Orada

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Orada

#184012 | hsantos | 07 fev 2008 17:12

Meus Caros

Não sei se alguem tem informação sobre familia alentejana de apelido "da Orada"; encontrei, nas certidões que tenho, familiares com este apelido vindo de Sousel.

Desde já o meu muito obrigado.
HSantos

Resposta

Link directo:

RE: Orada

#184044 | LProjecto | 07 fev 2008 21:32 | Em resposta a: #184012

Caro(a) HSantos,

Certamente que o apelido "da Orada" será um toponímico com origem na freguesia de Orada, concelho de Borba. Se considerarmos que a distância de Sousel a Orada são cerca de 20 km em linha recta, tal hipótese ganhará mais consistência.

Sugiro que coloque neste tópico elementos concretos, tais como nomes, datas e localidades, pois desse modo será mais fácil alguém poder contribuir com alguma informação que lhe seja útil.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Orada

#184094 | hsantos | 08 fev 2008 11:58 | Em resposta a: #184044

Caro Luís Projecto Calhau,

Obrigado pela resposta e sugestão!

Sou um novato nestas coisas, a familia sempre teve mais informação sobre os Albuquerques e "Siqueiras" das beiras;

no entanto foi por estes nomes que cheguei ao casamento de um José da Orada com uma Isabel Maria em Sousel (23/8/1857), pais de minha trisavó Genoveva da Orada.

O referido José da Orada, é noutra certidão referenciado como José da Orada Gordo, nascido em Sousel,
Filho de Francisco João de Albuquerque (nascido a 1791 / Mesquitela) e de Genoveva da Orada (estes meus 5º avós);

Esta filha de Ignácio Joaquim da Orada e Luisa Maria (N) da Orada. (6º avós), perdi aqui o rasto, requeri ao AD de Portalegre documentação sobre estes, assim como, dos seus pais e avós, aguardo...

Qd escrevi, foi por não encontrar referenciado este nome em ninguem, poderá ter origem toponímica, mas tb não poderá ter origem no local de Sousel por ter a Igreja de Nossa Senhora da Orada?,

Como disse sou completamente ignorante nestas coisas de genealogia, e como tal gosto de perguntar e ir falando sobre elas... não me passava pela cabeça o que o Luis referiu sobre distancias com Borba e quejandos (achei incrivel...)

O meu muito obrigado e, espero que me possa ajudar sempre.

Cumprimentos
Hélder Eduardo dos Santos

Resposta

Link directo:

Orada, Borba, Évora

#184569 | salen | 11 fev 2008 23:10 | Em resposta a: #184094

Caro Hélder do Santos,
Pela época a que alude, provavelmente o que se chama hoje o lugar da Orada (a 6 km a N de Borba) provavelmente nem se chamava assim. Pouco tempo antes (guerras da restauração) ainda se chamava 'Vendas de Alcaraviça' (parecido, não?!...). O orago da Srª da Orada vem da história do Nuno Álvares Pereira, antes da batalha dos Atoleiros, como deve saber.
E quanto a Arquivos Distritais, Sousel é Portalegre, mas Orada é Borba, e portanto, Évora.
Mais uma coisa: essas zonas são também problemáticas porque, se no meio das suas pesquisas apanhar uma freguesia que tivesse pertencido ao antigo Bispado de Elvas, de uma certa data para trás lá tinha que ir mas é ao Arquivo Histórico de Elvas à procura dos livros paroquiais (apenas os mais recentes estarão no Distrital em Portalegre)
Boas pesquisas.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Orada, Borba, Évora

#184604 | hsantos | 12 fev 2008 10:53 | Em resposta a: #184569

Caro Victor Ferreira

Desde já o meu muito obrigado pela informação.

O nome que indico como "da Orada" é nome de familia, para já o AR Portalegre tem informação sobre estes meus avós, acredito que, como referido por si o nome tenha origem em Borba, mas os que detinham o nome residiam e eram naturais de Sousel, como tal Bispado de Elvas.

Acredito que dp de me enviarem as certidões, me digam que a pesquiva tenha que levam outro rumo, devido às origem destas gentes/nome.

Estou bem documentado sobre os Albuquerques da Beira e é num casamento de Francisco João de Albuquerque " Mesquitela" que casa com Genoveva da Orada que encontrei este nome que tem uma certa "piada" e sobre o qual iniciei a pesquisa, visto o pai desta e o avô serem também "da Orada"... enfim, andanças.

Só acho estranho não conseguir encontrar ninguem com este nome, no entanto, já sei de três residentes em Sousel que são Orada, não sei se ainda familia...

Espero vir a compreender este nome que não está documentado e esclarecido...

Mais uma vez obrigado.
Cumprimentos
HSantos

Resposta

Link directo:

Orada

#434593 | F62122 | 20 jun 2021 12:17 | Em resposta a: #184604

Olá,
Também tive esse problema com outra pessoa. A resposta que deu abertura ao "encalhamento" foi que orada é uma freguesia extinta de Ansião. Tnete ver os livros dessa freguesia

Resposta

Link directo:

Orada

#434608 | Tiago R de Andrade | 21 jun 2021 06:17 | Em resposta a: #184012

Bom dia,

Já apanhei situação semelhante, porém referindo se a uma pessoa de Avis - o orago da freguesia de Avis, em Avis, é Nossa Senhora da Orada - que dista apenas 25km de Sousel.

TRA

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 set 2024, 18:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen