Família Monteiro existente no Porto

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Monteiro existente no Porto

#185727 | ramsoft | 22 fev 2008 13:07

Eu sou neto de Laura da Conceição Monteiro que vivia no Porto, natural de Penafiel e de uma família de 7 irmãos. Teve dois filhos :

- Joaquim Monteiro
- Manuel José Monteiro

Seu pai foi capitão do exercito e esteve em Angola, sua mulher era da Angola.

Procuro familiares da família Monteiro, se tiverem alguns dados entrem em contacto comigo.

Obrigado

Rui Monteiro

Resposta

Link directo:

"Família Monteiro existente no Porto"

#185911 | salen | 23 fev 2008 20:15 | Em resposta a: #185727

Caro Rui Monteiro,
Quando estou para aí virado, aborrece-me um bocado que as pessoas saiam daqui sem uma resposta.
Mas talvez a sua abordagem tivesse sido um pouco vaga de mais, não acha? Ou talvez demasiado específica. Passando o discurso directo, Potugal não é muito grande, mas nós não nos conhecemos todos uns aos outros ...
Bom, vamos ao que interessa:
- a que datas se refere? séc XX, XIX, XVI? Se V tem 18 anos ou 81, a Srª Dª Laura calhará em épocas bastante distintas;
- 'Monteiros' naquilo que se pode chamar 'Porto' devem ser aos milhares, de pelo menos umas largas dezenas de famílias que nada têm a ver umas com as outras senão a coincidência do apelido. O que chama 'Porto'? Distrito? Concelho? Qual Freguesia?
- para além disso: os descendentes dos irmãos da Srª Dª Laura terão mantido o apelido Monteiro até hoje?
- se o seu apelido fosse um pouco menos comum ... Mas sempre pode ir ao site das páginas brancas e telefonar para todos s Monteiros que encontrar no Distrito do Porto, a ver se são seus primos. Prepare a carteira.
Em suma, o caminho que escolheu só levaria a algum lado por um inacreditável golpe de sorte. Se é disso que espera, aconselho-o vivamente a arranjar uma cadeira confortável. Se não, terá que fazer pesquisa de descendentes, o que custa um bocado.
Em todo o caso, desejo-lhe (mesmo a sério) a sorte de um seu parente que se interessa por estas coisas ter descoberto o Geneall e no meio dos milhares de tópicos descobrir o seu. Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: "Família Monteiro existente no Porto&

#185928 | ramsoft | 23 fev 2008 21:23 | Em resposta a: #185911

Meu caro a sr. Laura da Conceição Monteiro nasceu no Sec. XX, e morreu em 1990. E sim os descendentes dela continuaram com o apelido monteiro ou eu não me chama-se Rui Alexandre Paiva Monteiro.

- Quanto a Monteiros que vivam no Porto e nascidos ou com familiares de Penafiel não penso que serão assim tantos :), quando digo Porto é mesmo na Cidade do Porto.

Resposta

Link directo:

RE: "Família Monteiro existente no Porto

#185940 | Marco | 23 fev 2008 22:48 | Em resposta a: #185928

Caro Rui Monteiro,

Olhe que o Victor Ferreira tem razão!
Monteiros no Porto são umas dezenas de famílias que vem de Penafiel, Marco, Baião, etc...
Eu tenho amigos Monteiros no Porto e descendo de Monteiros do Marco
Não sei se gosta destas coisas da genealogia, mas se não está familiarizado com ela começe assim:

Iniciação à Genealogia
Para construir uma árvore genealógica é necessário apontar em primeiro lugar todos os elementos de que dispõe sobre os nomes, datas e locais de nascimento e baptismo, casamento e morte dos seus ascendentes e dos seus descendentes.

Para a confirmação desses mesmos dados deverá socorrer-se das Conservatórias dos Registos Civis e das Paróquias onde os factos que conhece foram registados. Nesses locais deverá obter certidões dos registos desses eventos.

Nesses registos recolherá nova informação sobre os nomes, locais onde nasceram, foram baptizados ou casaram os ascendentes das pessoas a que os registos se referem. Poderá então dirigir-se a esses locais, quer sejam Conservatórias do Registo Civil, quer Paróquias, para obter os registos desses novos factos. Assim sucessivamente, recuará no tempo, avançando a sua pesquisa, sempre com documentos autênticos que a possam comprovar.

Com mais de cem anos, os factos procurados, em Portugal, devem encontrar-se em livros que transitaram para os Arquivos Distritais correspondentes aos locais respectivos. Nesses Arquivos também se podem obter certidões do resultado da pesquisa. Quer nos Arquivos Distritais, quer na Torre do Tombo (que é, simultâneamente, Arquivo Distrital de Lisboa) existem funcionários que podem orientar a procura de qualquer registo, caso seja necessário.

A sua árvore genealógica começou então a ganhar forma e consistência porque está sustentada em documentos autênticos. Quando recuar mais no tempo verificará que existem outras fontes às quais poderá recorrer para justificar os dados que a compõem. Entre elas, arquivos notariais, testamentos, registos profissionais, publicações de diversa espécie, e um grande número de outras fontes cuja credibilidade permitirá aumentar a sua árvore.

Os trabalhos de outros genealogistas, nomeadamente os que estão reproduzidos no nosso site, servirão eventualmente de auxílio. Mas existem inúmeras obras fidedignas de genealogia que tomamos por sérias, e (ainda) não estão cá reproduzidas.

Contacte-nos também para dúvidas que surjam no desenvolvimento do seu trabalho. Use o nosso Fórum, cujos resultados têm sido surpreendentes para os que nele participam. Conte connosco.

in"Geneall.pt"

Se avançar um pouco mais umas 3 ou 4 gerações disponha dos dados que tenho sobre Monteiros de Penafiel, Marco, Baião

Cumprimentos

José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: "Família Monteiro existente no Po

#185962 | M.Ribeiro | 24 fev 2008 03:05 | Em resposta a: #185940

Caro José Antonio Reis

Algum José Monteiro, de quem não tenho a filiação, nascido por volta de 1887, de Campelo, Baião, nos seus dados? Casou com Cândida Augusta de Jesus.

Obrigada.

Marli Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: "Família Monteiro existente no Po

#185975 | Marco | 24 fev 2008 11:02 | Em resposta a: #185962

Cara Marli,

Não tenho.
Tenho Monteiros do Grilo e de Santa Leocádia, mas não o que refere.

Cumprimentos
José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: "Família Monteiro existen

#186018 | M.Ribeiro | 24 fev 2008 18:55 | Em resposta a: #185975

Caro José António Reis

OK.

Agradeço.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro existente no Porto

#200422 | liliam | 15 jun 2008 16:22 | Em resposta a: #185727

EU SOU NETA DE EDUARDO MARQUES MONTEIRO DA CIDADE DE PORTO CASADO COM LAURA COSTA MONTEIRO

FILHOS DO CASAL :

SOSTENES COSTA MONTEIRO

MARIA DA GLORIA COSTA MONTEIRO


TAMBEM BUSCO POR MEUS FAMILIARES EM PORTO E ESTOU FAZENDO UM ESTUDO DA ORIGEM DOS MONTEIRO.

PERTENçO A COMUNIDADE DA FAMILIA MONTEIRO NO ORKUT NO BRASIL , TALVEZ SEJA BOM VC SE FILIAR A COMUNIDADE

Resposta

Link directo:

RE: "Família Monteiro existente no Po

#244955 | Augusto Tavares | 25 nov 2009 20:30 | Em resposta a: #185975

Caro José António Reis,

Só agora vi esta sua mensagem que despertou a minha atenção.
Terá, por acaso, alguma informação sobre uma Maria Emília de Jesus, natural do lugar de Vila Cova, freguesia do Grilo, que terá nascido por volta de 1825, filha de Domingos MONTEIRO de Freitas e de Ana MONTEIRO Fernandes (ou de Jesus)?

E, já agora, sabe o que se passou com os livros paroquiais da freguesia do Grilo, pois ao que parece não existe a grande maioria dos livros referentes aos séx. XIX...

Agradeço qualquer informação,

Cordiais saudações,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: "Família Monteiro existente no Po

#244963 | Marco | 25 nov 2009 21:57 | Em resposta a: #244955

Caro confrade Augusto,

Lamento mas não tenho na minha base de dados essas pessoas que refere
Quanto aos livros da freguesia do Grilo não há falhas de livros paroquiais

Cumprimentos

José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: "Família Monteiro existente no Po

#245004 | Augusto Tavares | 26 nov 2009 11:44 | Em resposta a: #244963

Caro José António Reis,

Muito obrigado pela sua rápida resposta.
Deduzi então erradamente acerca da falta dos livros porque há hiatos nos que estão disponíveis on line. E como estão os mais antigos e os mais recentes, presumi que já tivessem disponibilizado todos os existentes. Precipitações...

Cordiais saudações,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro existente no Porto

#246042 | Bellis | 15 dez 2009 11:46 | Em resposta a: #185727

Bons dias

Descobri que tenho uma linha de apelido Monteiro, na Foz do Douro, qu epodem encontrar aqui no Genea.
Se descobrirem alguma ligação, seria interessante.
Cumprimentos
Hélio Pereira

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1197479

Resposta

Link directo:

Família Monteiro existente no Porto

#377494 | marisasantos | 31 jan 2017 14:30 | Em resposta a: #185940

Sou dos Monteiro do Marco...

Resposta

Link directo:

Família Monteiro existente no Porto

#385423 | beamouracampos | 17 out 2017 03:27 | Em resposta a: #244955

Augusto,

lendo a essas mensgem estava procurando Monteiro do Porto, pois não tenho muitas informações. Quando li Maria Emília de Jesus fiquei bastante surpresa.
Na minha árvore genealógica ela foi casada com Antonio Gomes mas não tenho registro da ascendência dela.
Uma de suas filhas foi Zulmira da Conceição, minha bisavó, que nasceu na cidade do Porto.
Espero que eu esteja no caminho certo.
Vc tem maiores informações?
Moro no Brasil e ela tem muitos decendentes; se for a mesma será muito bom.

Resposta

Link directo:

Família Monteiro existente no Porto

#386329 | owcamon | 07 nov 2017 20:49 | Em resposta a: #185727

Sou neto de José Monteiro, filho de Albino Monteiro (1893) e Ana Maria de Jesus. Eles são da Freguesia do Campêlo, Conselho de Baião, Porto e imigraram para o Brasil por volta de 1914.
Albino Monteiro era filho legítimo de Caetano Monteiro e de Rita de Jesus.

Resposta

Link directo:

Família Monteiro existente no Porto

#386336 | silvestre | 08 nov 2017 13:32 | Em resposta a: #386329

Baião fica no Douro, embora distrito do Porto. Será melhor abrir um novo tópico e indicar a quem se refere a data.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 21:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen