Antepassados judeus em Castelo Branco
Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Famílias
Caros colegas,
Através de erros e tentativas no sítio da Torre do Tombo encontrei o processo de judaísmo de Rodrigo Antunes em 1627. O processo tem 63 páginas. Rodrigo Antunes era casado com Helena Fernandes. Dela nada encontrei. Os pais de Rodrigo Antunes eram Tomás Rodrigues e Isabel Ferreira (parte cristã nova). Os pais de Tomás Rodrigues eram Rodrigo Tomás e Beatriz Antunes. Rodrigo Antunes era natural e morador em Castelo Branco. Seu filho Manuel Fernandes casa-se com Ana Rodrigues (de Alcains) em 13.09.1670. Uma filha deste casal, Ana Rodrigues, nascida em 25.02.1676, casa-se com Domingos Gonçalves Prata em 30.08.1693 em Alcains. Dois dos filhos deste casal, naturais de Alcains, casam-se na Póvoa de Rio de Moinhos. Descendo destes dois filhos.
Cumprimentos
Lourval
Link directo:
RE: Antepassados judeus em Castelo Branco
Oi Lourval,
Extraordinário este achado.
Castelo Branco é uma região de cristãos-novos.
Temos que desenvolver este tópico.
Um abraço,
Celeste
Link directo:
Caro Lourval.
Permita-me apenas lembrar algo relacionado a sua informação.
Na década de quarenta passada existiu uma Comunidade Israelita em Castelo Branco, cujo primeiro presidente foi o militar Francisco Henriques Gabinete, formada por descendentes de cristãos-novos locais. Ela pertencia a "Obra do resgate" liderada pelo Capitão Artur Carlos de Barros Basto (1887-1961), que pretendeu reincerir os descendentes de cristãos-novos com tradições familiares de judaísmo a corrente rabínica. Os seus membros eram pessoas modestas, mas que pertenciam em sua maior parte a grupos endógamos desta origem e que praticavam um judaísmo peculiar. Por vários fatores sociais este projeto não seguiu adiante. Dentre as famílias importantes de Castelo Branco desta origem notam-se os Morões, os Tavares, os Pessoas (do Poeta).
Paulo Valadares,
Campinas, Brasil
Link directo:
Começou a sua pesquisa no Arquivo Distrital de Castelo Branco, correcto?
Ja agora, mesmo sem a data exacta dos antepassados encontrou as certidoes de nascimento? E possivel apenas com o nome completo e data de nascimento?
Cumprimentos
Link directo:
Caro Lourval,
Os dois filhos casam-se? São irmãos?
Talvez eu nao tenha compreendido bem.
Cumprimentos
Link directo:
Cara Ana,
O que eu quis dizer, é que descendo de dois dos filhos de Domingos Gonçalves Prata.
Há um outro casal de quem eu descendo através de três dos seus filhos.
Cumprimentos
Lourval
Link directo:
Caro Lourval
Vi este seu tópico e, aproveitando a embalagem da resposta à Ana D., venho congratular-me pela sua descoberta do processo de Rodrigues Antunes. É sempre bom termos um material de investigação desse tipo. Abre-nos portas para aprofundarmos as relações de parentesco e entendermos o meio em que viveram os nossos antepassados.
Os meus sinceros cumprimentos e desejo de boa sorte para o proseguimento da investigação.
Maria
Link directo:
Cara Celeste,
Acabo de descobrir que Isabel Nunes Raposo é neta materna de Leonor Nunes, cristã-nova, filha de Pedro Vaz Ribeiro e Justa Rodrigues. Isabel Nunes Raposo é muito provavelmente irmã de Maria Nunes Raposo, casada com Domingos Lopes Torrado em 10.02.1695. Infelizmente o registro não menciona os nomes dos pais.
Abraços
Lourval
Link directo:
A maior comunidade de Judeus em Portugal ainda existe hoje em Belmonte, distrito de Castelo Branco.
RespostaLink directo:
Lourval,
Já tinha lido a tua mensagem. Neste momento estou no messdenger e gostava de falarmos sobre os microfilmes de Castelo Branco.
Aparece no messenger.
Celeste
Link directo:
Caro Lourval
Este casal diz-lhe alguma coisa?
- João Antunes Raposo e Catarina Nunes
São pais de uma Rosália Maria, nascida em 07.09.1732 em Alpedrinha.
No assento diz que os pais de João eram António Rodrigues Raposo e Inocência Dias;os pais de Catarina eram Domingos Dias e Maria Nunes.
Se souber de qualquer dado relacionado com estas pessoas, agradeço a informação. Estou a procurar quaisquer pistas para confirmar se esta Rosália é a mesma que me interessa. Nos paroquiais de Alpedrinha só encontrei duas. Por outro lado, não tenho conseguido encontrar o registo de casamento da minha Rosália com Manuel Pereira, o que me iria tirar de dúvidas.
Com os meus melhores cumprimentos
Maria
Link directo:
Olá Maria
Veja se o confrade António Pereira os localiza em Vale de Prazeres, onde tb há Antunes Raposo.
Beijos
Link directo:
Cara Maria David,
Infelizmente estes nomes não constam em meu arquivo. Os meus Raposos são de Idanha-a-Nova, associados aos apelidos Fernandes e Nunes.
Abraços
Lourval
Link directo:
Cara Maria,
Estou tendo muito sucesso pesquisando a TT On Line. Na busca coloco palavras como judaísmo ou bigamia, por exemplo.
Estou percebendo que a comunidade judaica em Idanha-a-Nova é ligada à de Castelo Branco e a de Alcains. Deste modo já tenho vários casais de antepassados de origem judaica.
Abraços
Lourval
Link directo:
Caro Lourval
Obrigada pela sua pronta resposta. Vou seguir o conselho do nosso confrade Manuel Rolão.
Cumprimentos
Maria
Link directo:
Boa noite, caríssimo Manuel Rolão
Vou seguir o seu conselho e entrar em contacto com António Pereira. Tem o mail dele? Se tiver, escreverei directamente e aproveito para falar de outros assuntos.
Abraço e muito obrigada
Maria
Link directo:
Caro Lourval
Ainda bem que falou dos seus Raposos. Tenho uns do Fundão, quem sabe não podem estar relacionados consigo? Ao princípio, foram dados como naturais da Covilhã mas o processo da Inquisição revelou que eram do Fundão.
Trata-se de Manuel Lopes Henriques Raposo, baptizado em S.Martinho, do Fundão, casado com Leonor Mendes Pereira. Ele filho de Francisco Lopes Monsanto e Maria Henriques e ela filha de Martim Mendes e Leonor Pereira.
Cumprimentos
Maria
Link directo:
Cara Maria,
É bem possível pois os meus Raposos estão associados aos Lopes, Ramalhos, Nunes, Mendes, Penteados e Henriques.
Vou dar uma olhada na TT On Line por esses nomes.
Abraços
Lourval
Link directo:
Olá Maria David.
Ele normalmente entra nos tópicos que lhe dizem qq coisa. Se entretanto ele não intervier, mando-lhe o email.
Beijos
Manuel da Silva Rolão
Link directo:
Raposos de Vale de Prazeres
Boa noite, caríssima Maria David,
Estive a ver os seus Antunes e Rodrigues Raposo e os outros nomes que refere. Desses não encontrei nada, inclusive em Vale de Prazeres, terra que tenho bem estudada.
Eu descendo de alguns Antunes Raposo de Vale de Prazeres, Alcaide, Alpedrinha e São Vicente da Beira, pelo menos. É bem provável que estejam ligados aos seus. Teremos de ver.
Encontra aqui o meu contacto:
http://genealogia.netopia.pt/0185/
Muito boa noite,
António G. Pereira
Link directo:
RE: Raposos de Vale de Prazeres
Boa noite, caro António Pereira
Muito agradecida pelo seu contacto e resposta. Amanhã tentarei falar consigo sobre outras pesquisa.
Desejo-lhe um bom fim de semana
Maria
Link directo:
Caro Lourval,
Relativamente a este assunto gostaria de trocar informações que talvez lhe possam ser interessantes/relevantes.
Tem algum email para o qual o possa contactar?
Cumprimentos,
Ana D
Link directo:
Olá Ana D,
Escreva para lourval arroba hotmail ponto com
Cumprimentos
Lourval
Link directo:
Muito Bem. Obrigado.
Entrarei em breve em contacto consigo.
Cumprimentos,
Ana D
Link directo:
Olá Maria David, há muito que não falamos, e eu jamais voltei a Portugal devida minha situação complicada estado saúde minha mãe. Falando na área de Castelo Branco, de onde é a família de meu falecido pai, Vaz Nunes, se alguém encontrar alguma coisa sobre esta família, agradecia. Os Vaz Nunes estiveram radicados em Almaceda, Castelo Branco, São Vicente e São Jorge da Beira, e o mais certo, em toda a área circunvizinha. Estes casavam com pessoas de nomes: Jorge, Antunes, Fernandes, Roiz, Leitão etc.
Estou também tentando encontrar Domingos José Vaz de Almeida datas aprox princípios de 1800's. O meu trisavô filho deste, (Manoel Vaz Nunes), casou em 1849.
Tenho no meu caderno de apontamentos da TT, uma entrada que talvez vos sirva. Almaceda foi o assento do distrito na área portanto, e deixou de o ser, passando este para Castelo Branco nos anos de 1760. Para vossa informação também, um estudo feito sobre os cristãos novos que povoaram o novo mundo, haviam bastantes da área de Castelo Branco. Estou-me referindo principalmente, a Nova Hispania, ou seja México de hoje.
Foram também da área para Amesterdão e Hamburgo, nos anos 1700's muitos portuguueses, incluindo Vaz Nunes.
Desde já os meus agradecimentos. Conceição
Link directo:
Antepassados de Castelo Branco
Caro Lourval,
Há novidades sobre os nossos antepassados?
E sobre os Moutozo?
Cumprimentos,
Luís GMG
Link directo:
Antepassados de Castelo Branco
Caro Luís GMG,
Lamentavelmente não tenho novidades. Mas solicitei aos Mórmons os microfilmes do Souto da Casa. Infelizmente demoram para chegar. Tenho quase certeza de que Matias Martins e Ana Martins, pais de António Gonçalves Feijão, o qual se casa em Alcains em 1628, são avós da nossa Maria Gonçalves Feijão. Acredito que um dos filhos de Matias Martins e Ana Martins deve ter se casado no Souto da Casa. Vou descobrir. Tão logo eu descubra, você ficará sabendo.
Abraços
Lourval
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 nov 2024, 00:55