, cara Helena

A falta do assento de baptismo de Mariana não é grave, desde que tenhamos a sua ascendencia confirmada (por exemplo pelo casamento).
Há inúmeras razões para essa falta, podendo ser um assento deteriorado, ou terem nascido noutra freguesia.

Neste momento optei por alterar o método de registo dos assentos. Como tenho gente de quase todas as freguesias do Algarve, optei por registar todos os casamentos de todas as freguesias e, posteiormente, os baptismos e os óbitos. Assim, nem tão cedo poderei dizer se a Mariana está ou não registada em São Marcos da Serra.

Fiquei feliz por saber que há evoluções favoráveis no estado de saúde da sua filha.
Se necessitar de algo disponha e, caso venha a Portimão, diga algo.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Com descedência em S. Marcos da Serra

#188648 | Eleny | 17 mar 2008 00:50 | Em resposta a: #188606

Boa noite, caro Nuno Inácio

Agradeço a sua simpatia e, também estou ao seu dispor.

A minha filha está em recuperação com exito. Desta vez estou forte e não perturbo quem me rodeia mas, da 1ª vez aconteceu, infelizmente.

Sobre Genealogia, não tenho o casamento de Mariana embora já o tivesse procurado, tenho sim, referências ao casal no filho e netos. Estive com livros á minha frente de S. Marcos da Serra que, necessitavam de digitalização urgente para, não se perder o conteúdo, manchas, furos, uma lástima. Poderei ter passado por ela sem ver o seu casamento.

Vou deixar aqui o meu casal mais procurado:) Suspeito que sejam da familia Martins Cortezão de S. Bartolomeu de Messines, uma melhor opinião o confirmará:

Manuel Cabrita n. S. Marcos da Serra

Serafim Cabrita n. S. Marcos da Serra

José Cabrita n. S. Marcos da Serra

Domingos Cabrita n. S. Marcos da Serra

José Cabrita n. S. Marcos da Serra

Todos os anteriores são da Carrapateira da Freguesia de S. Marcos da Serra embora, o meu avô já referisse a Fazenda Tançanes ou Cortançanes como já li, de seus pais.

1-JOÃO CABRITA 1747 n. Benaciate de S. Bartolomeu de Messines, Silves

2- Manuel Martins 1698 n. Gralha

3- Maria Cabrita 1703 Benaciate

4- Francisco Martins 1668

5- Beatriz Mestre 1673

6- Francisco Coelho

7- Maria Vicente

Ana Martins- irmã n. Gralha

Casou em 18-09-1777 em S. Bartolomeu de Messines com MARIA de S. JOSÉ n. Contançanes S. Bartolomeu de Messines, Silves 23-01- 1753 Testemunhas Domingos Vaz dos Sntos, Padre de S.B.M. e Manuel Coelho Morador no Gavião

Test.- Caetano da Palma ( Gavião ) e Manuel Álvares ( Vale de Fontes, S.B.M.)

1- Maria de S. José 1753

2- Manuel Matoso- Testemunhas do casamento 2º Manuel da Silva (Ribeira de Delouca, S. Barnabé) e (Manuel Coelho, Herdade de Sta. Susana, S. Barnabé)

3- Isabel Maria

4- Manuel Afonso

5- Margarida Matoso Moradores no Pereiro S.B.M.

6- Brás das Candeias- Residente em Tançanes S.B.M. f.1737 3º Casamento- Testemunhas Manuel da Palma e João das Neves

7- Maria Agosta 1684

14- João Rodrigues 1654

15- Margarida Rodrigues Moradores na Ladeira

Irmãos de M. José- Manuel Afonso n. 1751 Contançanes S.B.M.

Test: João Martins Cortesão ( Carrasqueiro S.B.M.)

Rosa n. 30-08-1752

Padrinhos: Sebastião Gonçalves Morador nas Cortes S.B.M.

Maria dos Santos 1739

Tenho mais dados para incerir como o casal- Mariana Guerreira f. antes de 1805 de S.B.M. e João Martins de S. Marcos da Serra, avós de José Cabrita que, ficará para outra oportunidade.

Ressalvo que sem a página do Sr. José Rodrigues, a compreenção e simpatia da M. Elisa, Nuno Inácio, Julio Sousa, JLiberato e, algumas informações de utilidade fornecidas por outros Confrades, não me seria possivel ter chegado tão longe neste espaço de tempo. Um bem haja a todos.

Para o Sr. Nuno Inácio uma excelente semana

Melhores cumprimentos

Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Teodora Maria

#188650 | judiaria | 17 mar 2008 02:23 | Em resposta a: #188549

Caro Nuno

Mais uma vez os meus agradecimentos, pois permitiu-me avançar esta linha dos meus antepassados.


Em Abril vou até à Torre. Se necessitar alguma coisa é só dizer, que fico ao seu dispôr.

Cumprimentos

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

Pedido

#188841 | nunoinacio | 18 mar 2008 22:15 | Em resposta a: #188650

Caro Joaquim Reis

Agradeço a sua disponibilidade.

Tenho alguns casais fora da região que tenho estado a estudar (Algarve). Assim, como não sei o que procurará na TT, aqui deixo alguns casais que procuro. No entanto, não atrase a sua investigação pessoal por isto...

Manuel Coelho e Ana Guerreira, casaram em 04.04.1782, sendo ele filho de António Anes e Perpétuda da Silva, de Santana da Serra e ela filha de António Coelho e Maria Guerreira, de São Barnabé (Procuro os casais ascendentes do primeiro)

Domingos Nobre e Bárbara Mestre, de Santana da Serra, casados c, de 1760

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Pedido

#189208 | judiaria | 22 mar 2008 04:01 | Em resposta a: #188841

Caro Nuno

Esse casamento de Manoel Coelho e Ana Guerreira em 1782 é de São Marcos ?
Santana da Serra, é freguesia ..... do concelho de Saboia ou de Ourique ?

Domingos Nobre e Barbara Mestre terão casado em Santana provávelmente ?

Só para me situar para fazer as buscas.

De momento tenho um problema com casamentos, que é o seguinte:
Em São Marcos da Serra
Encontrou algum casamento de Bartolomeu Guerreiro (ou Manuel ) filho de Silvestre Martins e Albina Guerreiro, com Maria Jacinta (ou Isabel Maria) filha de Francisco Rodrigues e Isabel Mestra; anterior a 1839. E de Vicente Afonso e Inacia Maria.

Quando ir para os nascimentos não esqueça que estão os nascimentos de São Marcos no livro B 12 de Messines SGU 567 (1839) por não haver padre em São Marcos e talvez noutros, mas nesta época de 30/40 já encontrei. Quiçá tambem casamentos e óbitos.

Cumprimentos e uma Boa Páscoa

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

Freguesia de São Marcos da Serra

#442720 | inacio | 21 ago 2022 13:55 | Em resposta a: #183489

Muito boa tarde

Ando há cerca de dois anos a investigar e a escrever sobre a genealogia e as memórias da família.
Venho desta forma pedir ajuda, no sentido de tentar encontrar a data de falecimento do meu Avô materno, ABEL MARQUES dos REIS, nascido em S. Marcos da Serra , a 8 de Outubro de 1882. Casou em S. Marcos da Serra, a 4 de Março de 1905, com a minha Avó materna Maria Constança, nascida em Monte dos Cabeçinhos, Amodovar, em 25 de Setembro de 1881 e falecida em S. Marcos da Serra a 22 de Julho de 1938.
Também não consegui saber das datas de falecimento dos meus Bisavós Carolina Correia Canelas, nascida a 18 de Fevereiro de 1860, e Inácio Marques dos Reis, nascido a 29 de Agosto de 1838, ambos nascidos em S. Marcos da Serra. Casaram a 12 de Fevereiro de 1877 (O Bisavô, pela segunda vez).

Já pedi uma ajuda, em tempo, e apenas localizaram o registo de Baptismo do Avô, e do Casamento, de que tenho fotocópia.

Muito grato pela ajuda que me possam dar.

Manuel Fernando Marques Inácio

Resposta

Link directo:

Freguesia de São Marcos da Serra

#442723 | Jorge Resende | 21 ago 2022 15:35 | Em resposta a: #183489

https://digitarq.adfar.arquivos.pt/viewer?id=996015


TIF imagem 6 casamento de Inácio e Carolina

Resposta

Link directo:

Freguesia de São Marcos da Serra

#442724 | Jorge Resende | 21 ago 2022 15:44 | Em resposta a: #183489

Os assentos digitalizados online de São Marcos da Serra apenas estão até 1905. Quando Abel casou nesse ano, nada foi dito sobre se os pais dele eram já defuntos, concluindo-se que estariam vivos.
Nada perde se por email a enviar ao Arquivo Distrital de Faro solicite pesquisa entre 11906 e 1911, sobre os óbitos de Inácio e Carolina. A partir de Abril de 1911, os registos de óbitos passaram a ser formalizados nas Conservatórias, pelo que, se nada for encontrado sobre os óbito Inácio e Carolina no Arq. D. Faro, deve endereçar pedido à Conservatória que tenha os livros de São Marcos.

Resposta

Link directo:

Freguesia de São Marcos da Serra

#442726 | Jorge Resende | 21 ago 2022 16:34 | Em resposta a: #183489

E qual é a data do assento de batismo de Abel????

Resposta

Link directo:

Freguesia de São Marcos da Serra

#442727 | Jorge Resende | 21 ago 2022 17:20 | Em resposta a: #183489

https://digitarq.adfar.arquivos.pt/viewer?id=996009 tif 13
1º casamento 1871 de Inácio Marques com maria joaquina. Ele nasceu em Alfarce, em 1839, filho de João Marques e Ana Maria.

Resposta

Link directo:

Freguesia de São Marcos da Serra

#442728 | Jorge Resende | 21 ago 2022 17:26 | Em resposta a: #183489

https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4823162 tif 21
batismo de Inácio Marques, nascido em Setº de 1838 em São Marcos da Serra mas batizado em Monchique, Alfarce, por falta de padre em São Marcos. Filho de João Marques e Ana Maria, neto paterno de José Marques e Maria Genoveva.

Resposta

Link directo:

Freguesia de São Marcos da Serra

#442732 | Jorge Resende | 21 ago 2022 23:40 | Em resposta a: #442728

A BIOGRAFIA DO AUGUSTO CAMACHO, MADEIRENSE E CANTOR DE COIMBRA É DA SUA LAVRA????

UM ABRAÇO
ESPERO TER DADO ALGUM CONTRIBUTO AO SEU PEDIDO.
JORGE RESENDE

Resposta

Link directo:

Freguesia de São Marcos da Serra

#442737 | inacio | 22 ago 2022 10:01 | Em resposta a: #442723

Bom dia

Obrigado. Já vi, li e imprimi. Os dados que tenho estão certos.

M.F. Marques Inácio

Resposta

Link directo:

Freguesia de São Marcos da Serra

#442738 | inacio | 22 ago 2022 10:03 | Em resposta a: #442724

Bom dia

Obrigado. Vou seguir o seu conselho.

Grato

M. F. M. Inácio

Resposta

Link directo:

Freguesia de São Marcos da Serra

#442739 | inacio | 22 ago 2022 10:10 | Em resposta a: #442726

Bom dia

O meu Avô ABEL MARQUES dos REIS, foi baptizado a 8 de OUTUBRO de 1882, na Igreja paroquial de S. Marcos da Serra. No livro paroquial dos Registos de Baptismos, tem o nº 43.

Muito obrigado pela ajuda

M. F. Marques Inácio

Resposta

Link directo:

Freguesia de São Marcos da Serra

#442740 | inacio | 22 ago 2022 10:13 | Em resposta a: #442727

Bom dia

Muito obrigado pela ajuda.

M. F. Marques Inácio

Resposta

Link directo:

Freguesia de São Marcos da Serra

#442741 | inacio | 22 ago 2022 10:17 | Em resposta a: #442728

Bom dia

Desta situação, tenho a fotocópia do documento. Nasceu em Agosto.

Obrigado

M.F. Marques Inácio

Resposta

Link directo:

Freguesia de São Marcos da Serra

#442742 | inacio | 22 ago 2022 10:26 | Em resposta a: #442732

Bom dia

Sim sou eu o autor. Foram quatro anos de serões, escrita, música e canto.
Fomos grandes amigos, apesar de 22 anos de diferença de idades. Ela era de de 1924 e eu sou de 1947. Acompanhei-o muitas vezes e cheguei a cantar também com ele. Pertenço a um Grupo de Fados de Coimbra, o "Porta Férrea".
O Dr. Augusto Camacho Vieira (1924 - 2018), era natural de Godinhela, Miranda do Corvo. O pai é que era da Ilha da Madeira, do Funchal.
A última Serenata em que o Luiz Góis cantou, foi em Miranda do Corvo, a 25 de Abril de 2012. O Luiz deixa-nos a 18 de Setembro desse ano. Estávamos todos juntos, nessa Homenagem ao Dr. Camacho Vieira. Bons tempos.

Obrigado pela ajuda.

M. F. Marques Inácio

Resposta

Link directo:

Freguesia de São Marcos da Serra

#442744 | Jorge Resende | 22 ago 2022 17:53 | Em resposta a: #183489

Creio que temos um amigo comum: Adamo Caetano da Tuna Acad. Univ. Coimbra.!

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Freguesia de São Marcos da Serra

#442745 | inacio | 22 ago 2022 18:03 | Em resposta a: #442744

Boa tarde

Sem dúvida. E se calhar o António Manuel Nunes. E se calhar outros, dessa malta mais nova.

Abraço e obrigado

MMI

Resposta

Link directo:

Freguesia de São Marcos da Serra

#446712 | inacio | 23 mar 2023 19:29 | Em resposta a: #184050

Boa noite

Em primeiro lugar os meus agradecimentos ao Confrade Nuno Inácio, pela simpatia e ajuda que nos tem dado. Estamos no Arquivo Distrital de Faro a tentar encontrar dados sobre uma parte da família paterna.
Venho aqui para dizer que João Marques dos Reis e Ana Maria, foram meus trisavós, pais de meu bisavô Inácio Marques dos Reis, por sua vez pai de meu avô Abel Marques dos Reis, por sua vez pai de minha mãe Laurência dos Reis Marques, depois Inácio, pelo casamento.
Meu pai, Manuel Inácio Júnior, era filho do meu avô Manuel Inácio, natural de Santa Clara a Nova, Almodôvar, casado em S. Marcos da Serra e ali falecido, a 31 de Março de 1955. Presumo que tenha nascido cerca de 1873. Peço ajuda na procura de uma pista que nos leve a esta informação.

Dos antepassados referidos, só este meu avô Manuel Inácio e o trisavô João Marques dos Reis é que não nasceram em São Marcos.

Obrigado

Manuel Fernando Marques Inácio

Resposta

Link directo:

Freguesia de São Marcos da Serra

#446713 | inacio | 23 mar 2023 19:46 | Em resposta a: #442720

Boa noite

Muito obrigado. Já consegui ultrapassar o assunto. Gente simpática na Conservatória em Silves, conseguiu encontrar o registo do óbito. É que nós não tínhamos a certeza da data de falecimento.
O meu avô materno Abel Marques dos Reis, faleceu em São Marcos da Serra, a 22 de Março de 1926. Ali nascera a 8 de Outubro de 1882. Era neto paterno de João Marques dos Reis e de Ana Maria, muito referidos neste Forum.

Muito obrigado

Manuel F. Marques Inácio

Resposta

Link directo:

Freguesia de São Marcos da Serra

#446714 | inacio | 23 mar 2023 19:50 | Em resposta a: #442724

Boa noite

Obrigado Jorge. Assim se fez, e os resultados foram os melhores.
Abraço

Manuel F Marques Inácio

Resposta

Link directo:

Freguesia de São Marcos da Serra

#446715 | inacio | 23 mar 2023 20:00 | Em resposta a: #188648

Boa noite

Muito interessante. Mariana Guerreira e João Martins, eram meus tetravós, do lado de meu pai.

Manuel F. Marques Inácio

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 08:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen