Cazal Velho - São Payo - Arcos de Valdevez

Este tópico está classificado nas salas: Regiões | Arquivos | Formação

Cazal Velho - São Payo - Arcos de Valdevez

#185254 | cassandra | 18 fev 2008 15:08

Exmos. Srs.

No assento de baptismo de uma minha antepassada, vem referenciado que seu pai era natural do Cazal Velho, sito na freguesia de São Payo de Arcos de Valdevez. Sendo esta uma freguesia urbana da Vila dos Arcos, o que poderá ser este "Cazal Velho"? Será que alguém me pode ajudar?
Mais; neste mesmo assento, deparei-me com uma situação peculiar (já fiz uma busca relativamente a este tema aqui no Fórum mas não posso deixar de perguntar) que é: a menina não tem, aparentemente, nome da avó materna no assento. Poderá ter sido um lapso do presbítero, que se esqueceu simplesmente de colocar o nome da senhora, ou será uma dos casos de "mãe incógnita" já referenciados neste fórum?
Agradeço qualquer tipo de ajuda e peço desculpa se as minhas dúvidas forem ou parecerem despropositadas.
Um resto de boa tarde a todos.
Cassandra Lima

Resposta

Link directo:

RE: Cazal Velho - São Payo - Arcos de Valdevez

#185363 | pcf | 19 fev 2008 11:57 | Em resposta a: #185254

Cara Cassandra Lima,

Penso que "Casal Velho" fica na estrada que Liga os Arcos ao Vale, junto da mata dos Remédios. Presentemente não sei se ainda petence a S. Paio ou já se encontra incluída na freguesia de Paçô.
Com os meus cumprimentos,
Pedro Caridade de Freitas

Resposta

Link directo:

RE: Cazal Velho - São Payo - Arcos de Valdevez

#185365 | cassandra | 19 fev 2008 12:32 | Em resposta a: #185363

Caro Pedro Caridade Freitas,

Muito obrigada pela sua resposta. No entanto, não querendo incomodar, gostaria que me respondesse a mais uma questão. Não vou aos Arcos há imenso tempo. Este "Casal Velho" de onde vem este meu antepassado é um "lugarejo" ou é realmente um casal, ou seja, uma quintinha, uma casa?

Melhores cumprimentos e resto de bom dia,

Cassandra Lima

Resposta

Link directo:

RE: Cazal Velho - São Payo - Arcos de Valdevez

#185368 | pcf | 19 fev 2008 12:55 | Em resposta a: #185365

Cara Cassandra Lima,

O "Casal Vellho" é um lugarejo. Penso, mas não é certo que ainda há um ou outra casa velha em pedra. Não lhe sei dizer se alguma vez foi uma quinta.

Eu também investigo antepassados meus de S. Paio, pelo que se precisar de ajuda dipsonha.

Com os meus cumprimentos,

Pedro Caridade de Freitas

Resposta

Link directo:

RE: Cazal Velho - São Payo - Arcos de Valdevez

#185369 | cassandra | 19 fev 2008 13:07 | Em resposta a: #185368

Caro Pedro Caridade Freitas

Todas as minhas investigações se centram, pelo menos até agora, nas freguesias de S. Paio, Salvador e Paçô (tirando um ou outro caso de uma freguesia que não esta mas nunca saíndo do concelho dos Arcos) mais concretamente nas famílias Amorim, Malheiro, Lima, Cerqueira, Souza e Barboza. Não sei se já se "cruzou" com alguns destes apelidos nas suas investigações.

Agradeço-lhe muito a disponibilidade mostrada.

Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Cazal Velho - São Payo - Arcos de Valdevez

#185374 | xavierguimaraes | 19 fev 2008 13:37 | Em resposta a: #185369

Cara Cassandra,

Peço desculpa por esta minha intromissão, mas dois ramos da minha família têm origens nos Arcos de Valdevez, pelo que me interrogo se acaso já se terá "cruzado" com os apelidos "Cunha" e "Esperança Rodrigues". Descendo também de um ramo "Amorim" com origem em Santa Marta de Bouro. Será que o meu ramo Amorim está relacionado com os Amorins dos Arcos de Valdevez?
Agradeço se me puder prestar quaisquer informações adicionais.
Com os melhores cumprimentos,

Xavier Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Cazal Velho - São Payo - Arcos de Valdevez

#185377 | pcf | 19 fev 2008 14:35 | Em resposta a: #185369

Cara Cassandra,

Nas minhas investigações já me cruzei com os apelidos Lima, Sousa e Abreu. Vou ver os elementos que tenho e depois reenvio.

Com os meus cumprimentos,

Pedro Caridade de Freitas

Resposta

Link directo:

RE: Cazal Velho - São Payo - Arcos de Valdevez

#185382 | cassandra | 19 fev 2008 15:22 | Em resposta a: #185374

Caro Xavier Guimarães

Não tem de pedir desculpa, penso que o objectivo de um fórum é mesmo este, troca aberta de ideias e informações.
Confesso-lhe que nas minhas investigações ainda não me cruzei com os apelidos que refere relacionados com os Arcos de Valdevez. Cruzei-me com o apelido "Cunha" mas em Esposende, de onde é toda a família do meu avô materno.
Quanto ao "seu" Amorim, confesso-lhe que não sei se os 2 ramos que refere estarão de alguma forma cruzados. Ainda estou "verde" no que toca às pesquisas genealógicas, e não sou mesmo a pessoa indicada para lhe responder a tal. No entanto, e se tal se verificar, tenho o maior gosto em ajudá-lo com aquilo que já tenho sobre este ramo da minha famíla (considero realmente o ramo "Amorim" a minha família dado que sou a única pessoa a ainda ter este apelido).

Os meus melhores cumprimentos e resto de bom dia!

Resposta

Link directo:

RE: Cazal Velho - São Payo - Arcos de Valdevez

#185383 | cassandra | 19 fev 2008 15:22 | Em resposta a: #185377

Muito obrigada, caro Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Cazal Velho - São Payo - Arcos de Valdevez

#185516 | xavierguimaraes | 20 fev 2008 17:29 | Em resposta a: #185382

Cara Cassandra,

Obrigado pela sua resposta. Sou também novato no campo da genealogia e não tenho os meus dados suficientemente organizados, por falta de tempo. Apesar de ter bastantes dúvidas quanto à relação entre os nossos ramos Amorim, se acaso me puder adiantar alguma informação relativa à árvore de costados da minha cara Amiga, ficar-lhe-ia agradecido.
Já não possuo o apelido Amorim, mas o meu Pai ainda o mantinha.
Com os melhores cumprimentos,

Xavier Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Cazal Velho - São Payo - Arcos de Valdevez

#210898 | amoura | 18 out 2008 21:02 | Em resposta a: #185383

Caros Confrades,

Só agora vim ter a este tópico, com tanto interesse pois toda a minha família materna se encontra entre os Arcos de Valdevez, Paredes de Coura, Braga e Famalicão (mais recentemente).

Tenho uma quarta avó Amorim num ramo, será que alguém me consegue ajudar a fazer ligação? irmãos e antepassados....

Os Avôs maternos de GIRALDO LUIS BACELAR ARAUJO casado com MARIA LUISA ARAUJO natural de S.Salvador de Padreiro – Arcos de Valdevez são:

PEDRO BARBOSA DE AMORIM ( natural de Lugar de Barbas ? S. Vicente de Távora e de ANTONIA MARIA DE ARAUJO

O Pedro Barbosa Amorim é filho legitimo de Silvestre Barbosa e de Anna Barbosa moradores no Lugar de tavaz ou javaz ? tavarez ? da freguesia de S. Salvador de Padreiro e a Antonia Maria de Araújo Rocha filha legitima de Manoel Cazado de Araújo e de Helena Josefa da Rocha moradores na mesma freguesia


Os Avôs paternos são:
FRANCISCO DE ARAUJO BACELAR e de LOURENÇA DE AMORIM natural do Lugar da Fonte do Rey – S.Salvador de Padreiro

O Francisco de Araújo Bacelar é filho de Gregório Rodrigues e de Catarina de Araújo , nasceu e morou no Lugar de Cadorcas (cadoras? ) freguesia de Santo André de Guilhadezes concelho de Coura .

A primeira mulher, MARIA PEREIRA faleceu e casou em 2ªs núpcias com Lourença de Amorim na freguesia de Padreiro S. Salvador

MARIA PEREIRA é filha legitima de BENTO BARROS e de BEATRIZ FERNANDA da freguesia de Bico termo de Coura ( Paredes de Coura )

LOURENÇA AMORIM é filha de FRANCISCO SOARES e de MARIA AMORIM do Lugar de Fonte do Rey da freguesia de padreiro

Residentes todos em S. salvador de Padreiro – Arcos de Valdevez – comarca de Valença e Arcebispado de Braga.

agradeço desde já qualquer informação.

Alexandra MMS

Resposta

Link directo:

RE: Cazal Velho - São Payo - Arcos de Valdevez

#211318 | joaoggralves2 | 22 out 2008 20:09 | Em resposta a: #185369

Cara Cassandra,

A freguesia de Salvador, em Arcos de Valdevez, é a principal nas minha pesquisas genealógicas. Não tendo recuado mais que três séculos, já encontrei também Limas, Malheiros, Sousas e Cerqueiras. Se me pudesse referir famílias em concreto, talvez encontrassemos parentes em comum.

Os melhores cumprimentos,
João Rodrigues Alves

Resposta

Link directo:

Cazal Velho - São Payo - Arcos de Valdevez

#410916 | rahul1191 | 03 jan 2019 12:19 | Em resposta a: #185254

https://pteacademic2018.weebly.com/
https://tcyonline.jimdofree.com/

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 21:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen