O Abade Luis Anes, Pousada, Braga, 1492

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Cargos | Regiões | Património

O Abade Luis Anes, Pousada, Braga, 1492

#184343 | SaMenezes | 10 fev 2008 16:23

Investigando os arquivos do colégio do Pópulo em Braga, tirei esta genealogia:

Luis Anes (*a.1490, +d.1537,+a.1543)
Abade em S. Paio de Pousada desde 1492. Teve de Branca Lopes (a quem emprazou a quinta do Enxido, em 1ª vida):

1. João Lopes Vieira (*a.1537, +a.1615), a quem emprazou o casal do Assento em 29.10.1537.
Casou com Bernardina de Azevedo (+a.1595).
Tiveram:
1.1. António de Azevedo (*c.1560, +Pousada 22.05.1618)
2ª vida no casal do Assento. Emprazado no casal de Souto a 2.04.1618)
Casou (I) com Francisca Nogueira (+a.1583), recebendo em dote os prazos de S. Sebastião e de S. Lourenço em S. Tiago de Poiares (Ponte de Lima). Filha de Francisco Nogueira e de Ana Mendes, sendo esta filha de Mendo Afonso de que provêm os tais prazos. Era tb irmã do Dr. João Nogueira. Tiveram:
1.1.1. Catarina de Azevedo que casou a.1583 com Filipe da Roda.
1.1.2. Francisco. Não reconhecido por António de Azevedo
1.1.3. Ana. Não reconhecida por António de Azevedo
Casou (II) (a.1583) com Catarina Pinto de quem provavelmente teve:
1.1.4. Miguel de Azevedo (*c.1583, +c.1634). 3ª vida no casal do Assento e no casal de Souto. Deduz-se a probabilidade de ser filho de Catarina Nogueira pois não é filho nem da 1ª nem da 3ª mulher de seu pai. Morreu sem geração deixando a casa ao primo João de Brito da Cunha.
Casou (III) com Maria de Azevedo (+Pousada 5.05.1618) já viúva. Esta instituíu um vínculo em Santa Maria do Anjos, Rossas, com obrigação de missas em Pousada. Legou esta obrigação ao enteado Miguel de Azevedo. Não houve geração deste casamento.
1.2. Antónia Vieira
Casou com Amador da Cunha, tabelião em Braga em 1564, proprietário em Pousada, tendo sido emprazado do casal de Passos e da Grovela em 1543. Tiveram:
1.2.1. Leonardo da Cunha que casou com Ana de Brito que tiveram:
1.2.1.1. João de Brito da Cunha (+Braga 8.09.1682). Meirinho, procurador às cortes de D. João IV, provedor da Misericórdia de Braga em 1647/48, bacharel (carta de 13.03.1682). Renovou os prazos do Assento e o casal de Souto (este a 20.05.1623) por morte de Miguel de Azevedo, seu primo.

2. Justa Vieira a quem emprazou a quinta do Enxido (2ª vida, a 1ª foi sua mãe Branca Lopes) teve:
2.1. Maria Lousado que teve:
2.1.1. Francisco Alves (Brochado?) que por falecimento de sua mãe foi 3ª vida no Enxido.
Teve:
2.1.1.1. Inácia Lousado
Esta quinta teve continuidade para Francisco Alves e depois Miguel de Azevedo(± 1630).

3. Filipa Vieira a quem emprazou o casal do Rio em Crespos em 1523.
Casou com Pero de Basto (ou da Silva).

4. Catarina Vieira a quem emprazou o casal de Covelas em 28.02.1536, e o casal do Baril a 21.06.1511.
Casou também com Pero de Basto (ou da Silva) de quem teve:
4.1. Maria da Silva que teve:
4.1.1. Antónia Vieira (emprazada no casal do Baril) que teve:
4.1.1.1. N.. que casou com Gonçalo Pinheiro, escrivão em Lanhoso, que teve?
4.1.1.1.1. Francisco Gonçalves (trazia o casal do Baril), morador em S. João de Rei. Na leitura deste assento de emprazamento afirma que Francisco Gonçalves era genro de Antónia Vieira
4.2. Leonor Vieira, (3ª vida no casal de Covelas) que casou com Jorge Vaz

5. Ana Vieira a quem emprazou o casal de Quintãs, em S. Julião de Covelas (Póvoa de Lanhoso) a 2.11.1536.
Casou com Miguel de Azevedo. Parte do casal das Quintãs vagou no tempo do Abade Varejão que tomou posse dele. A outra parte continuou com Francisco Feio de Azevedo casado com Maria de Couros Beliagoa. O Prazo foi renovado em 1603 por Brites de Azevedo filha destes.

Há ainda o casal de Patos e Rebuido, emprazado pelo mesmo abade Luis Anes a Pedro Anes e a Catarina Anes em 24.04.1606 que teve continuidade para Antónia Vieira e seu genro Gonçalo Pinheiro. Os apelidos e a continuidade do prazo abrem alguma especulação sobre quem são estes Pedro e Catarina.


____________________________________
Estes dados permitem fazer algumas correcções e melhorias na BD do Geneall, e colocar muitas questões p/ investigar.

Assim:
1. A ficha http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=248046 deve referir-se a Justa Vieira (e não Isabel de Barros) (item 2.), sendo seus pais o referido Abade Luis Anes e Branca Lopes. Parece haver uma geração a mais para chegar a uma Inácia de Távora (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=243857) que pode ser Inácia Lousado (item 2.1.1.1.).
De referir que há um Miguel de Azevedo Peixoto (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=220745) marido de Inácia de Távora (ou Lousado?), senhor (precisamente) da quinta do Enxido.

2. Quem herdou a casa do Assento foi António de Azevedo (item1.1) e não Antónia Vieira (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=590292) embora o seu neto João de Brito da Cunha (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=218111) a venha a herdar.

3. Os pais de João Lopes Vieira são também o Abade Luis Anes e Branca Lopes.

4. Quem será o Mendo Afonso (item 1.1), 1ª vida dos prazos de Poiares que posteriormente foram parar a António de Azevedo. (Será um Cerveira? http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=522045).

5. E também quem será a Maria de Azevedo (item 1.1), 3ª mulher de António de Azevedo e que instituíu o vínculo em Rossas?

Pode alguém ajudar ?

Cumprimentos
J. Menezes

Resposta

Link directo:

RE: O Abade Luis Anes, Pousada, Braga, 1492

#184346 | SaMenezes | 10 fev 2008 16:36 | Em resposta a: #184343

E ainda permite especular sobre Miguel de Azevedo, marido de Ana Vieira. Há na BD um Miguel de Azevedo (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=216563) casado com uma Ana Vieira Cabral que pode ser irmão ou pai de Pedro Feio de Azevedo, este pai de Brites de Azevedo (item 5) (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=218042) para quem teve continuidade PARTE do prazo das Quintãs em Covelas (Póvoa de Lanhoso).

Resposta

Link directo:

RE: O Abade Luis Anes, Pousada, Braga, 1492

#184619 | SaMenezes | 12 fev 2008 14:19 | Em resposta a: #184346

Pelos vistos ninguém anda a estudar estas famílias de Braga.
Dado que ando por estes lados do ADB, poderei auxiliar alguém.

Resposta

Link directo:

RE: O Abade Luis Anes, Pousada, Braga, 1492

#189928 | Duque da merdaleja | 28 mar 2008 03:46 | Em resposta a: #184343

Caro Sr. Sá Menezes

Dado que estuda as familias de Braga, gostaria de ter algumas informações acerca da familia Granja em Braga.

Desde já agradeço a atençao dispensada.

Cumprimentos,
José Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: O Abade Luis Anes, Pousada, Braga, 1492

#189988 | SaMenezes | 28 mar 2008 14:14 | Em resposta a: #189928

Não me dediquei até agora aos Granjas, mas que eles existem em Braga, existem. Deseja algum dado concreto que possa ajudar, numa próxima visita ao ADB?

Cumprimentos
J. Menezes

Resposta

Link directo:

RE: O Abade Luis Anes, Pousada, Braga, 1492

#190469 | Duque da merdaleja | 31 mar 2008 18:49 | Em resposta a: #189988

Boa Tarde Sr. J. Menezes

Muito recentemente comecei a ter bastante gosto em genealogia mas não tenho conhecimentos de como começar uma arvore. A minha familia materna é Granja, sendo a minha avo. Lembro-me de em miúdo ir algumas vezes a uma festa de familia na quinta de uma tia materna da minha avó, em Nogueira, um pouco acima da igreja. Sei que a minha avó tinha tios em Lomar, Trandeiras, e em S. Lazaro, nomeadamente a mãe do Dr. Marcelino Pires, advogado em Braga e que já foi Governador Civil.
A Mãe da minha avó morava em Ferreiros, no lugar de Quintela que eu ainda conheci mas que devido a desavenças familiares não cheguei a conviver.
Sei que a escola primária de Lomar fui fundada por José Lopes da Silva Granja. O que eu gostava de saber era qual o parentesco do José Granja com a minha avó e um pouco da historia da sua historia de vida.
Não sei se me poderá ajudar, mas desde já agradeço a atençao dispensada.
Fora este assunto sei, através deste forum, que é familiar do Dr. Sá Menezes. O Dr. Sá Menezes foi o meu pediatra e era amigo do meu pai, já falecido, tendo estado inclusivamente várias vezes em casa dos meus pais em Figueiredo, Braga.

Cumprimentos,
José Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: O Abade Luis Anes, Pousada, Braga, 1492

#190493 | Samuel C O Castro | 31 mar 2008 20:42 | Em resposta a: #189988

Estimado J. Menezes,

Não tenho pressa, mas quando fores ao ADB, seria possível ver os dados de interesse genealógico (ascendência/descendência, datas ali constantes de N-C-F, moradia, etc), das pessoas constantes dos Processos de IG, que abaixo informo?

Antônio Castro Sousa – Processo 660 – Pasta 28 – Em 20.9.1701

Luís Sousa Podre - Processo 5802 – Pasta 256 – Em 21.11.1697

Manuel Antônio Pinheiro Figueiroa – Processo 16239 – Pasta 698 – Em 27.6.1731

Manuel Peixoto Lira - Processo 14933 – Pasta 635 – Em 5.11.1691

Além de meu interesse, tem diversas pessoas do tópico "Família Lira (ou Lyra)", constante do endereço: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=190460, que também estão precisando dos dados contidos nos Processos solicitados.

Fico-lhe muitíssimo agradecido no que for possível pesquisar. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: O Abade Luis Anes, Pousada, Braga, 1492

#190766 | SaMenezes | 02 abr 2008 18:39 | Em resposta a: #190493

Enviar-lhe-ei os dados que apurar nas IG, muito brevemente.
Cumprimentos
J.Menezes

Resposta

Link directo:

RE: O Abade Luis Anes, Pousada, Braga, 1492

#190777 | Samuel C O Castro | 02 abr 2008 19:16 | Em resposta a: #190766

Estimado J. Menezes,

Fico-lhe muitíssimo agradecido pelo retorno e pela disponibilidade.

Com certeza os dados serão de extrema utilidade para muitas pessoas.

Ratifico meus agradecimentos. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: O Abade Luis Anes, Pousada, Braga, 1492

#193044 | SaMenezes | 18 abr 2008 15:07 | Em resposta a: #190777

Caro Samuel de Castro

Só agora pude satisfazer o seu pedido, um pouco demorado.

António Castro Sousa: filho legítimo de Francisco Pinheiro Figueiroa e de Maria de Araújo de Castro, ambos da freguesia de Santa Marinha de Rouças (ou Roussas?), termo de Melgaço, comarca de Valença. Remete para Luis de Sousa Podré, filho dos mesmos pais.

Luis de Sousa Podré: Diz que é filho de Francisco Pinheiro e de sua mulher Maria de Araújo da vila de Melgaço.
Neto paterno de Manuel Pinheiro e de Isabel Garcia, também de Melgaço.
Neto Materno de Pedro Rodrigues de Lira, natural da freguesia de Lara, Monção e de Maria de Castro e Araújo, natural do lugar do Picouto, (é freguesia de Santa Maria dos Anjos em Monção), já falecidos.
Este processo é muito longo e está cozido de forma que esconde uma parte do texto. Consegui ler umas notas curiosas:
O reitor de S. Tiago de Pias, em Monção, José Pereira de Sotto Maior, faz referência que seu avô materno, Pedro Rodrigues de Lira, "foi infamado de cristão novo de que houve sentença no Juízo de Monção a favor de uns filhos de Álvaro Vaz contra o dito avô materno e que eles netos ainda existem…" A carta se acha no cartório de Manuel Pereira Canhoto. "Tem o justificante em presente em Lara cuja bisavó era irmã de Pº Rodrigues de Lira que fez deligências de génere e purga e nunca se limpara de tal fama por ser muito antiga e sem possibilidade de prova. 28.Janeiro.1698.
Noutro Texto: "Diz Luis de Sousa Podré filho que ficou do capitão Francisco Pinheiro Figueiroa, já defunto… que é necessário o treslado de uma sentença que se deu neste Juízo entre Álvaro Vaz e seu filho já defuntos e os tios do suplicante Pedro Rodrigues de Lira, António de Araújo e Cristóvão de Castro, já defuntos que se acham no cartório do escrivão Jacinto Sanches.

Sobre Manuel António Pinheiro Figueiroa, filho natural de Francisco Pinheiro Figueiroa e de Maria Mansa, solteira, ambos da freg. de Santa Marinha de Roussas.
Neto materno de Pedro Manso e Catarina da Vila, do lugar de Clarela (?), freg. de San Miguel de Sequeliños, bispado de Tuy, Reino da Galiza.
Neto paterno de Francisco Pinheiro Figueiroa, já defunto e de Maria de Araújo, tb já defunta, nat do Picouto, freg. de S.ta Maria dos Anjos (Monção).
Curiosamente li uma parte de um texto onde percebi o seguinte:" Neto paterno da Valença, dona viúva do tesoureiro-mór de …). Presumo que o Capitão Francisco Pinheiro Figueiroa também seria Tesoureiro-mór.

A minha especialidade não de todo a paleografia!

Quanto a Manuel Peixoto de Lira, a sua genealogia é a mesma que a de Luis de Sousa Podré, pois são irmãos.

Confesso que não fiz um trabalho muito apurado mas disponho-me a algum esclarecimento.

Os meus cumprimentos
José Menezes

Resposta

Link directo:

RE: O Abade Luis Anes, Pousada, Braga, 1492

#193168 | Samuel C O Castro | 19 abr 2008 15:21 | Em resposta a: #193044

Estimado José Menezes,

MUITÍSSIMO OBRIGADO pela coleta e disponbilização dos dados contidos nos Processos de IG solicitados. Os mesmos serão muito úteis para muitas pessoas.

Os irmãos Antônio Castro Sousa, Luís de Sousa Podré e Manuel Peixoto Lira, não aparecem no NFP, Gayo: NFP, vol IV, Castro, $32, N24 e nem aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=282612 , como filhos de Francisco Pinheiro Figueiroa e D. Maria de Castro (ou Maria de Araújo de Castro).

MAS, quando se pesquisa na NET, as IGs dos 3 irmãos acima, a ascendência deles aparece na própria informação disponibilizada.

Portanto, tanto o Gayo, quanto o Geneall, aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=282607, têm como AVÓS MATERNOS deles o Gregório de Castro de Azevedo e Durssiana Gil de Araújo.

Portanto, DIFERENTE do que constou na IG do Luís de Sousa Podré, onde está aparecendo como avós MATERNOS o casal Pedro Rodrigues de Lira, natural da Freguesia de Lara, Monção e de Maria de Castro e Araújo, casal que não tenho na base.

Se não lhe for causar incômodo, peço sua especial gentileza de confirmar nos Processos, se confirma a informação que conseguiste dos avós maternos dos 3 irmãos. Informações genealógicas complementares também serão bem vindas.

Por favor, peço-lhe se possível ver, ainda, a IG, no ADB, de Belchior Castro (possível tio materno dos 3 irmãos), Processo 30986, Pasta 1369, de 17.1.1692, além da ascendência, se fala alguma coisa das irmãs ou sobrinhos.

Fico-lhe muitíssimo agradecido por tudo e a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: O Abade Luis Anes, Pousada, Braga, 1492

#193233 | SaMenezes | 19 abr 2008 21:36 | Em resposta a: #193168

Caro Samuel de Castro

Já agora vou continuar a sua pesquisa e confirmar os dados. De facto fiz uma leitura apressada por falta de tempo. Os dados que enviei são os que encontrei, mas limitei-me a procurar as ascendências e localidades. O processo do Luis de Sousa Podré é muito longo e está mal cosido, encobrindo uma parte substancial para além da margem folhas. Muitos documentos estão com uma letra (para mim) ilegível, necessito de muita atenção e eu não tenho prática.

É óbvio que esta BD está baseada em genealogias como a do Felgueiras Gayo ou do Alão Morais, fazendo com que as mais antigas sirvam de base para as posteriores. Assim os erros repetem-se. A Enorme vantagem de dispor tudo isto on-line (O GENEALL) é precisamente a possibilidade de confirmação dos dados e fazer a sua gradual correcção. É, quanto a mim, uma ideia GENIAL.

Dar-lhe-ei notícias quando as minhas disponibilidades de tempo o permitirem.

Cumprimentos
J. Menezes

Resposta

Link directo:

RE: O Abade Luis Anes, Pousada, Braga, 1492

#195053 | carloslapa | 02 mai 2008 21:36 | Em resposta a: #193233

Sr. J. Sá Menezes

A sua genealogia de S. Paio de Pousada aguçou-me a curiosidade, embora não o possa ajudar, por ser principiante. Há dois anos, andei a estudar os Araújo Cerveira
da Q.ª da Pena. Por gentileza do Sr. Dr. Sá Menezes, entrei em contacto com J. C. Gachineiro, com quem troquei informação e documentos de ascendentes comuns,
na Q.ª do Toural, em Goães.
No ADB, não consegui encontrar mais nada em matéria de prazos. Porém, na BPMP
encontrei o manuscrito 'Genealogia' de Fr. Luís Gavião (? - 1790; será de uma família de Braga?) com acrescentos e correcções do punho de José de Sousa Machado e de Manuel Lobo de Mesq.ª Gouv.ª Barreto, o 2º talvez também notário em Braga. Pensei que alguma razão devia existir para que ambos utilizassem a
'Genealogia', para fazerem as suas anotações. A fiabilidade das de S.ª Machado foi,
no caso das Matrículas de Braga, fácil de verificar. Tendo ele anotado 'tomaram menores em 1517', consegui logo confirmar três matrículas.
Porém, no caso das notas dos tabeliães (dotes, doações, vínculos, testamentos, prazos, etc., de épocas anteriores e posteriores àquela data), não consegui nada, porque eles não davam as fontes.
Na dúvida e com as minhas limitações, não quis deixar de lhe referir esta fonte,
que o poderá ou não ajudar na sua investigação.

Com os melhores cumprimentos
Carlos Lapa

Resposta

Link directo:

RE: O Abade Luis Anes, Pousada, Braga, 1492

#195199 | Samuel C O Castro | 04 mai 2008 14:10 | Em resposta a: #193233

Estimado J Menezes,

Muito grato pelo retorno e pela disponbilidade quando possível. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: O Abade Luis Anes, Pousada, Braga, 1492

#195205 | paribas | 04 mai 2008 15:58 | Em resposta a: #193233

Caro Zé Menezes

Tens ideia se há alguma coisa estudada sobre os Sampaio da Póvoa e Braga?

Cumprimentos

Ricardo Beça Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: O Abade Luis Anes, Pousada, Braga, 1492

#195208 | SaMenezes | 04 mai 2008 16:35 | Em resposta a: #195205

Caro Ricardo

Apenas tenho estudado a minha família e os meus antepassados. Também sou principiante em genealogia. Por vezes uso o "FÓRUM" como meio de "publicação" para dar mais utilidade aos dados que me aparecem que podem ter interesse mais alargado.
Nesta andanças, que são limitadas por razões profissionais, não tropecei nos Sampaio, mas se me aparecer alguma coisa terei todo o gosto em comunicá-los.

Cumprimentos
J. Menezes

Resposta

Link directo:

RE: O Abade Luis Anes, Pousada, Braga, 1492

#212531 | paribas | 05 nov 2008 16:47 | Em resposta a: #195208

Caro Zé Sá Menezes

Pedi o teu contacto de email pois preciso de um favor.

Ricardo ( dos Salgados da Póvoa)

Resposta

Link directo:

RE: O Abade Luis Anes, Pousada, Braga, 1492

#212686 | SaMenezes | 06 nov 2008 23:41 | Em resposta a: #212531

Já há algum tempo que não vinha ao FORUM. Desculpa. jmenezes@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: O Abade Luis Anes, Pousada, Braga, 1492

#212687 | SaMenezes | 06 nov 2008 23:54 | Em resposta a: #212686

Perdão. jmenezes29@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: O Abade Luis Anes, Pousada, Braga, 1492

#256274 | francesca | 10 jun 2010 02:23 | Em resposta a: #195053

Caro Sr. Carlos Lapa,

Dado que pertenço a um ramo descendente dos Araújo Cerveira da Quinta da Pena em S. Paio de Pousada, pedia-lhe se não fosse em demasia para partilhar alguma informação acerca das suas pesquisas dos Araújo Cerveira. Posso afirmar-lhe que pertenço a um ramo que se encontra também relacionado com os Araújos da casa do Porto em São Tomé de Prozelo, e com um ramo dos Araújo Cerveira que surge na freguesia de S. Tiago de Poiares em Ponte de Lima. Este ramo não surge no NFP do felgueiras Gaio e em qualquer dos livros de genealogia mais conhecidos.
Mais concretamente descendo de Henrique de Araújo Costa, irmão de Carlos de Araújo Cerveira - cuja inquirição de génere se encontra no ADB - filhos de Jerónimo de Araújo, da freguesia de S. Paio de Pousada e neto de Francisco de Araújo que cremos ser filho de António de Araújo Cerveira - senhor da Quinta da Pena.

O meu contacto é: francisca.smartins@gmail.com

Atenciosamente,

Maria Francisca.

Resposta

Link directo:

RE: O Abade Luis Anes, Pousada, Braga, 1492

#300002 | joaolobo | 16 mar 2012 22:13 | Em resposta a: #195053

Caro. Carlos Lapa,

O Senhor, como disse, tem informações sobre a quinta da Pena, em São Paio da Pousada, e eu sou descendente dum ramo dos Cerveiras, podia se faz favor partilhá-las, as ditas informações, comigo.

Cumprimentos,
Afonso Maria CMSLM

Resposta

Link directo:

RE: O Abade Luis Anes, Pousada, Braga, 1492

#300003 | joaolobo | 16 mar 2012 22:28 | Em resposta a: #212687

Caro. Carlos Lapa,

O Senhor, como disse, tem informações sobre a quinta da Pena, em São Paio da Pousada, e eu sou descendente dum ramo dos Cerveiras, podia se faz favor partilhá-las, as ditas informações, comigo.

Cumprimentos,
Afonso Maria CMSLM

Resposta

Link directo:

RE: O Abade Luis Anes, Pousada, Braga, 1492

#329106 | joaolobo | 14 mai 2013 00:19 | Em resposta a: #300003

N

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 21:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen