Descendentes

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Descendentes

#185384 | Winston de Freitas | 19 fev 2008 15:32

Procuro descendente de Abilio Amado Ferreira, filho de Francisco Amado Ferreira e Thereza da Conceição, nascido por volta de 1830/1840 em Cestas-Almalagues. Tinha um irmão de nome Alexandre Amado Ferreira, nascido em 1841 e casado com Maria do Rosario a qual era natural de Castello de Viegas. Procuro possiveis descendentes em Portugal.

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes

#254677 | jamador | 14 mai 2010 09:30 | Em resposta a: #185384

Boa noite,

Não tenho informação de descendentes de Abílio Amado Ferreira como gostaria. Mas posso acrescentar algumas informações que lhe podem vir a ser úteis. Tenho-as porque investiguei alguns Fonsecas de Castelo Viegas, como é o caso.
Tenho então :
Abílio Amado Ferreira nascido em Almalaguês por volta de 1832 e casado a 20-10-1862 em Castelo Viegas com Maria da Piedade da Fonseca. Pode ler em :
http://193.137.201.197/pesquisa/ODdisplay.aspx?DOId=1082&NodeID=_83946
Os pais dele, Francisco Amado e Teresa, casaram a 10-9-1827 em Almalaguês. Também poderá ver em :
http://193.137.201.197/pesquisa/ODdisplay.aspx?DOId=79&NodeID=_14977
Poderá procurar pela internet o registo de baptismo de Abílio e ver se tem algum averbamento que possa deixar ainda alguma pista. Não é nada provável, dada a data, mas não é impossível.

Aproveito no entanto para lhe perguntar se a Maria do Rosário que refere em Castelo Viegas tem apelido Fonseca e se terá alguma relação com a Maria da Piedade que lhe indico.

Disponha sempre. Cumprimentos.

Jorge Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes

#254746 | Winston de Freitas | 15 mai 2010 22:44 | Em resposta a: #254677

Prezado amigo Jorge Rodrigues,
REspondendo às suas questões, informo que:
Sim, Maria do Rosario realamente tem FONSECA em seu nome, como consta em sua cert. de nascimento SENTO 47 - 1848 - L 4 - PAG 169v.
Quanto à ligação com Maria Piedade a qual mencionou, na verdade existe relação pois, Maria da Piedade é casada com Abilio Amado Ferreira, que, por sua vez, é irmão de Alexandre Amado Ferreira, casado com Maria do Rosario no ano de 1876, fls 55 e 55-v Igreja de S. Estevão C. Viegas; portanto, cunhadas.

Resta-me agora localizar a certidão de nascimento de Maira da Piedade que, com base nos dados constantes da sua certidão de casamento, Maria Pieade que, à época de seu enlace tinha a idade de 24 anos, esta nasceu por volta do ano de 1838, em Castelo Viegas.

Aproveito o ensejo para solcitar do amigo, informação de como procurar na internet, tanto o registo de baptimos de Abilio, bem como o registo de baptismo de Maria da Piedade. Algum site? Pois vc deve ter efetuado a pesquisa ora passada a mim, via algum site.
Pergunto: Terei eu sucesso em acessar esse site?

Com os sinceros agradecimento e cumprimentos.

Winston de Freitas

Resposta

Link directo:

Amado Ferreira / Coimbra, Almalaguês

#254773 | jamador | 16 mai 2010 16:12 | Em resposta a: #254746

Caro Winston de Freitas,

De facto quando perguntei por Maria do Rosário de Castelo Viegas tive a intuição de que era da mesma família. Na verdade não era só cunhada de Maria da Piedade, era (também) irmã.
Dir-lhe-ei pois o que conheço acerca deste irmãos Fonseca, filhos de Joaquim Fonseca e Teresa Bárbara e que eram :
António, 09-10-1836
Maria da Piedade, 07-06-1838
Maria da Luz, 30-10-1839
Manuel da Fonseca Calisto, 11-03-1843, casado a 16-11-1872 em Santa Cruz com Albertina da Conceição Bizarro
José, 17-10-1844
Maria da Conceição, 18-06-1846, casada em S.Bartolomeu a 03-02-1872 com José Pedro de Jesus
Maria do Rosário, 06-11-1848, casada com Alexandre Amado Ferreira

Destes irmãos há actualmente descendência conhecida de Manuel da Fonseca Calisto, meu tio-bisavô por casamento.
Sei ainda que Maria da Conceição e José Pedro tiveram um filho Francisco (1873-1935).
Se bem percebi o casal Alexandre e Maria do Rosário radicaram-se no Brasil, é assim ?

Posso dar-lhe outras indicações. No recenseamento eleitoral de 1930, que eu próprio transcrevi para a internet, constam :
Albino Amado Ferreira, 63 anos, Casado, Carpinteiro, Rua de Montarroio, Santa Cruz
António Amado Ferreira, 32 anos, Solteiro, Industrial, Montes Claros, Santo António dos Olivais
Augusto Amado Ferreira, 50 anos, Casado, Marceneiro, Rua Oriental, Santa Cruz
não sei se também são desta família.
Esta lista pode encontrar em :
http://jamador.6te.net/list/list.html

Pessoalmente ando à procura de Augusto Amado Ferreira, razão que me levou a encontrar o seu tópico no Geneall.

Finalmente explico-lhe com todo o gosto como procurar estes registos e outros na internet.
Utilizarei o exemplo de Maria da Piedade, em Castelo Viegas, por volta de 1838 como concluiu e bem.
Veja primeiro em :
http://www.etombo.com/
Depois escolha o distrito de Coimbra.
Depois escolhe a cidade de Coimbra.
Na lista das paróquias de Coimbra escolhe agora Castelo Viegas.
Deverá ter em frente a lista dos livros disponíveis de Castelo Viegas.
Escolha o que contém o ano de 1838, ou seja, Mistos (1831-1852) porque não há livro exclusivo para baptismos nesse ano.
Depois é só procurar. Maria da Piedade deverá aparecer em :
http://193.137.201.197/pesquisa/ODdisplay.aspx?DOId=1068&NodeID=_82682

Se tiver alguma dificuldade é só dizer. Espero ter sido útil.

Cumprimentos

Jorge Amado Rodrigues

Poderá contactar-me em: rodrigues.amado@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Amado Ferreira / Coimbra, Almalaguês

#254824 | Winston de Freitas | 17 mai 2010 16:04 | Em resposta a: #254773

Caro amigo Jorge, (agora, tendo-lhe como meu parente)

Fiquei imensamente feliz com suas informações e, ainda mais, sabendo que voce, certamente é meu parente; isso nos torna unidos.
Voce tem razão, não eram tão`sòmente cunhadas mas, irmãs, o que foi uma descoberta interessante e feliz, graças às suas informações tão prestativas.
Antes de mais nada, anote meu e mail; tucaneves@bol.com.br

Estou montando minha arvore genealógica usando o My Heritage tree bulder. Voce deve conher. Farei um convite para que vc participe e veja as informações que já amealhei ao longo de 4 anos.

Quanto à razão de sua procura, (Augusto Amado Ferreira) - Se houver algo que eu possa fazer para ajudar-te, fique à vontade para solicitar. Ele é seu parente ? proximo? Estarei à sua disposição para qualquer solicitação.

Fico feliz mesmo
em encontrar parentes.
Um forte abraço, Winston
(Tuca é o meu apelido) nickname

Resposta

Link directo:

RE: Amado Ferreira / Coimbra, Almalaguês

#255150 | Winston de Freitas | 23 mai 2010 23:59 | Em resposta a: #254773

Caro Jorge Amado

Suas infoamrções foram deveras importantes. De uma ajuda sem igual. Rodavia, não consigo localizar os arquivos de nascimento dos nascidos em Alvarin, Dardavaz, concelhode Tondela. Imagino que seja região pertencente à Coimbra. Na vardade, tento localizar a certidão de nascomento de CANDIDO, filho de Anna Neves, nascido por volta de 1830, conforme dados que encontrei em sua certidão de casamento com MARIA DE JESUS, no ano de 1862, em Almalagues, onde consta que nessa época ele tinha 32 anos de idade.
Pergunto onde procurar os arquivos de Dardaváz///???.

Abraços

Winston de Freitas

Resposta

Link directo:

RE: Amado Ferreira / Coimbra, Almalaguês

#255363 | Winston de Freitas | 27 mai 2010 15:43 | Em resposta a: #254773

Bom dia amigo Jorge,

Voce recebeu minhas ultimas mensagens?

Fico no aguardo.

Um abraços
Winston

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 out 2024, 12:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen