Ajuda - Processo de Justificação de Nobreza

Este tópico está classificado nas salas:

Ajuda - Processo de Justificação de Nobreza

#184218 | LBolacha | 09 fev 2008 18:00

Caros Confrades

Andava eu ontem pela Torre do Tombo quando me lembrei de procurar os "porques" de um antepassado meu ter recebido um Brasão.
Depois de consultar o arquivo heráldico respectivo com a descrição do brasão, aconselharam-me a ver também o Processo de Justificação de Nobreza.
Preenchi a respectiva requisição (tinha obtido uma indicação do maço e numero que procurava num indice que existe na TT), e sento-me a espera. Passado um pouco recebo um conjunto de folhas (cerca de 30) das quais não percebi praticamente nada.
Admito que estava a espera de titulos ou algo do genero a separar cada um dos individuos ali referidos, mas tambem não percebi se todo aquele processo era referente a uma so pessoa (e se fosse esse o caso, algo estava errado porque o nome indicado nas primeiras paginas não era o que eu procurava), se era para várias, se era de um acontecimento, o que era no seu amago. E sem ter uma breve noção do que procuro efectivamente, tentar ler escritos semi-arcaicos é-me bastante dificil.

Por isso peço a vossa ajuda, e pergunto se alguem me pode dar umas indicações sobre o que devo esperar num Processo de Justificação de Nobreza, o que devo ler, o que devo reter ou procurar, se tudo aquilo é referente ao mesmo caso, ou se ao longo das várias páginas são referidas várias pessoas, etc.

Peço sinceramente alguma ajuda que me possa dar uma pequena luz

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Processo de Justificação de Nobreza

#184231 | alentejo | 09 fev 2008 19:36 | Em resposta a: #184218

Caro Levi Bolacha,

Vi todos os processos de justificação de nobreza, de onde retirei informações que constam do livro Cartas de Brasão de Armas II. Deverá requisitar da seguinte forma: Cartório da Nobreza - Processos de Justificação de Nobreza, nome, maço e n.º.
A documentação não era uniforme no que diz respeito à informação, pode ter 2 fólios ou 200.

NB

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Processo de Justificação de Nobreza

#184279 | LBolacha | 10 fev 2008 00:45 | Em resposta a: #184231

Caro Sr Nuno Borrego

Não querendo ser chato, permite-me que lhe pergunte se encontrou no maço 4, nº11 o processo de justificação de nobreza de Manuel Lopes Cid?

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Processo de Justificação de Nobreza

#184286 | alentejo | 10 fev 2008 01:00 | Em resposta a: #184279

de Assumar, Alegrete ou Portalegre? creio que sim.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Processo de Justificação de Nobreza

#184323 | LBolacha | 10 fev 2008 12:03 | Em resposta a: #184286

Exacto, capitão-mor de Assumar. Muito Obrigado então.
Irei fazer os possiveis para consultar a sua obra

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 11:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen