Informações sobre a Família Sardo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Informações sobre a Família Sardo

#186820 | Sardo | 02 mar 2008 20:05

Boa Noite,
Estou a construir a Arvore genealógica da minha Família e gostaria de saber mais informações sobre a Família Sardo. Sei que ela vem de Italia e que em Portugal esta espalhada de Norte a Sul.
Com os meus agradecimentos,
Sardo

Resposta

Link directo:

RE: Informações sobre a Família Sardo

#186833 | CCS1953 | 03 mar 2008 01:27 | Em resposta a: #186820

Caro Confrade Sardo,


- Um avô, António Antunes Sardo, nasceu em 28 Out. 1702, Alcains, filho de outro António Antunes Sardo e Maria Duarte Fidalgo (este meu avô casou 2 vezes, Maria Duarte Serrano e Ana Antunes Pássaro.

Filhos:
Nicolau, nasceu em 1736 Alcains
Isabel, nasceu 1737, Alcains
Pedro, nasceu 1739, Alcains
Antónia Duarte, nasceu por volta 1745, Alcains

Gostaria de saber mais informações sobre esta família e a sua origem.

Cumprimentos e aguardo,

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Informações sobre a Família Sardo

#186834 | Sardo | 03 mar 2008 08:43 | Em resposta a: #186833

Cara Celeste,

Infelizmente não contenho muita Informação sobre a Familia Sardo, sendo que a informação que contenho é mais actual. Mas se pudesse gostaria de trocar informações consigo.
A Família é original da Sardanha, Itália.

Cumprimentos,

Sardo

Resposta

Link directo:

RE: Informações sobre a Família Sardo

#186914 | CCS1953 | 03 mar 2008 23:53 | Em resposta a: #186834

Caro Confrade Sardo,

Peça o meu e-mail ao Guarda-Mor.

Cumprimentos,


Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Informações sobre a Família Sardo

#187057 | FAB | 05 mar 2008 18:16 | Em resposta a: #186834

Caro Confrade Sardo,

Também tenho, como o confrade, o apelido Sardo. É verdade que a família é originária de Itália, mais concretamente, da ilha da Sicília ( Lentini) que está muito perto da ilha da Sardenha. É um toponímico. Segundo consegui apurar houve vários sardos (habitantes da ilha da Sardenha) que, por força, da derrota de Eleanora di Arborea numa tal de batalha de Sanluri, foram expulsos da Sardenha e se refugiaram na Sicília. Daí a criação do toponímico na Sicília. Como, por exemplo, alguém que em Portugal usa o apelido Guimarães. Teve algum antepassado que, em tempos, veio de Guimarães mas o apelido só, concretamente, se formou no lugar de chegada desse antepassado. O apelido Sardo, além de existir em Itália na zona da Sicília, Nápoles e Génova existe, também, na zona da Catalunha, ilha de Malta e nas ilhas Baleares bem como, também, na zona dos Alpes Marítimos, em França. A ideia que eu tenho é que as várias pessoas de apelido Sardo em Portugal podem não ter nada a ver umas com as outras. Por exemplo, estou convencido que as pessoas de apelido Sardo da zona de Aveiro vieram da zona da Catalunha. Vieram com outros catalães como, por exemplo, os Ribau, por finais de 1600, princípios de 1700 com um tal de Mijoulle. Eram mestres na arte, penso eu, da Xávega. Os Sardos da zona do Algarve já serão sicilianos que vieram com outros apelidos estranhos daquela mesma zona da Sicilia como os Drago, os Palermo, etc.
Ou seja, o que eu quero dizer com isto tudo é que o confrade Sardo pode estar a ver se entronca a sua genealogia com a da confrade Celeste Saraiva mas não se admire se o não conseguir. Já agora, de que zona do país é o confrade ?
Com os melhores cumprimentos,
FAB

Resposta

Link directo:

RE: Informações sobre a Família Sardo

#187082 | Sardo | 05 mar 2008 22:52 | Em resposta a: #187057

Caro Confrade FAB,
Eu sou dos Sardo´s de Aveiro. Não sabia que havia essa distinção no nome.
Cumprimentos,
Sardo

Resposta

Link directo:

RE: Informações sobre a Família Sardo

#187084 | CCS1953 | 05 mar 2008 23:03 | Em resposta a: #187057

Caro Confrade,

Achei interessante a sua intervenção.

De que zona são os seus antepassados?

Cumprimentos,

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Informações sobre a Família Sardo

#187106 | Sardo | 06 mar 2008 09:09 | Em resposta a: #187084

Cara Confrade,

Como já tinha dito, os meus antepassados Sardo vem de Aveiro e do Monte Murtosa.

Cumprimentos,

Sardo

Resposta

Link directo:

RE: Informações sobre a Família Sardo

#187111 | josécyr | 06 mar 2008 09:51 | Em resposta a: #187106

Caro Senhor,
Também eu tenho na família "Sardos" e documento o mais antigo, cá em baixo no Algarve, por volta de 1547.
Há-os mais antigos, no entanto este encontrei-o via registos paroquiais a casar em 22-07-1572, em Moncarapacho, local de onde também são os meus.
Se estiver interessado diga.
Cumprimentos,
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Informações sobre a Família Sardo

#187137 | FAB | 06 mar 2008 14:45 | Em resposta a: #187084

Cara Confrade,

Até agora ( + - 1800) situei-os na Figueira da Foz. Tenho que me deslocar ao Arquivo de Coimbra, o que não me é fácil, já que sou de Lisboa, para saber se devo continuar a procura na zona de Aveiro ou, eventualmente, para outra zona qualquer.

Já que tem interesse em alguma informação sobre o apelido, junto lhe envio, também, uns sites que poderá consultar para ficar a saber um pouco mais sobre a origem do apelido.

www.gens.labo.net ( carrega no mapa dei cognomi e depois introduza Sardo e carregue na tecla ). Este site informa em que zonas de Itália existem pessoas com este apelido.

www.famiglia-nobile.com ( procure famiglie Sabia - Susino, carregue. Depois procure Sardo na lista da esquerda, é para aí o décimo quinto ). Depois de ver bem a página carregue em origine famiglia Sardo. Aí terá um pouco mais de informação sobre a família.

www.maltagenealogy.com ( faça procura com base no apelido).

Para já, são aqueles que me vêm à memória, mas há mais.

Com os melhores cumprimentos,

FAB

Resposta

Link directo:

RE: Informações sobre a Família Sardo

#187155 | FAB | 06 mar 2008 16:30 | Em resposta a: #187082

Caro Confrade Sardo,

Se calhar não me exprimi bem, pelo que lhe peço desculpa. Não há distinção. Apenas estou convencido que podem ter entrado em Portugal em alturas diferentes e oriundos de zonas diferentes. O confrade, já que é de Aveiro, pode com alguma facilidade recuar e ver de onde veio a sua família. Só recuando é que pode ter a certeza. Não tive, de maneira alguma, intenção de o baralhar. É um toponímico e é de origem na Sicília, Itália.

Com os melhores cumprimentos,

FAB

Resposta

Link directo:

RE: Informações sobre a Família Sardo

#187156 | DAlmeida | 06 mar 2008 16:31 | Em resposta a: #187106

Caro Sardo

Na nossa família contamos com :
-Manoel Andre Sardo (de Pardelhas, Murtosa) onde casou em 1734.
- Domingos Manoel sardo

Ambos filhos de Manoel Andre sardo (do Ribeiro, Murtosa) e de Maria Manoel (do Monte)

Ainda não tive ocasião de pesquisar os antepassados deste casal.

vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv
Poderá consultar:
. CUNHA, José T.A. – Notas Marinhoas : notícias históricas da Murtosa e das freguesias do concelho de Estarreja. – Vol.IV - Ed.autor, Albergª a
Velha, 1972

Aí consta, por exemplo:
– Participação na vida da comunidade
J.T.Cunha (pág. 104) , transcreve com a data 20 /10 / 1789, a - Escritura de obrigação que fazem uns aos outros (compromisso de solidariedade entre os pescadores demandantes dos seus direitos) contra as Religiosas de Arouca – que estariam a explorar os pescadores.
Seguem-se os nomes dos pescadores que assinaram , entre os quais, Domingos Gonçalves Sardo, de Pardelhas .

Resposta

Link directo:

RE: Informações sobre a Família Sardo

#187225 | HelenaB | 06 mar 2008 22:29 | Em resposta a: #187106

Boa Noite,

Também eu sou de Aveiro e encontro-me a pesquisar vários ramos da minha família no Arquivo Distrital desta cidade.

Se precisar de indicações sobre como se orientar, esteja à vontade. Tentarei esclarecer no que souber. Sei pouco, mas o suficiente para ter ido até 1700 ;). Falta-me tempo para descobrir mais!

E aos poucos, vou colocando informação numa página pessoal aqui do Geneall.

Atentamente,
Helena Bóia

Resposta

Link directo:

RE: Informações sobre a Família Sardo

#187736 | Sardo | 10 mar 2008 20:28 | Em resposta a: #187225

Boa Noite,

Se não se importassem podiam-me transmitir as informações que contem da Família Sardo? O meu Avô, disse-me que a Família Sardo é só uma e que esta espalhada por todo o mudo. Lamento, mas só contenho informações ligadas a Família Sardo, mais recentes.

Atentamente,
A. Sardo

Resposta

Link directo:

RE: Informações sobre a Família Sardo

#187833 | FAB | 11 mar 2008 16:00 | Em resposta a: #187736

Caro Confrade A. Sardo,

Como já referi numa anterior intervenção, eu, pessoalmente, acho pouco provável que todos os indivíduos de apelido Sardo sejam uma única família. No entanto, como não tenho prova do contrário, não me sinto à vontade para rebater essa opinião. Concordo, no entanto, com o seu avô quando diz que estamos espalhados pelo Mundo. Mais concretamente, na zona do Mediterrâneo e do Novo Mundo. Numa minha anterior intervenção deixei aqui no fórum alguns sites que comprovam que estamos muito presentes em Itália, e bastante presentes em Malta e na zona da Catalunha. Segundo, fui apurando, estamos muito presentes na Argentina, devido à forte emigração italiana e também em Cuba e México, devido aos indivíduos de apelido Sardo oriundos de Espanha. São eles o Rodrigués Sardo (1511) que acompanhou a expedição do Cortés e do Diego de Velasqués a Cuba em 1511 e, mais tarde, os Sardo de Arana que foram uma das famílias fundadoras e povoadoras de Cuba e sobre a qual lhe deixo, de seguida, um pequeno trecho que encontrei num site de genealogia cubana. Houve, também, uns tais de Astudillo Sardo que andaram pela zona da Califórnia e que chegaram, também, a governadores do México.
Com os melhores cumprimentos,
FAB
El 2 de noviembre de 1578, fue sustituido el alcaide Baltasar de Barreda, por el capitán Melchor Sardo de Arana, almirante y general de las urnas de los bastimentos en la flota del adelantado Pedro Menéndez de Avilés. También desempeñó Sardo de Arana los cargos de contador de Hacienda y de alcalde ordinario de La Habana; habiéndose velado en la parroquial mayor de esta villa, con doña Luisa de León Farfán y tuvieron por hija a:
Doña Ana de León Sardo de Arana, que casó con don Luis de Céspedes, procurador general, regidor del ayuntamiento, alcalde ordinario y de la santa hermandad en La Habana, miembro destacado de la familia del general Francisco Díaz-Pimienta y Pérez de Mendizábal, almirante de las Flotas y Armada Real de la Guarda de las Indias.
Son muchísimos los cubanos que descienden del alcaide Sardo de Arana, y el cual fue sustituido en el mando de la “Fuerza” en 1579, por el capitán Juan Bautista de Roxas-Sotolongo y Laredo, que también tuvo dos veces el gobierno interino de la Isla. Le sucedió:
Don Diego Fernández de Quiñones, hijo del conde de Luna, que tuvo el mando del castillo de la “Fuerza” en 1582, y el gobierno militar de la Isla desde 1583, hasta el 21 de abril de 1586. Por esa época amenazó La Habana el corsario Sir Francis Drake, por lo que se proveyeron dos galeras para que limpiasen las costas de Cuba de piratas, llegando a La Habana la “Brava”, mandada por el capitán Pedro Álvarez de Ruesga, casado con la habanera doña Catalina de Sotolongo y González. A Fernández de Quiñones le sucedió en la “Fuerza”, su teniente:
El capitán Tomás Bernardo de Quirós, almirante, procurador a Corte ante la Real Audiencia de Santo Domingo, regidor perpetuo y tesorero de Cruzada en La Habana, casado con doña María Recio y Avellaneda, hija del mayorazgo Juan Recio. Por cédula de 19 de octubre de 1588, se le ordenó a Bernardo de Quirós que entregará el mando de la “Fuerza”, al gobernador Manuel de Luján, el cual puso al frente de la referida fortaleza al capitán Melchor Sardo de Arana, como su teniente y el cual, como hemos dicho antes, ya había desempeñado este cargo.

Resposta

Link directo:

RE: Informações sobre a Família Sardo

#188094 | Sardo | 13 mar 2008 09:59 | Em resposta a: #187833

Caro Confrade FAB,

Agradeço a informação que pos, soque tive algumas dificuldades a ler. Bem porque duvida que a Familia Sardo seja apenas uma só? Muito dificil haver varias Familias Sardo, porque caso fosse esse o caso, veria-se muito mais pessoas com o apelido Sardo aqui em Portugal, não é?

Cumprimentos,

A. Sardo

Resposta

Link directo:

RE: Informações sobre a Família Sardo

#188676 | FAB | 17 mar 2008 14:12 | Em resposta a: #188094

Caro Confrade A. Sardo,

Peço-lhe, desde já, as minhas deculpas por só agora lhe responder mas a verdade é que não tido disponibilidade além de que sou um pouco intermitente nas ligações ao presente fórum. Assim, para já, aconselhava-o a ler o tópico Sardos, Pelejas e Alburnaz, salvo o erro. Também eu tinha a ideia romântica que todos os Sardos neste país estivessem relacionados. Confesso que, hoje em dia, não partilho, de modo algum, essa ideia. Conforme poderá observar pela leitura desse tópico eu estava convencido que os primeiros indivíduos de apelido Sardo em Portugal estivessem na zona de Aveiro e que devido ao fecho da Barra de Aveiro tivessem começado a migrar para o Sul. No entanto, descobri noutro tópico que os primeiros Sardos da zona de Aveiro datavam de, mais ou menos, 1700 enquanto que os Sardos do Algarve datavam de 1517, salvo o erro. Descobri, também, que na ilha da Madeira já havia referências ao apelido Sardo em 1400 e qualquer coisa. Nunca compreendi o porquê da existência de indivíduos de apelido Sardo na ilha da Madeira até ter descoberto que o Infante D. Henrique tinha importado uma série de técnicos sicilianos para manusear os engenhos da cana do açucar. Aliás, parece que o mesmo era um pouco obsecado com as plantações de cana do açucar e que terá, também, tentado a sua plantação na zona do Algarve. Tanto quanto sei não houve migrações do Sul do Algarve para o norte do país sendo certo que houve migrações de populações do norte para o sul do país sendo, também, certo que quando houve o fecho da Barra que, salvo o erro, foi por volta de 1700 e qualquer coisa já havia Sardos no Algarve duzentos anos antes. Tanto quanto descobri os Sardos do Algarve eram agricultores mas os Sardos de Aveiro eram pescadores. Acho pouco provável que um pescador se torne agricultor ou vice-versa. O apelido Sardo é um toponímico pelo que é natural que qualquer pessoa que se tivesse deslocado da Sardenha tenha ficado com essa referência. Descobri, também, que na zona de Aveiro existem vários apelidos catalães e que na zona do Algarve existem muitos apelidos oriundos de Itália. Descobri que por volta de 1700 houve uma proibição de pesca na Catalunha e que um tal de Mijoulle, também, tinha trazido técnicos catalães para introdução da técnica da Xávega, exactamente, para zona de Ovar. Aliás, neste particular estou convencido (isto é total especulação da minha parte) que esses técnicos da arte da Xávega não vieram da Catalunha mas sim da zona dos Alpes Marítimos, ou seja, da zona de Marselha e Mónaco onde existem, também, muitas pessoas de apelido Sardo e que descobri, há pouco tempo atrás no programa televisivo Bombordo que existem lá vilas inteiras de origem italiana. Isto é, como lhe digo, total especulação da minha parte. A única maneira de ter a certeza é, de facto, recuar e ver os seus ascendentes. De maneira alguma fique a pensar que estou irredutível na minha ideia. Esteja perfeitamente à vontade para me colocar as questões que entender sendo certo que, logo que possa, lhe responderei.
Com os melhores cumprimentos,
FAB

Resposta

Link directo:

RE: Informações sobre a Família Sardo

#188802 | Sardo | 18 mar 2008 17:35 | Em resposta a: #188676

Caro FAB,

Inflizmente ainda estou na recolha de informações dos meus antepassados, mas essa recolha tem me sido difícil devido a falta de tempo.Gostaria de saber se o compadre pertence aos Sardo´s do Algarve ou de Aveiro. Como já tinha dito anteriormente, pertenço aos Sardo´s de Aveiro.

Cumprimentos A. Sardo

Resposta

Link directo:

RE: Informações sobre a Família Sardo

#190016 | FAB | 28 mar 2008 16:05 | Em resposta a: #188802

Caro Cofrade Sardo,

Peço desculpa pela minha tardia resposta mas devido à Páscoa e alguma acumulação de trabalho não me foi possível responder-lhe antes. Como já referi em anterior resposta à nossa confrade Celeste Correia, até agora, cerca de 1800, estou situado na zona da Figueira da Foz. Penso haver fortes possibilidades de ir parar a Aveiro mas isto da genealogia nunca se sabe. Já agora, está a tentar averiguar porque existe aí na zona de Aveiro tanto apelido que também existe na Catalunha? Por exemplo, Ribau, Pascoal, Peralta etc...
Cumprimentos,
FAB

Resposta

Link directo:

RE: Informações sobre a Família Sardo

#190419 | Sardo | 31 mar 2008 12:37 | Em resposta a: #190016

Caro Confrade FAB

Eu apenas me dedico ao Apelido Sardo. Infelizmente tenho andado baste ocupada e não pude realizar mais investigações. Gostaria de saber quais as informações que o confrade contem sobre o Apelido e Família Sardo.
Aguardo a sua resposta.

Cumprimentos,
Sardo

Resposta

Link directo:

RE: Informações sobre a Família Sardo

#191446 | FAB | 07 abr 2008 12:39 | Em resposta a: #190419

Caro Confrade,

Mais uma vez, as minhas desculpas. Como já lhe disse, sou um pouco intermitente.
Além dos sites que já referi noutra intervenção, há um que lhe aconselho para ter noção da extensão do apelido e da razão porque acho, também, que nem todos os indivíduos de apelido Sardo são da mesma única família, é o familysearch.org

Dê lá uma espreitadela e depois diga-me se continua com essa sua mesma ideia.

Com os melhores cumprimentos,

FAB

Resposta

Link directo:

RE: Informações sobre a Família Sardo

#219790 | DinaS | 28 jan 2009 16:41 | Em resposta a: #187736

Caro A. Sardo,

Eu tambem sou da familia Sardo e vivo nos Estados Unidos.
O meu avo, natural do Monte, Murtosa: Manuel Maria Sardo nasceu circa 1902
O meu bisavo: Manuel Joao Sardo.

Se tiver alguma informacao agradecia se pudesse mandar para o meu email no Guarda-mor.

Cumprimentos e aguardo.
DinaS

Resposta

Link directo:

Informações sobre a Família Sardo

#231868 | Ana Sardo | 14 jun 2009 12:23 | Em resposta a: #219790

olá Dina S

Chamo-me Ana Sardo, moro em Leiria, e o meu Avô também era do Monte Murtosa. Chamava-se Leonardo Fernandes Sardo, filho de Leonardo António Sardo e Ana Luisa Rendeiro Sardo(Loureira) moradores na Rua do Rato.

Meu Avô tinha vários irmãos, uns dos quais, o Padre Mário Duarte Sardo.

Conhece esta Familia.

Cumprimentos e aguardo noticias
Ana Sardo

Resposta

Link directo:

RE: Informações sobre a Família Sardo

#271163 | sardo.geyson | 22 fev 2011 17:13 | Em resposta a: #231868

Olá, meu nome é Geyson Sardo e sou natural de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil! Quero muito saber sobre nossos antepassados!!
Obrigado!

Resposta

Link directo:

RE: Informações sobre a Família Sardo

#330749 | sylvia13 | 12 jun 2013 03:21 | Em resposta a: #271163

No sé portugués,espero me entiendan. Soy una Sardo uruguaya, mi tatarabuelo Juan Sardo provenía de Alassio, Génova, y era un marino dueño de algunos barcos con los que hacía comercio con Brasil e Italia. Llegó al Uruguay en 1835 con su esposa,Ana Gaggino, y algunos hijos, tuvo otros aquí, Más concretamente en Paysandú donde se afincó. No sé mucho de la familia, mis tías decían que era de origen noble,pero concretamente no pude averiguar mucho más.Los Sardo de Uruguay somos todos parientes, y sé que una rama de la familia se fue a la Argentina. Asimismo mi tatarabuelo era primo hermano de José Murature, el fundador de la Marina argentina,vinieron juntos de Italia.Me gustaría saber más, si alguien tiene información.

Resposta

Link directo:

RE: Informações sobre a Família Sardo

#330753 | JMCM | 12 jun 2013 08:13 | Em resposta a: #330749

Amigos.
descendo desta familia, Sard, aqui parece-me que foi alcunha, talvez ligados ao mar.

Cumprimentos
José Maria de Carvalho e Melo


MARTINS o SARDO
§1

1. MANUEL MARTINS o SARDO, da Rua Galego, faleceu no dia 27.02.1747, com cerca de 95 anos, deixou testamento (ainda não encontrei o Testamento)
Casou a 1ª vez a 12.02.1692, na Paróquia de Foz do Douro, Porto com Francisca de Paiva
Casou a 2ª vez a 04.01.1693 com ANTONIA PINTA, Faleceu no dia 18.11.1737, com cerca de 70 anos
Filhos.
2. (1) Benta que segue.
2. (2) Luísa b. 15.09.1701, Foz do Douro Porto
2. (3) António b. 12.07.1704, Foz do Douro Porto
2. (4) Luís b. 26.01.1706, Foz do Douro Porto
2. (?) Maria Martins Rosário, casada com N
Filhos:
3(1) Rosa Angelina do Rosário, faleceu a 17.04.1745 com cerca de 25 anos, casou com o Cirurgião, Inácio Pereira Pinto.
Deixa em testamento uns botões de ouro para o seu primo e afilhado, José, filho de Silvestre dos Santos Maia e Benta Martins.
2. BENTA MARTINS, b.11.08.1698, na Foz do Douro, Porto, faleceu no dia 27.05.1754 na Foz do Douro
Casou na Foz do Douro, Porto a 13.09.1730 com SILVESTRE DOS SANTOS MAIA, cg em SANTOS MAYA
-------





Destroncados:

09.06.1700, b na Foz do Douro, Porto, Francisco Filho de João Martins o Sardo e de Catarina de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Informações sobre a Família Sardo

#330765 | Maria Ribeiro | 12 jun 2013 11:28 | Em resposta a: #330753

Confrades


A propósito da discussão sobre a origem do nome Sardo, encontrei numa aldeia do concelho de Aveiro, a 15Km da cidade, na segunda metade do séc. XVII, um indivíduo que aparece designado como o ruivo e, outras vezes, o sardo. Penso que não oferece muitas dúvidas de que se trataria de uma alcunha, derivado de o dito indivíduo, sendo ruivo, ter muitas sardas. Ou seja, pelo menos em alguns casos, o nome Sardo teria esta origem.
Diz um dos confrades que alguns dos nomes de família existentes em Aveiro, tiveram, origem na Catalunha. E muitos, na Galiza. Há provas documentadas de que houve muita migração da Galiza para esta região, desde tempos muito recuados. Da Catalunha, não conheço. Mas, pode ter acontecido.

Maria Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Informações sobre a Família Sardo

#331940 | DAlmeida | 05 jul 2013 00:07 | Em resposta a: #190419

Presada Confrade
Encontrei Sardo nos assentos de casamento de Santiago, Estremoz ; será apenas alcunha ou nome de família ? Não tenho disponibilidade para averiguar, deixo apenas a informação.


- Casamento em 4/7/1683 - IMG. 28 - João Silveiro, filho de Antonio Fernandes Sardo, já defunto e de Catarina Silveira - com Maria
Alveres, viúva - ambos desta freguesia....
.
- Casamento em 15/8/1689 - IMG. 36 - Manuel Rodrigues Sardo, ?alferes , filho de Domingos Rodrigues Sardo e de Maria Dias -
com Madalena...
.
Cumprimentos
Dina Almeida

Resposta

Link directo:

Informações sobre a Família Sardo

#417623 | Francisco Valente | 03 set 2019 12:39 | Em resposta a: #186820

Um teste de genealogia genética vai resolver todas as dúvidas aqui relativas ao sobrenome Sardo, é só fazer estes testes com Sardos que tenham tido casamentos endogâmicos e com as pessoas mais idosas e em diversas localidades e este tópico seria o local ideal para se combinar isso. Por esses teste certamente se encontraria parentes em diversos lugares do mundo.

Resposta

Link directo:

Informações sobre a Família Sardo

#417639 | malimo | 03 set 2019 20:31 | Em resposta a: #417623

Sardos, entre outras possibilidades, eram os italianos nascidos no Reino da Sardegna antes da unificação da Itália entre 1815 e 1870, com o rei Vitório Emanuele ( ver em Risorgimento ).

A Itália de hoje era composta por vários reinos.
Eram da Região da Ligúria, subdividida em quatro províncias: Gênova, La Spezia, Imperia e Savona e havia outras.

Podem ter acrescentado o Sardo como sobrenome.
Nos registros de viagem não aparecem como italianos naquela época; eram sardos.

Resposta

Link directo:

Informações sobre a Família Sardo

#452518 | leandrobenyehudah | 17 fev 2024 03:28 | Em resposta a: #186820

Oi sou Leandro e meu avô,por parte de mãe era um sardo ,ele nasceu em breves PA.e minha mãe em Belém PA e eu procuro por parentes que minha mãe fala que o vovô dizia que sua família veio da Itália mais não sabemos pois todos que sabiam já faleceu a décadas e não sabemos por onde começa a procurar.

Resposta

Link directo:

Informações sobre a Família Sardo

#452519 | leandrobenyehudah | 17 fev 2024 03:33 | Em resposta a: #417639

O nome dele era Abel sardo de Souza Leão.
.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 22:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen