Castelo de Montemor-o-Velho

Este tópico está classificado nas salas: Património | Famílias | Regiões

Castelo de Montemor-o-Velho

#14872 | andradevicente | 29 dez 2001 04:10

Gostaria que me esclarecessem quem foram realmente os donos do castelo de Montemor.
É que sempre ouvi dizer que era o Castelo dos Andrades. Sendo a minha família da região (mais concretamente da Mealhada) desde, pelo menos o sec. XVIII (foi o registo mais recuado que encontrei), tendo por nome Andrade, gostaria de saber se realmente foi de antepassados meus.
Os melhores cumprimentos.

MFdAV

Resposta

Link directo:

RE: Castelo de Montemor-o-Velho

#14896 | domconde | 29 dez 2001 16:31 | Em resposta a: #14872

Andrades em Montemor o Velho, excertos do Livro Terras de Montemor-o-Velho de A Santos Conceição de 1942:

Pag 170 : António Correia da Fonseca e Andrade – Filho de Domingos Correi da Fonseca e de D. Maria de Melo da Fonseca, nasceu a 15 de julho de 1648 e faleceu em 29 de Agosto de 1717.
Aplicou-se no estudo de Direito Cesário na Universidade de Coimbra, tendo, porém preferido a vida militar, veio a ser capitão-mor da vila de Montemor e sua comarca, cavaleiro professo da Ordem de Cristo e procurador às cortes que se reuniram em Lisboa no ano de 1679.

Pag. 204 : Andrades . Tiveram o seu solar na rua do Loureiro , em Montemor, e descendiam do Famoso Fernando Alvares de Andrade ( Anselmo Braamcamp Freire , Brasões da sala de Sintra, Vol.II, pag 255), escrivão da fazenda e tesoureiro –mor de D. João III.
Tinham jazigo no cruzeiro da Igreja de Santa Maria de Alcaçova ( a que se encontra dentro do castelo), em frente da capela-mor, e lá esta ainda uma lápide, no chão, com as armas dos Andrades, diferençadas por uma brica, posta em campo sinistro do chefe, e carregada com uma flor de liz, em banda. Por baixo das armas, encontra-se a seguinte descrição: Sepultura de Gaspar da Fonseca e Andrade, cavaleiro da Casa de Sua Magestade e de sua mulher D. Leonor de Mascarenhas, faleceu aos 12 de Novembro de 1559, filha de Nuno Mascarenhas de Freitas, fidalgo da casa do dito senhor que em seu serviço faleceu em Cochim a 30 de Julhod e 1526 e de seus herdeiros:

Rodrigo da Fonseca e Andrade, progenitor deste ramo, parece que casou em Montemor com uma senhora Fonseca, de quem teve Rui Paes de Andrade e Isabel de Andrade.

Rui Paes de Andrade foi senhor de um morgado em Ceiça, junto a Ourém, e possuidor de uma grande quinta em cadima, então no termo de Montemor. Nesta vila de Montemor viveu e para o concelho dela alcançou uma carta de muitos previlégios e isenções, que foi passada em santarém, a 24 de Março de 1447. Casou com D. Leonor Vaz de Novais, filha de Vasco Lourenço, dono da referida quinta, pessoa principal de Montemor e que vivia no ano de 1453. A eles sucedeu seu filho.

Diogo de Andrade , herdeiro da casa e que também, aqui morou. A este membro da família foi passada carta de brasão das armas dos Andrades, em 12 d eAgosto de 1552. Sucedeu-lhe o primogénito referido na lápide.

Gaspar da Fonseca e Andarde, a quem foi instituído vínculo, com as datas de 10 de julho de 1557 e de 12 e 13 de Setembro de 1559. O secundogénito

Rui Paes de Andrade tomou parte da tomada de Azamor em 1513 e foi armado cavaleiro, depois da vitória, por D. João de Menezes que lá ficara por capitão. Foi pai de Rui de Andrade, conego da colegiada de Ourém,e avô de Sebastião de Andrade Freire, que casou com D. Maria da Cunha, 8ª senhora , que veio a ser, do morgado de Antanhol dos Cavaleiros. Nos seus descendentes, dos quais foi um visconde de maiorca, se continuou a casa.

Diogo de Andrade. Viveu na Vila e aqui faleceu a 5 de Fevereiro de 1604. Foi fidalgo da casa Real e pessoa de muita importância. Casou com D. Ana Ponce de Leão. Deste casamento não houve descendentes, pelo que foi seu herdeiro o filho de seu prmo co-irmão

Miguel da Fonseca e Andrade, que era casado com D. Luisa de Pina. Sucedeu

Fernando correia da Fonseca e Andrade, senhor da casa de Montemor no ano de 1739 e fidalgo da casa Real, a este, seu filho

António Correia da Fonseca e Andrade, cavaleiro da Ordem de Cristo e capitão mor da Vila . Este parece ter sido o último Fonseca e Andrade que viveu em Montemor.”

Resposta

Link directo:

RE: Castelo de Montemor-o-Velho

#14966 | andradevicente | 31 dez 2001 01:17 | Em resposta a: #14896

Caro domconde:

Estou-lhe muito agradecido pelo precioso esclarecimento e pelos preciosos dados bibliográficos que me cedeu. No entanto, e no intuito de uma pesquisa mais aprofundada, poder-me-á dizer, se é que sabe, se algum descendente dessa família Andrade se fixou na Mealhada. Assim poderei seguir a minha árvore genealógica um pouco mais atrás.
Os melhores cumprimentos.

MFdAV

Resposta

Link directo:

RE: Castelo de Montemor-o-Velho

#14983 | domconde | 31 dez 2001 10:16 | Em resposta a: #14966

Caro Andrade Vicente

Desconheço a genealogia dos Andrades de Montemor. É muito provável que sejam os mesmos, pois que de Montemor à Mealhada não dista mais de 40 KM.

Tenho um ramo da minha mulher que também é Andrade, mas ainda está muito pouco estudado para lhe dar alguma sugestão.

Cumprimentos

Fancisco Braz Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Castelo de Montemor-o-Velho

#25821 | FJCSAC | 01 set 2002 15:12 | Em resposta a: #14896

Caro domconde

Foi por mero acaso que encontrei esta sua informação.

Achei curioso falar em Cadima,que bem conheço ,como lugar da grande quintã dos Novais.

Hoje em dia pontuam nela os Magalhães Carneiro,Amoroso Lopes e os Flores todos parentes entre eles.

No entanto fiquei com dúvidas quanto á genelogia dos Andrades até por questões datação de gerações.

Os dados que detenho são o seguintes:

1-D.Gil Tomé Paes * c.1380(Alcaide-Mor de Penamacor?)casou com Isabel Afonso de Andrade * c. 1385 filha de Diogo Afonso de Andrade fidalgo castelhano ou galego e de Brites Afonso (de Arganil)e tiveram pelo menos:

1.1-Rui Paes de Andrade * c. 1410 cc Leonor Vaz de Novais * c. 1415 filha de Vasco Lourenço de Novais e tiveram pelo menos:

1.1.1-Pero Pais de Andrade * c. 1430 Alcaide -Mor de Penamacor, cc Catarina Viegas Coelho * c. 1435,filha de Pedro Viegas Coelho e de Catarina Rodrigues de Albernoz e tiveram pelo menos :

1.1.1.1-Isabel Paes de Andrade * c.1455 cc Garcia Fernandes de Carvalho * c. 1450,Alferes-Mor das Capitanias de Alcacer Seguer cs parcialmente conhecida;

1.1.1.2-Rui Paes de Andrade * c. 1455 este sim é que teria casado com uma Fonseca de Montemor,dando origem aos Fonsecas de Andrade e destes teriam sido filhos pelo menos:

1.1.1.2.1-Isabel da Fonseca de Andrade * c.1485,smn;

1.1.1.2.2-Rodrigo Fonseca de Andrade * c. 1485 cc cm N...e destes seria pelo menos filho:

1.1.1.2.2.1-Diogo de Andrade * c. 1510 o que permite com alguma veracidade atribuir-lhe a CBA de 12.8.1552 e a instituição pelo seu filho Gaspar da Fonseca de Andrade do vínculo a 10.7.1559.( de outra forma há um salto de gerações 3 a 4 )

Se tiver conhecimente de informações adicionais muito agradecia.

Cordiais cumprimentos

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Castelo de Montemor-o-Velho

#25822 | FJCSAC | 01 set 2002 16:30 | Em resposta a: #14896

Apenas para desfazer um erro,a Catarina de Andrade Coelho * c. 1435,era filha de Joaõ Paes de Andrade *c. 1410 (irmão de Pero Paes de Andrade) e de Catarina Viegas Coelho * 1415 esta filha de Pero Viegas Coelho * c. 1380 e de Constança Álvares de Albernoz * c. 1380 (no NFP a esta não se dá como filha o que também não quer dizer da veracidade da sua filiação e da origem dos Coelho de Andrade ou Andrade Coelho)

Aliás há que considerar sempre as datações,se Pero Viegas Coelho ou Pero Coelho * c. 1380 não se sabe bem como morreu pelejando em tempo do reinado de D.Afonso V este * 1432.

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Castelo de Montemor-o-Velho

#198850 | LS | 01 jun 2008 16:42 | Em resposta a: #14896

Bondia,

Tenho nos meus antepassados que descobri agora uma "cinquième ayeule" (quinta bis-avo ?) que se chama Angélica da Assunção dos Andrades. Ela casou e viveu em Tocha. Nesta epoqua tenho muitos antepassados originarios de Montemor-o-velho. Sera que tenha alguma ligação com essa familia Andrade de Montemor ?

Que pode significar exatemente dos Andrades, quer dizer "da familia" dos Andrades" ? ou e mesmo o sobrenome em inteiro ?

Agradeço desde jà para qualquer resposta.

L.Sylvia

Resposta

Link directo:

RE: Castelo de Montemor-o-Velho

#198853 | cacalmei | 01 jun 2008 16:59 | Em resposta a: #198850

Não sei se lhe será de alguma utilidade, já que do ramo Andrade, ainda não possuo muitos dados. Eles serão colocados à medida que os vá recolhendo. Poderá ir vendo o que existe. e a evolução (demorada), em htp://genealogia.netopia.pt/3323/
Cumprimentos
fpa

Resposta

Link directo:

RE: Castelo de Montemor-o-Velho

#198918 | tmacedo | 02 jun 2008 08:08 | Em resposta a: #198850

Cara L. Sylvia:

Julgo que existiu na Tocha, antiga freguesia de Cadima um casal dos Andrades.

Será que essa sua antepassada será desse lugar?

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Castelo de Montemor-o-Velho

#198938 | LS | 02 jun 2008 12:36 | Em resposta a: #198918

Bon dia,

Sim, essa minha antepassada era mesmo do lugar da Tocha, Cadima conselho de Cantanhede e casou com Antonio da Costa tambem de Tocha. Tiveram Maria da Costa que provavelmente nasceria por volta de 1810 em Tocha. Enganei-me, era minha quarta-avo e não quinta.

Muito obrigada pela suas respostas !

Cumprimentos,

LS

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 18:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen