Praça da Sé: Colónia de Sacramento ou Rio Janeiro?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões | Pessoas | Famílias

Praça da Sé: Colónia de Sacramento ou Rio Janeiro?

#186604 | FJMMP | 29 fev 2008 02:06

Caros Confrades

Na pesquisa de um meu sexto avô, Brigadeiro António José Feijó e Silva, encontrei, em sitios da net de genealogias brasileiras e no family search, as seguintes contradições quanto ao local de nascimento:

- ...nasceu em 18 dezembro 1745 em Pça Sé, Sacramento, Rio de Janeiro, Brasil;

- ...nasc 18 dez 1745 Praca da Se, Colonia do Sacramento, cidade de Rio de Janeiro;

-...nasceu em 18 dezembro 1745 em Colônia del Sacramento, Uruguai;

-...18 DEC 1745 Praca Da Se,Colonia Do Sacramento,Cidade Do, , Rio De Janeiro, Brazil

etc.

Nas minhas pesquisas fiquei a saber que:

- No Rio de janeiro a Igreja do Sacramento fica situada da antiga praça da Sé.

- Na Colónia de Sacramento a Igreja Matriz, também se chama Igreja do Sacramento e fica situada na actual praça mayor, desconhecendo qual era o nome da praça em 1745.

Para aumentar a confusão a colónia de Sacramento dependia da diocese do Rio de Janeiro em 1745.

Alguém se enganou, ou nasceu no Rio de Janeiro ou na Colónia de Sacramento.

Poderão os confrades ajudar-me a esclarecer esta situação.

Com os meus Cumprimentos

Francisco de Melo Parente

Resposta

Link directo:

Brigadeiro carioca

#186654 | salen | 29 fev 2008 15:49 | Em resposta a: #186604

Caro Francisco de Melo Parente,
Sem ter uma resposta concreta e segura eu diria que:
. ao ler a sua primeira hipótese -"- ...nasceu em 18 dezembro 1745 em Pça Sé, Sacramento, Rio de Janeiro, Brasil" - imediatamente pensei que 'Sacramento' fosse uma referência à Freguesia, ou paróquia na altura, pelo que fiquei logo com a minha opção escolhida;
. uma tarefa que ajuda a esclarecer é saber quando foram editadas as publicações que foram a fonte de cada uma ads quatro citações. Como diz, se um se engana e os outros vão reproduzir essa fonte, estabelece-se o efeito dominó;
. a credibilidade dos autores também conta para o efeito. Se quem escreveu é um brasileiro ou um uruguaio que não faz a menor ideia de que 'Sacramento' pode ser uma referência à freguesia/paróquia, ele lê 'Sacramento', e como a sua mais imediata associação é com a famosíssima (naquela região!) 'colónia o Sacramento', lá renasce o nosso muito provavelmente carioquíssimo Brigadeiro como um 'sacramental' gaúcho pampenho.
Eu voto carioca, por aparente maioria de razão. Mas é melhor ver as publicações originais com mais atenção.
E cumprimentos. Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro carioca

#186660 | FJMMP | 29 fev 2008 16:37 | Em resposta a: #186654

Caro Victor Ferreira

Obrigado pela sua resposta e ajuda.

Os autores foram sempre brasileiros, quer os das páginas da net, quer os das informações, muitas vezes repetidas, constantes da family search.

Será que me pode confirmar se existe, ou se existiu, uma freguesia do sacramento, com a igreja da sé, no Rio de janeiro?

Cumprimentos

Francisco de Melo Parente

Resposta

Link directo:

RE: Praça da Sé: Colónia de Sacramento ou Rio Janeiro?

#186663 | Ricardo de Oliveira | 29 fev 2008 16:41 | Em resposta a: #186604

Temos o seguinte:

1 - Santíssimo Sacramento, Antiga Sé, Rio de Janeiro
2 - Santíssimo Sacramento, Igreja na Extinta Praça da Nova Colônia do Sacramento, heróica e épica praça Luso-Brasileira no Rio da Prata, trocada a bala por mais de 100.000 km² na região de Uruguaiana, oeste do Rio Grande do Sul. Ambos os livros remanescentes das duas paróquias estão na Catedral do Rio de Janeiro e foram bastante pesquisados pelo notável genealogista Carlos Grandmasson Rheingantz. Tenho antepassados nas duas comunidades.

Se a referência cita a Colônia do Sacramento é porque era a praça do Rio da Prata, pertencente ao Bispado do Rio de Janeiro.

Resposta

Link directo:

RE: Praça da Sé: Colónia de Sacramento ou Rio Janeiro?

#186671 | FJMMP | 29 fev 2008 17:27 | Em resposta a: #186663

Caro Ricardo Oliveira

Então, se percebi bem, a antiga Sé do Rio de Janeiro era a igreja do Santíssimo Sacramento, situada na Praça da Sé.

Pode-me confirmar se a Freguesia se chamava "Sé" ou Sacramento?

Cumprimentos

Francisco de Melo Parente

Resposta

Link directo:

Brigadeiro, ora bem, "do Bispado do Rio"

#186672 | salen | 29 fev 2008 17:33 | Em resposta a: #186660

Bom, a coisa muda de figura com os comentários do confrade R Oliveira.
Os textos passam a ser mais equívocos se a praça forte da Colónia do Sacramento pertencia de facto (segundo o que percebi) à Diocese de S Sebast. do Rio de Janeiro.
Mas felizmente V. tem o trabalho duplamente facilitado. Não só os livros de ambas as paróquias da Colónia, mais as da igreja do Sacramento do Rio, estão no Rio, como já houve alguém que os estudou.
Boas pesquisas. VF

Resposta

Link directo:

RE: Praça da Sé: Colónia de Sacramento ou Rio Janeiro?

#186681 | Ricardo de Oliveira | 29 fev 2008 18:38 | Em resposta a: #186671

Caro Francisco

A Sé do Rio de Janeiro foi estabelecida originariamente no Morro do Castelo e depois mudou de lugar várias vezes. A Irmandade também se mudou. Várias Igrejas a receberam , veja:

Em 1737, estando a igreja do Castelo ameaçada de desabar, a Sé foi transferida para a igreja de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, onde ficou até 1808, quando a Sé passou para a igreja do Convento das Carmelitas, mais próxima da residência da Família real.
Quando em 1734, a Sé deixou a igreja do monte, passando para a Cruz dos Militares, a Irmandade do Sacramento não acompanhou o Cabido porque o templo da Rua Direita (atual 1º de Março), não havia acomodação conveniente. Recolheu-se então à igreja de S. José, onde permaneceu até 1737, quando passou para a Igreja do Rosário, na mesma ocasião em que foi também para ali transferida a Sé do Rio de Janeiro.
A edificação da igreja foi feita pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Antiga Sé, a primeira irmandade do Rio de Janeiro, instituída entre os anos de 1567 e 1569. Quando a igreja de São Sebastião ficou em ruínas , a irmandade, aí instalada, iniciou uma peregrinação para conseguir fundos para comprar um terreno nesta área. O primeiro projeto do templo foi de João da Silva Muniz e sua sacração ocorreu em 1875.

Cumprimentos

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Praça da Sé: Colónia de Sacramento ou Rio Janeiro?

#186684 | FJMMP | 29 fev 2008 18:54 | Em resposta a: #186681

Caro Ricardo

Obrigado pela sua informação.

entretanto também consegui descobrir que a fregresia se chamava na primeira metade do séc XVII, FREGUESIA do SANTISSIMO SACRAMENTO da ANTIGA SÉ.

Transcrevo o que vem no sitio do Colégio Brasileiro de Genealogia:

"Freguesia do Santíssimo Sacramento da Antiga Sé, foi criada em substituição à antiga Sé, cujo prédio ruiu, e foi assim instalada na nova Igreja do Santíssimo Sacramento, edificada em virtude da provisão de 1 de Abril de 1816, e inaugurada pela benção solene de 04.06.1820

Foi a primeira do Rio de Janeiro, criada junto com a própria Cidade, cerca de 1567, sob a proteção de São Sebastião, padroeiro da Cidade, cujo livro de batismo mais antigo data de 1616."

O período em causa coincide com a data de nascimento do meu antepassado : 1745.

Assim se nasceu no Rio de Janeiro, com a vossa ajuda conseguimos, identificar a Freguesia, com excepção de se a praça se chamava então Praça da Sé.

Se nasceu na Colónia de Sacramento entendi das suas palavras que a Igreja Matriz, do Santissimo Sacramento, se situava na denominada "Praça da Nova Colónia do Sacramento", actual Plaza Mayor.

Com os meus Cumprimentos

Francisco de Melo Parente

Resposta

Link directo:

RE: Praça da Sé: Colónia de Sacramento ou Rio Janeiro?

#187467 | FJMMP | 08 mar 2008 21:58 | Em resposta a: #186684

Caros Confrades

Para memória futura:

No livro: A Vida Quotidiana Na Colónia do Sacramento - um bastião português em terras do futuro Uruguai, de Paulo Possamai.

Pág. 301: "...em 5 de Dez. de 1694 o bispo do Rio de Janeiro criou a freguesia do Santíssimo Sacramento da Nova Colónia...."

Cumprimentos

Francisco de Melo Parente

Resposta

Link directo:

RE: Praça da Sé: Colónia de Sacramento ou Rio Janeiro?

#191708 | Maria M Luz | 08 abr 2008 22:50 | Em resposta a: #187467

Caro Francisco
Mais uma vez estou entrando em contato com vovê para elucidar algumas dúvidas. Quando você questiona sobre a Colônia do Sacramento ser no Rio de Janeiro , apesar de não ter nenhuma formação em história e ser apenas uma pesquisadora sobre genealogia, todos os documentos que estão no Arquivo Eclesiástico de Florianópolis, SC, e que falam sobre Colônia Sacramento ou Praça da Sé, tenho quase que certeza pertencerem ao atual Rio Grande do Sul, Colônia Sacramento.Os batizados na Praça da Sé, eram de filhos de militares que partiram daqui de Santa Catarina (Vila do Desterro) para participarem das"guerras do Sul". Guerras estas sobre limites das antigas provincias. Quanto citavam Rio de Janeiro é porque durante um tempo, estas nossas provincias perteceram ao Bispado do Rio de Janeiro. Veja: em 19/07/1575 a Prelazia de São Sebastião do Rio de Janeiro administra todo o Sul do Brasil e em 22/11/1676 o Papa Inocêncio XII torna o Rio de Janeiro como Diocese. Esta diocese só mandava para o sul alguns iPadres Missionários para fazerem visitas pastorais (1815 a 1845). Talvez por esse motivo alguns documentos estejam arquivados por lá.Pertencemos ao Bispado de São Paulo. por 3 anos (1746 a 1749). Em 02/04/1824 Santa Catarina cria o Arciprestado, porém dependiam do Rio de Janeiro.Com a Proclamação da República (1889) há a separação Igreja/Estado e é criada a Diocese de Curitiba , sendo o território do Paraná desmembrado da Diocese de São Paulo e Santa Catarina do de São Paulo. Finalmente tivemos instalado o Bispado de Santa Catarina, em 19/03/1908. Não sei se fui clara na minha explanação. estes dados tirei do Livro Arquidiocese de Santa Catarina do Sr. Enio de Oliveira Matos.
Logo tentarei fotografar aquela certidão de casamento para lhe passar por email. Até breve. Maria

Resposta

Link directo:

RE: Praça da Sé: Colónia de Sacramento ou Rio Janeiro?

#197687 | FJMMP | 23 mai 2008 16:30 | Em resposta a: #191708

Cara Maria da Luz

Obrigado pela sua resposta, a que só agora posso dar seguimento.

Consegui entrar em contacto com o autor dos registos confusos encontrados no familysearch que me contou que quando fez os ditos registos não sabia da existência da Colónia do Sacramento, localizada no actual Uruguai em frente a Buenos Aires.

Assim, e como os livros paroquiais actualmente se encontram na Cúria do Rio de Janeiro e a antiga Colónia do Sacramento pertencia à Diocese do Rio efectuou os registos com indicações erradas do tipo: "nasceu em 18 dezembro 1745 em Pça Sé, Sacramento, Rio de Janeiro, Brasil", ou " ...nasc 18 dez 1745 Praca da Se, Colonia do Sacramento, cidade de Rio de Janeiro", ou ainda "...18 DEC 1745 Praca Da Se,Colonia Do Sacramento,Cidade Do, , Rio De Janeiro, Brazil".

É claro que vários curiosos ao encontrarem este tipo de registos no familysearch, e ao os transcrevem para as suas árvores publicadas na net, amplificaram os erros.

A sua última comunicação está certa sobre a jurisdição eclesiástica do sul do Brasil em relação ao Rio de Janeiro.

Também a Colónia, isolada, de Sacramento estava dependente do bispado do Rio, é histórico que a 5 de Dez. de 1694 o bispo do Rio de Janeiro criou a freguesia do Santíssimo Sacramento da Colónia do Sacramento.

Fico a aguardar noticias suas, e quando puder a cópia da certdão.

Com os meus Cumprimentos

Francisco de Melo Parente

Resposta

Link directo:

RE: Praça da Sé: Colónia de Sacramento ou Rio Janeiro?

#197789 | abivar | 24 mai 2008 13:04 | Em resposta a: #187467

Caro Confrade:

No referido livro haverá referências ao período em que foi governador da colónia do Sacramento Luís Garcia de Bivar (trata-se de um meu 7º avô, aqui na BD: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=180301)? Pode dar-me a referência do livro?

Agradecendo todas as informações, com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Praça da Sé: Colónia de Sacramento ou Rio Janeiro?

#197807 | FJMMP | 24 mai 2008 17:42 | Em resposta a: #197789

Caro António Bivar

No livro existem várias referências ao governador Luís Bivar.

As referências do livro são:

"A Vida Quotidiana Na Colónia do Sacramento - um bastião português em terras do futuro Uruguai"

Autor; de Paulo Possamai.

Editora Livros do Brasil, 1ª Edição, Lisboa Abril de 2006
ISBN: 972-38-2771-9

Se não encontrar o livro, e estiver interessado, poderei tentar passar-lhe cópia das referÊncias.

Com os meus Cumprimentos

Francisco de Melo Parente

Resposta

Link directo:

RE: Praça da Sé: Colónia de Sacramento ou Rio Janeiro?

#198019 | abivar | 26 mai 2008 15:35 | Em resposta a: #197807

Caro Francisco de Melo Parente:

Muito obrigado pelas informações; procurarei encontrar o livro que, pela data, ainda deve estar disponível.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Praça da Sé: Colónia de Sacramento ou Rio Janeiro?

#198022 | FJMMP | 26 mai 2008 15:52 | Em resposta a: #198019

Caro António Bivar

Ainda ontem tive ocasião de ver o livro à venda na Feira do Livro de Lisboa, num dos pavilhões da Editora Livros do Brasil

Com os meus Cumprimentos

Francisco de Melo Parente

Resposta

Link directo:

RE: Praça da Sé: Colónia de Sacramento ou Rio Janeiro?

#198101 | Maria M Luz | 26 mai 2008 23:11 | Em resposta a: #197687

Caro Francisco não enviei os registros que havia prometido porque a Secretária do Arq. Eclesiástico me informou que você já havia feito o pedido por email. Espero confirmação sua se é verídica a informação dela.
Esta semana encontrei:
José (LB 40 - 1899/1901- fl.22 Nº.27) nascido em 14 .03.1899 e bat em 18.01.1900. Filho de Geraldino de Assis Feijó e Maria da Silva Feijó. Avós p: Cãndido de Assis Feijó e Anna Rodrigues Feijó. Avós m: Elias Paulo da Silva e Carolina Xavier da Silva. pp: Pedro Bosco e N. Sra. réresentada por Dona Regina Bosco.
Câncido era filho do Cap. Francisco de Assis Feijó e Leocádia Bernardina da Costa Feijó. Neto do Sargento-Mór Francisco de Assis Feijó e Silva e Genoveva .
Não é o que você esperava, mas é mais uma contribuição.

Resposta

Link directo:

RE: Praça da Sé: Colónia de Sacramento ou Rio Janeiro?

#198201 | abivar | 27 mai 2008 17:34 | Em resposta a: #198022

Caro Francisco de Melo Parente:

Mais uma vez muito obrigado pela informação!

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Praça da Sé: Colónia de Sacramento ou Rio Janeiro?

#199754 | DalBuys | 09 jun 2008 02:54 | Em resposta a: #197789

Prezado Sr. António Bivar,
Abaixo, o resumo do termo de óbito do Governador Luís Garcia de Bivar:

Colónia do Sacramento, livro 3º-O, fls.45v 16.02.1760
Luís Garcia de Bivar, Governador desta Praça, General de Batalha, Cavaleiro Professo na Ordem de Cristo; nb. na freg. de São Lourenço de Carnide, Patriarcado de Lisboa, flg. de Luís Garcia de Bivar e de D. Luísa Micaela de São José. Casado com D. Ana Josefa de Bivar Albuquerque e Mendonça, de cujo matrimônio tinha quatro filhos vivos na cidade de Lisboa, todos seus herdeiros forçados e que o seu casamento tinha sido por carta de metade. Deixa cem mil reis a seu primo Tenente Antônio da Gama Nunes. Testamenteiros: primeiro o Ajudante João Rodrigues de Carvalho e em segundo Manuel de Azevedo Marques.

Com os melhores cumprimentos,

Dalmiro da Mota Buys de Barros
Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Praça da Sé: Colónia de Sacramento ou Rio Janeiro?

#199775 | abivar | 09 jun 2008 11:07 | Em resposta a: #199754

Caro Confrade Dalmiro de Barros:

Não sei como lhe agradecer a gentileza de me ter enviado o assento de óbito deste meu sétimo avô! Este precioso documento contém além disso uma informação totalmente nova para mim, que é o facto de referir como "primo" o Tenente Gama Nunes. Com efeito eu sabia que este militar era grande amigo da família e que deixara como herdeiros os filhos de Luís Garcia de Bivar, residindo na casa desta família em Lisboa. Além disso era tratado por "Tio" pelos filhos e netos do Governador, mas num documento que temos em arquivo refere-se um "único parente que ele tinha", Manuel da Gama Nunes, o que me levou a pensar que seria apenas amigo e não parente, sendo o tratamento de "Tio" apenas dado por amizade; julgo que o tratamento de "primo" não poderá ser interpretado da mesma maneira, o que me levanta a questão de descobrir por onde viria ao parentesco. Não seria talvez muito próximo, atendendo à tal referência ao "único parente" que deveria ser, nesse caso, mais próximo.

Permito-me perguntar-lhe se o confrade terá algum parentesco com uma família Buys que existia em Faro em finais do século XVIII, princípios do século XIX. Um deles era sócio do meu 5º avô por varonia, Manuel José Gomes da Costa, existindo mesmo uma firma (julgo que de exportação de frutos secos) "Costa, Kruse e Buys".

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Praça da Sé: Colónia de Sacramento ou Rio Janeiro?

#199790 | DalBuys | 09 jun 2008 12:53 | Em resposta a: #199775

Prezado Sr. António Bivar,

Devo dizer-lhe que deu-me imensa satisfação ter-lhe enviado dados novos sobre o seu 7º avô. No site da geneall.net não consta o dia do seu óbito e nem os nomes dos outros filhos que, no assento, diz ter deixado em Lisboa.

Os livros da Colónia do Sacramento estão a desmanchar-se no Arquivo da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro, já há muitos anos. Em 1976, ao vê-los neste estado, comecei a resumir todos os assentos dos livros que me caíam nas mãos. Esses livros não estão à disposição dos pesquisadores, devido ao seu estado. Meu projecto de publicar os resumos está quase a ser concretizado, pois será muito útil para um imenso número de pesquisadores, principalmente para os da bacia do Prata, que têm raízes na Colònia do Sacramento.

Respondendo à sua pergunta, sou descendente dos Buys de Faro. Vieram para o Brasil no corpo dos Voluntários Reais do Príncipe, aqui chegando em 1816, comandados pelo General Carlos Frederico Lecór, mais tarde Visconde da Laguna, também Buys por sua avó materna. Todos os Lecór e Krusse são Buys, dado que o primeiro alemão, Krusse, casou-se com a tia Catarina Maria Buys, irmã do meu 5º avô, António Pedro Buys e o Lecór, francês, casou-se com uma filha desta tia Catarina. Gostava muito se o prezado amigo me contasse mais sobre esta firma "Costa, Kruse e Buys", quem eram os sócios Kruse e Buys, do seu 5º avô Manuel Gomes da Costa. Tenho feito muitas pesquisas e pretendo, no próximo ano, publicar a descendência da família Buys. O ramo brasileiro já está todo estudado, mas o que ficou em Portugal e na Madeira ainda me faltam muito trabalho a realizar. Agradeço imenso toda e qualquer informação que o prezado amigo puder dar-me.

Com os melhores cumprimentos,

Dalmiro da Mota Buys de Barros
Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

Praça da Sé: Colónia de Sacramento ou Rio Janeiro?

#379944 | gicamacho | 16 abr 2017 13:22 | Em resposta a: #186604

Caros

Procuro pelos pais de Leocádia Bernardina da Costa Feijó.
Acredito que seja irmã de José da Costa Feijó, Santa Catarina, que foi fazendeiro no Rio de Janeiro, pai do maior negociante de escravos de Valença "José da Costa Feijó" em 1888.

Gisele

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 19:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen