Lagarelhos, Vinhais, Morais Sarmento
Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Arquivos | Regiões
Lagarelhos, Vinhais, Morais Sarmento
Caros Confrades
Pedro de Morais Sarmento, na B.D. do Genea, diz-se nascido em Lagarelhos, filho de Bernardo Sarmento de Moraes e de Emerenciana de Moraes Buiça. Deve ter nascido no ultimo quartel do séc. XVII. Alguem tem acesso aos livros e poderia, por acaso, consultar? e-me impossivel ir a bragança de momento
Com os melhores cumprimentos, agradecido
Manuel Sarmento Pizarro
Link directo:
RE: Lagarelhos, Vinhais, Morais Sarmento
Caro Senhor
Nao sei se é possível pessoalmente o contacto pessoal, pois creio que é de Mirandela, onde vou por vezes, e gostaria mostrar-lhe algo que tenho sobre os Frias de Morais Sarmento ligados aos Sampaio e Melo, de Fontelonga e Tralhariz.
Em tudo isto há uma história inhabitual, quási incrível, diria mesmo única numa sucessao. O meu endereço electronico é: ea1ecc@terra.es
A esta família refere-se o livro "A casa de Tralhariz e a Capela do Bom Jesus", de Ana Margarida e Francisco Queiroz, apresentado no passado dia 30 de Março, no Porto. Agradeço diga algo.
Saudaçoes de Fernando Batista
Link directo:
caro Fernando
Não tenho conhecimento do livro mas vou tentar saber. Quanto ao contacto pessoal, já lhe enviei um e-mail. Estou ao seu dispor naquilo que me for possivel. Por acaso não sou de Mirandela, mas tenho varias origens na zona.
Com os melhores cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro
Link directo:
Caro Confrade
O meu cunhado João José Menezes Noronha Lebre descende das família Frias de Sampaio e Melo e Botelho de Magalhães da Casa dos Morgados de Pombal de Anciães. Ainda tem propriedades na Fontelonga.
Está a fazer um levantamento de toda a informação disponível sobre a sua ascendência. A sua informação será de grande utilidade.
Assim muito grato ficaria se tivesse a amabilidade de a dispensar.
Onde poderá adquirir o livro que mencionou?
Agradecendo toda a colaboração que lhe for possivel dispensar apresento os meus melhores cumprimentos
José Sarmento
Link directo:
Carissimo José Sarmento
Na minha Árvore Genealógica, até ao século VII, verifico que efectivamente existiram pessoas com os apelidos de Magalhaes e Menezes. Em Genea, buscando pelo nome de Isabel de Magalhaes (1430) ou Gil de Magalhaes poderá obter informaçoes. Tenho mui poucos conhecimentos destas andanças e portanto nao posso adiantar grande coisa, em todo caso fico ao seu dispor no que me for possível.
Quanto ao livro "A Casa de Tralhariz e a Capela do Bom Jesus", poderá dirigir-se ao Dr. Francisco Queiroz, co-autor .
Se eu dispuser do seu endereço poderei enviar-lhe algo.
Saudaçoes de Fernando Batista
Link directo:
Caro Fernando Baptista
Fico-lhe grato
Melhores cumprimentos
Jose Sarmento
jsarmento@mario-lopes.pt
Link directo:
Caro Manuel Sarmento Pizarro
Boa tarde e votos de saude.
Estava com dificuldade em encontrar nao só esta página como o seu endereço electrónico por motivo de avaria num disco duro onde tudo se encontrava.
Custou mas encontrei pelo menos esta página, falta-me pois o seu endereço para lhe enviar algo que gostaria me dissesse a sua opinao, se nao for moléstia para si.
Fico aguardando que me diga algo se possível.
Saudaçoes do Fernando Batista
Link directo:
caro Fernando Batista
o meu mail é
manelsarmentopizarro (tudo junto) arroba gmail ponto com. Aguardo o seu contacto
Cumprimentos
Manel
Link directo:
Caro Manuel
Com os melhores votos venho agradecer-lhe a sua mensagem.
Parece que a sorte nao me abandona, pois acabei por encontrar tudo que me faltava, a sua pessoa e os seus dados.
Quando ler o que vou enviar-lhe dirá que por qualquer via somos parentes, ainda que afastados. O Manuel é Sarmento e eu descendente de Sarmentos e ainda de Frias de Sampaio e Melo. Certamente que vai conhecer uma história que custa a crer mas que é verídica.
Um abraço, e fico na esperança de algum dia o conhecer pessoalmente.
Fernando Batista
Link directo:
CAro Fernando Batista.
Sou Sarmento mas descendente dos Sarmento de Tras Os Montes e ainda pesquiso, depois de tantos anos, sobre os meus ancestrais sem ter chegado a nada.
Fico na esperanca que me responda.
Natalia Sarmento.
Link directo:
Perdoe intrometer-me assim no V. tópico.
Estou a elaborar a minha árvore genealógica, e a dado passo cruzei-me com um Gonçalo de Faria Velho, que foi administrador da Albergaria de Canaveses no sec. XVII.
Num post que efectuei a tal propósito, o confrade "Conde" indicou-me Rodrigo Faria de Castro, antiquário e académico de Cascais, como detendo informações a propósito do dito Gonçalo. Em contacto telefónico, o Sr. Faria de Castro teve a gentileza de partilhar comigo os dados de que dispunha, referindo-me que os mesmos lhe tinham sido fornecidos pelo Sr. Dr. Nuno Marramaque Ferraz de Andrade, e, uma vez que tais apontamentos contavam já com cerca de 20 anos, recomendou-me que tentasse contactá-lo.
Entretanto, indicou-me o casal Ana Pinheiro da Silveira e Gonçalo Mota Geraldes como sendo os pais de Gonçalo Faria Velho. Esta informação baseou-se nos tais apontamentos, dos quais não constava a fonte.
Comprovei no ADP que do assento do casamento deste casal, em 1599, consta que a noiva era filha de Inácia de Faria; e retirei do Felgueiras Gayo que o pai seria Leonardo da Silveira, do Marco, e Abade em Lorigos - descendente dos Senhores de Vila Caiz, a fazer fé no "Nobiliário..." de Manuel de Sousa e Silva.
Apesar de pesquisas efectuadas, não encontro o assento de baptismo do próprio Gonçalo Faria Velho. Já comprovei que faleceu em 1715, e que foi pai de Maria de Faria em 1640; tendo em conta tais datas, tentei localizar o seu nascimento entre 1615-1625, tendo deparado com um "Luís", nascido em 1620,filho dos supra aludidos Ana Pinheiro da Silveira e Gonçalo Mota Geraldes.
Encontrei referências várias ao Gonçalo Faria Velho - nos Carvalhos de Basto, na "Memória Ressuscitada..." na monografia " Vila de Canaveses" - mas nada de concreto quanto à sua paternidade.
Entretanto, apurei que teve um filho, de seu nome Leonardo, falecido em 1709, e que poderá ser um "Leonardo da Silveira" que surge como testemunha em vários assentos da época.
Todas estas pistas parecem apontar para que o "Luís" e o Gonçalo sejam a mesma pessoa - que teria mudado de nome aquando do crisma ( ocorrido em 1677, mas sem indicação de eventual nome de baptismo)
Efectuei entretanto novo post, com os dados supra, mas até à data, não tive qualquer resposta.
Seria possível veicular ao Dr. Nuno Marramaque a minha dúvida, a saber, se há um documento ou fonte bibliográfica que ateste quem são os pais do Gonçalo Faria Velho?
O meu mail é rammacedo@hotmail.com
Com votos de um Feliz Ano Novo,
R. Macedo
Link directo:
Caro Rui Macedo
Creio que não será difícil conseguir os contactos do Tio Nuno, casado com uma prima da minha Mãe. Pelo menos veja a lista dos membros da associação portuguesa de genealogia que edita a revista "raizes e memórias", se não me engano. De todos os modos, lembre-me da situação e por e-mail.
msarmentopizarro@gmail.com
ao seu dispor
Manel
Link directo:
Bom dia Natalia
Por motivos de saude nao me foi possível dar-lhe resposta à sua mensagem até hoje. Se ainda estiver interessada poderei enviar-lhe informaçoes do que possuo tendo o seu endereço electrónico.
Fernando Batista
Link directo:
Bom dia Fernando.
Faco votos para que esteja melhor agora. Desde então consegui, com a amável ajuda e disponibilidade de alguns listeiros encontrar meu Avo paterno. Se assim o desejar, escreva-me para meu mail, pois, com um pouco de sorte poderíamos ter algo que partilhar.
Felizes Pascoas.
Natália Sarmento (Natália_sarmento@yahoo.fr
Link directo:
Bom dia.
Contacto este fórum pois encontro-me na mesma situação que Natalia Sarmento. Não possuo dados alguns sobre o ramo da minha árvore geneológica Morais Sarmento. Sei que vem de Trás-os-Montes e apenas possuo dados até à minha Bisavó Materna de seu nome Maria Xavier de Morais Sarmento. Tenho consultado o arquivo Distrital de Braga e só nesse 'ramo' é que "esbarrei". Se alguém me podesse fornecer alguns dados de parentes que possam ter vindo para estes lados de Braga, ficaria-lhe muito agrecido.
Grato pelo atenção
Atenciosamente,
Ricardo Sarmento
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 nov 2024, 02:46